"Valores ideais"


João Cotter

Recommended Posts

Hugo, foi por esta razão (preguiça) que fiz o tal sistema automático de reposição de kalk. É também mais uma razão para se usar um reactor de cálcio.

Experimenta fazer a reposição certinha durante um mês e vai fazendo os testes. Se não conseguires subir os valores, aumenta a evaporação com uma ventoinha para poderes adicionar mais hc (hidróxido de cálcio). Se mesmo assim não resultar, adiciona tech CB da kent até chegares aos "valoress ideais" e a partir daí já conseguirás concerteza mantê-los com hc.

Quando os valores de cálcio e alcalinidade estão bastante abaixo do normal, pode ser difícil (mas não é impossível) elevá-los apenas com hc. Tudo depende do numero de "consumidores" dentro do aquário e da presença de outros elementos na água como o magnésio por exemplo.

O hc é muito bom para mantêr.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só queria referir q existiu uma pessoa aqui em matosinhos q utilizou agua do mar e que pelos vistos ja o tinha feito com sucesso anteriormente, e que mantinha com regularidade essa pratica sem fazer testes a agua.

julgo que neste momento so tem duas dozelas e 1 palhaço.

morreram mais de 20 corais e 10 peixes.

gostaria de saber se alguem me consegue explicar?

será defacto bom aconselhar as pessoas a usarem agua do mar?

sem fazer testes?

relembro que muitas das vezes existe quimicos nas aguas que n podemos identificar com a pacata mala de testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostaria de saber se alguem me consegue explicar?
Se foi realmente essa a cauda do problema, provavelmente a água era de má qualidade.

 

será defacto bom aconselhar as pessoas a usarem agua do mar?
Se a água for de boa qualidade, só vejo vantagens no seu uso. :oops:

 

sem fazer testes?
Que testes queres fazer? Se a água for de má qualidade, não sei se se consegue perceber isso com os comuns testes que usamos.

 

relembro que muitas das vezes existe quimicos nas aguas que n podemos identificar com a pacata mala de testes.
Ora aí está!!! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por 10 anos de experiência de pessoas que usam essa água sem qualquer tipo de problema. E porque dá para ver que tem lá vida a habitar. E porque não cheira mal. E porque nunca tive problemas. e porque, e porque e porque... ;)

 

E químicos a água deve ter, assim como os sais sintéticos estão apenhados deles... 8) :D

 

Aliás o objectivo dos sais é imitar a água natural, certo? cheers

 

Ainda à 5 minutos, fui fazer uma troca. Troquei 30 litros de água com água natural apanhada à mais de 3 meses. Tinha aquela película de gordura na superfície, como é normal e uma catrefada de bicharada a nadar lá pelo meio...

 

O raio da acropora verde tornou a abrir como nunca. Aliás só abre assim, quando meto água natural... :?8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há para aí um tópico recente onde se aborda mais uma vez esta questão.

Houve alguém que colocou um link para um organismo qualquer do ministério do ambiente (se não me engano) onde é possível acompanhar o resultado das análises às águas de uma grande parte das praias portuguesas.

Dos muitos resultados que consultei no site acho que em todos a qualidade da água seria perfeitamente utilizável nos nossos aquários.

Basta um pouco de bom senso no momento da recolha. Não passa pela cabeça d eninguém recolher água perto de um local de descarga de esgotos ou de uma ETAR. Nos dias em que chove muito também não me parece boa ideia e depois há a questão do bom senso. O aspecto visual e o cheiro. Basta meter num copo de água em casa e colocar ao lado de outro igual com água do Luso por exemplo. Se a do mar estiver turva é óbvio que não se usa.

Sempre fiz este teste e até hoje não me apareceu um copo com água não cristalina.

Que outros poluentes podem vir camuflados na água que passem despercebidos quer pelo cheiro quer pelo aspecto visual e que nos possam provocar assim tantas mortes no aquário?. Só se forem os metais pesados, mas se a preocupação fosse essa ninguém usava era sal artificial. Basta ver as análises que já se fizeram a inúmeras marcas de sal e raros são aqueles que não apresentam concentrações muito superiores à da água natural.

Para recolher água com os tais quimicos em concentrações letais seria necessário ir para a foz de um rio muito poluído como o Ave ou o Almonda o que sería obviamente uma imprudência.

