O meu 1º reef...-----200 lts - 81 X 50 X 50 (criado a 27/10)


Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Deixo-vos aqui mais uma actualização do meu aquário.

 

Peixes:

Entrou um Chaetodermis penicilligerus (peixe folha) para vêr se elimina as aiptasias.

Corais:

Entrou uma Favia.

 

Aquário:

1º Aquiri um Tunze Nano Cleaner 3165 para filtrar a superficie das águas. Já se nota :tongue:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

2º Limpei os vidros;

3º Alterei um pouco o layout;

4º Escondi a bomba polaroio.

 

As próximas aquisições serão um conjunto de ventoinhas para arrefecimento da água (o tempo aproxima-se) e talvez uma Bomba Tunze Nanostream 6045

 

Deixo aqui as fotos...

 

Panorâmicas do Aquário

2.jpg

 

 

a Sarcophyton ehrenbergi, agora no 1º andar biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt='bigsmile' />

3.jpg

 

4.jpg

Algumas fotos dos meus occealaris e da anémona Entacmae quadricolor

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

Obrigado a todos por visualizarem o meu aquário... e aceitam-se sugestões, criticas... :n00b:

 

 

P.S.: Alguem sabe como é que altero o titulo do meu POST. Cria actualizar o texto (Compra de Goby) mas não estou a conseguir....Obrigado

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta a ficar muito bonito :D

Cuidado com essa anémona. Protege as bombas antes que se enfie lá. Tens ai dupla com os ocellaris muito bonita.

 

Que ventoinhas vais comprar para controlar a temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Como é que proteges as bombas?

 

Obrigado

 

Obrigado, pelos vossos comentários...

 

Continuo sem saber como modifc o titulo desta mensagem!! :bs_quesexclaim:

 

Pedro, utilizei uma rede de plástico que comprei no BricoMarche/Aki.

 

Depois recortei à medida das bombas e apliquei com uns elasticos.

 

Abraço

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Deixo-vos aqui mais uma actualização do meu aquário.

 

 

Corais:

1ºEntrou uma Euphyllia paranchora

2ºMorreu a Anemona Quadricolor
;):cry:
:cry: - Embora tenha protegido a bomba polario com uma rede, tudo leva a crêr que terá sido sugada pela mesma. Ainda não consegui perceber como é que ele pode entrar num buraco de cerca de 0,5 centimetro. Tive a sorte de não ter morrido nenhum peixe e coral.

Aquário:

1º Adquiri um controlador de temperatura
TC-10 Digital Thermostat Package 2
- Muito boa a relação preço/qualidade

2º Adquiri um conjunto de ventoinhas : GroTech perfectReef Cool Breeze 6-fach

3º Adquiri uma Gembird Silver Shield (SIS-PMS) USB - Espectaculo!!! Acabei com os timers das luzes (led, actinica e hqi). Tem uma precisão fantástica.

4º Adquiri um R/O Ion Exchanger para ver se remove os silicatos da água de Osmose.

5º Adquiri uma bomba Tunze Turbelle nanostream 6025 - Estava a formar muita espuma na superficie do aquário, que rapidamente desapareceu após ter colocado esta bomba.

6º Como acabou o sal que tinha da Tropica Marine resolvi mudar para o da Red Sea Coral Pro Salt. Vamos vêr como corre.

7º Comecei a adicionar cerca de 2 ml de Tropic Marin PRO-CORAL K+ ELEMENTS 500 ml na água de reposição.

8º Continuo a fazer TPAs semanais de 25 lts.

As próximas aquisições serão os produtos Kent TECH CB Part A e B 500 ml (CB Part A and Part B is half of a ionically balanced, complete calcium and alkalinity control system for all marine aquariums. When used simultaneously in equal amounts the system will raise both the calcium and buffer level in the aqua) e 2 corais TRIDACNIAS

 

Deixo aqui as fotos...

 

Panorâmicas do Aquário

panoramica1.jpg

 

panoramica2.jpg

 

a pequena 'sala das máquinas'

panoramica3.jpg

 

 

Obrigado a todos por visualizarem o meu aquário... e aceitam-se sugestões, criticas... ;)

 

Abraço

Alberto Magalhães

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva,

 

Deixo-vos aqui mais uma actualização do meu aquário. :)

 

Corais:

1ºMorreu Euphyllia paranchora
:discuss_gathering::puppydogeyes:

2ºEntrou Zoanthus Verde

3º Entrou Xenia sp. branca

4º Entrou Caulastrea furcata verde

Peixes:

1ºEntrou Zebrasoma flavescens - para ajudar a dar cabo das algas..

2ºEntrou Diadema setosum - também para ajudar a dar cabo das algas

3ºEntrou Lysmata amboinensi

Aquário:

1º Adquiri uma Vortech MP40W - a polario 15ml é muito grande para o aquário

2º Mantenho a adição de cerca de 2 ml de Tropic Marin PRO-CORAL K+ ELEMENTS 500 ml na água de reposição.

3º Continuo a fazer TPAs semanais de 25 lts.

Estou a avaliar adoptar o metodo de balling para estabilizar os valores...tenho o KH, MG, e PH baixos...

 

Fotos:

1-2.jpg

3-2.jpg

2-2.jpg

4-2.jpg

5-2.jpg

6-1.jpg

 

 

750_700.png

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Deixo-vos aqui algumas fotos de alguns dos corais e peixes.

 

Ando neste momento às turras com um ataque de algas verdes que a muito custo lá vou tentando que não tome conta do meu aquário.

 

DSC_0195.jpg

 

DSC_0200.jpg

 

DSC_0201.jpg

 

DSC_0204.jpg

 

DSC_0209.jpg

 

DSC_0225.jpg

 

DSC_0233.jpg

 

DSC_0236.jpg

 

DSC_0262.jpg

 

abraços

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Alberto,

 

Deixa-me que te diga que esse aquário está com muito bom aspecto.O crescimento na montipora nota-se bastante de foto para foto. Só pode significar que os teus valores de Ca/Kh estão estáveis.

 

De qualquer forma, pelo que percebi estavas a pensar em usar o metodo balling. Já estás a usar?

Olha que só te posso aconselhar vivamente. Tive kalk, kalk+reactor, só reactor e na minha opinião o balling é mais fácil e mais pratico em todos os sentidos. São 2 semanas a acertar os consumos e depois é deixar sem preocupações.

 

E em relação ás algas verdes, já conseguiste perceber a causa? Já testastes os valores de nitratos e fosfatos?

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alberto,

 

Concordo com o Luis.

 

O aquário está a ficar muito agradável e com o tempo só pode ficar melhor.

 

Mesmo sem saber qual o teu objectivo a nível de corais, eu repensaria o posicionamento de alguns dos que já tens e transferia-os para a areia, nomeadamente a favia e os zoanthus, ficando a rocha superior para outros LPS mais verticais ou SPS.

 

As fotos estão igualmente muito boas.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Atendendo ao facto de que as algas estavam a tomar conta do meu aquário, decidi-me por implementar algumas medidas radicais:

1º Limpeza das rochas (retirar algas em excesso)

2º Alteração de layout, para obter um aspecto mais 'light'

3º Tratamento à base de vodka, que encontrei no site 'H2O Something'. Deixo-vos aqui o respectivo
artigo

.

 

Agradeço desde já o feedback que recebi do André Silvestre e do Luis Lopes.

 

Luis quando é que colocas as fotos do teu mega projecto?

 

Seguem-se algumas fotos do aquário, onde ainda se notam algumas algas, mas que pretendo 'extreminá-las' dentro 2 a 3 semanas. Depois disso, é avançar a todo o gás com o método de balling.

DSC_0804.jpg

 

DSC_0808.jpg

 

DSC_0809.jpg

 

DSC_0819.jpg

 

DSC_1795.jpg

 

Abraços,

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alberto,

 

O meu está quase, falta apenas terminar a estrutura de suspensão da calha e fica pronto a levar agua.

 

Em relação a essas algas, tens que perceber o que está a alimenta-las.

 

Nitratos e fosfatos são essenciais para o crescimento dessas algas. Muitas vezes os testes indicam valores a zero, mas podem ser leituras erradas, pois os elementos estão a ser consumidos pelas algas.

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,Após algum tempo de "inactividade", em que o meu aquário se manteve "quase" em modo automático e influenciado pelos espectaculares aquários que são apresentados diariamente no forum, eis que decidi este ano invistir mais tempo e alguns €€€€ no aquário.Para o efeito identifiquei algumas iniciativas que pretendo avançar durante o presente ano.

