Cerâmicas no filtro e parametros água


Recommended Posts

Boa tarde, tenho um filtro Hush35 igual a este

EBK0129.jpg

 

Este filtro tem uma placa com as esponjas e uma placa com carvão activado e um pano branco junto ao carvão.

 

A minha pergunta é: posso no lugar do carvão, uma vez que só lá está dentro algumas vezes, pôr uma rede com aquelas cerâmicas que se vendem e que os filtros externos têm?

 

Se sim, qual a vantagem disso?

 

E já agora aproveito para perguntar uma coisa, tive a medir os parametros da água do meu aquário ontem e tenho os valores um bocado maus. Ora no2 no3 estão altos, não me lembro dos valores.

 

pH está a cerca de 6.4 mas este baixou devido a um tronco que coloquei, o Gh da água é que já sai da torneia <3 o que acho baixo.

 

O que devo fazer para baixar no2 no3, subir gh e pH?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um filtro igual a esse no meu 54L, mas é o 20 não o 35.

O que eu fiz foi que tirei tudo o que vinha dentro dele e meti um saco cheio de cerâmicas lá dentro.

 

Convem meteres as cerâmicas dentro de um saco porque se as meteres soltas, chocalham muito e fazem barulho, para além de no saco serem mais faceis de lavar.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um filtro igual a esse no meu 54L, mas é o 20 não o 35.

O que eu fiz foi que tirei tudo o que vinha dentro dele e meti um saco cheio de cerâmicas lá dentro.

 

Convem meteres as cerâmicas dentro de um saco porque se as meteres soltas, chocalham muito e fazem barulho, para além de no saco serem mais faceis de lavar.

 

1 Abraço

 

 

Também tiraste a placa com as esponjas? Só a cerâmica consegue filtrar a água?

 

Estou a achar estranho

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem 2 tipos de cerâmicas: filtragem mecânica, filtragem biológica. O que as destinge é a porosidade.

 

Deves usar cerâmicas porosas (siporax por exemplo). A vantagem é que vão criar colónias de bactérias que te vão ajudar com a amónia.

A esponja vai fazer a filtragem mecânica e deves ter o cuidado de a lavar regularmente com água do aquário.

 

Os nitratos controlas isto com TPAs (trocas parciais de água) ou com muitas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem 2 tipos de cerâmicas: filtragem mecânica, filtragem biológica. O que as destinge é a porosidade.

 

Deves usar cerâmicas porosas (siporax por exemplo). A vantagem é que vão criar colónias de bactérias que te vão ajudar com a amónia.

A esponja vai fazer a filtragem mecânica e deves ter o cuidado de a lavar regularmente com água do aquário.

 

Os nitratos controlas isto com TPAs (trocas parciais de água) ou com muitas plantas.

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

 

Mas tenho ainda mais uma questão, a água que tenho actualmente no aquário é de uma fonte que vem da nascente, e a água da torneira tem os niveis de nitratos e nitritos dentro dos parametros. A minha pergunta é, se eu agora começar a fazer TPA's com a água da torneira vai melhorar os nitritoe nitratos e subir o pH visto a água ser mais alcalina que a do aquário?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso água da torneira directamente no aquário.

 

Tens de ter atenção que esta tem cloro que mata os peixes. Mas o cloro é volátil e desaparece em 24h.

 

Podes fazer uma de duas coisas:

- Mudar pouca água de cada vez (10%).

- Deixar a água repousar 24h e só depois meteres no aquário.

 

 

O ph da água del'cano pode mudar um pouco mas é sempre superior a 7. Isto é imposto por razões de segurança devido a existirem ainda canalizações antigas com chumbo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, retirei tudo de dentro do filtro.

Claro que só as cerâmicas não servem para filtragem mecânica, e durante uns tempos usei um pequeno filtro interno só com lã de vidro no aquário para esse efeito, mas neste momento já não o tenho ligado à uns tempos e tenho a água cristalina.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, fica uma foto do aquário (54L).

Só tem o Elite Hush20 cheio de cerâmicas, levou praticamente uma embalagem inteira.

 

dsc0165u.jpg

 

 

1 Abraço

 

Ora está muito porreiro. Bom trabalho

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.