Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um amigo que precisa de trocar as 5 lâmpadas T5 num aquário de recife e está na dúvida sobre que lâmpadas colocar.

Neste campo, o que está na moda para a época outono/inverno para T5 de 120cm? :D

 

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Alexandre,

 

Para um tom ligeiramente azulado ou branco-azulado, eu apostaria nesta combinação:

 

- ATI Blue Plus - 22000K

- ATI Blue Special - 12000K

- Korallen-Zucth Fiji Purple

- ATI Blue Special

- ATI Blue Plus

 

As Blue Special são um branco frio.

As Blue Plus são azuis e a Fiji Purple é de um rosa muito suave.

Ambas potenciam a fluorescência dos corais em termos de verdes, vermelhos, rosas, roxos, azuis, amarelos.

A Fiji Purple, para além da fluorescência que promove nos corais ( e nas cores dos peixes), tem uma das leituras PAR mais elevadas das lâmpadas T5 disponíveis no mercado ( 320), o que, em termos de aproveitamento fotossintético pelos corais, traduz-se por uma das melhoras lâmpadas que se pode colocar numa combinação.

 

A ATI Blue Special também é uma excelente referência em termos de PAR ( 341).

 

Isto falando de lâmpadas com temperatura de cor para cima de 11000K que, na minha opinião, são as melhores para realçar cores e promover crescimentos. Em termos de relação qualidade/preço, as ATI são também as mais equilibradas.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação a iluminação, tambem foi esta a minha opção desde que iniciei nos reefs, para mim o unico "senão" das t5's é ter de substituir uma grande quantidade de lampadas, o que se tornar um pouco pesado na carteira, mas de resto entre Hqi's e T5, recai sobre as ultimas a minha preferencia!

 

Agora,

 

André e João, devem conseguir esclarecer-me uma duvida, A ATI tem tambem uma lampada denominada por "ATI Actinic" lampada esta que eu julgava ser a verdadeira actinica da ATI, embora tenha encomendado as "blue plus" para funionarem como actinicas.

Esta lampada tem um tom mais escuro e a puxar para o roxo, o que faz parecer que não dá luz nenhuma, acredito que possa penetrar com mais facilidade na coluna de agua e proporcionar uma boa fluorescencia nos corais, mas não gostei muito do aspecto.

 

Em que casos se usam e o tem voces a dizer sobre esta lampada?

 

Abraços

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As Blue Plus, são Azuis, mesmo Azuis. Claro que como qualquer lâmpada Azul realça sempre as cores de vários corais funcionando na gíria, como as actinicas ( é comum este erro de chamar a lâmpadas azuis, actinicas ).

 

As ATI Actinic, são como indicas-te, roxas. Imagina como por exemplo as luzes negras, não vês quase nenhuma luz emitida, mas faz realçar as cores brancas, amarelos, laranjas etc. Passa-se um pouco do mesmo com a Actinic. Serve apenas e só para realçar algumas cores ( fluorescências ), que mesmo com as azuis não estariam bem realçadas.

 

De notar ainda que, nota-se muito mais o seu verdadeiro tom, com os LPS. A nível de aspecto, no meu caso não noto absolutamente nada ( cor na coluna de água ) nota somente um toque na fluorescência de alguns corais, quando esta está ligada.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João, olha que não, estás a fazer confusão. :D

 

As ATI Aquablue Special são de 12000K.

As AquaScience Duo é que são de 15000K.

 

Mas se quiseres aprofundar a coisa, há um tópico no RC apenas sobre T5s, que lâmpadas existem no mercado, testes, combinações, etc.

É um tópico que tem 1300 posts e já foi dividido dezenas de vezes mas se fizeres um search nos vários tópicos dividos, irás encontrar referência aos Ks das lâmpadas da ATI ( e de todas as outras). Não que seja muito importante pois serve apenas de referência, uma vez que há lâmpadas com baixa diferença de kelvins e que, à vista desarmada, emitem o mesmo tom de luz.

 

Aqui fica o link: The T5 Q&a Thread.

Enjoy. cheers

 

Veríssimo, tal como o João já referiu, verdadeiras actínicas são as lâmpadas que apresentam um tom violeta profundo à vista, emitindo um pico de radiação nos 420nm que corresponde, exactamente, à banda do violeta, ao contrário das azuis que muita gente, erradamente, chama de actínica, emitindo estas picos de radiação por volta dos 450/460nm na banda do vísivel ( cor azul).

 

Normalmente as lâmpadas actínicas ( 420nm) fazem-se notar mais nos corais que exibem mais pigmentação fluorescente ( moles/LPS). COmo tens uma calha com 10 lâmpadas, tens muita margem de manobra no que diz respeito à combinação de lâmpadas e uma vez que pretendes ter muitos LPS na zona da areia, acho que seria uma boa ideia colocares uma lâmpada destas mesmo por cima desse tipo de corais com uma azul a acompanhar de um lado ou de ambos os lados. A fluorescência é simplesmente fenomenal, mesmo com as lâmpadas todas ligadas e com um espectro mais misturado.

 

Verdadeiras lâmpadas actínicas no mercado tens a ATI True Actinic03, Giesemann Pure Actinic, UV Lighting Super Actinic, Sfiligoi Actinic Blue e Current Slimpaq 420 Actinic.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dizem do seguinte setup para uma calha de 8 T5 54W:

 

2x Osram 8000K SkyWhite

2X Sylvania CoralStar actinic

2x Philips Activ 17K

2x Philips Blue 20K

 

Portanto a Osram da uma boa luz branca com muita intensidade. Será melhor esta Osram ou uma Sylvania AquaStar 10K para luz branca? O que li é que a Osram fornece a mesma luz branca mas com muito mais lumens que a AquaStar (4000 vs 2800).

Depois a Philips Activ 17K da uma luz igualmente com muitos lumens (4250) mas num branco mais azulado.

A seguir a Philips Blue 20K fornece um azul forte mas com menos Lumens.

Por fim as Sylvania CoralStar actinic fornecem o efeito de luminescencia para peixes e corais.

 

Acham que é dará um espectro demasiado esbranquiçado? Para aumentar os azuis é colocar Philips Blue 20K para aumentar os brancos é Osram 8000K SkyWhite ou Sylvania AquaStar 10K. Depois tb não sei se duas actinic são suficientes?

 

PS: Tou limitado as lâmpadas que enumerei a nível de escolha (nao tenho ATI ou outras marcas a escolha), portanto é uma questão de combinação :D

PS2: A nível de níveis PAR também não sei se estará equilibrado.

Editado por DJ_PAPA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Tou limitado as lâmpadas que enumerei a nível de escolha (nao tenho ATI ou outras marcas a escolha), portanto é uma questão de combinação cheers

Posso perguntar porquê?

Não Sou o melhor entendido sobre as marcas das t5, uma vez que não li muito sobre o assunto, apenas usei as Blau e agora ATI e estou a gostar bastante das ATI, o que seria uma boa aposta...

 

André, Perfeitamente esclarecido :blush:

Eu até nem usei essa ATI actinic, mas vou testa-la quando os meus LPS voltarem a sua casa original :D

 

Abraços

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso perguntar porquê?

Não Sou o melhor entendido sobre as marcas das t5, uma vez que não li muito sobre o assunto, apenas usei as Blau e agora ATI e estou a gostar bastante das ATI, o que seria uma boa aposta...

Comprar a calha nova (8x54W) e são essas as escolhas para virem com a calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas "impingiram-te" essas lâmpadas e não podes trocar ? Pergunto isto pois não são as melhores configurações... Isto a nivel da Skywhite, as outras não são más.

 

abraço

Ah não, lol. Não tem nada a ver.

Eu por acaso tinha muito boa ideia das SkyWhite. Principalmente a nível de lumens fornecendo uma luz bastante forte para lâmpada branca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o teu sistema irá ser Salgado ou doce ?

 

É que as Skywhite são de 8000k, logo muito amarelas para um salgado, no entanto são gostos....

 

Salgado claro.

Segundo o que consegui pesquisar as SkyWhite e como o próprio nome o diz libertam uma luz Branca ligeirissimamente azulada (dai o Sky white).

E a segunda característica é a de se portar como uma luz de 10K, mas com 20% mais de lumens. Chega aos 4000 lumens e uma lampada vulgar de 11k fica-se pelos 3000 lumens.

Tou a falar bem/mal? :P

 

Ainda assim e partindo desse pressuposto será que a luz estará equilibrada a nível de brancos/azuis/actinicas?

Editado por DJ_PAPA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter alguma Farm de corais ?

 

Se não vais e se quiseres ter cor nos corais, aconselho-te que vás para lâmpadas mais "azulados". Tenho cá em casa 1 skywhite e não a uso, pois das 2 x que tentei usar, o tom do aquário fica amarelo. De facto o que dizes da lâmpada ser identica a uma de 10k é vdd, mas como tb não uso lâmpadas de 10k.....

 

Tudo depende do que queres fazer do teu aqua.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas "impingiram-te" essas lâmpadas e não podes trocar ? Pergunto isto pois não são as melhores configurações... Isto a nivel da Skywhite, as outras não são más.

 

abraço

 

Acho que impingir não é o melhor termo principalmente quando falamos sobre coisas que não conhecemos profundamente.

Já que me parece bastante iluminado consegue-me dizer quais as temperaturas de cor destas lâmpadas!?

Já agora aproveito para lhe perguntar se sabe quem é que faz as lâmpadas da ATI ou de qualquer outra marca de lâmpadas de aquariofilia? A fábrica de lâmpadas da ATI?!!?? A fábrica da Giesemann!? A fábrica da Sfiligoi!?.

 

solstarwork8.jpg

 

Cumprimentos,

Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carissimo.

 

Não sou iluminado nenhum, apenas dei a minha opinião como aquariofilista, e tendo em conta a "minha" experiência com as Skywhite no meu aquário de água salgada, acho que dá um tom Amarelado ao aquário, e tendo em conta que num aquário de recife, procura-se um espectro mais azulado ( my opinion ), quer para realçar as cores dos corais e mesmo dos peixes, quer para promover um tom mais natural ao sistema, e claro mais agradável ao dono.

 

No que toca ao "impingir", peço desculpa se o ofendi, pois nunca foi mencionada a proveniência da calha, logo não queria ferir susceptibilidades. Só achei neste caso que na compra de uma calha para um sistema de água salgada, a pessoa ficou um pouco limitada na escolha das lâmpadas, tendo em conta as alternativas.

 

Em termos de fabricantes de lâmpadas, certamente não existe somente a Osram. Conheço pelo menos mais umas.:

 

- Narva

- Philips

- Sylvania ( antigamente parte integrante da philips )

- Aura Light

- GE

- BLV

 

 

Bom, sendo um "Illuminati", vou tentar a sorte na foto ( sendo que é um pouco complicado através de fotos distinguir a verdadeira tonalidade das lâmpadas, pois desconheço se a sua máquina está calibrada para tal )

 

Nessa calha existem ( talvez ) as seguintes lâmpadas de cima para baixo.:

 

- Philips ActiViva 17k

- Grolux

- Skywhite

- AquaStar 10k

 

Bom, penso eu de que, como é lógico, no caso de ter acertado no totoloto fico a aguardar o prémio.

 

 

Visto que entrámos numa de jogos da santa casa, e tendo em conta que estou na presença de um verdadeiro conhecedor de iluminação, apresento a minha foto do concurso.:

 

gallery_8806_1364_66946.jpg

 

Peço desculpa pelo vidro sujo....

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nível de crescimentos, quem mudou de HQI para T5 nota muita diferença?

 

A l e x a n d r e

 

Olá Alexandre,

 

Após mais de 4 anos com HQI no meu aquário em Setembro passado alterei a iluminação para T5. A mudança foi de 3 x 250W HQI 10,000 Kelvin BLV para 8 x 80W T5 ATI (calha Powemodule). Passei de 750W para 640W, menos 110W o que torna o aquário energeticamente mais eficiente. As principais razões que me levaram a mudar foram: menor aquecimento da água no verão implicando também um consumo menor para arefecimento da água neste período; curiosidade em experimentar a sério a iluminação T5, tenho visto ao vivo e na net bons aquários com esta iluminação; necessidade de uma calha com design melhorando o aspecto exterior do aquário que para mim é importante e como já referi tornar o aquário energeticamente mais efeciente.

 

Em relação aos iodetos metálicos (HQI) a iluminação T5 é mais suave à vista, aparentemente menos intensa e aqui refiro aparentemente porque nas medição que fiz de PPF ("Photosynthetic Phtoton Flux" - nº de fotões com comprimento de onda entre os 400 e 700nm) os valores para as T5 foram superiores do que nas HQI - existe uma percentagem de erro aqui porque comparei HQI usadas com T5 novas, além de comparar 750W com 610W. Em relaçãos aos corais que são o importante os resultados estão a ser muito positivos embora acredite que ainda estão numa fase de habituação. As acroporas que mantenho ficaram mais claras sobressaindo cores mais bonitas, nas Montiporas a diferença não foi visível, As Turbinarias levaram um choque de luz, uma Turbinaria grande recolheu de imediato os pólipos e apresentou zonas com recesão de tecido, agora passados mais de 2 meses está a recuperar bem, a zona afectada está a recuperar por completo, apresenta as extremidades clarinhas e em crescimento apesar dos pólipos permanecerem recolhidos. Em suma estou bastante satisfeito e recomendo a mudança para os que tal como eu têm problemas em manter a temperatura dentro de valores aceitáveis na altura do verão.

 

Rui Alves, quem fabrica as lâmpadas ATI? Ao fim de quanto tempo é que estas se devem trocar?

Editado por Ricardo Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, que fotos espectaculares!!! :D

 

Bom, como estou a começar com o meu aqua de salgados (330L), queria saber que configuração aconselham de lâmpadas T5 para uma calha de 4x54W.

Por enquanto não tenho corais duros, apenas moles, mas o objectivo claro que será "puxar" pelas cores dos corais e dos peixes.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Como devem ter visto o tópico foi moderado. Atenção que estamos aqui a falar de configurações de lâmpadas e não de preferências laborais.

Peço desculpa por ter removido 1 tópico de um membro que nada tinha a ver com o caso, mas o seu post ficava fora do contexto com a eliminação dos restantes posts.

Vamos manter a discussão sobre o que o nosso amigo e companheiro A L E X A N D R E fale.

 

Sobre as lâmpadas, se me permitem a minha opinião, pelos vários aquários que já fotografei e pude ver, gosto bastante das ATI, Korallen-Zucth e AquaScience.

Falando em lâmpadas de HQI, dou preferência pelas Reflux da Coralvue.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais