O Fuga


algarveboy20

Recommended Posts

Setup:

:scarerun:

Nome: O Fuga Data de montagem: 20/10/2009 Dimensões: 200 x 50 x 60 (cm) – 600lts

Iluminação: calha de 2mts 2 x 36w T5 10000k

Filtragem: (Interno) 3000l/h

Substrato: Da Ribeira quase 100kg

Decoração: Pedras seixos, Troncos de Videira

 

Flora:

Tigerlotus red

Trichocoronis rivularis /Shinnersia rivularis

Lilaeopsis novae-zelandiae

Alternanthera "Bettzickiana Rosea

Alternanthera "Bettzickiana Rosea undulata

Alternanthera "Bettzickiana Aurea

Rotala Macandra

Blyxa Japonica

Musgo Phoenix Eleocharis Parvula Hygrophila Polysperma 'Rosanervig'

Lysimmachia Nummularia

Ceratophyllum Demersum 'Foxtail'

Sagittaria Subulata Microsorum Pteropus "MINI" Glossostigma Elatinoides Anubia +1 ou 2 Que não me lembro

 

Fauna:

5 Discus

1 Betta

15 Guppys (temporários) 3 Mollys cauda de lira 3 Rosboras

 

Invertebrados:

10 Neocaridina cf zhangjiajiensis var blue (Nunca mais os vi, dês que os pus lá)

 

O que ainda quero por e mudar;

Calha 2,00Mt com 4x96W / 2-Frente 10000k e 2- Trás 6500K

CO2( Mas não percebo bem como funciona ou qual o indicado para o meu aquário, gostaria de montar um a partir das garrafas de co2 das cervejas mas não sei o que é necessário nem como se monta) ???????

 

Flora;

Ainda falta-me por Riccia fluitans nos troncos, e queria fazer uma parede da mesma em toda a traseira.

Fauna;

Apistogramma agassizi Double Red

Apistogramma cacatuoides "Double Red"

Boraras brigittae

Celestichthys margaritatus

Kryptopterus bicirrhis

Microrasbora erythromicron

Tanichthys albonubes

Iriatherina werneri

Pseudomugil furcatus

Pseudomugil gertrudae Corydoras "Black Venezuela

Sai os guppys e o Betta.

 

Invertebrados; Caridina cf cantonensis "Crystal Red" - SS+

 

Caracóis; Neritina natalensis

Dei o nome fuga :scarerun: ao aquário porque tem uma ligeira fuga a trás que na altura que fiz o teste não deitou nada, e agora todos os dias lá ando eu a por panos ao lado do aquário para não correr pelo móvel, a sorte é que o móvel foi forrado já pensando em eventuais molhadelas.

Além disso tive problemas no funcionamento do filtro, a água demora a chegar há bomba e ontem entrei em stress :) e parti metade do acrílico quer dizer fiz asneira mas pelo menos a agua agora chega as mil maravilhas.

 

Noto que a Anubia esta a ficar com uma folha negra penso que seja falta de iluminação, Vou fazer a remodelação do aquário em princípio em Dezembro, até lá gostaria de ouvir as vossas opiniões e criticas ao mesmo, alguma ajuda no CO2 e na Fauna pois ainda não vi se todas as espécies eram compatíveis.

 

E já agora, que acham dos discus, alguma opinião sobre os sexos?

 

Espero que gostem do layout e opinem e destruíam-me•

 

 

Pic_18306_1.jpg

 

Pic_18306_2.jpg

 

Pic_18306_3.jpg

 

Pic_18306_4.jpg

 

Pic_18306_5.jpg

 

Pic_18306_6.jpg

 

Pic_18306_7.jpg

 

Pic_18306_8.jpg

 

Pic_18306_9.jpg

 

Pic_18306_10.jpg

 

Pic_18306_11.jpg

 

Pic_18306_12.jpg

 

Pic_18306_13.jpg

 

Desculpem as fotos, mas o fotografo não é bom, e maquina nem por isso e os vidros por limpar ainda piora as coisas.

 

Cumps

 

José Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que disparate, está muito giro, mas tens mais sucesso com as visitas se ao invés de colocares os links puseres logo as fotos.

 

As fotos não estão nada mal, as que mais gostei foram as últimas, as cinco últimas, aquela onde estás a dar comer aos Discus está fenomenal, vê lá se tiveres Piranhas um dia não as alimentes assim.

 

O substrato não é o meu preferido, mas fico muito curiosa para ver os resultados depois do desenvolvimento do tapete.

vai actualizando.

 

Parabéns

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luisa, eu não sei como por logo as fotos a aparecer. O substrato foi porque pensei que se as plantas de rio se davam lá porque não usar no aquario. O problema é que quando os discus se assustam alevanta-se uma nuvem de pó la dentro :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Lembro-me aqui à uma ou duas semanas meteste um post nos "iniciados" com a intenção que acabaste por concretizar. (posso estar enganado mas penso que foste tu)

Na altura aconselhei-te um pouco mais de calma.. pq te faltavam coisas essenciais para o que tinhas em mente. O comentário mantêm-se e no teu caso a carroça veio na frente dos bois!

Tens potencial para fazer uma coisa majestosa...bonita de encher o olho! Mas neste momento só mm o potencial!

 

Vamos por partes....

Layout - isso vai lá com o tempo e com o gosto..experimentando, vais eventualmente chegar ao ponto que desejas. Por agora esta meio despido e um pouco desorganizado mas com o tempo isso vai melhorar. cheers Visto que o aquário é grande usa pedras e troncos com um pouco mais de volume.

Fuga de água - Tem muito, mas muito cuidado com isso. Vê rapidamente onde é e remenda o mais depressa possível..senão corres o risco da estrutura colapsar e teres piscina dentro de casa.

Fauna - Discus..já??????? metes dos peixes mais exigentes e badalhocos que existem num aquario com uma semana?????? isso devia estar a trabalhar VAZIO! Onde tens o ciclo do Azoto feito???? essa Amonia? Nitritos? ainda por cima com um filtro interno? se esse aquario foi construido de raiz com areão "novo" é uma autêntica irresponsabilidade.

Filtro - INTERNO COM DISCUS???????? Num aquário de 600l????? Estamos a falar de seres vivos e que por tal, já que os queremos ter, temos de lhes dar as condições para viverem decentemente. O filtro q tens, dizer q é insuficiente é ser simpático nos adjectivos. Se queres Discus COMPRA já um filtro externo como deve de ser. Com bom debito e boa capacidade em volume para matérias filtrantes.

Iluminação - na altura do teu outro post disseste que ias ter as plantas em papa em pouco tempo...com essa iluminação??? 70w para 600l...duvido muito mas mm muito q as plantas vejam o chegar do "espírito Natalício".

CO2 - parafraseando-te "CO2( Mas não percebo bem como funciona ou qual o indicado para o meu aquário, gostaria de montar um a partir das garrafas de co2 das cervejas mas não sei o que é necessário nem como se monta) ???????" esta pergunta devias ter feito ANTES de montar o aquário..existem inúmeros tópicos sobre CO2...como montar, o que é necessário. Pesquisa que encontras! Só dp de montares um aquário dessa dimensão fazeres essa pergunta é andares a correr atrás do prejuízo...e neste caso possivelmente do dinheiro que gastaste nas plantas. CO2 n é essencial, dependendo da flora que utilizes.

Substrato - introduziste algum fértil por baixo do areão????

 

 

Nota - N leves a mal os comentários...mas existem coisas que tem de ser pensadas antes de serem realizadas... fica mais fácil, dá menos trabalho e poupa-se dinheiro. Eu próprio ja fiz muitos erros antes de acertar com a coisa. Tens por aqui exemplos de pessoas que esperaram mais de 6 meses até montarem o aquário só para terem tudo pronto e tudo operacional. Resultado - Aquários brutais e se ficar com água na boca.

 

Abraços

Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Lembro-me aqui à uma ou duas semanas meteste um post nos "iniciados" com a intenção que acabaste por concretizar. (posso estar enganado mas penso que foste tu)

Na altura aconselhei-te um pouco mais de calma.. pq te faltavam coisas essenciais para o que tinhas em mente. O comentário mantêm-se e no teu caso a carroça veio na frente dos bois!

Tens potencial para fazer uma coisa majestosa...bonita de encher o olho! Mas neste momento só mm o potencial!

 

Vamos por partes....

Layout - isso vai lá como o tempo e com o gosto..experimentando, vais eventualmente chegar ao ponto que desejas. Por agora esta meio despido e um pouco desorganizado mas com o tempo isso vai melhorar. :) Visto que o aquário é grande usa pedras e tronco com um pouco mais de volume.

Fuga de água - Tem muito mas muito cuidado com isso. Vê rapidamente onde é e remenda o mais depressa possível..senão corres o risco da estrutura colapsar e teres piscina dentro de casa.

Fauna - Discus..já??????? metes dos peixes mais exigentes e badalhocos que existem num aquario com uma semana?????? isso devia estar a trabalhar VAZIO! Onde tens o ciclo do Azoto feito???? esssa Amonia? Nitritos? ainda por cima com um filtro interno? se esse aquario foi construido de raiz com areão "novo" é uma autêntica irresponsabilidade.

Filtro - INTERNO COM DISCUS???????? Num aquário de 600l????? Estamos a falar de seres vivos e que por tal, ja que os queremos ter, temos de lhes dar as condições para viverem em condições decentes. O filtro q tens dizer q é insuficiente é ser simpático nos adjectivos. Se queres Discus COMPRA já um filtro externo decente. Com bom debito e boa volume para matérias filtrantes.

Iluminação - na altura do teu outro post disseste que ias ter as plantas em papa em pouco tempo...com essa iluminação??? 70w para 600l...duvido muito mas mm muito q as plantas vejam o chegar do "espírito Natalício".

CO2 - parafraseando-te "CO2( Mas não percebo bem como funciona ou qual o indicado para o meu aquário, gostaria de montar um a partir das garrafas de co2 das cervejas mas não sei o que é necessário nem como se monta) ???????" esta pergunta devias ter feito ANTES de montar o aquário..existem inúmeros tópicos sobre CO2...como montar, o que é necessário. Pesquisa que encontras! Só dp de montares um aquário dessa dimensão fazeres essa pergunta é andares a correr atrás do prejuízo...e neste caso possivelmente do dinheiro que gastaste nas plantas.

Substrato - introduziste algum fértil por baixo do areão????

 

 

Nota - N leves a mal os comentários...mas existem coisas que tem de ser pensadas antes de serem realizadas... fica mais fácil, dá menos trabalho e poupa-se dinheiro. Eu próprio ja fiz muitos erros antes de acertar com a coisa. Tens por aqui exemplos de pessoas que esperaram mais de 6 meses até montarem o aquário só para terem tudo pronto e tudo operacional. Resultado - Aquários lindos de morrer.

 

Abraços

Vasco

 

Boas!

Obrigado pela resposta.

 

Em certa parte tens razão no que dizes mas tudo na vida tem um motivo ou desculpa para.

Uma delas a inexperiência.

 

" Os comentários mantêm-se e no teu caso a carroça veio na frente dos bois!" - Aqui está o motivo a casa encontra-se em obras e eu tinha de desactivar três aquários pois eles estavam a estorvar a obra. E o outro de 600lts já estava no seu sítio onde iria ficar futuramente então por isso pôs a carroça veio na frente dos bois. Foi a solução mais fiável que tive no momento.

 

 

"Visto que o aquário é grande usa pedras e tronco com um pouco mais de volume." - Eu não quis usar troncos nem pedras grandes porque gosto de deixar espaço para os peixes andarem bem há vontade e não gosto de ver um aquário muito cheio, coisas simples mas bonitas.

 

"Fuga de água" - Bati com o aquário no chão mas foi uma coisa leve saltou só um pouco de um canto, mas eu para não ter problema forrei logo o canto com acrílico tanto de dentro como por fora, a água que sai de lá tipo é quase nada mudo os panos dia sim, dia não e nunca ficam encharcados, aquilo deve estar a sair por entre o vidro e o acrílico. Mas o mais estranho foi eu ter testado o aquário durante três dias e não ter saído agua nenhuma e agora sai. A minha mãe já me avisou do mesmo que o aquário se pode partir mas acho que não deve acontecer digo eu. Daqui a uns dias já estou eu aqui a lamentar. Já pensei em desactiva-lo para reparar melhor, mas tinha de tirar tudo :puppydogeyes: Tenho esperança que não lhe aconteça nada.

 

"Fauna - Discus.já??????? metes dos peixes mais exigentes e badalhocos que existem num aquário com uma semana??????" - Eu sei que me iriam criticar por isso, mas para ser sincero já há 3anos que ando nisto e nunca deixei ciclo mais que um dia e nunca tive problemas. Mas sei que não está correcto.

 

"Filtro - INTERNO COM DISCUS????????" - O filtro é grande bem grande é de 55litros e debito de 3000l/h já pensei por um de 5000l/h e ta cheio de matérias filtrantes acaba por ser maior que os exteriores e leva muita mais matérias. Mas já pensei por um exterior na outra ponta do aquário. O meu problema é que dá-me pena furar o móvel porque a ideia era dois filtros exteriores.

 

"Iluminação - na altura do teu outro post disseste que ias ter as plantas em papa em pouco tempo...com essa iluminação??? 70w para 600l...duvido muito mas mm muito q as plantas vejam o chegar do "espírito Natalício" - Nisto concordo contigo plenamente pois tenho andado de roda do aquário e alguns já se estão a perder. Devia ter esperado.

 

CO2 - Estive a ver bem isso ontem já que não conheço ninguém daqui que me possa ajudar e já vi o que é necessário comprar e como se monta, mas a minha duvida é UM DIFUSOR CHEGA? Ou será melhor por um em cada ponta? Eu vi um há venda no crystalred mas custava 224euros para aquários de 400 a 500litros.

 

Substrato - Pus misturado com o areão da ribeira, mas não recordo do nome por isso não o referiu.

 

Não levo a mal nada, porque gosto de ouvir a opinião das outras pessoas pode ser pelo lado negativo mas assim ajudam-me a melhorar nos pormenores, só tenho pena que ninguém comente. E por agradeço-te deste já o teu comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Em relação a tua rsp....

1 - Relativamente à fuga....tens ai um problema, não sou fisico, mas tens ai um ponto frágil que esta sobre uma grande tensão...melhorar nunca vai melhorar e piorar é bem provavel q aconteça, por isso qd tiveres tempo e paciência. já la diz o ditado, mais vale prevenir...

2 - layout- gostos são gostos e tu és a unica pessoa q tem de gostar... :puppydogeyes:

3- Co2 - para essa litragem vais ter mm q por um sistema q seja adequado...pores dois implica dois sistemas ( n estou a ver um q csg fazer a separação adequada). esse de viste chega...é preciso é haver dinheiro :). E estas a falar do sistema todo certo, um sistema pressurizado para aquarios de 400-500l?. Mas enquanto n investires na iluminação n vale apena pensares no CO2.

4 - Discus - Até pode n acontecer nada mas apenas com uma semana estas a abusar da sorte.

5 - Filtro - aqui n percebi. tens uma biobox? tem 55litros de capacidade para por matérias filtrantes e cerâmicas?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Em relação a tua rsp....

1 - Relativamente à fuga....tens ai um problema, não sou fisico, mas tens ai um ponto frágil que esta sobre uma grande tensão...melhorar nunca vai melhorar e piorar é bem provavel q aconteça, por isso qd tiveres tempo e paciência. já la diz o ditado, mais vale prevenir...

2 - layout- gostos são gostos e tu és a unica pessoa q tem de gostar... :)

3- Co2 - para essa litragem vais ter mm q por um sistema q seja adequado...pores dois implica dois sistemas ( n estou a ver um q csg fazer a separação adequada). esse de viste chega...é preciso é haver dinheiro ;). E estas a falar do sistema todo certo, um sistema pressurizado para aquarios de 400-500l?. Mas enquanto n investires na iluminação n vale apena pensares no CO2.

4 - Discus - Até pode n acontecer nada mas apenas com uma semana estas a abusar da sorte.

5 - Filtro - aqui n percebi. tens uma biobox? tem 55litros de capacidade para por matérias filtrantes e cerâmicas?

 

 

Abraços

 

Ponto 3- Bom que me avisas que eu estava a pensar comprar e montar o sistema C02 este més, e só em dezembro a calha iluminação. O Co2 do que percebi tenho de comprar CO2 Reductor de Pressão 2 Manometros e Valvula Solenoide + garrafa das de cerveja, agora aquela questão do difusor, estive a ver mesmo no site da marca e lá diz ou coisa não diz que é para 300-500lts diz que é para nemos o revendedor é que pos la a informação mal, agora não sei como fazer. Cada vez me baralho mais. E ha pouco lê que o Co2 baixa o ph e que temos de ter certos cuidados, que não estava ha espera :puppydogeyes:

 

Ponto 5- Foi a unica solução que encontrei fiz, um biobox dentro do aquario, foi a tal peça que eu disse que parti que pus alto de mais e agua custava-lhe passar cima com as materias filtrantes lá tive de partir um coi em cima, e quero ver se arranjo for-me de o cortar melhor. Mas qual é a tua opinião, achas que devia mesmo mudar ou por um motor mais potente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota - N leves a mal os comentários...mas existem coisas que tem de ser pensadas antes de serem realizadas... fica mais fácil, dá menos trabalho e poupa-se dinheiro. Eu próprio ja fiz muitos erros antes de acertar com a coisa. Tens por aqui exemplos de pessoas que esperaram mais de 6 meses até montarem o aquário só para terem tudo pronto e tudo operacional. Resultado - Aquários brutais e se ficar com água na boca.

 

Abraços

Vasco

Eu sou um deles...e não foram 6,foram 8 meses de espera e pra fazer um singelo aqua de 200lt,custou bastante esperar tanto tempo,mas hoje vejo que valeu a pena,já que ficou tudo a meu gosto. :)

Fica a dica para o pessoal que se está a iniciar,tenham calma,neste hobby a paciencia é uma virtude e geralmente quem mais depressa entra,mais depressa sai...se me estão a entender. :)

 

Boa sorte com esse aqua e mantem essa fuga debaixo de olho,isso com tanta agua é um perigo. :P

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um deles...e não foram 6,foram 8 meses de espera e pra fazer um singelo aqua de 200lt,custou bastante esperar tanto tempo,mas hoje vejo que valeu a pena,já que ficou tudo a meu gosto. :)

Fica a dica para o pessoal que se está a iniciar,tenham calma,neste hobby a paciencia é uma virtude e geralmente quem mais depressa entra,mais depressa sai...se me estão a entender. :)

 

Boa sorte com esse aqua e mantem essa fuga debaixo de olho,isso com tanta agua é um perigo. :P

Abraço.

 

Isso é que é saber esperar, mas valeu a pena.... Espero modificar o meu e ver se ele vai melhorando. Em questão de aquario eu gosto como ele está projectado, mas falta ainda plantas para por nos troncos e o resto do material, pois fixe fixe era velo todo verdinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá...

- Se tens uma biobox com capacidade de 55l parece bem...deves ter muito espaço para matérias filtrantes. Em relação à bomba de 3000l/H chega, mas agora tens de ser tu a analisar se é pouco ou n. Se notares que a filtração n esta a ser adequada (agua turva) ou existe pouca movimentação da água passa para uma de 5000l/h.

 

- Primeiro a iluminação..com cerca de 300w ja podias fazer umas coisas engraçadas. Vai a lojas vê preços de calhas. Existem combinação de calhas Hqi com T5 que para um aquario desse tamanho tlv seja o mais apropriado. Este tlv seja o investimento mais caro, mas se estas nos "aquarios" para ficar é um investimento que compensa.

 

- Relativamente ao CO2 - sim, o CO2 vai baixar o pH mas entre os 6.5 e os 7 estas mais do que bem para os discus. Geralmente se a tua água rondar os 7 com injecção de CO2 irá baixar um pouco mas nada de preocupante.

Para o teu aquario compras por exemplo este kit (eu comprei daqui e so posso dizer bem).

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/ebf...gnetic%20valve/

 

juntamente com um reactor (sim porque o kit trás um difusor (que é algo diferente do reactor) que é insuficiente para essa litragem).Este liga-se nas tubagens do filtro, e pelo que referem n é nada estético por isso é recomendado a sua instalacao dentro do movel, sem estar à vista.

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/ebf.../reactor%201000.

 

Com cerca de pouco mais de 200€ ficas com o sistema completo pronto a usar. Ve no forum as encomendas conjuntas deste site...sp podes poupar uns trocos nos portes de envio. Neste caso tens o problema de n teres filtro externo para ligar o reactor (tive de editar pq só dp me lembrei q n tinhas filtro externo, mas mm assim deixei ficar os links para teres uma ideia). Põe um post na área de manutenção. Explica q tens uma biobox e que estas a pensar adquirir um kit tipo o da aquaristic com garrafa de 2kg, mas que devido à litragem necessitas de algo melhor que um simples difusor. Alguem hà-de te aconselhar um reactor próprio para teres dentro do aquario, ligado só ao sistema de CO2 que seja eficiente para essa litragem.

 

Nota - é mm como o Luis referiu...o aquario dele é exemplo acabado da ideia que te estava a tentar passar. Paciencia e calma, so qd tiveres possibilidade de avançar com tudo é q o fazes.

 

PS - tpa's frequentes...faz um favor aos teus discus :character0050:

 

Abraços Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ptuga!

 

A aguá tem estado boa, esta semana ja fiz um tpa de metade do aquário.

1- Estive a ver os links achei muito bom preço e irei fazer mesmo isso que me aconselhas-te em relação ao Co2, o reactor tirei este link pois não sabia como funcionava mas vou eu tentar fazer dentro do filtro ver como sai. http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtop...2&highlight Porque sou adepto dos diy's.

 

Só tenho uma duvida, depois o tubo (flauta) que tenho, terei de o por mais a baixo do aquario por causa do co2?? Né?

A minha flauta dá a volta ao aquário tipo faz 1comprimento e uma largura do aquario. Ou terei de fazer uma flauta há parte mais pequena?

 

Em relação há iluminação, calhas Hqi com T5 acho demasiado caro. Em ves disso estava a pensar comprar a calha que tinha mencionado mais a cima, e podia deixar junto há outra que já lá esta que achas???

 

2- Estava aqui a pensar, podia por também o reactor com um filtro externo mais fraco só para isso, é que vou fazer um mini movel para por o Co2 por cima do aquário. Assim punha tudo junto. Que achas? A 1 ou a 2 opção?

 

Em relação há fuga do aquário, já ha 4 dias que não tiro os ditos panos, só tem estado humido o que quer dizer que a fuga deve estar obstruida. Pois antes tirava todos os dias eles enxarcados. ;)

 

Em relação há fauna que estava a pensar por depois que achas? Qual é a tua opinião.

Fauna;

Apistogramma agassizi Double Red

Apistogramma cacatuoides "Double Red"

Boraras brigittae

Celestichthys margaritatus

Kryptopterus bicirrhis

Microrasbora erythromicron

Tanichthys albonubes

Iriatherina werneri

Pseudomugil furcatus

Pseudomugil gertrudae Corydoras "Black Venezuela

Sai os guppys e o Betta

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Respondendo:

Discus -isso vais ter de esperar. É mm qd o casalinho se voltar a decidir. :) Geralemnte pondo uma vez nao demora muito a voltar a faze-lo outra vez.

CO2 - Ai vais ter de ser tu a decidir. Caso escolhas o 1 caso, pq queres ter o gosto de fazer e n queres gastar dinheiro, força. Não te esqueças q a flauta convem estar a correr dentro de água, n em chuveiro. Eu pessoalmente, q n sou muito dotado no DIY, escolheria o segunda opção em que punha um filtro externo com um reactor de CO2. Assim poderias ter na biobox por exemplo uma filtração só mecanica (mais importante qd se tem discus) e no filtro externo só biologica (muita desta filtração é feita pelo proprio sistema, ja que existem bastantes plantas).

 

Em relação a fauna é a gosto tendo em atenção as compatibilidades sociais e biologicas dos peixes.

Eu perfiro cardumes maiores e poucas especies...mas isso sou eu.

Tens discus q são a atracção principal..o resto é para compor o ramalhete.

 

O meu exemplo (é o q actualmente tem).

Aquario de sensivelmente 300l - 6 escalares juvenis, 25 nariz de bebados e 25 rasbora arlequim, 10 corydoras e 2 pit bul e um SAE (desisti de o tentar apanhar, venceu a minha paciencia e ganhou o direito de lá ficar :) ). Com um pH a rondar os 6,5.

 

Vais postando fotos

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver e a solução é mesmo a segunda, pondo o reactor lá dentro fica tudo muito pro espalmado, alem que ainda falta-me ligar o esgoto há bom..... E hoje já estive a ver os filtros externos, e tenho lá flautas a mais. Vou juntar ao Co2. Quando fizer a mudança meto fotos. Já agora queria-te perguntar onde se abre o topico para encomendas em grupo? Por causa do co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre as compras em grupo, é melhor leres as regras todas primeiro.

 

cumps

 

Regras gerais da área dos classificados.

 

Regras das compas em grupo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.