Continuando com as questões


Recommended Posts

Cá estou eu novamente! :lol:

 

Espero nao vos começar a chatear com as minhas perguntas, por muito básicas que sejam. Assim, e após alguma leitura em foruns da especialidade gostava de saber:

 

1 - Qual o caudal mínimo aconselhavel para entrada/saida de água na sump? (ou qual a vazão da bomba recomendável para um aquário de 270 litros com uma sump de 80 litros).

 

2 - As tubagens de ligação do aquário à sump deverão ser de algum material em especial, normalmente vejo a utilização de tubos coprax, ou podemos utilizar pvc, a mangueira flexível tradicional ou outras?

 

3 - Intimamente ligado à pergunta 1, há algum diâmetro aconselhavel para as tubagens?

 

Obrigado mais uma vez :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, qto ao caudal, na minha opiniao deve rondar os 2000l/h (1500/2500) assim tens muito mais agua a passar pela sump, o q te permite uma maior filtraçao.

 

Qto aos tubos pvc usa os da marca "comer" em belem existe uma loja q vende isso e mto barato

 

Qto ao diametro de entrada na sump, tenta colocar o maior diametro possivel, nao me lembro agora das medidas, mas penso q o diametro de 40mm serve para escoar 2500l/h na boa, tudo tb depende de como tens a entrada da agua, etc

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o caudal mínimo aconselhavel para entrada/saida de água na sump? (ou qual a vazão da bomba recomendável para um aquário de 270 litros com uma sump de 80 litros).

 

Não há um caudal mínimo, pois vai depender do formato da sump e da existência ou não de refúgio. A água na sump deverá passar com uma velocidade tal que permita a deposição de detritos nas várias câmaras. No meu aquário de 300 litros tinha um caudal de 3500 litros/hora.

 

2 - As tubagens de ligação do aquário à sump deverão ser de algum material em especial, normalmente vejo a utilização de tubos coprax, ou podemos utilizar pvc, a mangueira flexível tradicional ou outras?
Eu costumo utilizar PVC nas ligações de saída e mangueiras flexíveis nas de entrada (isto porque facilita a ligação às bombas de retorno).

 

3 - Intimamente ligado à pergunta 1, há algum diâmetro aconselhavel para as tubagens?

 

No meu aquário tinha um furo de 50 mm na saída (com coluna seca) e um de 30 para a entrada (isto para aproximadamente 3500 litros de caudal)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais