Aquário novo - tronco coberto por uma nuvem branca, fungos?


Pedro Gomes

Recommended Posts

Montei um aquário novo (120x40x50) e coloquei dois tronco de raiz de Mopani. alguns dias depois aparecem cobertos por uma nuvem branca, parace bolor (cobre de uma forma homogénea partes do tronco). A água cheira pior à medida que us fungos aumentam.

 

O aquário tem dois filtros canister (total de 1600L/h) substracto para as plantas e apenas duas plantas oferecidas pela loja, enquanto não chegavam as que pedi.

Estava a utlizar Co2 desde o início.

 

Parece-me ser um fungo do tronco que depois se espalha pelo aquário, principalmente nas superfícies purosas com as borrachas das ventosas.

 

Fervi os troncos, subi a temperatura para 28C, tirei o carvão activei e coloquei turfa, oxigenei mais o aquário, enfim a "fungisse" não se vai embora.

 

Já utilizei ECTOPUR (sera) e nada e estava a utilizar Protozin da Waterlife, mas também nada.

 

Estou a pensar em retirar as plantas e os troncos, retirar toda a água que conseguir, limpar o aquário o melhor que puder e colocar nova água sem mais nada (só o substracto e areão fica).

 

Como esterelizar tudo como se fosse começar tudo outra vez? existe algum produto que possa utilizar antes de retirar a água que esterilize ?

 

Se alguem reconhece a situação identificou o "invasor" como um fugo ou uma alga?

 

Alguém já teve este problema ?

 

Agradeço antecipadamente.

 

Cumprimentos,

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

O tronco foi fervido. E foi limpo? Uma boa escovadela ajuda...

Nos meus troncos, que eu não tive possibilidade de ferver devido ao seu tamanho, eu tive fungos, pareciam cabeças brancas. O que eu fiz foi tirar o tronco e escovar com uma palha-de-aço. Passado algumas vezes nunca mais ficou branco. Uma das coisas que eu notei foi que se uma parte do tronco ficava fora de água, essa parte ganhava mais rapidamente esses pontos, do que a parte dentro de água.

Experimenta....

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pela descrição parece ser fungos.

 

O ferver, escovar, deixar repousar, é o ideal mas não elimina os fungos na sua totalidade...

Os fungos são como as algas, ficam "ibernados" à espera do melhor momento para "atacarem"...

 

Existe umas poucas espécies de plecos que tratam do assunto. Não comem fungos, porque isso duvido que algum peixe o faça, mas vão "roendo" o tronco para os fungos não terem nada que os atraia. Normalmente matéria orgânica.

 

Para retirar os fungos, realmente o melhor é retirar o tronco e escová-lo...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

O procedimento que utilizei para os troncos foi apenas colocá-los debaixo de água durante 2 semanas com várias mudas de água.

 

Depois de os fungos aparecerem pela primeira vez, então já fervi os troncos em duas águas (como não cabiam fui fervendo um pouco de cada lado, mas ficou todo fervido).

Voltei a colocar no aquário e voltou aparecer o fungo que mais parece bolor. Até a água fica a cheirar a bolor (ou parecido).

 

Hoje voltei a limpar o que podia e voltei a encher o aquário sem os troncos a ver o que dá. O cheiro, apesar de fraco nota-se, por isso acho vai voltar a aparecer nas ventosas.

 

Se voltar a aparecer, mesmo sem afonte principal, o tronco, significa que o aquário estámesmo contaminado e aí não sei o que fazer.

 

Por curiosidade coloquei uma ventosa contaminada 3 copos, um com cloro, outro com sal e outro com gelo. O cloro foi o que limpou mais, o sal também um pouco e o gelo conseguiu arrancar os fungos de imediato, ficando apenas um película na ventosa.

Ainda faço um cocktail para o maldito fungo!!!

 

- Alguém conhece um produto que esterilize o aquário ? acham que posso utilizar uma pequena quantidade de cloro/sal ? julgo que estes depois de umas mudas de água não ficam residuais nos filtros e equipamento certo?Seria uma tentativa para começar de novo. É importante mencionar que tenho o aquário só com o areão!

 

- A quem já passou por isto, o tronco era de Mopani ? e os fungos afectaram as plantas ? é que tenho as minhas no vendedor prontas para vir para casa e se não piorar muito talvez avance com as plantas.

 

Que belo começo para um principiante!!! :?

 

Que lindo aquário, Plantas nem velas, peixes nem pensar!

 

Saudações aquaristas,

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquariofilia e assim e preciso muita paciencia se queremos que as coisas corram bem, nao desanimes.

Se tiveres possibilidades ferve o troco durante meia hora depois de começar a ferver, e escova o tronco.

se voltar a aparecer eu aconselho a retirares o tronco e substituires por outro que esteja em melhores condições.

 

PS: quando ferveres o tronco coloca umas gotas de lixivia e depois deixa cerca de uma semana dentro de agua, fazendo trocas de agua todos dias.

Em principio a fervura vai matar a maior parte dos fungos com a ajuda da lixivia. a troca de agua e para limpar os vestigios da lixivia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos não tratados libertam tanino, que que em grandes concentrações funcionam como antioxidante que favorece o desenvolvimento de fungos. É por isso que se fervem os troncos com bastante sal para decompor o tanino em outros acidos e depois se deixa em repouso durante vários dias (com mudanças de água ) até a água deixar de ficar amarelada.

Quando ao problema que já tens no aquário ..... tens de ter paciencia, tenta adicionar sal e aumenta a temperatura, com o tempo tudo deve voltar ao normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, o tanino é benéfico para os peixes e para as plantas certo?

 

tenho alguns troncos alguns deitam taninos outros não, mas em nenhum apareceu bolor ou fungos, só algas lol, alguns fui mesmo eu que os apanhei e tratei com sal, pode ser mesmo sem água, o sal vai absorver a água que há no tronco secando-o por completo.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, depende banana rock

É optimo para controlar o ph, e em concentrações baixas é benéfico para os peixes, mas em excesso é nocivo. Um pouco como os ácidos gordos para nós.

Estou a falar um bocado no ar ... não domino este assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal serve para matar fungos e bactérias por osmose.

Podes usar sal de cozinha se depois deixares o tronco de molho alguns dias ou então sal de aquário ( há uma diferença, a quantidade de iodo ) e podes deixar menos tempo de molho antes de o colocares no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar, quero pedir desculpa ao Pedro por estar a usar o tópico dele, mas como o assunto tb é de troncos... penso que o melhor será por a questão aqui.

 

Neste momento estou a tratar um tronco, para mais tarde o colocar no aqua, a minha dúvida é na colocação do tronco. Para o meter totalmente submerso há algum truque que se possa fazer, ou o que há a fazer é esperar que um dia ele vá para o fundo?

 

Um abraço

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele acaba por ir ao fundo como diz o sergio, mais cedo ou mais tarde.

Uma vez coloquei uma raiz no meu aqua e com a pressa de a ver lá dentro apenas a fervi ligeiramente ... duas semanas depois ainda parecia um barco de um lado para o outro no aquário.

Tive de a ferver novamente, um belo quarto de hora, a gaja era mesmo rija banana rock metia-a no aquário e espanto .... novamente barco. Fui deitar-me mais que #$%"$#& da vida. No dia seguinte metia num balde e por lá ficou até perder a teimosia :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update sobre estado do aquário.

 

Depois de colocar um cokctail de 10g cloro, 1 tampa de lexívia e 300 gramas de sal de máquina, e após 48h, os fungo estão desaparecidos, restando apenas alguns vestígios nas mangueiras de um dos filtros (acho que as vou trocar). Vou também colocar um esterilizador de UV para ver se a fungaria não volta. Eu sei, nada é garantido!

 

Na verdade o sal, mas do que tudo, parece estar a fazer a diferença.

 

já agora para retirar o sal restam as trocas de água ou existe mais algum processo acessível que possa ajudar ?

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem atenção ao facto de que o esterilizador de UV deve ser usado por curtos periodos de tempo para resolver um problema e não deve ser usado como prevenção a longo periodo porque vai acabar por matar toda a vida biologica do aquário.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas mas eu tomei a decisão de mudar o meu setup (adaptar) para água salgada. Para já está tudo a correr bem.

 

Para quem possa a vir a ter um problema igual ao meu fica a conclusão de que o Sal foi a única coisa que fez recuar o fungo, mas não o consegui eliminar (talvez utilizando mais sal conseguisse).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora li este topico.

Montei um aquario à cerca de 1mes, e aconteceu-me exactamente isso: apareceu uma substancia gelatinosa a envolver os troncos.

Eu não os tinha fervido previamente, por serem muito grandes. Acho que tem vantagens e desvantagens, uma das vantagens da não esterilização é eu agora começar a ver um bocado de musgo a crescer no topo do tronco. Tenho a certeza que o musgo veio do rio, onde colectei o tronco.

Eu tinha deixado os troncos dentro de água salgado +/- 1mês, nessa altura nunca vi aquela gelatina(n tenho a certeza ke seja um fungo, perfiro chamar-lhe gelatina, não vá estar a cometer algum erro). Suponho que tenha sido do sal (confirmando a vossa teoria).

Entretanto montei o aquario e meti lá os troncos. Começou a aparecer a gelatina.

Quando fazia mudanças de água passava com a mangueira pelo tronco e a gelatina era sugada, ficando o tronco limpo por umas horas.

Entretanto introduzi os peixes, gradualmente. O problema ficou resolvido quando meti o otocinclus affinis (já vi 2espécies distintas com este nome, uma delas costuma também ter uma variedade albina. O meu é desses, mas não albino). Nos primeiros 3dias andava assustadoramente gordo, e a gelatina foi desaparecendo gradualmente. Passada 1 semana estava tudo normalizado: não havia gelatina e o oto estava em forma.

Espero ter-te ajudado.

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...