 

Nélson, como é que ligas o uso de água natural às mortes que ocorreram no aquário desse teu conhecido? Quantos corais e peixes morrem em aquários que usam sal artificial? Sabias que na polémica que tem havido à volta das DSB há um numero significativo de pessoas que usam DSB há anos e anos sem nunca terem tido qualquer tipo de crash e que uma característica comum a esses sistemas é o uso de água natural? Não quer dizer que seja essa a razão do sucesso desses sistemas sem crash, pode ser ou não, não se sabe. O mesmo princípio aplicar-se-à concerteza ao aquário desse teu conhecido, pode ter sido da água natural, embora eu dúvide que directamente, ou pode não ter sido.

 

 

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alexandre ele fez a troca de manha, xegou a noite do trabalho estava todo morto...ligou me o senhor todo preocupado...la fui eu ver o q se passava...

hugo tens noção dos equilibrios dos sais neste momento?quimicos n percebi essa tua parte...

são frequentes as noticias na televisão da aparição de peixes mortos na costa...

a agua natural tem muitas vantagens, entre elas o poupar de $ mas tem a enorme desvantagem de quando algo corre mal, muita coisa pode morrer.

eu com o $ que tenho no meu aquario n arrisco a usar agua do mar, são opções ou até convicções...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nelson

 

será que não te estas a esquecer que essa pessoa tinha colocado (DIY)um reactor de kalkwasser e o problema pode ter sido esse.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

senhor pedro pacheco pouco oportuno esse comentario dado q o pedro n colectava agua em matosinhos... :lol:

o caso do pedro é outro , alias julgo q ele ja n fazia trocas com agua do mar porque tinha notado algo de estranho na ultima troca com agua natural.

estou a falar do meu amigo jorge ferreira.

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Belo tópico!!

Épá... pessoal existe uma frase do Bonerman que para mim é fundamental.

..." de todos os parametros do aquario que medimos, se me pedissem para medir só um ou para explicar qual era o mais importante seria apenas um... o KH"...

Acredito plenamente nisto. é muito simples. (João Cotter, já falamos nisso)

Com o KH equilibrado e mantido sempre igual, não existem quase nenhumas variações de Ph no sistema. Por outro lado os corais e a alga coralina apresentam-se bem se o KH estiver estavel mesmo com o calcio baixo, enquanto o contrario gera sempre problemas...

Quanto aos niveis ideais João, tens razão e nunca disse o contrario sobre valores superiores aos meus. Apenas frisei que é melhor mante-los equilibrados e estáveis (mesmo se os valores forem baixos) do que andar tipo para cima e para baixo ocurrendo por vezes precepitações de um deles...

 

Quanto aos valores do meu aquario vs crescimento dos sps, penso que resume a 3 coisas...

 

- Água Natural, que fornece elementos traço costantemente... a nossa água apresenta calcio e kh baixos (não é por aqui)...

 

- DSB muito equilibrada e muito bem povoada. Existe um conjunto de artigos sobre DSB e o seu ciclo, explicado pelo Ron Shimek que explica precisamente aquilo que acontece no meu aquario.

Excesso de alimentação no aquario, muita comida que sobra para a DSB e para os seus habitantes, toda a comida é transformada (depois de ingerida e de ser evacuada pelos invertebrados) em compostos organicos e inorganicos aproveitados pelos corais, resultando em maiores taxas de crescimento e não dependendo tanto da iluminação. Para mais informações, consultem os artigos do Shimek, que podem encontrar em dtplankton.com

 

- Niveis de KH e Calcio muito estáveis e equilibrados (o KH é monotorizado religiosamente todas as semanas).

 

Penso que passa por aqui o sucesso que tenho com o crescimento dos sps..

 

Nelson... não acredito que tenha sido isso a causa da morte de todos esses peixes. De que percentagem foi a troca ?? só se a água estivesse mesmo muito mas muito má... já falamos disto tantas vezes...

:)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja ke estamos a falar de kh e estabilidade do kh nao kero parecer intrometido mas neste topico vi aki muito boa gente a dizer ke tem o kh a 7 ou inferior e a dizer ke nao tem problemas nenhuns,mas há 2 ou 3 meses me "atacavam a dizer ke o kh a 7 na saida do meu desnitrificador era muito baixo e patatipatata etc."

e ke os corais nao iam gostar ec etc.mas ja afirmaram aki mais do ke 1 vez que o kh tem é ke estar estavel seja a 7 ou a 12.mas nao andar a variar de 7 pa 10 e de 10 pa 8 etc etc etc.

 

depois de 3 meses de funcionamento tenho o kh estavel como uma rocha nos 8 e o calcio nos 430ppm sem kk adicao de kalwasser ou outro kk produto,e estou a espera de novos valores dos clientes do meu novo e melhorado desni,ke espero ser de 10kh,mas se for 9 ja fico contente.

 

aki fica uma foto pa voces verem

 

Pic_1946_26.jpg

 

 

e quanto ás mudas de agua natural so tenho a dizer ke nem uma pinga de agua natural entra no meu aquario é tudo osmose e mais nada,sabem lá voces se um navio se lembrou de andar a lavar os poroes nessa noite junto á costa,os testes nao dizem nada,mas a porcaria tá lá.esta é a minha opniao,e nao há ninguem ke me convença do contrario.respeitando claro as outras opnioes pois cada um faz o ke ker do seu akuario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao kero parecer intrometido mas neste topico vi aki muito boa gente a dizer ke tem o kh a 7 ou inferior e a dizer ke nao tem problemas nenhuns,mas há 2 ou 3 meses me "atacavam a dizer ke o kh a 7 na saida do meu desnitrificador era muito baixo e patatipatata etc
Olá Fizo,

Vá lá, não vale a pena enervares-te com isto :lol: . Eu pessoalmente considero 7ºdKH baixo mas creio que a discussão (no bom sentido) que tivemos há meses atrás não tinha a ver com ter ou não um KH baixo, mas sim pelo facto de um desnitrificador destes poder consumir a alcalinidade constantemente, dificultando a manutenção do KH. Mas creio que já todos percebemos que da forma que instalas os teus, esse problema não se coloca.

ke ker do seu akuario

Já agora era porreiro que deixasses de escrever com K's :shock::shock:

Eu tenho alguma dificuldade em ler assim e creio que há outros membros que também poderão ter.

Um abraço e não leves a mal

 

P.S.: esses reactores estão cada vez mais bonitos :shock:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos K é vicio do telemovel vou tentar corrigir isso.quanto ao consumo de alcalinidade é real,mas a producao é superior ao consumo.dando assim para manter o kh em valores estaveis.contornei o problema do kh,acabando com a recirculacao dentro do reactor.ou seja a agua entra passa pela camada de enxofre sao consumidos os nitratos e o kh tb e a agua é acidificada e depois passa para a segunda camara onde a agua é desacidificada e o carbonato de calcio é dissolvido devolvendo o calcio e o kh e sai do reactor com o kh a 8 e calcio a 430.

 

com a recirculacao interna dentro do reactor a agua passava pelo enxofre muitas vezes e a alcalinidade ia sendo consumida e ao mesmo tempo reposta,ou seja ele consumia e produzia ao mesmo tempo sendo o kh de saida uma media entre o consumo e a producao. dai ele sair + baixo ke nos novos.os novos em vez de areao de coral grosso levam no seu interior carbonato de calcio de granulometria fina,para ter uma maior supeficie de contacto com a agua acidificada,e dai eu estar á espera dos valores de kh subirem consideravelmente.

 

obrigado pelo elogio eles estao muito giros mas ainda vao ficar melhores,os cortes de acrilico a partir da semana que vem vao ser feitos a laser ficando com um acabamento perfeito.e ja me permitindo passar á segunda fase do meu plano ESCUMADORES e ja agora nao fiquei chateado e o que escrevi nao era directamente para uma pessoa só,era pa toda a gente que me MElgou :lol::shock::shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como já disse noutro tópico o meu kh no aquário antigo era quase sempre constante e à volta dos 7/8 o cálcio sempre na ordem dos 400/450. Podem não ser valores ideiais ma na realidade não tinha grandes flutuações de Ph.

