Fertilização


Carla

Recommended Posts

Viva

 

O meu aquário tem 37,8lt. brutos, está a ciclar faz amanhã uma semana.

Na próxima semana estou a pensar iniciar a fertilização.

 

Sáb.- Seachem Flourish

Dom.- Seachem Phosphorus

Seg. - intervalo

Terça- SeachemNitrógeneo

Quarta.- intervalo

Quinta.- Seachem potássio

Sexta. - Descanso

 

O aqua tem como fauna:

 

Anubia Nana

Ceratopteris Siliquosa

Eleocharis Accicularis

Juncus Repens

Pogostemon Helferi

Hygrophila Corymbosa Siamensis

Hemianthus Callitrichoides ("cuba")

Vesicularia Montagnei

 

Está a ciclar com co2 e luz 9h diárias.

Não tem peixes. Para a semana vou começar a introduzir tambem um poquinho de comer, para ver se o ciclo acelera.

 

Gostaria muito que dessem a vossa opinião se vou no bom caminho.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

O meu aquário tem 37,8lt. brutos, está a ciclar faz amanhã uma semana.

Na próxima semana estou a pensar iniciar a fertilização.

 

Sáb.- Seachem Flourish

Dom.- Seachem Phosphorus

Seg. - intervalo

Terça- SeachemNitrógeneo

Quarta.- intervalo

Quinta.- Seachem potássio

Sexta. - Descanso

 

O aqua tem como fauna:

 

Anubia Nana

Ceratopteris Siliquosa

Eleocharis Accicularis

Juncus Repens

Pogostemon Helferi

Hygrophila Corymbosa Siamensis

Hemianthus Callitrichoides ("cuba")

Vesicularia Montagnei

 

Está a ciclar com co2 e luz 9h diárias.

Não tem peixes. Para a semana vou começar a introduzir tambem um poquinho de comer, para ver se o ciclo acelera.

 

Gostaria muito que dessem a vossa opinião se vou no bom caminho.

 

Obrigada

 

 

Está aí alguem que me dê uma ajuda :):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já viste o plano de fertilização da seachem?

 

Tudo depende dos consumos do teu aqua, que dependem da luz e da quantidade de plantas. Quanta luz tens? E que marca é? (chinesa é que não). Um bom nível de nutrientes a manter é 10N; 1P; 20K. Para saberes o quanto fertilizar de N e P basta que meças os seus consumos recorrendo a testes. Para a fertilização de K, por cada 1ppm de P consumido, fertilizas 10 ppm de K. A frequência com que fertilizas vai depender da velocidade com que o aqua consome estes nutrientes. Deves, claro, fertilizar apenas quando os níveis baixarem significativamente. Os micros e ferro, começava por duas vezes por semana de micros e três vezes por semana de 0,2 ppm de ferro.

 

dia1 - TPA 50% + repouso

dia2 - micros + ferro + nitratos + potássio + fosfatos (para colocar no nível desejado)

dia3 - repor Macros (se necessário)

dia4 - repor Macros (se necessário) + micros + ferro

dia5 - repor Macros (se necessário)

dia6 - repor Macros (se necessário) + micros + ferro

dia7 - repor Macros (se necessário)

 

Esse plano é muito flexível, e as doses de ferro são inofensivas. Suponho que tenhas boa quantidade de luz visto que queres manter HC e pogostemon helferi. Provavelmente terás de aumentar a fertilização de micros e ferro em particular.

 

Dos fertilizantes que usas, hás-de reparar que o de P e o de N são muuuuuito fraquinhos. Para esses sai muito mais barato comprares em pó e fazeres tu uma solução. O K já tem uma concentração decente, mas mesmo assim sai mais barato comprar em pó. O ferro tb vem com concentração decente e o flourish tenho ouvido dizerem bem dele. Só há pouco tempo é que o comecei a usar, por isso ainda não tenho grande opinião... mas tou a ficar com a ideia de que as doses recomendadas não são nada próprias para um aqua com grandes consumos

 

Espero ter ajudado

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já viste o plano de fertilização da seachem?

 

Tudo depende dos consumos do teu aqua, que dependem da luz e da quantidade de plantas. Quanta luz tens? E que marca é? (chinesa é que não). Um bom nível de nutrientes a manter é 10N; 1P; 20K. Para saberes o quanto fertilizar de N e P basta que meças os seus consumos recorrendo a testes. Para a fertilização de K, por cada 1ppm de P consumido, fertilizas 10 ppm de K. A frequência com que fertilizas vai depender da velocidade com que o aqua consome estes nutrientes. Deves, claro, fertilizar apenas quando os níveis baixarem significativamente. Os micros e ferro, começava por duas vezes por semana de micros e três vezes por semana de 0,2 ppm de ferro.

 

dia1 - TPA 50% + repouso

dia2 - micros + ferro + nitratos + potássio + fosfatos (para colocar no nível desejado)

dia3 - repor Macros (se necessário)

dia4 - repor Macros (se necessário) + micros + ferro

dia5 - repor Macros (se necessário)

dia6 - repor Macros (se necessário) + micros + ferro

dia7 - repor Macros (se necessário)

 

Esse plano é muito flexível, e as doses de ferro são inofensivas. Suponho que tenhas boa quantidade de luz visto que queres manter HC e pogostemon helferi. Provavelmente terás de aumentar a fertilização de micros e ferro em particular.

 

Dos fertilizantes que usas, hás-de reparar que o de P e o de N são muuuuuito fraquinhos. Para esses sai muito mais barato comprares em pó e fazeres tu uma solução. O K já tem uma concentração decente, mas mesmo assim sai mais barato comprar em pó. O ferro tb vem com concentração decente e o flourish tenho ouvido dizerem bem dele. Só há pouco tempo é que o comecei a usar, por isso ainda não tenho grande opinião... mas tou a ficar com a ideia de que as doses recomendadas não são nada próprias para um aqua com grandes consumos

 

Espero ter ajudado

 

 

Olá

 

Em primeiro lugar agradeço-te pela excelente explicação, já estava a ficar desanimada que nimguem me ligava. :puppydogeyes:

 

A minha iluminação é um candeeiro da Blau, comprado na Naturline.

É uma PLL de 18w. O senhor da loja disse-me que talvez fosse suficiente.

O que achas?

Achas que deveria apostar na compra de outro igual e assim totalizar 36w, não será demasiado?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apesar de a maioria das plantas que mencionaste ser de luz moderada, acho que mesmo para essas 18W vai ser pouco. São capazes de se aguentar mas provavelmente ficam com um aspecto reles. Para a HC cuba convém mesmo ter luz mais intensa. O ideal era que um membro do forúm que tivesse experimentado cuba com a mesma relação W/l de 0,5 porque eu nunca experimentei. Tenho ideia desses candeeiros serem um dinheirão. Tenta procurar noutros sítios. Na avipeixe ou ruimar que são lojas com outra filosofia de venda lol...não são ladras. Telefona que é rápido barato e fácil. Depois diz como fizeste.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apesar de a maioria das plantas que mencionaste ser de luz moderada, acho que mesmo para essas 18W vai ser pouco. São capazes de se aguentar mas provavelmente ficam com um aspecto reles. Para a HC cuba convém mesmo ter luz mais intensa. O ideal era que um membro do forúm que tivesse experimentado cuba com a mesma relação W/l de 0,5 porque eu nunca experimentei. Tenho ideia desses candeeiros serem um dinheirão. Tenta procurar noutros sítios. Na avipeixe ou ruimar que são lojas com outra filosofia de venda lol...não são ladras. Telefona que é rápido barato e fácil. Depois diz como fizeste.

 

cumps

 

Viva

 

O candeeiro da Blau até não achei muito caro, ficou-me em 19,95€.

 

Já agora dás-me uma ajuda na questão da aquisição dos peixes.

Quero um casal de ramirezi, neons e rasbora Galaxy, penso que sejam todos compatíveis.

 

Em relação à equipa de limpeza é que não sei...

red cherry, cobra Kuhli, caracóis, corys, ottocinclus, o que me aconselhas para limpeza de fundo e de algas?

 

Obrigada mais uma vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ok, esse preço não é assim tão terrível quanto imaginava.

 

Acho só que estás a querer por demasiados peixes em 37l. Eu compreendo perfeitamente a tua vontade de os ter... mas não só vai ser pouco espaço para todos eles como depois não vai ser agradável olhares e veres um enxame de peixes no aqua...salada de frutas lol. As rásboras apesar de serem pequenas precisam de bastante espaço porque são peixes que nadam muito e rápido. De entre as rásboras e os neons...eu acho que os neons suportam melhor o pouco espaço. O casal de rams também podes ter... A equipa de limpeza... não é mesmo necessária. Ou tens as algas controladas..ou então estão descontroladas e aí não há equipa de limpeza que chegue. Camarões em plantados dá porcaria porque são muito sensíveis ao co2 e aos metais dos micros. Ottos são a melhor equipa de limpeza que podes ter mas seriam mais peixes a ocupar espaço e a aumentar os nitratos. Caracóis limpam bem se forem bastantes mas se lhes falta a comida...diz adeus às plantas... tipo nas férias em que a comida pode não ser em tanta quantidade quanto em regime normal.

 

Corys desaconselho porque vão tar sempre a levantar-te a cuba. SAE e CAE também desaconselho porque são demasiado grandes e estupidamente agressivos.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais