Aquário Baixo-Amazonas


Puer

Recommended Posts

Montei recentemente um pequeno aquário de 20 litros que tenta reproduzir as condições naturais do biótopo amazónico, especialmente os dos afluentes do Baixo-Amazonas. Tem água, a 23ºC, de tom escurecido (amarelado), llevemente macia e ph ligeiramente ácido.

 

Neste tipo de aquário a existência de troncos e folhas é muito importante. Quis, ainda, simular as raízes das árvores entrando na água onde os caracídeos, por exemplo, se sentirão mais à vontade.

 

Acho que visualmente o aquário está muito cheio mas isso tem a ver com o seu pequeno tamanho. Se fosse maior teria deixado uma zona livre para os peixes nadarem.

 

De qualquer modo, a intenção é manter apenas alguns peixes de pequena dimensão oriundos do rio Amazonas.

 

Neste momento ele tem 2 semanas e até terminar o ciclo do nitrogénio manterei apenas corydoras paleatus. Talvez depois acrescente uma pequeno cardume da família dos Caracídeos.

 

Pic_18360_1.jpg

 

Pic_18360_2.jpg

 

Pic_18360_3.jpg

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

Esse efeito balckwater, com as folhas, e os troncos a entrar dentro de água dão ao aquário um feito muito WILD !

Apenas teria metido um cardume de corydoras pygmeu em vez de corydoras paleatus, visto terem um tamanho muito mais reduzido...

Já agora qual é a planta da esquerda ? Parece gira, mas ao mesmo tempo ligeiramente falsa ?

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o objectivo era assemelhar o habitat: o que se ganha em autenticidade, perde-se em espectacularidade. Ainda que efeito black water acrescente muita beleza. Nós temos o hábito de criar aquários plantados mas na natureza nada daquilo existe e muito menos no rio amazonas ou Orinoco. Este aquário serve para variar o padrão estético habitual...

 

Quanto à planta é mesmo artificial porque é muito dificil obter plantas vermelhas (pelo menos não tenho visto). Além disso, as plantas usadas na aquariofilia precisam de muitos mais lumens e eu não quero acrescentar potência na iluminação visto pretender reproduzir as condições naturais do Baixo-Amazonas. Optar pela planta artificial foi a solução porque assim não comprometo os peixes. Sim, porque toda aquela iluminação dos plantados com neons só os incomoda...

 

A dica das corydoras pigmeias é boa (agradeço) mas, desta vez, ficaram as palaeatus. Também existe ma espécie anã para além da pigmeu mas é dificil obtê-la para aquariofilia.

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só tirava essa pedra do meio.

 

Ganhavas em litragem , veracidade do biótopo (no amazonas há mais terra que pedras) e espaço para os peixes.

 

Como plantas eu colocaria flutuantes.

 

Ajudam muito a manter o efeito black water, tão desejado e ajudam na purificação da agua.

 

Aliás, são óptimas nessa função.

 

Cuprimentos.

 

Enchia também mais o aquário.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, plantas naturais dificilmente seriam saudáveis com esta luz (ainda mais o efeito black water diminui a potência da lâmpada).

Plantas de superficie têm o inconveniente de se propagarem, encherem o aquário e impedir a passagem da luz.

 

Já tenho pensado em tirar a pedra do centro. Ela está a ocupar muito espaço e não sei se o efeito visual melhora (pelo contrário) com ela ali.

Quanto à fauna, para já só quero ter corydoras (pequeno cardume) e um cardume de caracídeos se achar que o aquario aguenta. Os troncos à superfície também reduzem o espaço de natação de qualquer cardume. Afinal este é um nano-aquário, não se pode querer grandes cardumes.

 

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo plantas flutuantes não tiram assim tanta luz.

 

E se vês que estão a ficar muitas, deitas fora algumas.

 

Eu colocaria, mas tu é que sabes :D

 

 

A que plantas é que te referes?

É que pela minha experiência, não chega ir tirando de vez em quando... Além disso, porque muitas espécies se transformam numa praga pela elevada taxa reprodutiva, nem sequer é permitido as lojas as comercializarem. Onde é que as obteste?

 

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um senhor enviou-me.

 

Um senhor aqui do forum.

 

Olha com atenção á tua volta.

 

Decerteza que encontrarás algum lago com lemna minnor por ai.

 

Ou então alguém ai da tua zona poderá arranjar-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui vai uma actualização:

Resolvi tirar os ramos de superfície porque vinham cheios de bactérias que estavam a espalhar filamentos pela água e pelos outros troncos.Em certaszonas parecia algodão. Isso já vos aconteceu? Terei de arranjar outro tipo de madeira.

Mas assim o aquário nem fica mal.

Acrescentei 1 pequeno cardume de Pristella Maxillaris e alguns Hemigrammus rhodostomus e alguns Hyphessobrycon pulchripinnis num total de 22 peixes.

Sei que parece muito para este pequeno aquário mas sei que não vai haver problema se a trocas parciais forem semanais.

 

Vista Geral

Pic_18360_4.jpg

 

Pic_18360_5.jpg

 

Tetra-Limão com o granulo JBL depois de engolir, ter cuspido e voltado a abocanhar

Pic_18360_6.jpg

 

Acho que a paisagem ficou muito próximo do rio amazonas até porque os peixes foram selectivamente escolhidos: todos eles têm parecnças entre si repetindo as cores predominantes fundindo-se bem com o ambiente.

Os peixes estão a ambientar-se bem; só tendem a rejeitar o granulado mini da JBL que lhes dou. Provavelmente a loja dava-lhes flocos moles pelo que não estão habituados a mastigar. Vou insistir porqu deva ser problema de habituaçã, afinal os granulos até são especialmente pequenos para caberem na boca dos Caracídeos.

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sem dúvida algum um dos meus biotopos preferidos. Esse aquario só peca pelo tamanho reduzido.~

De resto tas de parabéns.

Vai postando fotos.

Abraço

David Lucas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais quero dar os parabéns porque o aquário na verdade está agradável e dá a ideia de um biótopo mas está um pouco longe disso...

 

Não quero ser desmancha-prazeres mas biótopo é "Em Ecologia, biótopo ou ecótopo, é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais, das quais é o hábitat.".

 

Um biótopo amazónico é um pouco diferente daquilo que mostras nesse aquário... O substrato é composto por areia, argilas ou mesmo terra e não cascalho ou pedras de rio, neste caso pedras vulcanicas... Mesmo que muitas vezes nao se veja devido ao denso leito de folhas, que devias por...

 

Quanto às pedras não há muito a dizer mas os troncos também são diferentes, são mais enraizados e compridos...

 

As plantas também nao costumam ser vermelhas... As plantas encontradas num biótopo amazónico passam mais pelas echinodorus, valisnerias, lotus e plantas flutuantes...

 

Normalmente a cor de chá das águas dos biótopos montados deve se à decomposição das folhas secas mas nesse caso deve se ao tronco... Tanto que como disseste, os ramos começaram a criar uma espécie de bolor ou fungo... Isto acontece quando não se ferve os troncos, ele fungam...

 

E os peixes pois... Que na realidade penso que seja a única coisa que tens ai mesmo da Amazonia... Ficam bem mas está um pouco sobrelotado...

 

Não te quero desanimar com este comentário, tentei fazer uma critica construtiva, para que se quiseres torna la mais amazónico faças as devidas alterações, se não deixa estar que já esta bom.

 

Boa sorte.

 

EDIT: Eu ainda ontem deixei no fórum um tópico com alguns links úteis sobre biótopos, podes ver aqui e

, podes ver um video muito bom sobre peixes Sul Americanos no seu habitat natural Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David Lucas, o teu aquário de 300 litros está muito agradável e equilibrado visualmente. É uma aquário perfeito para escalares.

 

Jpp, agradeço a crítica. Não há nada que levar a mal. Mas discordo contigo (como se nota pelo aquário).

 

Baixo-amazonas envolve biótopos com milhares de km de extensão. É verdade que predominam Vallinerias e afins mas nem sempre com a frequência que os aquários plantados querem dar a entender. Há zonas remotas de afluentes do Amazonas e mesmo do Orinoco onde as condições que a aquariofilia convencional (aquários super-plantados de águas cristalinas) tornou tipicas variam.

