Iniciante na aquarifilia


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Comprei um aquario de 60 cm e depois aconselhei-me com alguns amigos inicei-me neste mundo maravilhoso.

Só para resumir um pouco enchi com agua do garrafão com PH 6.7 coloquei um produto para as bactérias e ao fim de 3 dias coloquei um Platy e um casal de molly.

Ontem fez uma semana e comprei 5 neon e 1 escalar. Hoje de manhã o escalar estava a morrer e retirei-o do aquario. A embalagem de testes do PH que eu tenho é aquela que se deita 4 gotas em 5ml de agua, o que é estranho é que o PH parece ter subido (7.0/7.5) uma vez que a informação que me tinham dado era que nesta situação o PH nunca soube mas sim desce por causa dos nitratos...

 

Alguém consegue explicar a razão do PH e a perda do escalar?

Desde já um muito obrigado

Cmpts

Miguel Morgadinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Miguel.

 

Antes de mais as boas vindas a este fantástico forum. Não sou das pessoas mais experientes nestas andanças, mas enquanto esperas por mais conselhos, recomendo que faças uma busca neste fórum relacionadas com o ciclo do azoto. Depois logo compreenderás o porquê dos problemas que estás a reportar.

Podes começar por ver este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Em relação à subida do pH, é conveniente que nos indiques o setup do teu aquário, porque pode estar aí a justificação, especialmente no substracto e eventuais rochas que tenhas colocado.

 

A aquariofilia é uma actividade que implica muito tempo e paciência. E nunca esquecer que apesar de ser muito bonito ver os peixes, plantas, invertebrados e restantes elementos a interagir, estamos a lidar com seres vivos! Como tal devem sempre ser tratados com o respeito e admiração que merecem :medieval_mace:

Boa sorte nesta aventura e que te traga muitos momentos de enome prazer

 

Abraço

João Ribeiro

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Obrigado pela tua pronta ajuda, no entanto penso que o tgu queres dizer com setup deverá ser o seguinte:

Aquario de 53*26*34 da marca Aquapor, tenho +/- 4 kg de areão grande (tipo brita) e 25 litros de agua do garrafão ( PH 6.7)

O filtro é da mesma marca e é o modelo AQ-300 com capacidade para filtrar 300 l/h e maximo de agua 60 a 80 litros. O termostato é da marca Tetratec o modelo HT-50 que dá para 25 a 60 litros. Em relação ao filtro mesmo agora estive a falar com um colega meu e ele disse-me o filtro tem de ter bolas de ceramica o que o meu não tem. Tenho uma planta verdadeira e estou a utilizar um produto da marca TetraPlant com o nome PlantaMin, tambem tenho um produto da marca Sera com o seguinte nome Bio Nitrivec.

 

Agora passo a descrever todos os passos até hoje:

No dia 4/11, 4ª feira coloquei 25 litros de agua da marca nascente ( Lidl ), o areão, o filtro e o termostacto regulado para os 25ºc, tudo passado por agua quente, em seguida adicionei o Bio Nitrivec +/- 6 esguinchos. Deixei a trabalhar até dia 7 sábado dia em que comprei os primeiros peixes ( um Platy e um casal de Mollys).

No dia 12 comprei umza planta verdadeira e uma artificial, a verdadeira passei por agua corrente a outra por agua quente, adicionei 10ml do produto PlantaMin, ontem comprei 5 neoms e 1 escalar. o procedimento que faço quando trago os peixes é colocar o saco da loja dentro do aquario durtante 5 minutos após retiro um copo de agua do aquario e junto dentro do saco e após mais 5 minutos retiro os peixes para dentro do aquario deitando a agua do saco fora. Ontem tambem peal 1ª vez comprei o teste do PH chama-se PH-WERT-TEST da marca Sera. Após a colocação dos peixes fui medir o PH e pareceu-me estar alto, retirei um litro de agua do aquario e adicionei um litro de agua do garrafão. Hoje já medi novamente e pareceu-me estar na mesma, no entanto quando fui dar de comida encontrei o Escalar a nadar de lado e pelo o que eu tenho lido é sinal que vai morrer e convém retirar da agua para não a contaminar.

Em relação ao ciclo do azoto já vi neste forum mas sinceramente não dei grande importancia pois pareceu-me um pouco complicado, mas agora vou ler com mais calma e se tiver duvidas que é o mais provalvel questionarei.

 

Obrigado

Miguel Morgadinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Além do teste de pH deves ter o teste de amónia e nitritos, no arranque são os dois importantes (mais para a frente tb podem ser mas menos).

 

O que aconteceu deve-se ao ciclo do azoto, que não leste e deverias ter lido, por isso faz um favor a ti mesmo e principalmente aos teus peixes e vai lá ler isso.

 

o escalar deve ter sofrido de um pico de amónia, que pode ser mortal.

 

O teu aquário deverá ter 40 Litros não? Lamento mas não dá para o escalar, o meu conselho é que percas algum tempo a ler o fórum ou noutro lado qualquer mas lê, para escolheres a melhor fauna possível e para evitar erros no futuro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.