Biotop 130l - Setup


pedrolena

Recommended Posts

Aqui vai o aquário em questão:

 

SERA marin Biotop Cube® 130

Tamanho: Comp. 51 cm x Alt. 66,5 cm x Larg. 57 cm

 

* Aquário de água salgada de 130 litros (volume total, incl. filtro: 160 litros)

* Pronto a funcionar e biologicamente activo de imediato

* Vidro frontal convexo (vidro polido)

* Equipamento plug-in completo

* Filtro interior de 4 câmaras com

o filtragem mecânica através de 2 esponjas filtrantes

o escumador de proteínas PS 130

o SERA siporax®, 2 litros para a filtragem biológica com 540 m2 de área de filtragem

o Clarificador UV 5 W

* Aquecedor 100 W

* Bomba de circulação STP 1000

* Tampa para aquário inovadora com uma técnica variável para deslizar, levantar e fixar, assim como uma tampa separada para o alimento.

* Iluminação: 2 tubos flurorescentes T5 - PL 24, para uma luz azul actínica e uma luz do dia com coloração neutra

* 2 ventiladores para arrefecer

* Além disso, estão incluídos: Acondicionador SERA aquatan® 100 ml e o arrancador para filtro SERA ammovec de 100 ml

 

Tendo em conta que o Nano vem com este conjunto, o material é o adequado?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aqui vai o aquário em questão:

 

SERA marin Biotop Cube® 130

Tamanho: Comp. 51 cm x Alt. 66,5 cm x Larg. 57 cm

 

* Aquário de água salgada de 130 litros (volume total, incl. filtro: 160 litros)

* Pronto a funcionar e biologicamente activo de imediato

* Vidro frontal convexo (vidro polido)

* Equipamento plug-in completo

* Filtro interior de 4 câmaras com

o filtragem mecânica através de 2 esponjas filtrantes

o escumador de proteínas PS 130

o SERA siporax®, 2 litros para a filtragem biológica com 540 m2 de área de filtragem

o Clarificador UV 5 W

* Aquecedor 100 W

* Bomba de circulação STP 1000

* Tampa para aquário inovadora com uma técnica variável para deslizar, levantar e fixar, assim como uma tampa separada para o alimento.

* Iluminação: 2 tubos flurorescentes T5 - PL 24, para uma luz azul actínica e uma luz do dia com coloração neutra

* 2 ventiladores para arrefecer

* Além disso, estão incluídos: Acondicionador SERA aquatan® 100 ml e o arrancador para filtro SERA ammovec de 100 ml

 

Tendo em conta que o Nano vem com este conjunto, o material é o adequado?

 

já tive 1 , e tenho para venda não gostei e as temperaturas de verão são alucinante chegando aos 34 graus mesmo com ventoinhas.

pondera a fazer um de raiz.

Editado por oscarwild

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rocha Viva (10kg) + Rocha Morta (5kg) + Areão (7,5 kg)...

 

 

 

Equipa de limpeza - 5 turbos + 5 Ermitas

 

1 Amphiprion Ocellaris

1 Gobie Okinawa

1 Salaria Fasciatus

1 Rock Beauty

 

1 lysmata Amboinensis???

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um destes, podes ver como está actualmente em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140393

 

Quanto às temperaturas no verão tens de ter cuidado, embora nunca tenha chegado aos 34ºC, admito que cheguei aos 30ºC, mas controlei bem a coisa com ventoinhas e garrafas de água congelada (em picos de calor)...

 

Os meus conselhos são:

 

- Acrescenta uma bomba de circulação, uma de 5000L/H é suficiente.

- Retira a espoja de filtro, deixa que a rocha viva faça o trabalho, senão tens de limpar a esponja semanalmente para não teres problemas de nitratos.

- Se calhar deverias ter esperado mais um bocado para colocar um peixe.

- E mete pelo menos mais 10Kg de rocha viva (tenta arranjar no forum que é mais barato).

- E quanto ao areão, tenta ter entre 5 a 10 cm de altura no areão.

 

 

Boa sorte com o aquario. :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus conselhos são:

 

- Acrescenta uma bomba de circulação, uma de 5000L/H é suficiente.

Será necessário nesta altura? Quais os procedimentos a tomar? É necessário furar o aquário?

 

- Retira a espoja de filtro, deixa que a rocha viva faça o trabalho, senão tens de limpar a esponja semanalmente para não teres problemas de nitratos.

O vendedor mandou-me cortar a esponja ao meio deixei lá metade. Devo tirar toda?

 

- Se calhar deverias ter esperado mais um bocado para colocar um peixe.

Obviamente que deveria. Mas simplesmente é uma cobaia. A coitada da Donzela anda na loja a servir de cobaias em aquários novos.

 

- E mete pelo menos mais 10Kg de rocha viva (tenta arranjar no forum que é mais barato).

Comprei a 12 euros na loja. No fórum, achas que consigo encontrar mais barato? É que mais 10 kg ainda é um dinheirito.

 

- E quanto ao areão, tenta ter entre 5 a 10 cm de altura no areão.

Tenho cerca de 1cm. Deram-me por conselho não ter muita por causa das algas.

 

 

Quanto tempo é que achas que devo esperar para pôr peixes e corais?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à bomba, se calhar agora não é necessária, mas quando colocares os primeiros corais ter uma boa circulação é ideal. (normalmente a formula mágica é 30 a 50 vezes a litragem) Não precisas de furar nada, podes por aquilo com iman, recomendo uma bomba da sunsun (http://www.reefshops.com/sunsun-jvp-102b-wave-maker-vibration-pump.html) encontras com facilidade em qualquer loja da especialidade.

 

Eu tirei a esponja toda, os restos biologicos ficam lá todos presos e por norma, começam a subir o valor dos nitratos... Podem manter a esponja à vontade, mas tenham em mente que a terão de lavar regularmente e naqueles bastidores, vão ter de tirar o escumador, tirar a esponja (que levanta uma data de ditritos na agua) e voltar a coloca-la. Eu tirei-a, mas foi uma opção minha. Se forem ver os aquarios do resto do pessoal, não costumam ter esponja, a RV trata dessa filtragem.

 

Eu percebo esse conceito de cobaia perfeitamente :shocked028: Mas uns camarõezitos costumam ser mais baratos...

 

12€ o Kg numa loja, não é nada mau, onde é essa loja? Aqui no forum costumas arranjar rocha viva a 7-8€ o Kg.

 

Eu digo 5 a 10cm de areao, pois fica muito mais propricio para teres areia viva. Nassarios,minhocas e outros que tais, gostam de ter uma certa profundidade para se enterrarem e há certos peixes e estrelas-do-mar que poderão virr a ter que necessitam de alguns cms de areão.

Isso das algas por causa do nível do areão nunca ouvi falar. Proliferação de algas habitualmente acontece por exposição à luz, excesso de nitratos, etc.

 

 

Se forem acrescentar areão, acrescentem agora enquanto podem movimentar a RV e causam pouco stress aos vivos que lá têm. Depois de terem o layout feito, já é dificil acrescentar areão (sugiro areão de coral esmagado).

 

 

Deixem ver se a donzela subsiste uns 15 dias, vão fazendo os testes, se a amónia, nitritos e nitratos estiverem a zero, avancem para mais 1 peixinho e 1 coral... Um bom teste é porem um camarão e ver se passados 2 ou 3 semanas ele faz uma troca de casca, normalmente revela uma boa qualidade de água.

 

E sugiro só corais moles neste aquario, devido aos problemas de calor no verão, é muito mais dificil manter um coral duro. Os corais moles são muito mais resistentes e aguentam bem melhor variações de temperaturas e variações de parametros. (e são menos parametros que têm de controlar :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas dúvidas:

 

 

O escumador está bem regulado? Está mais ou menos a meio do copo... O problema é que por vezes faz muita espuma e enche-se muito rápido... O ar encontra-se no mínimo...

 

dsc00184mx.jpg

 

 

Rocha Morta a acastanhar... Serão Diatomáceas... Sendo um aquário novo é normal? É da ciclagem?

 

dsc00228h.jpg

 

 

Atenciosamente,

 

Pedro e Lena

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguma coisa funciona bem neste aquário? E que tal umas criticas construtivas?

Atenciosamente,

 

Pedro e Lena

 

eu tenho 1 há venda porque nada e bom nesse aquário , luz =48w para 130L , escumador e fraco , circulação quase nula , estas a ver , mando-te fotos do meu para veres :

DSCF0641.jpg

 

DSCF0640.jpg

 

e ate não estava mal ,mas não serve para agua salgada desculpa a frontalidade

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 1 há venda porque nada e bom nesse aquário , luz =48w para 130L , escumador e fraco , circulação quase nula , estas a ver , mando-te fotos do meu para veres :

DSCF0641.jpg

 

DSCF0640.jpg

 

e ate não estava mal ,mas não serve para agua salgada desculpa a frontalidade

 

 

Gosto muito! Se conseguir ter o meu aqua igual ao teu para mim já era muito bom! Não pretendo nada de muito grande, por enquanto...

 

quanto à luz: mete-se mais forte (a pensar no futuro)

circulação: 1 bomba extra... a conselho vou comprar uma de 5000l (já planeado brevemente)

escumador: por enquanto vai ficar este chasso... logo se vê depois...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um destes, podes ver como está actualmente em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140393

 

Quanto às temperaturas no verão tens de ter cuidado, embora nunca tenha chegado aos 34ºC, admito que cheguei aos 30ºC, mas controlei bem a coisa com ventoinhas e garrafas de água congelada (em picos de calor)...

 

Os meus conselhos são:

 

- Acrescenta uma bomba de circulação, uma de 5000L/H é suficiente.

- Retira a espoja de filtro, deixa que a rocha viva faça o trabalho, senão tens de limpar a esponja semanalmente para não teres problemas de nitratos.

- Se calhar deverias ter esperado mais um bocado para colocar um peixe.

- E mete pelo menos mais 10Kg de rocha viva (tenta arranjar no forum que é mais barato).

- E quanto ao areão, tenta ter entre 5 a 10 cm de altura no areão.

 

 

Boa sorte com o aquario. surprised

 

 

Boas a todos

Eu tenho tambem um biotop de 130 litros e eis o progresso de 5 meses:

 

04112009064.th.jpg

 

03112009063.jpg

 

03112009061.jpg

 

03112009049.jpg

 

03112009045.jpg

 

03112009046.jpg

 

03112009044.jpg

 

03112009051.jpg

 

03112009050.jpg

 

03112009058.jpg

 

 

 

Já me tinham dito que o escumador n prestava...li aqui que é possivel melhorar a iluminação deste plug and play...mas como? com uma calha diferente ou existem lampadas iguais mas com mais força?

 

Em relação ao escumador é possivel optar por outro melhor mas que caiba na pequena "sump" deste aquario?

 

Eu tirei a tampa secundaria deste aquario para uma melhor respiração e evaporação de agua...

 

O reef do Sr. pmgfc esta espetacular...eu gostava de ter a parte de tras igual á dele...aquilo é alga coralina certo?

 

O aqua ainda esta em construção porque tive um carsh a dois meses

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

Eu tenho tambem um biotop de 130 litros e eis o progresso de 5 meses:

 

04112009064.th.jpg

 

03112009063.jpg

 

03112009061.jpg

 

03112009049.jpg

 

03112009045.jpg

 

03112009046.jpg

 

03112009044.jpg

 

03112009051.jpg

 

03112009050.jpg

 

03112009058.jpg

 

 

 

Já me tinham dito que o escumador n prestava...li aqui que é possivel melhorar a iluminação deste plug and play...mas como? com uma calha diferente ou existem lampadas iguais mas com mais força?

 

Em relação ao escumador é possivel optar por outro melhor mas que caiba na pequena "sump" deste aquario?

 

Eu tirei a tampa secundaria deste aquario para uma melhor respiração e evaporação de agua...

 

O reef do Sr. pmgfc esta espetacular...eu gostava de ter a parte de tras igual á dele...aquilo é alga coralina certo?

 

O aqua ainda esta em construção porque tive um carsh a dois meses

 

Cumprimentos

 

acho que tens peixes que não enquadram nesse aquário devido ao seu tamanho em adulto , de resto e deixar a natureza funcionar

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mauro,

 

Obrigado pela palavras, mas não me chames Sr.... Só sou 1 ano mais velho do que tu :thumbdown2:

 

Sim, aquilo é coralina, não sou eu que a ponho lá, ela é que vai aparecendo, eheheh.

 

Um escumador que funciona é o tunze9005 (acho que o nº de série é esse), brevemente vou mudar para esse escumador, ainda tenho o de origem...

 

Eu não tirei a tampa secundária, mas deixo-a sempre aberta, no inverno costumo deixa-la fechada.

 

Quanto a melhorar a iluminação, não sei como fazer, vou trocar as lampadas daqui a 2 ou 3 semanas, vou ter de me aconselhar com a pessoa da loja para saber as opções que tenho... Mas como também optei só por ter corais moles, não sou tão exigente com a luz... Só podemos fazer omeletes com os ovos que temos....

 

Um dia, quando tiver uma coisinha maior, já invisto em corais duros, até lá, corais moles chegam perfeitamente.

 

Boa sorte com o teu aquário ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mauro,

 

Obrigado pela palavras, mas não me chames Sr.... Só sou 1 ano mais velho do que tu :thumbdown2:

 

Sim, aquilo é coralina, não sou eu que a ponho lá, ela é que vai aparecendo, eheheh.

 

Um escumador que funciona é o tunze9005 (acho que o nº de série é esse), brevemente vou mudar para esse escumador, ainda tenho o de origem...

 

Eu não tirei a tampa secundária, mas deixo-a sempre aberta, no inverno costumo deixa-la fechada.

 

Quanto a melhorar a iluminação, não sei como fazer, vou trocar as lampadas daqui a 2 ou 3 semanas, vou ter de me aconselhar com a pessoa da loja para saber as opções que tenho... Mas como também optei só por ter corais moles, não sou tão exigente com a luz... Só podemos fazer omeletes com os ovos que temos....

 

Um dia, quando tiver uma coisinha maior, já invisto em corais duros, até lá, corais moles chegam perfeitamente.

 

Boa sorte com o teu aquário ;)

 

 

Só mais uma pergunta e deskulpa a ignorancia!

 

Qual é o periodo diario de luzes neste aquario? ouvi dizer tambem que o filtro UV de ter um periodo tambem de funcionamento e n 24h...é verdade?

É que ando um pouco a nora com o periodo de luzes e do filtro UV!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma pergunta e deskulpa a ignorancia!

 

Qual é o periodo diario de luzes neste aquario? ouvi dizer tambem que o filtro UV de ter um periodo tambem de funcionamento e n 24h...é verdade?

É que ando um pouco a nora com o periodo de luzes e do filtro UV!

 

Cumprimentos

 

Eu tenho um período de 10h de luz, já me disseram para só por 8h, mas também já me disseram para por 12h... Por isso escolhi o meio. Normalmente nos sitios tropicais costuma haver luz entre 10 a 12 horas... (normalmente das 14:30 até às 00:30)

 

E costumo ter o filtro UV ligado 24h por dia... (e tive uma avaria no filtro UV que me obrigou a ter o aquario sem filtro UV durante 2 meses, não notei diferença...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é ao menos, qualquer coisa se inventa para a pendurar...eu gostava de saber se a calha é mesmo boa ou á coisas melhores...assim melhorava-se a iluminação

 

Cumprimentos

 

essa calha ate e demasiado para este tipo de aquário não aproveitaras a luz ao seu máximo

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.