Se pesquisares melhor os habitats (fotografias, videos) verás que a água é escura e turva. Claro que não têm areão vulcânico mas terá terra e lama de tom avermelhado-acastanhado. Mesmo os peixes ao fundirem-se com as cores provam que o seu habitat natural possui este tipo de coloração. E a água escura não deriva dos troncos mas de um produto "black water".-). E os troncos fervidos podem não matar todas as bactériias e fungos, que foi o que aconteceu. E os troncos da América do Sul não são mais isto ou aquilo.... encontramos todas as formas. O que queres dizer é que estás habituado a ver troncos de determinada espécie que são mais compridos e enraízados neste tipo de aquários. Mas não deves excluir outras espécies sul-americanas. Estes mesmos bocados de madeira derivam de espécies bem distribuidas por todo o mundo e em principio, inclusivamente, a América do Sul. (depois digo-te a espécie de árvore).

O leito não pode estar coberto de folhas porque iria acidificar em excesso estes reduzidos 20 litros brutos (deve ter cerca de 17 litros). Nesse link do video, ves muitas folhas porque essa zona foi inundada pelas chuvas envolvendo milhares de litros de água. Temos de reproduzir as condições à nossa escala...

 

Resumindo, compreendo a crítica mas considero que continua a ser a reprodução (limitada, concordo, por diversos factores) de um biótopo

 

cumprimentos,

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo mas continuo a achas que o aquário de biótopo apenas tem a cor da água e peixes..

 

É verdade que estes bahitat tem milhares e milhares de km mas nunca me ouviste (leste) dizer que são plantados, até pelo contrário, costumam ser mais despidos que plantados.

 

Se lesses melhor o que eu escrevi:

Normalmente a cor de chá das águas dos biótopos montados deve se à decomposição das folhas secas mas nesse caso deve se ao tronco...
A cor de chá ou como dizes muito bem "black water" (que não é um produto) é criada através dos taninos libertados pelas folhas secas, que além de tornar a água mais ácida, dá propriedades biológicas muito benéficas ao ecossistema.

 

Depois os troncos que se vêm nestes habitat são por norma enraizados e é muito fácil perceber porquê. Estes troncos derivam das raízes das àrvores que rodeiam os chamados "creeks" ou laguinhos/poças e se não forem raizes são os ramos de árvores que caem (que tinhas muito bem no inicio da montagem) ou mesmo troncos inteiros e não pedaços de tronco como é o caso dos troncos Mangrove que é o que tens aí.

 

As folhas que vês no fundo da coluna de água não é so das plantas que ficaram imersas mas é tambem devido às folhas que caem das árvores à volta, uma vez que estes habitat são lugares rodeados por grandes massas vegetais, e quando digo vegetal digo o ambiente tropical que costuma ter dezenas de árvores à volta.

 

Como eu disse, penso que o aquário dá ideia de um biótopo mas podes aproxima lo ainda do seu aspecto real.

Aqui podes ver alguns biótopos Sul americanos que sustentam aquilo que eu disse anteriormente..

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cor de chá ou como dizes muito bem "black water" (que não é um produto) é criada através dos taninos libertados pelas folhas secas, que além de tornar a água mais ácida, dá propriedades biológicas muito benéficas ao ecossistema.

 

Jpp,

O efeito black water do meu aquário não é criado pela libertação dos taninos!

Black water é um produto!

Estou a utilizar o da Brightwell Aquatics (provavelmente nunca ouviste falar) mas existem outros como por exemplo da Tetra. Este é de melhor qualidade porque não apenas escurece a água como amacia a água e acidifica o Ph tornando os parametros da água muito próximos à água amazónica. Este produto até ajuda a despoletar a postura e conseguir melhores resultados na reprodução. Este em particular fornece ainda ácido fúlcico e húmico, essenciais na captação dos minerais por parte das plantas (o que neste aquário é irrelevante uma vez que não tenho plantas).

 

Antes de falares de esterótipos deves ter em mente que os outros aquariófilos podem ter experiência e conhecimentos iguais ou superiores aos teus e que aquilo que estás a afirmar pode ser apenas mais uma redundancia ou mesmo um erro :puppydogeyes:

 

Mas não rejeito a tua opinião, embora considere que não é justificada.

 

Cumprimentos,

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo a tua ideia, Puer.

 

Mas estás a ser incongruente uma vez que estás a usar o nome de biótopo para uma ideia não respeitando o significado deste.

 

Montar um aquário não é só por água dentro de 4 paredes é também conseguir criar condições dentro deste em que seja possível manter vida. Assim, biótopo não é manter peixes de um determinado habitat com determinados parâmetros ou cores de água.

 

Admito que não conhecia o produto com esse nome, apenas que o nome é usado para ás aguas dos habitats de peixes Sul Americanos.

 

Que não é justificada não tens razão porque para cada coisa que eu disse, apontei matéria onde podes ler mais sobre isso, coisa que tu até agora não mostrares nada.

 

Volto a deixar este link para tentares perceber melhor o que são biótopos, que é a tentativa de uma reprodução exacta do habitat natural de certos animais de um determinado local, onde deves respeitar todas as caracteristcas possíveis de utilizar em aquário, como substrato, hadscape, flora, fauna e parâmetros da água.

Em suma, o aquário não é um biótopo amazónico, sendo apenas um "wannabe" ou pseudobiótopo :transport027:

 

Sem outro assunto de momento, finalizo a minha participação no tópico.

 

Boa sorte,

João Pedro Palma

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jpp,

O efeito black water do meu aquário não é criado pela libertação dos taninos!

Black water é um produto!

 

Black Water pode ser o nome dado a um determinado produto de aquariofilia, vários existem com base em extractos de carvalho e outras madeiras e frutos que tentam recriar Black Watyer, ou seja, água negra. Claro que o efeito black water é criado pelos taninos, só que em vez de serem libertados naturalmente por troncos e folhas, são adicionados à gota em produto concentrado.

 

Estou a utilizar o da Brightwell Aquatics (provavelmente nunca ouviste falar) mas existem outros como por exemplo da Tetra. Este é de melhor qualidade porque não apenas escurece a água como amacia a água e acidifica o Ph tornando os parametros da água muito próximos à água amazónica.

 

Todos os produtos destinados a condicionar a água como back water acidificam a água, un mais, outros menos... quanto0 aos parâmetros próximos da água amazónica, referes-te, certamente, a parâmetros próximos de determinados ambientes amazónicos, no caso em apreço o biótopo de creek. É que na amazónia não existe apenas black water, existe também clear water e white water.

 

 

Este produto até ajuda a despoletar a postura e conseguir melhores resultados na reprodução. Este em particular fornece ainda ácido fúlcico e húmico, essenciais na captação dos minerais por parte das plantas (o que neste aquário é irrelevante uma vez que não tenho plantas).

 

Experimente criar Tropheus com esse produto a ver se melhora as tentativas de reprodução... ou mesmo para não ir mais longe, experimente criar Apistogramma diplotanea com esse produto e vê se tens algum resultado. Esse produto só "melhora" a capacidade de procriação na medida em que recrai o habitat de origem... se o habitat de origem não for esse de nada serve. Quanto a plantas, em habitats de "creek" e "black water" terás muita sorte se encontrares umas flutuantes, porque com pH de 4 para baixo e luminosidade nula abaixo dos 50 cm não tens muitas plantas que se desenvolvam... não terás mesmo nenhuma!

 

 

Antes de falares de esterótipos deves ter em mente que os outros aquariófilos podem ter experiência e conhecimentos iguais ou superiores aos teus e que aquilo que estás a afirmar pode ser apenas mais uma redundancia ou mesmo um erro ;)

 

Mas não rejeito a tua opinião, embora considere que não é justificada.

 

Cumprimentos,

 

Puer

 

 

Este último conselho que dás, devias adoptar religiosamente. Tudo o que o JPP referiu é plenamente justificado, já tu incorres em erros crassos que, ao neles insistires depois de alertado, se convertem em autênticos disparates.

 

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.