Inexperiente com dúvidas


elsasmc

Recommended Posts

Olá

 

Ando a ponderar ter um aquário e tenho andado a ler e informar-me.

 

Para já as primeiras questões seriam:

Onde colocar o aquário?

 

Tenho um hall de entrada sem luz directa e seria também um elemento decorativo, no entanto não é muito muito grande (posso dizer as medidas depois) e espero que não fique a passagem apertada. É frequente ter algumas portas de divisões fechadas pelo que muitas vezes está na penumbra. Haverá problema? Neste caso acho que ficaria bem daqueles aquário que não tem esquinas na parte frontal.

 

Na sala o chão é flutuante. Que me dizem de ter aquele peso todo em cima? E pode acontecer molhar muito o chão não é? Além disso a disposição da sala ainda não está definida, pois embora já nos tenhamos mudado há alguns meses os móveis estão temporários, vamos comprar novos e ainda não está decidida como fica. Além disso tem bastante luz, embora irei colocar persianas nas janelas da marquise. Mas visto um aqua não ser fácil de mudar de local...

 

Manutenção é muito demorada?

Faço parte de uma associação de animais e tenho sempre muito que fazer e gatos e gatinhos em casa para tratar. Sei que um aqua maior tem menos manutenção mas não tenha assim tanto espaço nem faço questão que seja enorme. 54 já é bom? Para ter mais estabilidade e afins. No máximo uma hora semanal dá para tratar de tudo? Sem contar com a alimentação diária claro.

 

A escolha dos equipamentos, planificação, fauna e flora etc faria depois, para já gostava destas informações.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello Elsa,

 

Tudo bem??

 

Aqui a maltinha vai-te ajudar mto, és de onde?? Eu por exemplo tb estou a começar e tenho tido aki mta ajuda no forum, mas tenho ido a 1 loja na minha zona mto porreira " O Barbatanas " em Lagoa o rapaz k lá trabalha o Fábio foi-me recomendado pelo Dani 1 membro aki do forum e ele tem sido 1 grande ajuda, tenta encontrar na tua zona 1 loja especializada!!

 

xau

 

P.S - lol o meu paizinho tb tem sido 1 peça fundamental lolllllll

Editado por Ana fg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Parabéns pelo cuidado que estás a tomar no inicio desta aventura.

 

 

Chão flutuante não será lá muito aconselhável, mas se for perto de 50 litros penso que não seja assim nada de especial, claro que molhar não convém nada.

 

Quanto à questão da penumbra não vejo qualquer problema, o aquário terá iluminação própria e isso é que interessa.

 

A manutenção pode ser mais ou menos demorada, depende do que lá colocares..... mas para 50 litros, uma hora por semana deve chegar,

 

Terás que pensar se vais ter plantas, quais? crescimento rápido consomem mais nutrientes (de forma mais rápida) e crescem mais rápido, logo tem que ser cortadas mais vezes, se forem de crescimento lento não terás tanto trabalho.

 

Para baixar a manutenção aposta num bom filtro externo, evita muita chatice e perder tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e muito bem vinda.

 

Eu assim derepente dizia-te para o meteres no hall, desde que consigam andar minimamente á vontade claro, não pode se tornar um extorvo.

O aquário se estiver num sítio escuro ainda sobressai mais e fica mais bonito, isto porque ele já tem a sua própria iluminação, vais reparar nisso quando escurecer. Também quanto maior melhor, mas penso que um de 60 cms para começar, mas tentava ver se conseguia um de 80 cms. Sabes é que vais começar a amar os peixes como amas os gatinhos e 60 litros, com o tempo vais achar pouco. O chão flutuante dá, tens é que ter atenção á água... quanto ao tempo, não chega a uma hora a manutenção semanal talvez meia hora, depende do tamanho do aquário e claro do que tens dentro, eu tenho dois aquários de 90 litros e tiro cerca de um a dois baldes ás vezes por semana ás vezes mais uns dias 10 ou 15 depende..., corto as folhas que estão velhas e dou mais uns toques aqui e ali, que ás vezes nem é no dia em que faço as trocas de água. Alimento os meninos de manhã e a noite e demora pouco mais de 2 minutos...boa sorte, o que realmente faz com que se perca muito tempo, no meu caso é que fico ali parada a olhar para eles tempos afins, imagina tenho um no hall e outro logo na esquina que é na cozinha quando passo ás vezes paro e ali fico eu...depois vou para a cozinha fazer jantar etc e vou olhando, olhando que lindo...depois junta-se mais um membro da familia e depois mais outro enfim, bem vinda ao vício, vais poder constatar por ti pópria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

A questão do corredor e parece-me que a casa é nova, atenção que em algumas mudanças um aquário no corredor poderá prejudicar uma mudança com algum móvel ou até ser danificado com algum embate ou empurrão acidental.

 

Quanto ao soalho flutuante, o peso do aqua é uma coisa a ter em conta, pois quanto mais água levar mais pesado se torna.

 

Para a manutenção do mesmo nada como uma toalha de praia velha no chão para apanhar alguns salpicos que possam cair no chão.

 

Já que está a planificar desta forma o aqua, defina exactamente o que quer colocar no aqua ou o que quer fazer.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ando a ponderar ter um aquário e tenho andado a ler e informar-me.

 

Para já as primeiras questões seriam:

Onde colocar o aquário?

 

Tenho um hall de entrada sem luz directa e seria também um elemento decorativo, no entanto não é muito muito grande (posso dizer as medidas depois) e espero que não fique a passagem apertada. É frequente ter algumas portas de divisões fechadas pelo que muitas vezes está na penumbra. Haverá problema? Neste caso acho que ficaria bem daqueles aquário que não tem esquinas na parte frontal.

 

Na sala o chão é flutuante. Que me dizem de ter aquele peso todo em cima? E pode acontecer molhar muito o chão não é? Além disso a disposição da sala ainda não está definida, pois embora já nos tenhamos mudado há alguns meses os móveis estão temporários, vamos comprar novos e ainda não está decidida como fica. Além disso tem bastante luz, embora irei colocar persianas nas janelas da marquise. Mas visto um aqua não ser fácil de mudar de local...

 

Manutenção é muito demorada?

Faço parte de uma associação de animais e tenho sempre muito que fazer e gatos e gatinhos em casa para tratar. Sei que um aqua maior tem menos manutenção mas não tenha assim tanto espaço nem faço questão que seja enorme. 54 já é bom? Para ter mais estabilidade e afins. No máximo uma hora semanal dá para tratar de tudo? Sem contar com a alimentação diária claro.

 

A escolha dos equipamentos, planificação, fauna e flora etc faria depois, para já gostava destas informações.

 

Obrigado

 

Podes colocar o aquário em qualquer lugar, desde que não apanhe com luz solar directa, nem esteja em locais mais adversos (cozinha ou casa de banho), é onde achares melhor.

No hall de entrada pode ficar muito bonito, mas terás que ter atenção se fica bem visível à noite, quando as luzes estão apagadas e alguém se lembra de ir à casa de banho, não vá dar um encontrão no aquário...Depois podes correr o risco de não ficares tempo suficiente para o admirar. Eu às vezes dou por mim e fico largos minutos a olhar para o meu aquário...Parece uma segunda televisão. Olhas e não consegues desviar o olhar.

 

Eu pessoalmente prefiro na sala. É uma decoração invulgar, dá um toque natural à sala e é onde normalmente as visitas costumam ficar. Claro, é tudo uma questão de gosto. E se ainda não sabem onde vão colocar os móveis, então não comecem a montar o aquário. Porque mesmo não sendo um aquário muito grande, já terá um bom peso (um de 54 litros, com a água e pedras e afins fica acima de 60 kilos) e não será fácil estar a mudar de um lado para o outro. Eventualmente podem fazer experiências com a sua localização com ele vazio. Recomendo que não seja numa parede que fique sempre à mostra, ou acaba por cansar. Relativamente ao chão, não se molha nada, se tiveres algum cuidado. Uma ou outra pinga, mas nada que estrague...Pode acontecer um acidente, mas isso é muito improvável e não há grandes formas de o evitar.

 

Se tiveres condiõ€s para ter um maior, podes arriscar. A diferença de um aquário de 54 para um de 80 litros, não é muita em termos de ocupação de espaço, no entanto, é logo outra coisa em termos de manutenção e quantidade de animais que podes colocar.

 

Ah, não te esqueças de que o aquário deve estar numa estrutura forte. Nada de o colocar em prateleiras de armários ou assim. Arriscavas-te a estragar o armário, o aquário partir e teres um prejuízo brutal.

 

Quanto à manutenção, depois da montagem, do ciclo, de experiências de layouts e afins, a manutenção é rápida. Comida ocupam 4 minutos por dia. TPAs, se usares um aspirador, é um instante. Testes, caso sejam precisos, são cinco minutos. Podas de plantas também são rápidas. No início, com a falta de experiência, podes demorar mais, mas com o hábito, vais fazer tudo num instante. O aquário tem uma vantagem, não tem horas ou dias definidos para se tratar. Se não puderes tratar hoje, tratas amanhã, que não é por isso que eles morrem. Desde que não seja deixado ao abandono, a sua manutenção é muito fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou grande expert (longe disso) em soalhos flutuantes, mas não vejo qual o problema do aquário. Um aquário de 54 litros não pesa mais que uma pessoa (já nem falo dos móveis...) e faz peso num local muito maior, logo a pressão é menor. Ainda para mais, ela não vai colocar o aquário no chão não é? Se ela dissesse que ia por um de 500 litros, aí acredito que pudesse fazer mossa no chão. Agora um aquário mais pequenito, não vejo problema algum...

 

Mas se houver mesmo algum problema que eu desconheça, alertem se faz favor, pois um dia posso querer colocar aquários numa divisão com soalho flutuante e era importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as respostas :)

 

Ana fg tens pontaria para me perguntares onde moro. Já tinha visto o teu tópico há dias e iria escrever lá um dia destes. Ontem fui precisamente lá dar uma espreitadela à Barbatanas. Sou de Portimão.

 

Pois, eu ando a ver isto com muita calma pois não me quero precipitar e depois não ter um local adequado para colocar o aquário ou ter de andar em mudanças. Nem tão pouco concluir que não quero ou não posso ter depois de ter o equipamento e os bichos e tudo, que são sempre uma responsabilidade e um investimento. Para ter tenho de reunir as condições necessárias.

 

Embora na entrada fique giro, realmente ficar a olhar de pé não é prático. E teria de fazer medições a ver o espaço que ocupa. É que mesmo o móvel da entrada ainda é temporário e a entrada ainda não está arranjada. Mas quanto a chão seria bem melhor e como tem penumbra daria luz.

 

Na sala tenho de ver, teria de ser numa das paredes ao lado da porta da marquise onde não apanha grande luz.

 

Tenho uma dúvida o som que vem do aquário é muito alto? A estar na entrada como dormimos de porta aberta deve-se ouvir alguma coisa. Eu gosto do som da água mas adoro dormir no silêncio, tenho receio que me incomode. Falo de água, filtro ou o próprio som da electricidade. Por sua vez onde se vê televisão não incomoda ou distrai?

 

Aproveito para dizer que há cerca de 20 anos os meus pais tiveram peixes mas correu mal, tenho uma vaga ideia dos peixes na altura. Ainda tenho o aquário é todo vidro e com silicone claro e feito numa vidraria. Hei-de ver se tiro fotos para vos mostrar. Mas acho que não deve ser grande coisa. E tenho outro que era dos meus avós, do mesmo género.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe sempre um barulho associado à manutenção de um aqua seja um filtro de cascata ou um filtro externo, mas nada que na minha opinião seja incomodativo.

 

Se tivesses o aqua no quarto isso poderia ser um problema, mas se tudo estiver a funcionar correctamente verás que o barulho é suportável e com o hábito nem darás por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as respostas :)

 

Ana fg tens pontaria para me perguntares onde moro. Já tinha visto o teu tópico há dias e iria escrever lá um dia destes. Ontem fui precisamente lá dar uma espreitadela à Barbatanas. Sou de Portimão.

 

Pois, eu ando a ver isto com muita calma pois não me quero precipitar e depois não ter um local adequado para colocar o aquário ou ter de andar em mudanças. Nem tão pouco concluir que não quero ou não posso ter depois de ter o equipamento e os bichos e tudo, que são sempre uma responsabilidade e um investimento. Para ter tenho de reunir as condições necessárias.

 

Embora na entrada fique giro, realmente ficar a olhar de pé não é prático. E teria de fazer medições a ver o espaço que ocupa. É que mesmo o móvel da entrada ainda é temporário e a entrada ainda não está arranjada. Mas quanto a chão seria bem melhor e como tem penumbra daria luz.

 

Na sala tenho de ver, teria de ser numa das paredes ao lado da porta da marquise onde não apanha grande luz.

 

Tenho uma dúvida o som que vem do aquário é muito alto? A estar na entrada como dormimos de porta aberta deve-se ouvir alguma coisa. Eu gosto do som da água mas adoro dormir no silêncio, tenho receio que me incomode. Falo de água, filtro ou o próprio som da electricidade. Por sua vez onde se vê televisão não incomoda ou distrai?

 

Aproveito para dizer que há cerca de 20 anos os meus pais tiveram peixes mas correu mal, tenho uma vaga ideia dos peixes na altura. Ainda tenho o aquário é todo vidro e com silicone claro e feito numa vidraria. Hei-de ver se tiro fotos para vos mostrar. Mas acho que não deve ser grande coisa. E tenho outro que era dos meus avós, do mesmo género.

 

 

Olá

 

Em relação ao barulho se a flauta estiver submersível não ouvirás o barulho da água. No que toca ao filtro poderás ouvi-lo mas em geral eles costumam ser muito silenciosos e se ficarem dentro do armário não deverá ser um problema. Já ao próprio som da electricidade pergunto a que te referes? É que ela não faz barulho em si mesma. Estarás a referir-te ao som dos balastros das lâmpadas, arrancadores, etc ? Normalmente não fazem barulho.

 

Cump.

 

Bopa

Editado por bopa

Bopa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Estive a pensar e optei por aguardar ter a casa com os móveis novos para decidir alguma coisa. Já estão encomendados mas só lá para Janeiro chegam. Depois de ter a casa arranjada logo vejo o melhor local para um aqua.

Uma pergunta

Perto da tv deve incomodar os peixes não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos. Já tenho os móveis em casa, pelo que estou novamente a pensar no assunto. Vou tirar fotografias dos 2 sítios possíveis para colocar um aqua e gostaria da vossa opinião. Estou mais inclinada para a entrada, mas vou tirar medidas no chão para ver o espaço ocupado e se não atrapalha a circulação. Isto é uma coisa que gostava muito, mas tenho realmente receio de investir e depois chegar à conclusão que dá muito trabalho. Acho que se visse fazer uma TPA ao vivo tinha uma melhor ideia se dá muito trabalho ou não. Não existem videos no youtube que mostrem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos. Já tenho os móveis em casa, pelo que estou novamente a pensar no assunto. Vou tirar fotografias dos 2 sítios possíveis para colocar um aqua e gostaria da vossa opinião. Estou mais inclinada para a entrada, mas vou tirar medidas no chão para ver o espaço ocupado e se não atrapalha a circulação. Isto é uma coisa que gostava muito, mas tenho realmente receio de investir e depois chegar à conclusão que dá muito trabalho. Acho que se visse fazer uma TPA ao vivo tinha uma melhor ideia se dá muito trabalho ou não. Não existem videos no youtube que mostrem?

 

 

 

 

Existem mais e dará para ter uma ideia.

 

Desculpem não sei como colocar o video logo aqui...

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo em casa vejo o video obrigado.

 

Na sala as duas paredes que tenho disponíveis uma está próxima da tv. A outra tem o ar condicionado em cima. Serão boas opções? Eu também já pensei nisso, se depois quiser apreciar tenho de ficar especada na entrada, por isso estou indecisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.