 

Sem dúvida que os desnitrificadores estão com mais pinta e agora já me parece que possam funcionar! Passo a explicar - quando vi os anteriores fiquem um pouco céptico com o seu funcionamento. Isto porque realmente me parecia que iria existir muita circulação de água dentro do aparelho sem uma direcção definida. Com este novo formato consegues garantir que a água passa pelo enxofre e que depois passa para o carbonato de cálcio saindo com valores de cálcio e kh bastante interessantes. Esta é a fórmula que a H&S e outros fabricantes de renome utilizam e que realmente parece fazer sentido.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que estamos a divergir um pouco do tema inicial!

Mas vou contribuir um pouco mais para essa divergência :lol:

contornei o problema do kh,acabando com a recirculacao dentro do reactor.ou seja a agua entra passa pela camada de enxofre sao consumidos os nitratos e o kh tb e a agua é acidificada e depois passa para a segunda camara onde a agua é desacidificada e o carbonato de calcio é dissolvido devolvendo o calcio e o kh e sai do reactor com o kh a 8 e calcio a 430
Tens a certeza que sem bomba de circulação não consome tanta alcalinidade? É que esta era a ideia inicial que eu tinha, mas depois de comentar com vários membros aqui do fórum (inclusivé contigo), resolvi colocar a bomba. Já fizeste testes de comparação?
Com este novo formato consegues garantir que a água passa pelo enxofre e que depois passa para o carbonato de cálcio saindo com valores de cálcio e kh bastante interessantes. Esta é a fórmula que a H&S e outros fabricantes de renome utilizam e que realmente parece fazer sentido.

Diogo, por acaso estava convencido que os H&S tinham bomba de circulação. Não têm? Qual a tua impressão relativamente ao teu reactor, é positiva?

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Diogo, por acaso estava convencido que os H&S tinham bomba de circulação. Não têm? Qual a tua impressão relativamente ao teu reactor, é positiva?

 

O H&S tem bomba de circulação mas o que queria dizer é que a água que sai, vem directamente do Carbonato.

 

A minha impressão é positiva, embora não tenha muitos dados concretos. Quando fiz a mudança para os tanques tive um boom de algas (pois acrescentei cerca de 300 litros ao sistema) - em apenas 1 semana e sem mudanças de água elas desapareceram - não posso garantir que tenha sido do reactor, mas parece-me que alguma coisa faz!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não posso garantir que tenha sido do reactor
Faz todo o sentido que tenha sido Diogo. Que aquilo retira fosfatos e nitratos está mais que provado, por isso deve mesmo ter sido :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POIX :oops: eu realmente era apologista de se usar bombas de recirculacao dentro dos reactores e de facto até fiz alguns assim.Que gradualmente estou a trocar "nao pode ser tudo de uma vez"....mas a conclusao a que cheguei é que se deve separar as duas coisas,passando a agua primeiro pelo enxofre e depois pelo carbonato e nunca fazer com que a agua volte dos carbonatos para o enxofre outra vez.pk senao estamos a retirar a alcalinidade a agua outra vez e tornasse num sistema que consome o ke produz fazendo com ke grande parte da alcalinidade seja consumida dentro do proprio reactor.os testes ke fiz foi somente desligar a bomba do meu desnitrificador permitindo que a agua viesse de baixo para cima passando por uma camada de cada vez sem recircular passado 48 horas o kh á saida ja tava a 9 mas entretanto desmontei esse desni para montar 2 desni mais pequenos ja ciclados que ja vendi.entretanto + 1 vez tou sem desnitrificador "em casa de ferreiro espeto de pau"

 

diogo acredita piamente que foi o desnitrificador pk a mim ja me aconteceu o mesmo.e a unica coisa em comum ke temos é mesmo o desnitrificador e a agua ser salgada :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ja agora joao cotter como ficou a tua experiencia com o teu desnitrificador,chegaste a retirar enxofre e ja agora peço desculpa por nao termos realizado o negocio do enxofre mas eu realmente compro mais barato e nao me compensava a troca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora essa fizo! Já tinhas pedido desculpa por telef. mas não precisavas! :)

Tirei enxofre para cerca de metade. Medi a dureza à saída há 2 dias atrás e estava 1ºdKH abaixo da do aquário. Desliguei a bomba de circulação e ontem voltei a medir e tinha a dureza à saída igual à do aquário.

Só para ter a certeza, voltei a ligar a bomba e hoje ainda vou fazer as medições.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais