Restplace plantado


HelderCC

Recommended Posts

Antes de mais gostaria de me apresentar, sou o Hélder Costa de Vila Nova de Famalicão.

Apesar de já ter tido aquários e de andar pelo fórum há já alguns anos, só agora me "aventurei" um pouco mais a sério neste nosso adorado mundo.

 

Foto mais actualizada

dsc00490mq.jpg

 

Esta montagem já tem mais de um mês, mas só agora decidi a partilhar convosco.

 

SETUP

 

Aquario: diy 80cm(comp)*40cm(alt)*30cm(larg)

Filtragem: Filtro cascata 300Lt/h

Aquecimento: Termostato 150watts

Temperatura: 26º

 

Substrato: Sera floradepot

CO2: Mistura caseira, por enquanto nao há €€ para um sistema persurizado

O difusor é um estupidez, mas funciona, tinha um filtro parado de mochila, então, pus uma pedra difusora de madeira dentro da mochila. Eu sei que estraga, e vou comprar um de vidro, mas por enquanto fica assim :cry4:

 

Iluminaçao: calha diy 2*t5 24watts 10000k + 2*t8 18watts 6500k

 

Flora:

 

Blixa Japonica

Lilaeopsis Brasiliensis

Althernanthera Reineckii

Fetos de Java

Hygrophila polysperma

Sagittaria subulata

As duas ultimas adicionadas à cerca de uma semana

 

Fauna:

 

2 SAE

4 otocinclus affinis

2 Neritinas

15 Neons

2 Ramirezis

4 Escalares

 

Hardscape

 

Rochas cá da Região

 

Bem, mas vamos ao que interessa as fotos, desde já peço desculpa, não tenho uma máquina profissional por isso tenho de me limitar ao meu telemóvel, de qualquer forma espero que gostem.

Quando tiver oportunidade(uma máquina emprestada) posto fotos em condições! :?

 

05112009848.jpg

 

05112009849.jpg

 

05112009849.jpg

 

 

Venham de lá essas criticas :D

Editado por HelderCC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante agradável!

 

Experimenta procurar nos classificados pode ser que encontres algum co2!

 

Isso agora é com tempo que vai melhorando e evoluindo a teu gosto!

 

Cumprimentos,

Paulo Correa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esta muito bom!

 

umas plantas a maiores ficavam melhor nao?

 

cumps

 

 

Sim, ficava melhor! Elas estão la :smile2:

Mas como o Espito disse agora e dar tempo ao tempo, quando os fetos de java do lado esquerdo crescerem um pouco mais, e a Hygrophila polysperma também, crescer, os extremos vão ficar mais preenchidos!

 

Agora tenho de controlar é as algas, tenho os nitratos um pouco altos, TPA TPA TPA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que o fio do filtro está esticado, provavelmente tens tudo nesse lado por causa de tomadas ou qualquer outro motivo, ainda que não seja importante, mas podias ter posto pelo menos o aquecedor atrás da pedra mais alta.

 

Mas o que interessa é que o teu aquário está muito bonito, parece que nada foi deixado ao acaso, as pedras e as plantas estão numa disposição formidável, as cores melhor ainda, está tudo em equilíbrio porque depois tens os Neons azuis (cor fria) a sobressair nos tons quentes das plantas vermelhas e também no verde que é muito claro.

 

Já pensaste em colocar mais quantidade de plantas de superfície? Para além de dar o pequeno retoque que falta enquanto as outras plantas não crescem, também te ia ajudar imenso com os Nitratos.

 

Boa sorte e vai actualizando

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luísa, obrigado pelos elogios, é sempre bom ver o "trabalho"(não é bem trabalho :smile2:) ser reconhecido.

 

O fio do filtro parece estar esticado mas não está. A minha tampa do aqua tem o buraco do lado do filtro grande, então o fio de alimentação do filtro pequeno tem de sair por lá, ou seja, o fio não sobe junto ao vidro de trás, mas na diagonal vindo para a frente, dando a impressão de estar um pouco esticado, obrigado por alertares!

 

Em relação a por o termostato atrás do calhau grande, eu pensei nisso! O problema é que não me parece que passe por lá tanta água como no sitio onde ele se encontra, e assim não mantivesse uma temperatura constante em todo o aqua. Daqui a uns tempos vou construir um filtro externo como esse que andam pelo fórum num jarrincam(penso que é assim que se escreve) e a maquinaria vai sair toda do aqua :alberteinstein:

 

A todos os outros, obrigado pelos comentários!

Editado por HelderCC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, cá vai uma actualização:

 

O aquário de uma outra perspectiva(isto com o telemóvel como maquina fotográfica é difícil!sai sempre tudo desfocado):

 

10112009875.jpg

 

Dois dos quatro escalares, na foto não da para ver, mas estão bem gordinhos!hehe!:rainbowafro:

 

10112009877.jpg

 

E mais uma panorâmica:

 

10112009874.jpg

 

Boa semana para todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com a cena da máquina...

 

Nem todos podemos ter máquinas fantásticas...

 

A malta gosta de ver é fotos!!!

 

Agora continuo a dizer o que disse antes... gosto muito do teu aqua e acho que não deves esmoreçer porque tá bem fixe!!! ;)

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem.

 

Sugiro uma nova recolocação do material, por detrás das pedras, sempre escondes qualquer coisa e ganhas espaço onde os peixes podem nadar sem estar junto do equipamento.

 

Quanto ao DIY seria porreiro mostrar essa iluminação e como contornas-te a situação do difusor CO2.

 

Boa sorte para a montagem.

 

Já agora: qual foi o substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem.

 

Sugiro uma nova recolocação do material, por detrás das pedras, sempre escondes qualquer coisa e ganhas espaço onde os peixes podem nadar sem estar junto do equipamento.

 

Quanto ao DIY seria porreiro mostrar essa iluminação e como contornas-te a situação do difusor CO2.

 

Boa sorte para a montagem.

 

Já agora: qual foi o substrato?

 

 

Obrigado!

Bom, o substrato está identificado na descrição do aqua, em relação ao local do "material", já foi falado, e futuramente(espero que seja para breve), vou montar um filtro externo, e retirar todo aquele material.

O CO2, fiz uma pedra difusora de madeira, e depois pus dentro do filtro de mochila, ou seja, a hélice do filtro mistura o CO2 na água, isto tem um inconveniente, como ira haver sempre CO2 dentro do filtro, o veio poderá vir a estragar-se, mas como já não usava por enquanto fica assim. Quando fizer o filtro, aproveito e faço também um reactor :discuss_gathering:

 

Em relação ao DIY da calha de iluminação, ainda esta semana posto umas fotos e explico como fiz!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

Gosto muito do ar que essas rochas e as Althernanthera Reineckii dão ao aquário...

Enfim o restante do aquário parece-me ligeiramente desorganizado, devias optar por uma planta de tapete, e não sobrepor nenhuma a essa, de resto organizar as plantas de 1º plano, 2º plano e 3º plano... E acho que umas rotalas (3º plano) ficavam a matar nesse canto direito junto ás Althernanthera Reineckii...

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Bom, o substrato está identificado na descrição do aqua, em relação ao local do "material", já foi falado, e futuramente(espero que seja para breve), vou montar um filtro externo, e retirar todo aquele material.

O CO2, fiz uma pedra difusora de madeira, e depois pus dentro do filtro de mochila, ou seja, a hélice do filtro mistura o CO2 na água, isto tem um inconveniente, como ira haver sempre CO2 dentro do filtro, o veio poderá vir a estragar-se, mas como já não usava por enquanto fica assim. Quando fizer o filtro, aproveito e faço também um reactor :D

 

Em relação ao DIY da calha de iluminação, ainda esta semana posto umas fotos e explico como fiz!

 

Cumps

 

 

LoL

Desculpa. Juro que foi ao inicio e procurei e não encontrei.

 

Quanto ao DIY fico à espera...

 

Uma dúvida: não estarás a ter um ataque de algas? É que as pedras parecem-me demasiado verdes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários, realmente estou a ter um ataque de algas, malditas! :blush:

Já tomei algumas medidas, TPA's diárias, desligar uma das T8. Vamos la ver se resulta.

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já noto melhorias no combate as algas :D

O problema agora é os meus escalares, apresentarem em algumas partes do corpo, as escamas esbranquiçadas, um pouco brancas, são fungos?

Pelo que descobri o que acham que seja?

Logo posto fotos para verem.

 

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal!

Por motivos pessoais não tenho podido dedicar o tempo que gostaria, quer ao fórum, quer ao próprio aqua, mas tirei uns minutos para actualizar o tópico, espero que gostem da evolução!

 

Eu sei que os SAE´s crescem e depois passam a ser "fidalgos" e não comem mais algas, mas eu gosto deste peixe!

dsc00109j.jpg

 

Nunca tinha visto nada assim na minha ainda inexperiente vida de aquariofilista, uma das folhas da reinecki a puxar raízes, a polysperma não é novidade! se calhar até é banal :D

dsc00467m.jpg

 

Uma panorâmica, o aqua está um pouco desleixado devido à minha falta de tempo =\

dsc00490mq.jpg

 

dsc00480p.jpg

 

A minha jovem ramirezi, já está a ganhar umas cores vivas! Uma dúvida qual é o outro peixe? veio enganado quando comprei os neons, nao sei como se chama :x

 

dsc00485fy.jpg

 

 

Mesmo isto estando desleixado e ter passado por um enorme ataque de algas acho que se está a compor!

 

Está assim tao mau que ninguém comenta? :P

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

Editado por HelderCC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu so vejo dois problemas:

o filtro é demasiado fraco para o aquario. Já fizeste o exterior? o teu aquário, pelos meus calculos, precisa de um débito de 480 litros por hora.

acho que tens muito areão à frente, deverias fazer inclinação do areão para trás.

 

esse SAE não será um CAE? Chinese Algae Eater? parece pela breve vista de cima.

 

 

de resto, com recurso às ultimas imagens, um dos mais belos aquários plantados que vi no forum. muito bom gosto e originalidade.

 

parabens pelo diy!!!! excelente, e ainda por cima é um aquario bem proporcionado. tb gostava de criar um diy, mas com pelo menos 1.50 m de comprimento. nao sei é se tenho mestria para tal proeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo

 

Obrigado por comentares!

Isso do areão é verdade, na altura ficou assim, pois aquelas pedras são um pouco para o grandes e pesadas e tinha medo que pudessem vir a cair. Por isso coloquei tanto areão, para impedir que partissem um vidro.

Em relação ao peixe, como me pude enganar, claro que se trata de um CAE, já tive uma flying fox num comunitário e não foi por muito tempo devido ao seu comportamento extremamente agressivo, totalmente oposto ao CAE.

 

Já fiz o filtro externo, até tenho as fotos aqui guardadas, pode ser que amanha poste, mas não ficou com um débito suficiente, comprei uma bomba "à justa", e depois como perde sempre algum caudal não ficou como pretendia. Agora resta comprar outra bomba :shocked028:

Amanha devo postar fotos

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo

 

Obrigado por comentares!

Isso do areão é verdade, na altura ficou assim, pois aquelas pedras são um pouco para o grandes e pesadas e tinha medo que pudessem vir a cair. Por isso coloquei tanto areão, para impedir que partissem um vidro.

Em relação ao peixe, como me pude enganar, claro que se trata de um CAE, já tive uma flying fox num comunitário e não foi por muito tempo devido ao seu comportamento extremamente agressivo, totalmente oposto ao CAE.

 

Já fiz o filtro externo, até tenho as fotos aqui guardadas, pode ser que amanha poste, mas não ficou com um débito suficiente, comprei uma bomba "à justa", e depois como perde sempre algum caudal não ficou como pretendia. Agora resta comprar outra bomba :thumbup3:

Amanha devo postar fotos

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

tb gosto bastante dos CAE, tenho dois, é um peixe muito interessante, robusto e trabalhador. É uma boa adição a um aquario comunitario. as vezes os meus CAE andam atrás de outros peixes, mas é curtido ver. mas nao sei se ele é um dos culpados no aparecimento de fungos num telescopio. Mas no aquario comunitario de agua quente é curtido, de vez em quando persegue peixes muito activos e algo agressivos com os peixes mais pacificos, não causando qualquer problema, bem pelo contrário.

 

quero ver como fizeste o filtro... anda aqui um gajo a gastar um dinheirao em filtros e fazem filtros em casa. =P

 

pelo que vi os peixes que tens nao sao muito exigente, por isso nao deves ter problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Por motivos pessoais não tenho podido dedicar o tempo que gostaria, quer ao fórum, quer ao próprio aqua, mas tirei uns minutos para actualizar o tópico, espero que gostem da evolução!

 

Eu sei que os SAE´s crescem e depois passam a ser "fidalgos" e não comem mais algas, mas eu gosto deste peixe!

dsc00109j.jpg

 

Nunca tinha visto nada assim na minha ainda inexperiente vida de aquariofilista, uma das folhas da reinecki a puxar raízes, a polysperma não é novidade! se calhar até é banal :D

dsc00467m.jpg

 

Uma panorâmica, o aqua está um pouco desleixado devido à minha falta de tempo =\

dsc00490mq.jpg

 

dsc00480p.jpg

 

A minha jovem ramirezi, já está a ganhar umas cores vivas! Uma dúvida qual é o outro peixe? veio enganado quando comprei os neons, nao sei como se chama :x

 

dsc00485fy.jpg

 

 

Mesmo isto estando desleixado e ter passado por um enorme ataque de algas acho que se está a compor!

 

Está assim tao mau que ninguém comenta? :P

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

 

Quanto ao aquário, a minha opinião mantêm-se... As plantas de tapete que tens aí estam uma Confusão :shocked028: Nem consigo perceber que espécie é... Aconcelhava a trocares por eleocharis parvula... De resto... é ver como a hygrophila se desenvolve... E também tens de começar a pensar em dar uma tesourada nessa Althernanthera Reineckii estam muito giras, mas estam a começar a cobrir as rochas e nesse caso lá se vai o hardscape...

Depois já agora, o peixe "desconhecido" é uma Microrasbora Galaxy...

Aconcelho-te a informares-te sobre ele e a comprares mais alguns, pois trata-se de um peixe de cardume...

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o prometido é devido e mais vale tarde que nunca, cá estão fotos da montagem do meu filtro externo diy.

esquemaaqurio.jpg

Isto é a tampa:

 

23112009883.jpg

já sei que não se deve usar cobre, mas como não encontrei os acessórios em pvc, teve de ser, nas próximas fotos, vão ver uma forma que descobri para dar a volta a situação!

O interior do filtro, sem nenhuma matéria filtrante.

 

23112009885.jpg

 

O bidom com a bomba e o passa muros:

 

23112009887.jpg

 

E agora a forma que "engenhoquei" para o cobre não estar em contacto com a água, fácil! passei um tubo mais fino por dentro dos acessórios e vedei tudo com silicone, deu trabalho, mas funciona!

 

23112009888.jpg

23112009889.jpg

 

e como o passa muros, te uma pequena rosca pela parte interior do filtro, tive de cobrir tudo com silicone, isto evitava-se se eu consegui-se arranjar os acessórios :thumbup3:

23112009890.jpg

 

O fio da alimentação da bomba, passa por um buraquinho que foi feito no bidom, no qual também tem um passa muros, não tenho fotos, mas não é dificil.

Não incluí o termóstato dentro do filtro, pois não consegui encontrar um bidom com tampa de roscar, procurei por todas as lojas de bricolage do porto, só tinham com tampa pequena.

Depois arranjei com esta tampa, funciona, mas é um pouco dura de abrir, tive medo de lá colocar o termostato, pois ao retirar a tampa ela sai "como de uma vez" e podia partir.

Em relação a custos deve rondar os 15 20€, já com a bomba incluída. Algumas coisas tinha em casa.

 

Não está grande coisa, o próximo será melhor!

 

Não liguem à bancada, está a precisar de arrumação, até eu mesmo me perco no meio de tanta coisa. =\

 

Cumprimentos,

Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.