Ajuda ( Algarve )


Ana fg

Recommended Posts

Olá!!

 

O meu nome é Ana, e estou a começar no mundo dos Aquários, sou da zona de Lagos...aqui ha pouca lojas especializadas, apenas existe 1 que se chama "O Pelicano", mas não tem o que procuro!!!

Alguém me pode indicar outras lojas de referência aqui no Algarve???

Editado por Ana fg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adquiri o seguinte material: ( lol foi o meu pai k me ofereceu )

 

1 aqua com as seguintes dimensões: 200x50x60cm ( 600L )

Filtro Exterior Eheim 2080

2 Termostatos Jager 300W

 

Ainda me falta:

 

Luminária

Areão

Substracto Fertil

Troncos e pedras

Plantas

sistema de Co2

Termometro etc...e claro lol peixes

 

tenho 1 ideia do k kero a nivél de resultado final, mas aceitam-se opiniões!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Será k não há por aki ninguem do Algarve, disposto a ajudar 1 rapariga k necessita de ajuda???? :)

 

P.S - e alguem sabe como posso contactar o responsavel pelos G.A.A??? :)

Editado por Ana fg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

 

Bem vinda ao mundo da aquariofilia!

 

Relativamente a lojas tens o Barbatanas e Cãopanhia em Lagoa junto ao centro de Saude que é muito boa o Fábio poderá te ajudar em tudo o que precisas...

 

Tens também o Picanço em Faro e a Buedafixe que também tem boas lojas....

 

Por fim caso necessites de material mais especializado e a um preço mais em conta podes sempre mandar vir da Alemanha se quiseres posso te dar uma ajuda com isso é so mandares um mp que no que for possivel dou-te todos os detalhes e truques....

 

 

Quanto ao grupo GAA podes sempre contactar o Sharpness....

 

Cumprimentos

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adquiri o seguinte material: ( lol foi o meu pai k me ofereceu )

 

1 aqua com as seguintes dimensões: 200x50x60cm ( 600L )

Filtro Exterior Eheim 2080

2 Termostatos Jager 300W

 

Ainda me falta:

 

Luminária

Areão

Substracto Fertil

Troncos e pedras

Plantas

sistema de Co2

Termometro etc...e claro lol peixes

 

tenho 1 ideia do k kero a nivél de resultado final, mas aceitam-se opiniões!!

 

 

Que grande pai! também quero um pai assim=)))))))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello Gervas,

 

Mas para isso há k ter boas Notas lol

 

Tou a pensar utilizar Akadama como substracto fértil, juntamente com o areão Amazonas da ADA qual a vossa opinião?? Tb estive a ver o Sera Floredepot e parece-me ser bastante razoavél... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de substracto fértil, é assim. Se tiveres muito dinheiro para gastar, podes comprar esses, embora devas sabe que o akadama não é fertil per-se tenho quase a certeza que li que é inerte, e que apenas começa a libertar os micro após algum tempo. Para fértil utilizo o substrato da Prodac, não é uma marca tão conhecida, mas não noto grande diferença do substrato da Sera ou de outras grandes marca, e no final não tive que pagar a marca, sobrando-me dinheiro para as plantas e peixes, e testes, que são caros como os olhos da cara.

Quanto ao areão ia-te sugerir que sendo que tu vives junto ao mar, que apanhasses o areão da praia, sempre que a maré traga areão seixos pequeno á praia. No entanto sendo tu de Lagos põe essa hipótese de lado, dada as características geológicas da tua área. Quanto ao areão, também te aconselho a comprar o mais barato que encontrares, de preferência escuro a mediamente claro. Podes usar areão claro sem problema, no entanto não irá ter aquele look tão em voga nos dias de hoje.

Pessoalmente não te aconselho a utilizares somente substrato fértil para construir o solo do teu tanque, sei de gente que o fez, mas o preço acaba por ser proibitivo. Ainda mais para ti com um menino desses tão grande. O meu conselho, é o que vem na teórica, mete uma camada de solo fértil no fundo, com certa de 1 a 2 cm ou mais, e depois recobre com areão de granulometria média a pequena de forma a favorecer a fixação das plantas.

Também te aconselho a começares a pensar em que tipo de plantas e peixes queres meter no teu tanque, e que vás sondando as lojas na tua área de forma a saberes que plantas consegues obter com facilidade, e que plantas não consegues obter facilmente. Pessoalmente não gosto muito de comprar plantas e fauna através da internet pela razão de caso haja um engano do distribuidor, já ser tarde quando te apercebes que as plantas que chegaram não são exactamente o que pediste. Por exemplo quando montei o meu tanque de 220 litros ha coisa de mês e meio mandei vir umas tantas plantas pela internet, e não só não chegaram no período de tempo que eles disseram, como algumas das planta que havia encomendado, não eram as que recebi. Por exemplo tinha mandado vir Eleocharis e eles mandaram vir Crypts no seu lugar. E isto de uma distribuidor conhecido.... Fora isso não tenho grandes queixas.

 

Também te aconselho a comprar nitrivec ou outro concentrado bacteriano qualquer, é espantoso, encurta-te o Ciclo do azoto em bastante tempo. O papel diz que podes adicionar peixes 24 horas depois da aplicação mas pessoalmente só o faço ao fim de uma semana pelo sim pelo não, e nunca tive qualquer problema ou morte prematura.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

Quanto ao areão ia-te sugerir que sendo que tu vives junto ao mar, que apanhasses o areão da praia, sempre que a maré traga areão seixos pequeno á praia. No entanto sendo tu de Lagos põe essa hipótese de lado, dada as características geológicas da tua área. Quanto ao areão, também te aconselho a comprar o mais barato que encontrares, de preferência escuro a mediamente claro. Podes usar areão claro sem problema, no entanto não irá ter aquele look tão em voga nos dias de hoje.

....

Também te aconselho a comprar nitrivec ou outro concentrado bacteriano qualquer, é espantoso, encurta-te o Ciclo do azoto em bastante tempo. O papel diz que podes adicionar peixes 24 horas depois da aplicação mas pessoalmente só o faço ao fim de uma semana pelo sim pelo não, e nunca tive qualquer problema ou morte prematura.

Boas

 

Gervas vais me permitir corrigir alguns pontos as tuas afirmações, em primeiro lugar não se deve usar areia de praia em montagens de agua doce visto que a concentração de sal é elevada e depois devido a constituição calcaria da areia de praia fará subir imenso o KH e com isso elevar igualmente o ph, pelo que se não for para ciclidio africamos é um erro tremendo.

 

Quanto ao substrato se é para um plantado deve-se utilizar um substrato fertil como camada inferior e como camada superior um substrato inerte como a akadama de preferencia de granulemetria baixa para ajudar a fixação das plantas, um promenor relevante é dispor o substrato com declive por forma a dar uma sensação de profundidade e para que as plantas de fundo que normalmente são de "maior porte" fixarem-se melhor.... e nunca se deve utilizar somente substarto fertil visto que as concentrações de de macro e micro nutrientes seriam logo dipersas nas coluna de agua causando concetrações enormes e originando algas dai a utilização sempre de um substrato inerte que funciona como barreira a essa libertação de forma desmesurada....

 

Quanto as soluções bacterianas para iniciação do ciclo isso é sempre muito duvidoso porque depende do produto da sua validade e das concentrações usadas, eu prefiro e aconcelho sempre a usar o metodo tradicional deixar o ciclo realizar-se por si mesmo e verificar os niveis de amonia até estes chegarem a zero e depois esperar que os nitritos chegem a zero e só ai começar a colocar a fauna ao poucos com intervalos de dias entre estes....

 

Relativamente a compra de plantas infelizmente nem sempre encontramos a diversidade de plantas que procuramos nas lojas dai ser necessário por vezes recorrer as lojas online para adiquirir aquela planta especial que tanto queremos no nosso aquario, ai entra os emails que tanto servem para tirar as duvidas para ver se existe em stock quantos dias demora a entregar e afins, por vezes é melhor perder mais 5 minutos a preparar um email com as nossas duvidas do que comprar logo e depois arrepender-se, mas também as reclamações servem para isso e uma loja que preze a sua reputação vai resolver sempre o problema.... Outra solução é adquirir as plantas através da secção de ofertas aqui no forum onde se encontra muitas vezes bastantes variedades de plantas com um preço em conta...

 

Cumps

Dani

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se leres bem, eu não referi usar areia, mas sim seixos. Talvez devesses ler as coisas com mais calma, porque está lá escrito, seixos e se bem leres disse para ela pôr isso fora de questão por causa da natureza fortemente calcária da zona dela=P

 

Comprar areão XPTO é muito bonito e tal, mas nem todos nós nadamos em dinheiro. Seja como for, pôr seja o que for no aquário em termos de areão antes de ser fervido pelo menos 2 vezes é um bocado acreditar na sorte. No passado apanhei seixos na praia, aos litros, e nunca me dei mal(sim pode ser muito enfadonho escolher as conchas e retira-las, mas o dinheiro que poupas em kilos e kilos de substrato xpto compensa bastante), desde que seja lavado, e fervido não terás problemas.

 

Quanto ao ciclo, devo dizer-te que me orgulho em usar o Nitrivec, meto a concentração que diz na caixa, embora não seja leviano a pontos de introduzir peixes no dia seguinte, espero uma semana por via das dúvidas. E nunca tive o menor problema com isso, peixes nunca me morreu nenhum durante o dito período do ciclo. Quando iniciámos a aquariofilia cá em casa há uns 20 anos, esperávamos realmente as 3 semanas de seca, mas desde que surgiu o Nitrivec? Nem pensar, uma semana e vai que gozas e não nos temos dado mal. É claro que não iniciamos o povoamento com as espécies mais sensíveis, muito pelo contrário, começamos com o mais robusto, mas não esperamos as 3 semanas a um mês.

Teste de amónia, NO2 e NO3, sim são importantes, mas devido ao preço dos reagentes da maioria das marcas, faz com que esses testes sejam apenas feitos quando é mesmo preciso e não quando apetece.

 

Sim as lojas online são sem dúvida muito boas, no entanto erros acontecem durante a expedição das compras. Daquele erro não me chateei nada, até me dou por contente porque assim as plantas que comprei de crescimento mais lento têm mais tempo para largar guias e estabelecer raízes sem ter a cuba a invadir-me os espaços que quero que as minhas crypts colonizem=P Decerto bem sabes a chatice que a cuba consegue ser quando ferra bem e começa a invadir aquilo que nós não queremos. Com calma se vai longe como eu costumo dizer. Só irei mandar vir a cuba daqui a um mês e meio quando tiver mais uma ou duas crypts de cada a crescer bem=P

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello Gervas,

 

Mas para isso há k ter boas Notas lol

 

Tou a pensar utilizar Akadama como substracto fértil, juntamente com o areão Amazonas da ADA qual a vossa opinião?? Tb estive a ver o Sera Floredepot e parece-me ser bastante razoavél... :discuss_gathering:

 

 

olá faz assim...

Desenha um esboço do teu aquário...tanto de vista de frente como de "cima", onde queres as plantas e onde vais colocar os elementos decorativos, rochas troncos etc. Assim ficas com uma ideia organizada onde queres as coisas. Isso vai facilitar-te primeiro a escolher as plantas, e o lugar q vão ocupar e em segundo permite-te poupar um pouco no substrato ja que n necessitas dele onde n vais colocar plantas.

Relativamente ao filtro se tiveres possibilidade investe noutro. Esse, para essa litragem é muito mas mm muito a justa (insuficiente era a palavra correcta :) )

ja agora iluminação qual é? e o sistema de CO2?

 

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello Amiguinhos,

 

Uau tanto esclarecimento......bigado Dani, Gervas e Ptuga,

 

Entretanto já fui ao Barbatanas ( obrigado Dani mto fixe a Loja tem 1 grande variedade tanto em vivos como em material seco e alimentos ) adquiri o Sera Floredepot 2x4,7Kg e Areao Biologico da Hobby e alguma areia de silica ( Baratinha a 0,60€ )para fazer 1 pequena brincadeira, quanto à montagem já tenho 1 ideia do k vou fazer!!!

 

P.S - prometo começar a colocar fotos!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

este é o meu Aqua...200x50x60cm

 

aquarioavn.jpg

 

ele tem tampas em vidro, mas não estou a pensar utilizar, em principio ele vai ser embutido na parede ( obras em curso )

 

quanto á luminária vai ser 1 arcadia 4x54W de 150cm e o sistema de Co2 em principio da Sera ( c/ seramic PH controller e valvula solenoide ) o meu pai sempre teve aqua´s e e faz questao em me ajudar lol

Editado por Ana fg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

este é o meu Aqua...200x50x60cm

 

aquarioavn.jpg

 

ele tem tampas em vidro, mas não estou a pensar utilizar, em principio ele vai ser embutido na parede ( obras em curso )

 

quanto á luminária vai ser 1 arcadia 4x54W de 150cm e o sistema de Co2 em principio da Sera ( c/ seramic PH controller e valvula solenoide ) o meu pai sempre teve aqua´s e e faz questao em me ajudar lol

 

Parece bem...só convem teres um pouco de atenção a 3 coisas.

1 - N tens uma iluminação muito forte para a litragem do aquario (o ideal deria 4*80w). Qd fores escolher as plantas tens de ter cuidado no tipo de plantas que compras. Plantas muito exigentes em luz provavelmente não vão conseguir vingar.

2 - Existem 50cm do aquario q n vao estar sobre luz directa (25cm de cada lado), Nesses locais vais ter atenção e colocar especies mais resistentes que necessitam de pouca intensidade luminosa e pouco exigentes em manutenção. Vê o site da tropica que tem la listagem das principais espécies e as suas caracteristicas.

3- Parece-me pouco substrato para esse tamanho de aquario. eu duplicava a quantidade. Claro que isso tb depende da quantidade de plantas.

 

Nota- só uma opinião...eu vi esse sistema da Sera e pareceme abusado em termos de preço. tu por cerca de metado do preço csg um kit completo de CO2 (dcom garrafa carregada) com reactor incorporado já preparado para aquarios de grande dimensões. Até porque, pelo o que eu vi, ainda tens de comprar a garrafa de CO2 em separado. Sei que n é tudo automatico e terias de controlar tudo manualmente mas n sei se pela diferença n compensa...afinal fazeres uns testes manualmente até afinares "a coisa" n custa assim tanto.

 

Para o teu aquario compras por exemplo este kit (eu comprei daqui e so posso dizer bem).

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/ebf...gnetic%20valve/

 

juntamente com um reactor (sim porque o kit trás um difusor (que é algo diferente do reactor) que é insuficiente para essa litragem).Este liga-se nas tubagens do filtro, e pelo que referem n é nada estético por isso é recomendado a sua instalacao dentro do movel, sem estar à vista.

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/ebf.../reactor%201000.

 

 

Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello AlgarveBoy20,

 

Pena os teus pais não concordarem, pq o resultado final fica mto fixe!!!

 

O meu pai depois vai mandar fazer 1 moldura em pedra melianes para ficar igual à lareira!! Eu acho k vai ficar mto porreiro!

 

O Aqua vai ficar com 1 sala técnica, ja fica tudo preparado logo com vários pontos de luz, esgoto, água e ventilação, assim toda a manutenção vai ser feita pelos bastidores do Aqua, ta a ser feita 1 bancada logo preparada para passar as tubagens dos filtros e cabos...depois eu coloco algumas photos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso é algo muito à frente...Onde é que eu posso arranjar um pai assim? ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':thumbdown2:' />

 

Quanto ao substrato, pensa bem...Pois terás que comprar uns 60 kilos...Como vais reparar, não será nada barato...

 

Ia dizer para teres cuidado com a montagem na parede, para teres acesso fácil para fazer a manutenção, mas pelos vistos, isso já está tratado...lol.

 

Depois diz em quanto é que fica essa brincadeira...Para nós chorarmos um bocadinho...lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria por na parede que separa a sala do quarto, e fazer o esgoto pró jardim, de modo que não se visse nem cabos nem tubos só o aqua também tinha pensado numa moldura pois já tinha feito uma em madeira para outro aquário, mas a ideia foi toda por agua abaixo. Acho que devia ficar um panorama muito fixe.

Deves ficar com um aqua muito fixe. Depois não te esqueças as fotos, que é o que o pessoal mais deseja ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso é algo muito à frente...Onde é que eu posso arranjar um pai assim? :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Quanto ao substrato, pensa bem...Pois terás que comprar uns 60 kilos...Como vais reparar, não será nada barato...

 

Ia dizer para teres cuidado com a montagem na parede, para teres acesso fácil para fazer a manutenção, mas pelos vistos, isso já está tratado...lol.

 

Depois diz em quanto é que fica essa brincadeira...Para nós chorarmos um bocadinho...lol

 

Hello Crush,

 

O Aqua era suposto ser para mim, mas pelos os vistos o meu Pai anda mais empolgado do k Eu, lol despertou o "Bichinho" outra vez lollllllll

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Fauna:

 

Vou optar pela familia dos "Tetras"

 

Flora:

 

Vou escolher plantas de pouca ou melhor de baixa manutenção:

 

Anúbias

Valisnérias

Cladophora

Riccia

Echinodorus

Cryptocoryne

 

O que ainda está em dúvida é o sistema de Co2...

Editado por Ana fg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.