Gymnogeophagus meridionalis-compatibiidades e melhores condições para manter esta espécie tão interessante.


Recommended Posts

Boas

 

tenho um projecto em andamento já á algum tempo(á tempo de mais , mas os euros não abundam e a paixão não arrefece), começou com a estrutura , o movel, o dito aquario e estou agora na fase da iluminação(fica a faltar o substrato, plantas e co2) tenho aproveitado este tempo de montagem para pesquisar, e só posso dizer que graças aos tópicos do senhor Aberto gil( que não conheço pessoalmente) fiquei completamente fascinado com os Gymnogeophagus meridionalis, só ainda não sei se é da forma como este senhor(tão bem) escreve se é da beleza desta especie mas penso que sejam ambas.

Posto isto e como já á algum tempo que andava a procura de uma especie que fugisse aos tradicionais discus, escalares e etc(apesar da sua beleza) gostava de saber o que seria possivel fazer neste aquario:

gallery_14732_1576_1605038.jpg

gallery_14732_1576_457052.jpg

as medidas são 150cm de frente, 65cm de laterais e 60cm de altura, 350 litros brutos(não liguem as manchas no vidro da frente, foi no dia em que o recebi mas agora até brilha), vai ser bastante plantado e com alguns troncos.

As minhas dúvidas são, quantos casais posso manter?

Que especies podem coabitar com os Gymnogeophagus?

Peixes de cardume são compativeis(neons, cardinais, bebados)?

A temperatura é um aspecto a ter em conta, é que pelas pesquisas que fiz, convem fazer um periodo de inverno e outro de verão, no aquario com outras especies vai ser complicado, é posivel mante-los a uma temperatura constante o ano inteiro sem sofrerem com esse aspecto?

Para finalizar, tudo o que me poderem esclarecer acerca desta especie e variantes agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... esse aquário com o que estás a pensar fazer não vai precisar de aquecimento - e é melhor que não o tenha mesmo.

 

O ideal seria teres um substrato fino, já que vais albergar geophaguinios, alguns troncos a "abrir" de trás para a frente - simulando raízes submersas de uma árvore, p.ex. Algumas pedras sobrepostas para criar locais de postura (embora não em exagero) também são aconselháveis. Agora, que espécies poderás manter aí?!

 

Dentro dos ciclídeos e uma vez que o aquário não estará sujeito aos rigores do inverno no exterior, praticamente todas as espécies de Gymnogeophagus. Não aconselho, contudo, que mistures espécies muito parecidas ou populações da mesma espécie, por exemplo, não deverás misturar G. rahbdotus com G. meridionalis. Poderás colocar G. balzani, p.ex. 2 a 3 casais de Gymnogeophagus podem conviver aí perfeitamente, ou poderás substituir dois casais com, p.ex. uma espécie de Autraloheuros, Aequidens do sul do Brasil (p.ex. A. portalegrense) e até poderás colocar Apistogrammas (Ap. combrae, Ap. borelli, Ap. trifasciata, p.ex.)

 

Quanto a tetras aconselharia o Tetra de Buenos Aires já que tolera muito bem as temperaturas baixas.

 

Boas sorte.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu obrigado pelos esclarecimentos, e agora algumas dúvidas:

Boas... esse aquário com o que estás a pensar fazer não vai precisar de aquecimento - e é melhor que não o tenha mesmo.

 

Não há problema de estarem a uma temperatura constante? (apesar das oscilações naturais)

Esse aspecto vai condicionar todas as outras especies que tinha pensado(ramirezis, neons ou bebados)

 

O ideal seria teres um substrato fino, já que vais albergar geophaguinios, alguns troncos a "abrir" de trás para a frente - simulando raízes submersas de uma árvore, p.ex. Algumas pedras sobrepostas para criar locais de postura (embora não em exagero) também são aconselháveis. Agora, que espécies poderás manter aí?!

 

A decoração idealizada vai andar muito perto do que referiste, tendo em conta que na parte mais plantada será colocado substrato para plantas e na frente uma zona mais aberta com substrato/areia fina.

 

Dentro dos ciclídeos e uma vez que o aquário não estará sujeito aos rigores do inverno no exterior, praticamente todas as espécies de Gymnogeophagus. Não aconselho, contudo, que mistures espécies muito parecidas ou populações da mesma espécie, por exemplo, não deverás misturar G. rahbdotus com G. meridionalis. Poderás colocar G. balzani, p.ex. 2 a 3 casais de Gymnogeophagus podem conviver aí perfeitamente, ou poderás substituir dois casais com, p.ex. uma espécie de Autraloheuros, Aequidens do sul do Brasil (p.ex. A. portalegrense) e até poderás colocar Apistogrammas (Ap. combrae, Ap. borelli, Ap. trifasciata, p.ex.)

 

estava a pensar em 2 casais de meridionalis, mas já vi que é melhor apenas um casal.

Quanto a tetras aconselharia o Tetra de Buenos Aires já que tolera muito bem as temperaturas baixas.

 

é um tetra que não estou a pensar colocar, mas comprendo a razão de o teres referido(temperatura)

Boas sorte.

 

Obrigado por todos os conselhos e disponibilidade demonstrada.

Estou a ver que vai ser complicado manter os meridionalis com as outras especies e a temperaturas mais altas um ano inteiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca estarão a uma temperatura constante se não tiverem aquecimento. Mesmo que tenhas a casa aquecida digamos a 22ºC a temperatura da água andará pelos 20ºC o que importará uma diferença para as temperaturas de verão.

 

Eu aproveitaria o facto de colocar G. meridionalis para ter um aquário sub-tropical que é muito menos visto que os normais tropicais (e também mais económico nos gastos de electrcidade).

 

Os M. ramirezi precisam de temperaturas altas, exactamente o que os meridionalis não querem, pelo menos o ano todo. Tens hipótese de fazer aí um aquário diferente e igualmente bonito (em comparação com os habituais aquários tropicais) pelo que, na minha opinião, o melhor que farias era mesmo abdicar dos tropicais e centrares-te nos sub-tropicais/temperados.

 

Outro tetra subtropical é o Gymnocorymbus ternetzi e há mais por onde escolher.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca estarão a uma temperatura constante se não tiverem aquecimento. Mesmo que tenhas a casa aquecida digamos a 22ºC a temperatura da água andará pelos 20ºC o que importará uma diferença para as temperaturas de verão.

 

Sim, é claro que haverá sempre oscilações consoante a época do ano, mesmo no interior.

 

Eu aproveitaria o facto de colocar G. meridionalis para ter um aquário sub-tropical que é muito menos visto que os normais tropicais (e também mais económico nos gastos de electrcidade).

 

É um facto que são aquarios menos vistos e com menos gastos, mas atendendo a que já gastei uns euros com a calha para ter bastantes plantas,não vou agora voltar atrás nesse aspecto, prefiro não ter os meridionalis do que te-los em condições adversas.

 

Os M. ramirezi precisam de temperaturas altas, exactamente o que os meridionalis não querem, pelo menos o ano todo. Tens hipótese de fazer aí um aquário diferente e igualmente bonito (em comparação com os habituais aquários tropicais) pelo que, na minha opinião, o melhor que farias era mesmo abdicar dos tropicais e centrares-te nos sub-tropicais/temperados.

 

Em prencipio os meridionalis vão ficar para uma futura montagem(espero eu)

 

Outro tetra subtropical é o Gymnocorymbus ternetzi e há mais por onde escolher.

 

Obrigado pela dica.

 

 

Cumps

 

obrigado pelos esclarecimentos, acho preferivel uma pessoa informar-se primeiro que apostar na tentativa/erro como tantos fazem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais