Saulosi macho


Cristina_

Recommended Posts

OLá a todos,

 

Tenho um aqua de 200L com um trio de caeruleus e um casal de saulosis, e muitos esconderijos.

Os saulosis foram introduzidos depois dos caeruleus, têm todos mais ou menos o mesmo tamanho ( cerca de 6/7 cm) e antes de os introduzir o macho caeruleus era o dominante, sempre atras das femeas.

Agora há coisa de semanas, o macho saulosi tem vindo a ficar muito azul e muito territorial!

Posso-vos dizer que ele manda em mais de metade do aqua...e os outros 4 desgraçados ficam enconstados ao terço que resta do aquario...

tenho muitos esconderijos..e mesmo assim...ele vai de uma ponta à outra só para embirrar com os outros...a femea dele tambem costumava ser assim, mas agora como está de papo esta mais calma...porque dantes era o macho dela à esquerda..ela à direita e os coitados dos caeruleus..em cima no meio!!!

O que se passa, é normal ou fiz alguma coisa mal?Nao é suposto ermos esconderijos??

Quando faço tpa's semanais mudo a disposição das pedras..mas nem assim os Ânimos acalmam...

 

O que fazer?

Obrigada

Cumps cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá a todos,

 

Tenho um aqua de 200L com um trio de caeruleus e um casal de saulosis, e muitos esconderijos.

Os saulosis foram introduzidos depois dos caeruleus, têm todos mais ou menos o mesmo tamanho ( cerca de 6/7 cm) e antes de os introduzir o macho caeruleus era o dominante, sempre atras das femeas.

Agora há coisa de semanas, o macho saulosi tem vindo a ficar muito azul e muito territorial!

Posso-vos dizer que ele manda em mais de metade do aqua...e os outros 4 desgraçados ficam enconstados ao terço que resta do aquario...

tenho muitos esconderijos..e mesmo assim...ele vai de uma ponta à outra só para embirrar com os outros...a femea dele tambem costumava ser assim, mas agora como está de papo esta mais calma...porque dantes era o macho dela à esquerda..ela à direita e os coitados dos caeruleus..em cima no meio!!!

O que se passa, é normal ou fiz alguma coisa mal?Nao é suposto ermos esconderijos??

Quando faço tpa's semanais mudo a disposição das pedras..mas nem assim os Ânimos acalmam...

 

O que fazer?

Obrigada

Cumps :P

 

 

Cristina,

 

Penso que deves evitar mudar as pedras após as tpa´s pois isso vai fazer com que haja novamente guerreiras por definições de novos territórios, se as pedras estiverem sempre na mesma maneira os territórios ficam sempre definidos e evitas guerras maiores.

 

O saulosi é um bocado agressivo por natureza, não fizeste nada de mal, ele é mesmo assim cheers

Editado por Ricardo Paula

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Ricardo ele nao os morde...só os afasta..para além de que ja tenho os caeruleus há imenso tempo...nao os poderia dar :( os saulosi também vieram muito pequenos...afeiçoei-me...estes peixes sao uns autenticos caezinhos lol

Se vir que ele se torna mais agressivo...terei de o dar...

 

 

obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Matar os caeruleus??

 

 

Se não vês grandes guerras deixa estar pode ser que acalme. se puderes arranja mais alguns esconderijos, sempre têm mais por onde se esconder :(

 

Tens de tomar atenção ás posturas, porque devida ás semelhanças de cores entre as fêmeas saulosi e caeruleus pode haver hibridações :)

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

é perfeitamente normal existir o tipo de guerras que referes no aquario, sobretudo se estamos a falar Ciclideos africanos...

Quanto á questão de mudar as pedras, não convem que o faças, ou vais ter sempre guerras por causa da definição dos territórios. Tirando isso não tens muito a fazer... Quanto á questão dos saulosi matarem os Caeruleus, acho muito dificil... agora vejo é outra coisa que pode acontecer... Chama-se hibridar.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é :character0050:

 

isso posso agradecer ao membro do forum que me vendeu os saulosi :s ....perguntei-lhe se havia esse problema e ele garantiu que nao, que ja tem estas 2 especies juntas ha muito tempo e que nunca teve esse problema...a culpa também foi minha, ingenuidade ou estupidez, enfim.

Só espero que nao..até agora os saulosi correm sempre com os caeruleus..há alguma coisa que possa fazer para evitar a hibridação...para além de me livrar de uma das especies??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cristina,

 

 

em aquário é muito complicado controlar essa hibridação, uma vez que são espaços muito diminutos e a mesma pode ocorrer em menos de dois tempos. A única forma de não dar continuação a essas situações, quando elas acontecem e quando já sabemos que temos no nosso aquário espécies mais propensas, é interromper a incubação bucal. Se conseguirmos assistir ao ritual de acasalamento com a respectiva fertilização entre indivíduos da mesma espécie, pois muito bem. Caso contrário, a atitude mais correcta deve ser a que mencionei (note-se bem que tudo isto cabe na consciência de cada um, ok?)

 

 

Cumprimentos,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cristina,

 

 

Não se trata de ingenuidade tua, e muito menos estupidez, se alguem estúpido é quem engana os outros, somente para vender.

 

Não precisas de te desfazer de nenhuma das espécies, visto que gostas de ambas, faz como o Marco disse, se não assistires ao ritual de acasalamento, interrompes a incubação, ou então deixas a fêmea largar os alevins no aquários, que os restantes agradecem :)

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

 

Tenho boas novidades em relação à agressividade do saulosi.

 

Segui o conselho do membro Marco Monteiro e protegi um pouco melhor o territorio do saulosi, meti meio côco por detras das pedras que já la estavam...agora anda todo contente...ja nem sai do côco ;)

 

Em relação à hibridação vou estar atenta...é uam chatice :/

 

Em relação a deixa-los no aquario e deixar a mae natureza actuar...da outra vez que a minha caeruleus estava de papo.. tive de tirar os bebes ... porque já tinham passado quase 30 dias e ela nao os deitava ca para fora...estava cada vez mais magra e tive receio que acabasse por sucumbir, os bebes estavam tao grandes que já se viam os olhinhos dentro da boca dela, lol!

 

 

 

Muito obrigada a todos, pelo menos o saulosi ja nao está feito terrorista!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Olá amigos,

 

Tenho boas novidades em relação à agressividade do saulosi.

 

Segui o conselho do membro Marco Monteiro e protegi um pouco melhor o territorio do saulosi, meti meio côco por detras das pedras que já la estavam...agora anda todo contente...ja nem sai do côco :P

 

Em relação à hibridação vou estar atenta...é uam chatice :/

 

Em relação a deixa-los no aquario e deixar a mae natureza actuar...da outra vez que a minha caeruleus estava de papo.. tive de tirar os bebes ... porque já tinham passado quase 30 dias e ela nao os deitava ca para fora...estava cada vez mais magra e tive receio que acabasse por sucumbir, os bebes estavam tao grandes que já se viam os olhinhos dentro da boca dela, lol!

 

 

 

Muito obrigada a todos, pelo menos o saulosi ja nao está feito terrorista!

 

Que bom!

Mostra lá os filhotes... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais