Novo Tanga


RodolfoPerro

Recommended Posts

boa noite a todos

 

decidi trocar o meu antigo aquário de 100 litros do lago tanganica por um novo de 460 litros (140x55x60 cm) mas tenho algumas dúvidas, nomeadamente no que diz respeito a filtragem, a minha ideia inicial era fazer uma SUMP a partir do antigo aquário de 100l, mas ouvi dizer que a SUM faz algum barulho, alem disso ia gastar uma fortuna em bomba de retorno, materias filtrantes(teriam de ser muitas), vidros etc, sendo assim estou a pensar optar por dois filtros externos turbojet 3388 de 1090 l/h.

 

agora a minha questão é; será que esta filtragem é suficiente? ja alguem usou filtros destes?

 

agradecia muito que alguem me desse umas "luzes"

quando tiver o aquário em casa vou colocar aqui algumas fotos.

 

muito obrigado desde já :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o aquario no quarto? Eu tinha o meu, 150*50*60, com uma sump com 120*40*45, uma bomba eheim 5000, a sump tinha um durso, e dormia lindamente, alem disso o barulho que conseguia ouvir da sump era da bomba e consegui dormir com o aquario ligado. A vantagens da sump é aumentar o volume de agua e o volume de materias filtrantes, e sai mais barato que dois bons filtros externos, e nao me parece suficiente os dois filtros, são apenas 2000 litros/Hora

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e sai mais barato que dois bons filtros externos, e nao me parece suficiente os dois filtros, são apenas 2000 litros/Hora

Acho curioso estas contas... alguém me explica?

Se ele coloca-se um Filtro EHEIM 2028 provavelmente iriam dizer que daria até demais, porque está classificado para aquários até 600L e no entanto apenas faz 1050L/h, mas estes 2000L/h já não dão...

 

Alguém explica

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho curioso estas contas... alguém me explica?

Se ele coloca-se um Filtro EHEIM 2028 provavelmente iriam dizer que daria até demais, porque está classificado para aquários até 600L e no entanto apenas faz 1050L/h, mas estes 2000L/h já não dão...

 

Alguém explica

 

 

Pois, convem ver para que aquario é que é a filtragem. Neste caso é para um Tanganica, necessita de uma grande filtragem e pouca luz. Se fosse para um plantado, já era ao contrário, grande investimento em iluminação e filtragem razoavel.

 

Diria que para um aqua de 600 litros tanganica, necessito de 4200 l/h. Ou seja 7 x a capacidade do aqua.

 

Para outros (tipo plantados) basta 3 x a capacidade do aquario.

 

Só para teres uma ideia.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lendo isto percebe-se o porque do conselho das 7 vezes o volume do aquario:

 

boa noite a todos

 

decidi trocar o meu antigo aquário de 100 litros do lago tanganica por um novo de 460 litros (140x55x60 cm)

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso de deduzir que os Tanganyikas sãao uns grandes C"#$%&/... Para ter uma filtragem deste tipo...

 

Yap.. Os Tanganicas, os Malawis, os discus(?acho eu), praticamente todos os ciclideos .

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos conselhos, foram muito uteis :music_singguitar:

 

decidi mesmo comprar os dois filtros de 1090 l/h, penso que no inicio como vou ter poucos peixes será suficiente, mais tarde compro um filto interior potente para compensar.

 

ja agora, acham que 2 lampadas de 30w chegam para este aquário?

 

e o que colocar entre o móvel e o fundo do aquário?

tenho ouvido falar em esferovite, mas não posso colocar um daqueles tapetes de ginastica ou um colchão daqueles finos de campismo? seria mais agradavel esteticamente...

 

mais uma vez obrigado

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos conselhos, foram muito uteis :wink:

 

decidi mesmo comprar os dois filtros de 1090 l/h, penso que no inicio como vou ter poucos peixes será suficiente, mais tarde compro um filto interior potente para compensar.

 

ja agora, acham que 2 lampadas de 30w chegam para este aquário?

 

e o que colocar entre o móvel e o fundo do aquário?

tenho ouvido falar em esferovite, mas não posso colocar um daqueles tapetes de ginastica ou um colchão daqueles finos de campismo? seria mais agradavel esteticamente...

 

mais uma vez obrigado

abraço

 

Boas,

 

60w chegam perfeitamente para um a aqua de Tanganicas, no meu com 540 lts tenho 2x36w.

 

Entre o fundo do movel e o aquario utilizo Corticite, eu não gosto de esferovite já tive e não gostei. É dificil de disfarçar e acho que o aqua fica ali meio "enterrado".

 

Penso que um "colchão daqueles finos de campismo" serve, verifica se não têm tendencia para apodrecer.

 

A corticite é barata e tem um resultado garantido.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

antes de mais obrigado pelas dicas

 

mas se nao fosse muito incomodo queria perguntar-te uma coisa assim meio básica.

nunca tive problemas com as mudanças de agua porque onde vivia a água vinha directamente dum furo privado e nao tinha produtos quimicos, cloro etc, mas este novo aquário grande ficará na minha nova casa, onde a água é da rede publica.

como fazes nas mudanças de água?

colocas directamente no aqua e depois metes o anticloro? ou metes em baldes e depois é que passas para o aquário?

 

ja agora um aparte

o meu aquário tambem está a ser construido na AQUAVITRO :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas se nao fosse muito incomodo queria perguntar-te uma coisa assim meio básica.

nunca tive problemas com as mudanças de agua porque onde vivia a água vinha directamente dum furo privado e nao tinha produtos quimicos, cloro etc, mas este novo aquário grande ficará na minha nova casa, onde a água é da rede publica.

como fazes nas mudanças de água?

 

Boas,

 

A pergunta não é nada básica, já deu origem a muitas discussôes neste e noutros foruns.

 

Não sou exemplo para ninguem quanto ás mudas de agua, cada um e com a sua experiencia vai fazendo e melhorando o metodo de Tpas.

 

O meu Tpa é o mais simples e arriscado de todos, ou seja:

 

Retirar agua - Ponta da mangueira dentro do aqua e a outra ponta no ralo do bidé, uma chupadela na mangueira e a agua sáipor gravidade.

 

Meter agua- Ligação da mangueira directamente do chuveiro da banheira para dentro do aquario. O unico cuidado que tenho é meter a correr muito devagar e com as tampas abertas, sempre vai libertando algum cloro.

 

 

colocas directamente no aqua e depois metes o anticloro? ou metes em baldes e depois é que passas para o aquário?

 

Como já tinha dito em cima, não uso anticloro nem baldes. :discuss_gathering:

 

Para teres uma ideia a entrada de agua no aqua é assim:

 

p9024009.jpg

 

ja agora um aparte

o meu aquário tambem está a ser construido na AQUAVITRO ;)

 

Não tenho razão de queixa, o meu aqua está impecavel, até hoje.

 

Cumps

 

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já eu faço as TPA's de outra maneira, meto num jerrican de 30 litros, deixo destapado, e um ou dois dias depois meto para dentro do aquário, fez um risco com uma caneta de acetato na parte de traz do aquário no sitio onde vejo que saiem os 30 litros e depois meto igual quantidade lá para dentro, Não uso anti-cloro nem nada.

 

 

Só um aparte, já que vais mandar fazer o aquário, vê aquários com silicone transparente, a meu ver ficam mais bonitos.

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já eu faço as TPA's de outra maneira, meto num jerrican de 30 litros, deixo destapado, e um ou dois dias depois meto para dentro do aquário, fez um risco com uma caneta de acetato na parte de traz do aquário no sitio onde vejo que saiem os 30 litros e depois meto igual quantidade lá para dentro, Não uso anti-cloro nem nada.

 

Isso é o correcto é o que se deve fazer, mas, num aqua de 450 litros fazer tpa de 30% sempre são 130 litros. Acartar 130 litros uma vez por semana a balde ou a bidon é o principio da desistência da aquariofilia. :discuss_gathering:

 

 

 

Só um aparte, já que vais mandar fazer o aquário, vê aquários com silicone transparente, a meu ver ficam mais bonitos.

 

Só acho é que a sugidade se nota mais no silicone branco. Mas, é uma questão de gosto. ;)

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu também faço as TPA´s como o Orlando! Directo pra fora, directo pra dentro, muito devagar pra não haver choques térmicos principalmente! Como faço semanalmente 80 a 100Lt, não é preoucupante em termos de cloro, e como o orlando diz, com as tampas abertas, e a água a entrar muito devagar não há problemas. De referir que o meu aqua tem 430Lts brutos. Quanto à filtragem, de facto a sump era preferível, mas eu tenho 2 filtros e não tive problemas até hoje! Atenção à maturação do filtro, isso sim é muito importante! Já agora qual o volume desses filtros?? Isso a juntar à circulação também conta muito!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

Quanto a TPA sempre fiz da seguinte forma:

Acondiciono a àgua da torneira num bidon (120 lts), junto o Buffer, uma cabeça motorizada e proximo de fazer novamente uma tpa ligo aquecedor tentando por a temperatura o mais proximo possivél, faço tapa com intervalos de 1 semana. Depois é voltar a encher e adicionar o buffer conforme a àgua reposta. Assim, consigo uma àgua "envelhecida" e sem CLORO!

Os peixes gostam! e este h+abito já vem dos Discus

Editado por Coltrane

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais