Opinião àcerca das objectivas


Recommended Posts

Olá.

 

Depende... não são apenas as objectivas que fazem as fotos. É a luz que tens disponível...

 

A 70-300, se a usares até aos 100-135 és capaz de ter sorte. A 30-70... qual é a abertura?

 

E mais importante, que peixes tens?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende... não são apenas as objectivas que fazem as fotos. É a luz que tens disponível...

 

A 70-300, se a usares até aos 100-135 és capaz de ter sorte. A 30-70... qual é a abertura?

 

E mais importante, que peixes tens?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Não sei a abertura da 30-70.. não tenho a máquina aqui ao pé..

Eu ainda não tenho peixes... o aquário e sump vem no proximo sabado... ja tenho bombas... ja encomendei o escumador... lol

Quanto à iluminação estou a pensar comprar uma calha com 4x39W.. e quanto aos peixes quero ter "Nemos" e "Dóris", e esses mais comuns em principio.. lol

 

Mas que objectivas costumam usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quanto à iluminação estou a pensar comprar uma calha com 4x39W.. e quanto aos peixes quero ter "Nemos" e "Dóris", e esses mais comuns em principio.. lol

Quais as medidas do aquário? É que sem saber a litragem, não vale de nada dizer a potência e o tipo de iluminação.

 

Mas que objectivas costumam usar?

Depende... para tirar fotos a peixes geralmente usam-se objectivas entre os 50 e os 135mm. Quase sempre são lentes prime (distância focal fixa) porque é mais fácil para se conseguirem aberturas superiores.

Depois, consoante se quiser fazer macro-fotografia ou outro tipo de fotos, podem-se utilizar complementos como lentes close-up ou extensores.

 

Enfim... é um mundo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua irá ter 110x60x50

 

Bom, quando tiver os meus 1ºs habitantes faço umas experiências com o que tenho e depois coloco aqui um post para comentarem.. Mas ainda vai demorar muuuuuuuito (se a rocha viva fosse mais baratinha...) :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Luis, esses close-up ou extensores podem ser usados em qualquer objectiva ?

Os extensores podem ser utilizados numa mesma marca devido à baioneta. Ou seja, se tiveres um corpo Canon e extensores com baioneta Canon, podes utilizar qualquer lente com baionetas EF e EF-S (Canon), isto falando dos novos extensores com contactos electrónicos. Falo nos com contactos electrónicos porque permitem-te utilizar o AF das lentes, e mais importante, controlar as aberturas do diafragma. Podes ler mais aqui.

 

As lentes Close-up, são nada mais nada menos do que lentes de ampliação com diversos poderes de ampliação (convergentes). Aqui o que importa é o diâmetro da rosca, pois estas colocam-se à frente da objectiva com se tratassem de um filtro. Hoje à noite, se tiver tempo meto aqui umas fotos...

Ou seja, se tiveres uma objectiva com 58mm de diâmetro, poderás utilizar lentes Close-up com 58mm de rosca... obviamente, que poderás utilizar as mesmas lentes Close-up noutras objectivas de 58mm de rosca.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então... basicamente, podemos meter qualquer objectiva a tirar fotos macros com close-up ou extensores?

Sendo assim para que é que serve as objectivas macro ? alias, metendo a questão de outra maneira, o que é que uma objectiva macro tem que fazer para ser considerada macro ? por exemplo eu tenho duas objectivas uma 18-55 e uma 55-250 (salvo erro) e nao sao macro, porque ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então... basicamente, podemos meter qualquer objectiva a tirar fotos macros com close-up ou extensores?

Basicamente...

 

Sendo assim para que é que serve as objectivas macro ?

Pergunta pertinente... As objectivas Macro têm a capacidade de focarem desde a distância mínima de focagem até ao infinito. Com extensores e Close-up rings não podes fazer isso. Sem contar que consegues sempre ter uma lente macro mais luminosa que qualquer das outras hipóteses... sim, porque até os extensores envolvem perda de luz.

 

Pode parecer parvo, mas uma objectiva Macro dedicada funciona melhor. Não tem tantos problemas a focar, não tem aberrações cromáticas adicionais, etc...

 

alias, metendo a questão de outra maneira, o que é que uma objectiva macro tem que fazer para ser considerada macro ?

Bem... acho que não há uma definição propriamente dita, mas basicamente, as objectivas macro são aquelas que conseguem fazer ampliações de 1:2 ou maiores sem o uso de extensores ou lentes de ampliação.

 

por exemplo eu tenho duas objectivas uma 18-55 e uma 55-250 (salvo erro) e nao sao macro, porque ?

Por causa do que acabei de explicar...

 

As objectivas macro geralmente têm distâncias mínimas de focagem na ordem dos 20~40 cm (as que fazem ampliações de 1:1, são as mais conhecidas). Quanto maior a extensão de focagem, mais afastada a objectiva consegue ficar do assunto. O "problema" com as tuas objectivas é que elas não te deixam aproximar muito do motivo. Ou seja, têm distâncias mínimas de focagem relativamente grandes para fazerem boas ampliações. Podes ver as ampliações máximas que elas conseguem fazer aqui:

 

18-55 mm: http://www.canon-europe.com/For_Home/Produ...dex.asp?specs=1

 

0,28 aproximadamente 1:3 a 55 mm.

 

55-250 mm: http://www.canon-europe.com/For_Home/Produ..._6_IS/index.asp

 

0,31 aproximadamente 1:3 a 250 mm.

 

Se reparares, tanto uma como a outra dão-te ampliações praticamente idênticas. A diferença está na distância mínima de focagem. A 18-55 consegue focar do infinito até aos 28cm, enquanto que a 55-250 só consegue focar de infinito até aos 110 cm. Por isso é que te dão ampliações máximas parecidas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Basicamente...

 

 

Pergunta pertinente... As objectivas Macro têm a capacidade de focarem desde a distância mínima de focagem até ao infinito. Com extensores e Close-up rings não podes fazer isso. Sem contar que consegues sempre ter uma lente macro mais luminosa que qualquer das outras hipóteses... sim, porque até os extensores envolvem perda de luz.

 

Pode parecer parvo, mas uma objectiva Macro dedicada funciona melhor. Não tem tantos problemas a focar, não tem aberrações cromáticas adicionais, etc...

 

 

Bem... acho que não há uma definição propriamente dita, mas basicamente, as objectivas macro são aquelas que conseguem fazer ampliações de 1:2 ou maiores sem o uso de extensores ou lentes de ampliação.

 

 

Por causa do que acabei de explicar...

 

As objectivas macro geralmente têm distâncias mínimas de focagem na ordem dos 20~40 cm (as que fazem ampliações de 1:1, são as mais conhecidas). Quanto maior a extensão de focagem, mais afastada a objectiva consegue ficar do assunto. O "problema" com as tuas objectivas é que elas não te deixam aproximar muito do motivo. Ou seja, têm distâncias mínimas de focagem relativamente grandes para fazerem boas ampliações. Podes ver as ampliações máximas que elas conseguem fazer aqui:

 

18-55 mm: http://www.canon-europe.com/For_Home/Produ...dex.asp?specs=1

 

0,28 aproximadamente 1:3 a 55 mm.

 

55-250 mm: http://www.canon-europe.com/For_Home/Produ..._6_IS/index.asp

 

0,31 aproximadamente 1:3 a 250 mm.

 

Se reparares, tanto uma como a outra dão-te ampliações praticamente idênticas. A diferença está na distância mínima de focagem. A 18-55 consegue focar do infinito até aos 28cm, enquanto que a 55-250 só consegue focar de infinito até aos 110 cm. Por isso é que te dão ampliações máximas parecidas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

As coisas que este Luis sabe :)

 

Humm, mas no geral estou a entender o que queres dizer.

 

basicamente a diferença está na distancia ao objecto, objectiva macro consegue-se focar mais perto com as outras mais longe, logo o seu poder de ampliação varia...

 

é possível meter numa objectiva macro, extensores? se sim isso deve ficar brutal para fotografar Invertebrados :D

 

há certas palavras que disses-te que são chinês lOoL tenho que voltar a pesquisar sobre fotografia...

 

o que é isso do 1:3 ; 1:1 ? alguma escala ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

As coisas que este Luis sabe ;)

Só sei que nada sei... :music_singguitar:

 

basicamente a diferença está na distancia ao objecto, objectiva macro consegue-se focar mais perto com as outras mais longe, logo o seu poder de ampliação varia...

Certo...

 

é possível meter numa objectiva macro, extensores? se sim isso deve ficar brutal para fotografar Invertebrados :music_singguitar:

Dá... mas em termos de ampliação não vai aumentar muito. O bom é que te permite aproximar mais do motivo, e conseguires dessas maneira ampliar um pouco mais. Mas não muito mais...

 

há certas palavras que disses-te que são chinês lOoL tenho que voltar a pesquisar sobre fotografia...

 

o que é isso do 1:3 ; 1:1 ? alguma escala ?

É uma convenção... Quando se diz que se tem uma ampliação 1:1, significa que um objecto de 1 cm de comprimento vai ocupar exactamente 1 cm no sensor ou filme da tua máquina. Se conseguires meter um camarão de 1 cm de comprimento a encher um sensor APS-C de 24x18 mm (+/-) podes ter uma ideia da ampliação. Quando se fala em ampliações de objectivas que não macro, usa-se geralmente o número em forma decimal (0.21, 0.18, etc...). Já quando se fala em Macro, ao invés de se usar a forma decimal, utiliza-se sobre a forma de razão (1:1, 1:2, 2:1, etc...).

 

Podes ler mais aqui, ou pesquisar por ti: http://en.wikipedia.org/wiki/Macro_photography

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora na era do digital não é tão fácil se ter a percepção do que é 1:2, 1:10 ou 1:1.... mas a regra é a mesma...

1:3.... quer dizer que 1 cm no plano focal, negativo ou sensor, são 3 cm na realidade

1:1... significa o objecto no negativo está ao tamanho real

 

 

Em relação aos tubos de extensão.... e às lentes close-up....

são soluções mais baratas do que uma verdadeira lente macro

mas claro.... há compromissos.

 

As lentes close-up tem a vantagem de não teres perca de luz e de serem baratas,

mas tem a grande desvantagem de ser mais um "pedaço" de vidro, na maior parte dos casos de péssima qualidade, que tens à frente da tua lente,

vai-te produzir mais aberrações apocromáticas... e maior distorção.....

 

Os tubos de extensão tem a vantagem que consegues ampliações maiores,

facilmente consegues ampliações na ordem dos 2:1, (usando uma extensão de 100mm e uma lente de 50mm)

como são "ocos" não "deterioram" a imagem...... mas ampliam os defeitos da lente na mesma razão que aumentam o objecto,

também como estás a aumentar a distancia entre a lente e o plano focal, onde a imagem é projectada , tens perca de luz,

e preço, normalmente, é superior ás close-up mas muito inferior ás lentes dedicadas.

 

Também existem os foles de extensão.... tem as mesmas características dos tubos,

com a vantagem de se conseguir definir o tamanho da extensão ao milímetro,

enquanto que com os tubos, normalmente, existem 3 medidas fixas, 13mm, 21mm, 31mm.

 

 

Como o Luís disse com qualquer uma destas soluções, perdes a focagem ao infinito,

pode parecer muito....mas não é, em macro o infinito... é já ali ao virar da esquina :music_singguitar:

com um tubo de 31mm + lente de 50mm estas com uma ampliação de cerca 1:1,6....

muito possivelmente só vais conseguir focar objectos que estejam entre 10 e 30cm

(estes números podem não ser os reais... mas a ordem de grandeza é +- esta)

com uma lente macro de 50mm vais conseguir focar tudo o que esteja entre 18 cm e o infinito....

 

a distancia entre a lente e o objecto a fotografar é maior numa lente macro,

no exemplo acima, tubo de 31mm + lente de 50mm, para conseguires a ampliação de 1:1,6

tens de ter o objecto a 10cm se o objecto estiver + longe.. a ampliação é menor

com uma lente macro de 50mm, consegues o 1:1 a 18cm e possivelmente o 1:1,6 a 25cm

se for com uma lente macro de 180mm consegues o 1:1 a 46cm e possivelmente o 1:1,6 a 60cm.

 

Para fotografar os nossos aquários ou objectos inanimados esta distancia pode não ser importante,

mas se quiseres fotografar insectos ou outros animais, convém não te aproximares muito... senão adeus insecto e adeus fotografia.

 

A velocidade de focagem é maior e a qualidade da imagem é melhor com uma lente macro do que com os "gingarelhos" acima descritos!

 

 

Outro acessório muito importante, quase mesmo indispensável, é o flash!!!!!

Mas como já me estiquei bastante... fica para um outro post. ;)

 

 

Se gostas de fotografia macro... e tens dinheiro para investir.... compra uma lente macro de 100mm e um flash!

se não queres fazer o investimento na lente aconselho-te os tubos de extensão e se possível um flash.

 

 

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pequena ressalva, alguns tubos extensores teem contactos para funcionar o AF, a confirmação de focagem e o controlo de abertura, no entanto os tubos mais baratos, e os foles não os teem e portanto, a lente passa a ser um objecto inanimado.

 

 

Eu apostei noutra técnica, ja que as lentes close-up não me convencem e os tubos extensores com contactos ainda são um bocado caros para as brincadeiras que eu queria.

 

estou á espera de uma lente totalmente manual das antigas (baratas) e de um anel inversor.

 

As ampliações são melhores que numa lente macro, não pioram os defeitos das lentes como os tubos.

 

Desvantagens: não há AF, e a abertura é manual(o que neste caso é uma vantagem e uma desvantagem)

 

não pretendo tirar fotos a motivos que me fujam rapidamente, quero é tirar fotos a coisas bem pequeninas e torna-las grandes...como podem ver neste exemplo.

 

 

Por 50€ que é o que me vai custar a brincadeira, decidi experimentar!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! Cuidado que alguns dos tubos mais baratos dizem que são para AF(auto focus)..... mas a única coisas que fazem é activar a luz de confirmação de AF na maquina.... mas a lente fica "morta"!

 

Esqueci me dessa técnica... do anel inversor..... e tens outra.... que é inverter uma lente sobre a outra! :D

Em inglês.... reversing e stacking.... quem quiser ler mais pode dar uma vista de olhos: Close-up: Stacking, Reversing and Other Lens Gymnastics

 

 

 

 

Tiago Proença, para este tipo de material tens de ir as casas mais especificas.... em Lisboa tens a Colorfoto.

 

Se quiseres pela NET tens o ebay:

tubos para Canon: http://cgi.ebay.co.uk/Metal-Auto-AF-Macro-...=item3ca3d89f6b

lentes Close-up para 58mm: http://cgi.ebay.co.uk/58mm-58-mm-Macro-Clo...=item19b288b7a4

 

 

Tubos de extensão que NÃO DEVEM COMPRAR:

Se repararem bem do lado da maquina tem contactos para a "enganar" e dar a confirmação de AF mas do lado da lente não tem contactos, a lente fica "morta": :thumbup3:

http://cgi.ebay.co.uk/AF-CONFIRM-Macro-Ext...=item5d257e1ddb

 

Este nem do lado da maquina tem contactos: :(

http://cgi.ebay.co.uk/Macro-Extension-Tube...=item4149c16724

 

 

é possível meter numa objectiva macro, extensores? se sim isso deve ficar brutal para fotografar Invertebrados :D
Dá... mas em termos de ampliação não vai aumentar muito. O bom é que te permite aproximar mais do motivo, e conseguires dessas maneira ampliar um pouco mais. Mas não muito mais...
Não posso confirmar porque não tenho aqui nenhuma lente macro.....

mas, na minha opinião, aplica-se a mesma regra a uma lente macro do que a uma lente normal,

a única diferença, a nível de contas, é que se tem que considerar que a lente macro, que faz 1:1, tem uma extensão igual à sua distancia focal... :D

 

exemplo:

uma lente macro de 50mm que faça 1:1 com uma extensão de 50mm faz a mesma ampliação que uma lente normal de 50mm com uma extensão de 100mm,

ou seja ambas fazem uma ampliação de 1:0,5 ou 2:1.

 

 

Just_me, Essas imagens...... :D ...... PQP

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como complemento ao que foi dito atrás, gostaria de mencionar a profundidade de campo, ou seja, a parte que fica "focada".

 

A profundidade aumenta com a abertura, ou seja, é maior a f:8 do que a f:2, por exemplo.

 

Na minha opinião, a profundidade é crucial para macro fotografias, o que faz com que usar objectivas muito luminosas, afinal, não tenha grande interesse.

 

Por exemplo, tenho uma objectiva 50 f:1,8 da Canon que considero uma optima objectiva (ja foi referida algumas vezes aqui), e que com um tubo de extensão de 50 mm permite fotos 1:1 (como já foi dito, o objecto fica no sensor com o tamanho natural).

 

Só como exemplo (valores aproximados), se estiver a fotografar a 10 cm de distância, o campo focado tem cerca de 0,1 mm. Foco parte de um olho de um camarão sossego, mas desfoco o resto do olho !

 

Já a f:11, por exemplo, a profundidade de campo será cerca de 10 vezes maior, 1 milimetro. Mesmo assim ...

 

Ora para usar f:11 e uma velocidade jeitosa, só com flash. A iluminação de um aquário normal não dá. O flash directo provoca um efeito muito desagradável de contraste muito elevado, logo deve ser usada uma técnica de flash indirecto. A iluminação fica distribuida e agradável.

 

Aqui reside, a meu ver, o segredo da macro fotografia em aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoalmente acho que gastar dinheiro numa objectiva de macro com AF é desperdício! Com os tubos a luz que vai chegar ao sensor é muito menor, em muitos dos casos desligando por completo o AF, obrigando a ser manual! Já para não falar do facto que é muito mais difícil tirar uma boa fotografia macro em movimento com AF (atenção que há peixes e peixes, estou a falar em relação a peixes muito agitados, se tiver parado nada mais fácil... lol)!

 

Da minha parte objectivas macro só totalmente manuais, onde regule a abertura e a focagem pela propria lente! Pessoalmente acho que oference uma versalidade muito maior e conseguimos encontrar lentes a preços muito convidativos no ebay. Com o bonus de se puder usar tubos extensores que custam pouco mais de 5 euros.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua lente é esta?

http://www.momentcorp.com/review/nikkor50mmf2.html

 

nikkor 50mm f2..... foi a única referencia que encontrei.

 

 

Pelo que eles dizem não parece ser uma má lente..... especialmente se a queres usar em macro, com aberturas entre f8 e f16... que é onde esta lente demonstra melhores qualidades!

 

 

Respondendo à tua pergunta.......

não é por ser f1.8 que é melhor que uma f2... há outros factores que têm uma influenciam maior na qualidade da imagem,

em macro fotografia......

tu só usas a abertura máxima(f1.8, f2 ou f2.8 ) da lente numa única ocasião..... quando estás a focar,

e só nesta situação é que vais queres a lente mais luminosa(com o f mais baixo) que conseguires arranjar,

em modo AF quanto mais luz o sensor receber.... mais rápido a maquina foca

em modo manual, com mais luz, mais facilmente tu confirmas que o que está focado é o que tu queres!

 

A diferença de luz entre f/1.8 e f2 existe... mas é quase imperceptível,

por outro lado se estivermos a falar da diferença entre um zoom que a 50mm tem f/4

e uma prime 50mm com f/2.... ai sim.... vamos notar diferença na luminosidade.... e não é pouca!(a f/2 tem o dobro quadruplo da luz)

 

 

 

resumindo......

tens ai uma lente de excelente qualidade..... compra uns tubos de extensão.... se puderes um flash também...... e...... "bate uma chapas"... de preferências MUITAS "chapas"! :)

 

 

 

Cumps,

PC

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

por outro lado se estivermos a falar da diferença entre um zoom que a 50mm tem f/4

e uma prime 50mm com f/2.... ai sim.... vamos notar diferença na luminosidade.... e não é pouca!(a f/2 tem o dobro da luz)

Permite-me corrigir-te...

 

Tem o quádruplo da luz. Como a abertura refere-se ao inverso do raio da abertura real, uma abertura de f/2 têm uma área 4 vezes superior a uma de f/4. Logo, 4 vezes mais luz...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D:Luis, Obrigado pela correcção..... é caso para dizer o raio da abertura! :P ... infelizmente é um erro que faço muitas vezes :thumbup3: ... felizmente que a máquina, normalmente, trata disso! ;)

 

 

 

vewinhah, Porque vais mudar de marca? O que é que te desagrada na D70?

(Não conheço as maquinas da Nikon.... mas a D70 não me parece má maquina.)

 

E se queres mesmo mudar de máquina....

não seria melhor manteres-te na mesma marca, tens a grande vantagem de continuar a usar o material que já tens!

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Finalmente chegou a minha objectiva! ;) É totalmente Manual.. tive que me ajeitar com isto! E também é um bocado pesada.. basicamente, não é muito moderna, mas está em óptimo estado!

 

Aqui vão as minhas experiências: (eu sei, tenho que limpar o vidro :x-mas:)

 

 

dsc3449i.jpg

 

 

dsc3405b.jpg

 

Agora, queria investir nesses tais tubos extensores.. alguém me diz um porreiro no ebay? para eu ter uma noção de qual comprar..

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais