Os meus Ciclideos Anões


ruibmw

Recommended Posts

Viva

 

Como já ando a prometer há uma data de tempo a alguns membros aqui do fórum, aqui vai um pequeno fio de história da minha aventura com os ciclideos anões.

Começo esta 1ª parte com os Trifasciata, e depois abro um tópico com a 2ª parte referente aos Dicrossus Filamentosus.

 

Começo antes de mais por dizer que, por motivos pessoais, esta aventura está a chegar ao fim. Portanto, isto é o canto do cisne.

 

Como disse, já ando há uma data de tempo, realmente, a pensar abrir um tópico aqui com as fotos desta rapaziada.

 

Bem, aqui vai o aparato:

 

Relativamente aos Trifasciata, tenho numa pequena fishroom um aquário a eles dedicado (monoespécie) com 60 cm (54 litros).

Está medianamente plantado, só por uma questão de beleza, com uma anúbia num tronco e criptocorines.

Para além disso tenho meio côco e dois pequenos vasos de barro.

A água que uso tem durezas próximas de zero e o Ph à volta dos 5,5. Portanto, água ácida e muito mole.

O filtro é home made. Umas cantoneiras coladas ao vidro, uma esponja de ponta a ponta de forma a criar um espaço interior fechado, no qual coloquei uma bomba de baixo débito (a fazer passar a água pela esponja de forma lenta) e muito substrat-pro.

As TPA's eram semanais com cerca de 10%.

De há dois meses para cá, têm sido .... quando há tempo.

O aquário, como podem observar, está carregadinho de algas. Mas sempre esteve assim, não é de agora.

 

No caso dos Trifasciata, tenho só um macho adulto, duas fêmeas adultas e 4 juvenis que ainda não os tirei de lá. Uma das fêmeas adultas está neste momento com uma postura dentro do côco.

 

Noutros tempo, quando tinha o tal tempo, separava as crias dos adultos e tentava torna-las viáveis. Mas agora não tenho hipótese, e deixo sobreviver os mais aptos, ou os que têm mais sorte.

 

Aqui está o macho. Se virem bem, está lá no meio da Criptocorine um juvenil :

 

Pic_18388_3.jpg

 

Mais três fotos do Macho (com alguns juvenis à beira) :

 

Pic_18388_2.jpg

Pic_18388_4.jpg

Pic_18388_10.jpg

 

O macho e uma das fêmeas :

 

Pic_18388_6.jpg

 

De novo o macho, uma das fêmeas e se repararem, estão 3 juvenis à volta :

 

Pic_18388_7.jpg

 

A fêmea que tem a postura no côco, a espreitar à entrada :

 

Pic_18388_8.jpg

 

E agora os Juvenis :

 

Pic_18388_1.jpg

Pic_18388_9.jpg

 

Daqui a dias, estes Apistos vão ser mudados para um comunitário. Decorrente disso, as reproduções acabaram e a dedicação que eu lhes oferecia também vai ser muito menor.

Mas foi uma aventura muito interessante e enriquecedora.

 

Um abraço,

Rui

Editado por ruibmw
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de te dar outra vez o meus parabens Rui!

 

Ja sabes que durante muito tempo tentei reproduzir esta espécie mas nunca com sucesso.. E penso que tivesse a ver com o pH nao ser mais baixo do que 6,5..

 

Tenho pena que tenhas que desistir do aqua deles mas talvez um dia te peça uns desses juvenis.

 

Obrigado por teres partilhado as fotos, a ultima com a femea ta muito bom mesmo!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha espécie favorita de apistogrammas. Maravilhosos como sempre.

 

Parabéns, mas é pena que deixem de ter um aquário exclusivamente só para eles.

 

Jpp então quando é que voltas aos trifasciata? :confused4:

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De volta aos trifasciata? lol tão cedo não..

 

Agora ando com outro projecto em mãos.. Ciclideos anões levará certamente, agora quais ainda não sei.

 

Mas digo com certeza que são dos apistogrammas mais bonitos que se conhecem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um tópico interessante sobre uma espécie que nunca mantive. Se um dia destes conseguir deitar as mãos a uns trifasciata F0 não penso duas vezes!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais