Reef 800L - 10 Meses


Ricardo Pinto

Recommended Posts

Viva,

 

Finalmente arranjei um tempinho para tirar umas fotos (de fraca qualidade :icon_cry:) e fazer aqui um post do meu novo reef, após um primeiro com 300L.

 

Aquário:

 

215 x 60 x 60 em vidro de 19mm sem traves, montado no inicio de 2009.

 

O aquário está assente numa estrutura de ferro, revestida a madeira.

 

 

Iluminação:

 

Nos primeiros 4 meses utilizei apenas 3 x 250w HQI Lumenarc, mas com o aproximar do verão, decidi mudar, regressar às origens e voltar a ter um reef T5 only, por isso comprei duas calhas Blau:

 

6 x 39w ( 4 ATI AquaBlue spezial + 2 Blue plus)

6 x 54w ( 4 ATI AquaBlue spezial + 2 Blue plus)

 

Filtração e Circulação:

 

Escumador Deltec Ap851

Bomba de retorno Eheim 1260

2 Tunze 6105 + Multicontrolador

Reactor de fosfatos deltec pf 509

 

Suplementação de Cálcio e Alcalinidade:

 

Não tenho reactor de cálcio, nem reactor de kalk.

Utilizo o "Do-it-Yourself Two-Part Calcium and Alkalinity Supplement System" do Reefcentral com um doseador Grotech com 3 bombas.

 

 

Aqui ficam umas fotos actuais:

 

IMG_8484.jpg

 

IMG_8493.jpg

 

IMG_8498.jpg

 

IMG_8501.jpg

 

IMG_8506.jpg

 

IMG_8511.jpg

 

IMG_8513.jpg

 

IMG_8515.jpg

 

IMG_8517.jpg

 

IMG_8519.jpg

 

IMG_8526.jpg

 

IMG_8528.jpg

 

IMG_8529.jpg

 

IMG_8533.jpg

 

IMG_8539.jpg

 

IMG_8548.jpg

 

IMG_8555.jpg

 

IMG_8561.jpg

 

Espero que gostem. Coloquem qualquer dúvida, critica ou sugestão.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Pessoalmente já tive o privilégio de ver esse aquário ao vivo, e só posso dizer que ira ser um potencial aquário dentro de uns meses.

Gosto bastante do teu sistema, excelente selecção de corais e simples em equipamento mas muito eficaz, nada de grandes confusões, a opção das T5 acho que foi uma excelente escolha, elias já deu para tirar essas duvidas.

 

Espero que corra tudo as mil maravilhas, para ver se vou ai com um alicate cortar umas pontas de SPS, lololol

 

 

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Grande piscina que aí tens. Espectáculo.

Esse aquário está com muito bom aspecto para 10 meses de vida.

Muitos corais e alguns já bem grandes.

 

Os corais estão a ficar com uma cor muito bonita, principalmente os azuis e rosa e tens aí uma Acropora deep water ( pelo menos parece-me) de pólipos verdes brutal que também me parece estar a desenvolver as pontas azuis. É incrível a extensão de pólipos que consegues ter num coral desses.

 

Reparo é que a tua hystrix está com uma cor um bocado pálida. É a variedade rosa ou é outra?

 

Como é que estás em termos de aditivos? Continuas a usar Vodka e aminos ou outros?

 

Queremos mais fotos, principalmente uma geral de frente para se ter melhor percepção do tamanho do aquário e do que lá habita.

 

A ver se se proporciona, daqui por algum tempo, uma ida ao Norte e uma visitinha social. :D

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carlos, mas o teu aquário é que já está a ficar no ponto "alicate" :rolleyes: Eh eh

 

André,

 

Uma visita ao Porto? Isso era em grande... Eu cá estou pronto a receber-te e a fazer-te uma visita guiada, quer aquariófila, quer turistica. Só tens de trazer a máquina fotográfica.

 

É verdade essa hystrix está um bocado pálida. Foi um frag que trouxe do carlos mota, é uma hystrix verde que ele tem, mas aqui em casa rapidamente perdeu o verde, ficando apenas com uns reflexos verdes e agora está a ficar com as pontas rosas. Talvez ainda alterações secundárias à mudança, vamos ver como o coral reage nos próximos tempos.

 

Em termos de aditivos não estou a fazer grande coisa para além do método que utilizo para suplementação de Ca e Kh. Estou neste momento a basear-me no metodo "Do-it-Yourself Two-Part Calcium and Alkalinity Supplement System" do Randy Holmes Farley com o suplemento de Magnésio.

 

Aminoácidos encomendei esta semana o Zeovit AAHC, vamos lá ver se desta vez vem. Agora como estou a experimentar o reactor anti-fosfatos da deltec com Rowaphos parei com a adição de Vodka.

 

Uma foto do meu "sistema" de adição de Ca e Kh.

 

IMG_7522.jpg

 

 

Vou ver se mais logo tiro mais fotos.

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, porque é que depois de vir do Porto aparece sempre aquários que gostava de ter ido ver, bater umas chapas (fotografias) e trocar umas ideias!?

Já viste Carlos, é sempre assim! :D

Tenho um ponto negativo a apontar, só um....o aquário é pequenino! :)

Nota-se que com 10 meses tratas muito bem o aquário para ter isso tudo e com boas cores. Existem aí 2 ou 3 corais bastante bonitos e que mais bonitos vão ficar.

 

Para a próxima que foi ao Porto, para o ano, vou pedir ao Cabs e ao Carlos Mota para fazerem um itinerário. :D

Tenho é que levar muitos rolos fotográficos (Gbs livres) para as fotos todas. :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente foi pena. Tenho todo o gosto de receber-te cá em casa.

 

Penso que nunca fomos apresentados, apesar de no passado ter colaborado intensivamente com o Fórum (que bons amigos fiz e que bons momentos passei). Acho que foi precisamente quando tive que me afastar (por motivos profissionais) que apareceste pelo fórum.

Era muito bom que viesses cá bater umas chapas!

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, deve ter sido eu a entrar e tu a ausentares-te, mas fico contente de ver o pessoal da "velha guarda" regressar. :oops:

É sinal que ainda existem mais uns belos aquários por descobrir...quer dizer, muitos já existiam, mas estava escondidos pela ausência dos seus proprietários.

Quando for para o Porto...costumo ir pelo menos 1 vez por ano durante as férias (adoro ir aí a cima, até me fartar :lol: )....faço questão de falar contigo para combinar uma visita.

 

Entretanto, vai falando do teu sistema e mais umas fotos para abrir o apetite ao pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que belo reef ... Ainda mais de alguém cá do norte. :oops:

 

Corais muito bonitos ..

 

Esse aquario tem uma estrutura de reforço nos cantos e topo ? ou é apenas acabamento do aquario .. isto pelo que se vê na foto geral.

 

 

Acho que vou abandonar o projecto do meu nano reef e mandar-me para uma banheira dessas .

 

Abraço

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem nenhum reforço. O vidro de 19mm é quase uma parede de betão.. eheh.

 

O que vês é uma "moldura" à volta do aquário que mandei fazer quando desenhei o móvel. Eu pelo menos gostei. Vou ver se tiro uma foto ao móvel para se perceber melhor.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ora viva,

 

Queria partilhar convosco as duas das minhas mais recentes aquisições.

 

Estou muito contente por finalmente ter arranjado um peixe que há muito desejava ter no meu aquário. Obrigado João Soares (Sohal) por te teres lembrado que eu queria muito este peixe apesar de não falarmos disto há meses.

 

Trata-se dum Hemitaurichthys polylepis, um butterflyfish pacifico. Popular em muitos aquários na Alemanha, é considerado reefsafe. Desta vez ainda só consegui arranjar um, mas habitualmente pode ter-se um pequeno harém (2 a 3) destes "bichos" que até é melhor.

 

hemyp1.jpg

 

hemyp.jpg

 

Espectacular! Comportamento muito engraçado, habita normalmente em águas abertas e portanto esconde-se pouco, está sempre a nadar à vista.

 

 

Outra das minhas aquisições é uma paixão antiga, uma acropora efflorescens, já tive uma no meu aquário anterior, na altura da "febre" das efflorescens

Vamos lá ver como o coral fica daqui a uns meses.

 

efflo-1.jpg

 

 

Vou ver se tiro mais fotos às restantes peças durante o fim de semana. O aquário está diferente, em Dezembro mudei o layout do lado esquerdo, acho que para melhor. Alguns corais estão a começar a ganhar "forma".

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem fui buscar a minha última aquisição

 

Finalmente arranjei coragem para comprar o "escumador" que sempre quis... Um Royal Exclusiv.

 

Comprei um Vertex / Royal Exclusiv, o modelo alpha 250.

É um escumador que foi lançado no ano de 2009 nos EUA e só agora chega à Europa. (Estranho porque é fabricado cá, mas pronto yb624). O escumador atingiu uma popularidade enorme entre os americanos, foi até o mais votado no site da reefbuilders como o melhor escumador de 2009.

Estou com uma enorme curiosidade para ver como se porta a longo prazo aqui no meu sistema.

 

Para já está a encantar-me! É super-silencioso, nem se consegue perceber se está ligado ou desligado. O diâmetro do copo e o tipo de bolhas que faz são outras coisas que me agradam mais em relação ao deltec que tinha antes.

 

Algumas fotos

 

escumador1.jpg

 

escumador2.jpg

 

escumador4.jpg

 

Alguns pormenores que eu desconhecia....

 

O escumador traz dois tipos de alimentação de ar, um através de um silenciador, bem largo... como se quer. E outro mais pequeno que serve apenas para se ligar o ozono. No meu caso está tapado porque não uso ozono de momento

 

escumador3.jpg

 

 

O silêncio do escumador foi algo que me impressionou bastante. Já tinha ouvido dizer que estas bombas eram muito silenciosas, mas acho que o papel de umas borrachas que eles colocaram no fundo do escumador e e por baixo da bomba ajudam imenso a reduzir o ruído.

 

escumador5.jpg

 

escumador6.jpg

 

 

A ver se faço um video com o "bicho" a trabalhar

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, Ricardo.

 

Sim senhora, desde já os meus parabéns, pois tens ai um magnifico reef, e que com o tempo e dedicação, vai ficar com + de 5*****.

 

 

(...)

escumador1.jpg

(...)

 

Pelo que deu para ver este skimmer é totalmente desmontável, correcto?

 

Que dizes deste skimmer?( para mim são só melhores,embora nao tenha nenhum, pelo que tenho lido, sem duvida alguma)

 

Utilizas o metedo de Balling?

 

 

Abraço,

Miguel Jerónimo

Editado por Miguel L. Jeronimo

Um abraço Miguel Jeronimo

 

As suas ferias de sonho, aqui tao perto...MERGULHO, PESCA, ALOJAMENTOS...

www.AzoresFerias.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Não está mal, não senhor. Mas comparando as cores com outros aquarios de LX carregados de peixes...hehehhehe love you :medieval_mace:

 

 

Ora aí está.... tantos anos nisto e continuo a aprender. Alguns dogmas que tinha aprendido nestes últimos anos, caíram por terra quando vi esses grandes aquários.

 

É por isso que gosto de reef's.... é tudo menos uma ciência exacta. :coffee:

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D O grande impulsionador da ida de quatro malucos ao norte e com a grande simpatia que caracteriza as pessoas do norte teve a amabilidade de de nos receber e andar todo o dia connosco.

O meu agradecimento é muito agradavel falar com o Ricardo pois apesar de ser um jovem tem um enorme conhecimento do Hooby .O meu agradecimento tb por nos ter recebido em sua casa para desfrutarmos do seu magnifico aqua com muito potencial ....(essa tridacna.... :P )

Grande Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Cada vez melhor!

 

Já se nota um bom desenvolvimento da coralada desde a última vez que fomos aí acima.

É realmente uma pena teres que desmontar isso daqui por uns meses. Nota-se que já começa a ganhar a maturidade necessária ao crescimento dos corais.

 

O curso de fotografia rendeu! Oh pra ele a tirar a pele ao Naso. :discuss_gathering:

 

Quando vieres cá abaixo outra vez, apita.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.