  • Adquirir Bomba Doseadora e Iniciar o balling Light
  • Adquirir Rocha Viva e Alterar Layout
  • Estabilizar Aquário com a introdução do Balling LIght;
  • Adquirir alguns corais (para já)
    • Trumpet Coral Azul
    • Rose Bulb Anemone;
    • Euphyllia - Roxa;
    • Milleopora;
    • Zoanthus - Verdes, Rosas

    [*]Substituir o actual escumador por um escumador externo (sem sump) - ainda estou analisar se é possível e senão corro o risco de inundação;

    [*]Adquirir mais Corais (ainda estou a verificar

    • Acropora - Azuis,
    • Acropora - Purple
    • Zoanthus - Vermelhos, Azuis
    • Zoanthus - Amarelos

    [*]Substituir a calha de iluminação (HQI + T5) por 2 calhas LED do tipo Aquabeam 1000 HD Ultra

Ao longo do ano de 2011 aconteceram alguns "fenómenos" com o aquário para o qual ainda não consegui obter uma justificação. Sintam-se à vontade em intevir. :)

  • Os Zoanthus simplesmente desapareceram
  • As Xénias ficaram reduzidas a 2 'frags'

Deixo-vos algumas fotos do "estado" actual.

dsc0323ss.jpg

 

 

dsc0335lb.jpg

 

 

dsc0337ni.jpg

 

 

dsc0338j.jpg

 

 

 

Abraço

Alberto

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá,

 

Após ano e meio sem actualizações, em parte relacionado com o facto do meu aquário ter sido "afectado" por um surto de algas verdes e posteriormente por cianobactérias, julgo que esteja de altura de partilhar convosco algumas fotos e também algumas alterações que entretanto efectuei com vista a melhorar a qualidade da água.

 

Equipamento:

  • Montei uma SUMP, com o sistema X-Aqua (embora seja um bocado caro, aconselho este sistema atendendo à facilidade de instalação e a movimentação que cria na água ajudando a eliminar a pelicula de "gordura" que muitas vezes se forma no topo da água)
  • Adquiri o escumador NAC-7 (brutal!!! a quantidade de máteria que este "bicho" retira da água)
  • Adquiri uma UV (está a funcionar 12 horas por dia, sendo que notei que a água ficou mais transparente e de facto ajudou a eliminar as algas)
  • Substitui a bomba polário por uma vortech MP40W (acho que a MP10W era suficiente...)

Vivos:

  • O aquário está preenchido com uma quantidade generosa de peixes e corais, alguns deles a passar uma "férias" dado que aguardam que o aquário de um amigo fique pronto (também foi atacado por algas) para voltarem a casa...
  • De destacar os caracois mexicanos que adquiri na Aquahobby, realmente são uma máquina..
  • Tenho uma femea occealaris em "quarentena" pois não se deu bem com uma outra femea que já tinha no aquário. Alguém sabe se existe alguma técnica para "forçar" que se deem bem? :unsure:

Fotos:(telemóvel)

aqua_1.jpg

 

aqua_2.jpg

 

aqua_3.jpgaqua_5.jpgaqua_4.jpgAbraço

Alberto

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Alberto tens os corais com muito boa cor.. pena estar "desarrumado" mas acredito quando devolveres os corais isso fique bom.

 

Quanto aos occelaris a melhor maneira é mesmo a que tens para ver se alguma fêmea se transforma em macho e assim viverem em conjunto..

 

De resto quando poderes coloca umas fotos da sump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...

Boas.

 

Mais algumas fotos, sendo que desde Junho que passei a aplicar o Balling Light.

Como 1ª prioridade tenho de conseguir "retirar" os actinodiscus pois são uma "praga".

Espero ainda completar a familia dos meus peixes com mais uma aquisição na Aquahobby.

 

 

img_aquario.jpg

 

img1_aquario.jpg

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei a evolução do reef Alberto. Mesmo 5 estrelas desde a equipamento a corais mais exigentes á alteração de layout.

 

Apenas fiquei com uma duvida a Gembird Silver Shield (SIS-PMS) USB) é um grupo de tomadas com timer embutido ?

 

Boa continuação ;)

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.