Ictio


lenac

Recommended Posts

boa tarde....este e o meu primeiro post.....

e o seguinte....comprei um aqua de 20 litros para os meus miudos.....mas como ja a alguns anos tentei vingar neste hobby e nao consegui,desisti....mas o bichinho ficou sempre ca....

entao comprei um aqua da aquatlantis de 100 litros k ja tenho ligadp a 1 semana como me disseram na loja para fazer....entretanto no aqua dos meus filhos apareceu me o k julgo ser ictio....

tenho o speixes com pontos brancos....1 deles ta carregadinho....

fui a uma loja k me deu o medicamento exit ....e um liquidoo azul ...ja estou a fazer o tratamento a 2 dias mas eles estao iguais....

tb ja aumentei a temperatura....mas agora vi este forum e tb experimentava o sal.....mas nao tenho como pesar 15 mg....pelo k vi para o meu de 20 litros sao 30 mg....isso equivale a k?

dsd ja o meu obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde....este e o meu primeiro post.....

e o seguinte....comprei um aqua de 20 litros para os meus miudos.....mas como ja a alguns anos tentei vingar neste hobby e nao consegui,desisti....mas o bichinho ficou sempre ca....

entao comprei um aqua da aquatlantis de 100 litros k ja tenho ligadp a 1 semana como me disseram na loja para fazer....entretanto no aqua dos meus filhos apareceu me o k julgo ser ictio....

tenho o speixes com pontos brancos....1 deles ta carregadinho....

fui a uma loja k me deu o medicamento exit ....e um liquidoo azul ...ja estou a fazer o tratamento a 2 dias mas eles estao iguais....

tb ja aumentei a temperatura....mas agora vi este forum e tb experimentava o sal.....mas nao tenho como pesar 15 mg....pelo k vi para o meu de 20 litros sao 30 mg....isso equivale a k?

dsd ja o meu obrigada

 

 

 

Boas. Se já estas com o Exit, esquece o sal. O ictio não é uma doença que desaparece de um dia para o outro. Devias ler um pouco mais acerca da doença para não entrar em alarmismos desnecessários e stress. Deve-se contudo ataca-la prontamente, mas não é nada do outro mundo.

Se estás a seguir a bula do exit à risca, é so uma questão de tempo, porque esse medicamento não mata os pontos brancos, ele ataca o protozoario quando este se liberta dos peixes e assim eles não se reproduzem, daí a subida da temperatura (esta acelera o desenvolvimento do protozoario).

Por isso é normal não veres grande evolução nos primeiros dias, mas não te preocupes.

Só uma pergunta, tens carvão activo no filtro? É que se tiveres, tens que o retirar durante o tratamento, pois este absorve a medicação.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais um pormenor que ia escapando... Se tiveres lâmpada no aquário, esta deve ficar sempre desligada durante o tratamento, pois o ictio propaga-se mais facilmente com luz.

Até mesmo durante o dia se o aquário tiver num sitio que leve com muita luz podes tapar o mesmo com uma toalha ou assim.

 

Deixo aqui um link que explica como a doença surge e o ciclo dela.

 

http://www.ciclideos.com/o-ictio-a47.html

 

Boa sorte e vai com calma!

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada pela prontidao da resposta.....nao...eu por acaso ja tinha tirado o carvao activado....so mais uma quesao....apos o tratamento tenho de colocar novamente o filtoro para remover todo o medicamento da agua...e apos quantos dias devo trocar o carvao por um novo?????

e ja agora,apos o desaparecimento dos pontos brancos quantos dias devo deixar os peixes neste aqua antes de os passar para o de 100 ltrs k tenho ja montado sem peixes?

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada pela prontidao da resposta.....nao...eu por acaso ja tinha tirado o carvao activado....so mais uma quesao....apos o tratamento tenho de colocar novamente o filtoro para remover todo o medicamento da agua...e apos quantos dias devo trocar o carvao por um novo?????

e ja agora,apos o desaparecimento dos pontos brancos quantos dias devo deixar os peixes neste aqua antes de os passar para o de 100 ltrs k tenho ja montado sem peixes?

obrigada

 

Convém deixares aí uns dois dias após a última aplicação para a medicação limpar o que poderá restar da praga no substrato(solo). No 3º dia fazes uma tpa ao aquário e já podes colocar o carvão activo.

O carvão activo sendo retirado da água e ficando seco fica inútil, ou seja se retiras-te o carvão e guardaste-o, podes deitá-lo fora e comprar novo. Dependendo das marcas devem ser trocados a cada mes, 6 meses. Mas o ideal e só usar o carvão activo após tratamentos e afins.

 

O ideal para ficar no filtro de forma permanente, será a esponja e umas bolinhas de cerâmica ou algo do género para criar uma boa colónia de bactérias benéficas. Mas quanto a isso as opiniões variam um pouco.

 

Que tipo de peixes tem? Água quente ou fria? Se for quente, atenção a fazer a tpa. Não pode fazer com água fria, mas sim o mais próximo possível da temp. do aquário.

 

O aquário de 100l já tem a ciclagem feita?

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....entao ja fiz asneira...pois retirei o carvao activado mas nao o coloquei em agua....ja ta seco.....em relacao ao aquario de 100 litros ele ja esta ligado dsd sexta feira sem peixes nenhuns so esta a funcionar com a agua...e tenho como filtros uma cena tipo algodao,tenh tb uns cilindros k devem ser os tais de ceramica e carvao.....kque me aconselha???deixo so ficar o filtro e os cilindros?????

hj chegui a casa e tinha mais um peixe morto......e reparei k o meu betta k era todo azul esta agora a ficar com a parte da frente escura....nao sei se tera alguma coisa a ver...mas ele na loja estava num aquario de agua fria e agora esta nos de agua quente....

dsd ja obrigada

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....entao ja fiz asneira...pois retirei o carvao activado mas nao o coloquei em agua....ja ta seco.....em relacao ao aquario de 100 litros ele ja esta ligado dsd sexta feira sem peixes nenhuns so esta a funcionar com a agua...e tenho como filtros uma cena tipo algodao,tenh tb uns cilindros k devem ser os tais de ceramica e carvao.....kque me aconselha???deixo so ficar o filtro e os cilindros?????

hj chegui a casa e tinha mais um peixe morto......e reparei k o meu betta k era todo azul esta agora a ficar com a parte da frente escura....nao sei se tera alguma coisa a ver...mas ele na loja estava num aquario de agua fria e agora esta nos de agua quente....

dsd ja obrigada

cumps

 

 

Boas.

 

Ora bem... Para começar esse aquário de 100l para ficar a funcionar a 100% precisas de fazer muita coisa. Peixes? Ainda vais ter que esperar algum tempo. Só a ciclagem do azoto dura 3/4 semanas, por isso podes por de parte para já os peixes, senão ou morrem todos ou nunca vais ter um aquário saudável.

O meu concelho é criares um tópico na secção dos primeiros passos e metes lá a informação todo do aquário que a malta ajuda nas tuas dúvidas todas.

 

Quanto ao betta, a minha experência não é muita mas acho que ele ficar escuro deve-se aos parametros da água. Se ele tivesse a perder a cor é que era grave.

Convém perderes muito tempo a pesquisar e a ler artigos e foruns sobre a materia, até teres uma boa base de conhecimento para pelo menos não fazeres os passos errados, que normalmente acontecem quando se começa neste hobby. Eu também cometi imensos, mas as horas que já perdi aqui a ler os vários posts e informações meteram-me no caminho certo.

 

Experimenta fazer isso e vais ver que o tempo perdido compensa e os teus peixes agradecem.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok....vou deixar estar entao o aqua as 4 semanas como me esta a dizer.....ja estive a ler alguns topicos e vi k os melhores filtros sao os externo....o meu e interno e vi k se deve limpar no maximo de 15 em 15 dias.....a minha duvida e a seguinte....limpo so o k parace algodao ou limpo tb o carvao e as argolas de ceramica?

e outra coisa k tb li por aki pelo forum foi k para a agua ganhar as tais propriedades k se devia colocar um peixe resistente ou entao colocar comida msm sem os peixes....que me aconselha fazer?deixar sem nada ou uma desta opcoes?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok....vou deixar estar entao o aqua as 4 semanas como me esta a dizer.....ja estive a ler alguns topicos e vi k os melhores filtros sao os externo....o meu e interno e vi k se deve limpar no maximo de 15 em 15 dias.....a minha duvida e a seguinte....limpo so o k parace algodao ou limpo tb o carvao e as argolas de ceramica?

e outra coisa k tb li por aki pelo forum foi k para a agua ganhar as tais propriedades k se devia colocar um peixe resistente ou entao colocar comida msm sem os peixes....que me aconselha fazer?deixar sem nada ou uma desta opcoes?

cumps

 

Quando limpares o filtro limpa tudo. Não deves usar nunca a água da torneira. Usa a água que tiras quando fizeres a tpa. Limpas tudo muito bem limpinho e o carvão e as argolas abanas muito bem, lavas bem a esponja e as paredes do filtro.

Para a ciclagem é melhor optares pela comida dia sim dia não. Aí um floco ou dois. Sujeitares um peixe ao stress e às condições da água é um pouco chato para não dizer outra coisa.

Tens também produtos que ajudam a acelerar o processo mas se fizeres natural, em melhor.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so keria tb dizer k peixe k estava em pior estado ja apresenta melhorias....ja tem mts menos pontos brancos.....vamos la ver como corre....

e em relacao ao betta estar a ficar escuro tinha me dito k poderia ser dos parametros da agua....fiz o teste do pH e estava a 8....ja coloqueio produto para descer o ph....daki a um pouco irei fazer novamente o teste para ver se ja esta ok.....e ja agora...pois ja li tnts opinioes e tds sao diferente....

de qt em qt tempo devo fazer tpa e qual a percentagem de agua a trocar?????

obrigada

Editado por Pedro Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá, no passado domingo reparei que o meu aquário comunitário está com ictio.

Desde então tenho utilizado o esha 2000 (metade da dose por ter ampulárias) e desligo o filtro externo meia hora após a administração, só ligo a luz para lhes dar de comer, aumentei a temperatura para 30º e fiz hoje uma TPA.

O meu aqua é de 74L, a TPA foi de 20. Coloquei àgua morna.

Tenho tentado ser paciente, mas até hoje, já me morreram 5 peixes, e não vejo melhoras aparentes.

Vi aqui que aconselham sal grosso, será que os ramirezis, as ampulárias e o comedor de algas chinês se vão adaptar à salinidade?

aconselham me a mudar o medicamento?

Não sei o que fazer... sito-me frustrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O esha exit é o mais indicado para o ictio do que o esha 2000. Podes utilizar os 2 em simultaneo para um tratamento mais eficaz. Não sei é se só com metade da doze consegues resolver isso.

Eu prefiro esha pous não afeta o filtro biológico.

Qualquer das maneiras podes aguardar mais respostas.

Já agora se deres a descrição completa de peixes(quantidade e "raça" e do tipo de filtragem(L/H) pode ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada,

com os óbitos, tenho 2 guppys, 1 platy, 2 ramirezis, 5 neons, 1 comedor de algas siamês, 1 comedor de algas chinês, 1 caridina, e ampulárias.

O filtro é eheim 150 classic.

A minha questão é que não quero matar "ninguém". Nem ampulárias, nem caridina, nem peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a ampulárias as minhas mais tarde ficaram com falhas na casca e as caridinas também não te sei dizer.

Com essa combinação de espécies não vai ser fácil de se resolver com medicamentos, acho eu...

Aguarda por mais respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Tive bastante perde de ampulárias, só resistiram 3 :( deveria ter colocado logo as ampulárias na caixa com tampa (furada) antes de aplicar o tratamento. Também me morreram muitos peixes ... Mas aprendi que de inverno nas TPA'S devo utilizar agua morninha para não existir grande diferença de temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também tenho ictio no meu aquario.

Já comprei o jbl punktol estive a ler, vocês fizeram tudo o que diz na informação de uso?

Estive a ler, então antes de iniciar o tratamento,

-fazer um tpa de 50%

-deve de ser sempre administrado de manha. (Só consigo de noite)

-administrar de 2 em 2 dias, durante 15 dias.

- recomendam renovar 50 de água imediatamente antes de cada dose nova,

-não devem alimentar os peixes durante 3 dias, só no 4dia e porções reduzidas.

- deve aspirar o fundo antes de cada administração

 

Fizeram isto tudo quando foi com vocês?

Timtim por Timtim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...