O meu 1º reef...-----200 lts - 81 X 50 X 50 (criado a 27/10)


Recommended Posts

Boas ....

 

Pretendo partilhar convosco o inicio desta minha nova aventura em aquários de água salgada...

 

Quero desde já apresentar os meus agradecimentos a todo o pessoal que utiliza este forum, pois as vossas dicas/posts foram/são importantissimas..

 

Não menos importante, a todo o pessoal da loja Naturline, em especial ao Paulo.

 

Setup:

Aquário = 81 X 50 X 50 (8 mm vidro) - 200 lts

Sump = Não tem

Escumador=Tunze 9005

Bombas=Polario 15ml

Termostato=200 wts Hagen

Substracto=16 kg de substrato "Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate"

Rocha Morta=22 kgs

Rocha Viva = 6 kgs

Reef Sea Salt = 32 g X 200

Iluminação = Aqua Medic Ocean Light 150 Plus 1 x 150w + 2 x 24w T5 Blue (
Link)

 

Evolução:

Inicio a 24/10/2009 [Domingo]

Após 24h, adicionei 2 ampolas bio digest.

Daqui a uma semana pretendo adquirir cerca de 10 kgs de rocha viva e substituir 30% da água por água extraida no cabo raso

Daqui a 1 mês pretendo adquiri a iluminação e os primeiros peixes.

 

Fotos:

 

1) Aquário [24/10/2009]

 

aquarioinicio.jpg

 

2) A lavar o substracto - utilizei um lençol... [24/10/2009]

 

aquariosubstracto.jpg

 

3) Aquário com o substracto [24/10/2009]

 

aquarioinicio.jpg

 

4) Layout final -
Aceitam-se criticas/sugestões
[24/10/2009]

 

f_emp3ehao7ldm_f521064.jpg

Editado por Jorge Gonçalves
Alteração do título do tópico a pedido do autor. JG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,suponho que nos tenha-mos cruzado na naturline no domingo quando estiveste lá com a tua esposa ,para levar o material,e na altura quando estavam a testar o layout no chão dei a ideia de criares 2 ilhas ,mas as coisas num cartão é uma coisa no aquario é outro.Sem teres a rocha viva vai ser dificil defenires já um layout defenitivo,não mates a cabeça agora com isso .

Deixa isso ciclar como deve ser e muita calma na introdução dos vivos.

Fica bem :puppydogeyes:

Editado por Luis Rodrigues
Quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

 

Pretendo partilhar convosco o inicio desta minha nova aventura em aquários de água salgada...

 

...

Substracto=16 kg de substrato "Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate"

...

2) A lavar o substracto - utilizei um lençol... [24/10/2009]

...

 

Boas,

 

desculpa a pergunta, mas se compraste areia "viva" porque a lavaste?

Acabaste de matar toda a vida que essa areia tras.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desculpa a pergunta, mas se compraste areia "viva" porque a lavaste?

Acabaste de matar toda a vida que essa areia tras.

 

Nuno

 

 

Ixxxx, é verdade realmente o nuno tem razao, "deitas-te fora" a bicharada toda.

Nesses casos se nao queres que levante muita poeira, o melhor é pores uns sacos de plastico por cima da areia e ir introduzindo a agua. è remedio santo. Praticamente nao levanta nada. Mas pronto... ja está , ja está


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Penso que a ideia do lençol foi para evitar que a bichesa se fosse :eusathink:

Fiquem bem

 

Cjorgene

 

O lençol não evitava que "a bichesa se fosse" biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> e se reparares a areia foi lavada na banheira (quase de certeza) com água doce ... morreu tudo.

 

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lençol não evitava que "a bichesa se fosse" biggrin.png' alt=':biggn:'>.gif' class='bbc_emoticon' alt=':eusathink:' /> e se reparares a areia foi lavada na banheira (quase de certeza) com água doce ... morreu tudo.

 

 

Nuno

 

opps....já está já está.

 

Haver se na próxima semana com a compra da rocha viva minimizo os estragos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas..

 

Relativo a ter lavado a areia viva, julgo que o facto ter acrescentado 2 ampolas bio digest minimizou os estragos..

 

 

08/11/2008

 

Bem hoje (08/11) acrescentei 2,5 kg de rocha viva...

 

Pretendo comprar no próximo fim de semana mais 2,5kg de rocha viva e assim concluir esta fase (instalação rocha morta/viva).

 

 

Aproveito para elogiar o "meu" tunze 9005 :thumbup3: uma verdadeira máquina....

 

 

Vou entrar na fase de procura/aquisição da calha de iluminação.... :character0050:

 

O aquario tem cerca de 50 cm de profundidade, sendo que a calha vai ficar a cerca de 40 cm da superficie da água.

 

Tenho em vista uma calha com 1 hqi de 150w 14000k metal halide lamp e 2x 24w T5 High Output Marine Blue 420nm Actinic

 

O que me aconselham tendo em conta qualidade/preço?

 

Obrigado a todos

 

Um abraço

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente á iluminação, eu sou fã das T5, mas uma vez que tens o quario fechado nesse espaço apertado, e tendo em conta que queres ter a mesma a 40cm da linha de agua, diria que a melhor opção é mesmo aquela que falaste com as HQI's

Até porque as lampadas T5 que terias como opção para esse aquario medem 54cm de comprimento, e tendo o aquario 80cm, não ficaria de todo uma iluminação eficiente para os cantos do aquario, e ja passei por isso!

 

Se quiseres podes dar um jeitinho no layout, com a rocha que tens consegues fazer algo mais harmonioso, e no local onde está o aquario, um layout central seria o ideal... Mas isso fica ao teu critério obviamente! Podes dar uma olhadela no ultimo layout do user João A Alves no aquario de 90cm

 

Uma pergunta, porque meteste logo a sump fora de hipotese?

 

Força aí

Cumps

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente á iluminação, eu sou fã das T5, mas uma vez que tens o quario fechado nesse espaço apertado, e tendo em conta que queres ter a mesma a 40cm da linha de agua, diria que a melhor opção é mesmo aquela que falaste com as HQI's

Até porque as lampadas T5 que terias como opção para esse aquario medem 54cm de comprimento, e tendo o aquario 80cm, não ficaria de todo uma iluminação eficiente para os cantos do aquario, e ja passei por isso!

 

Se quiseres podes dar um jeitinho no layout, com a rocha que tens consegues fazer algo mais harmonioso, e no local onde está o aquario, um layout central seria o ideal... Mas isso fica ao teu critério obviamente! Podes dar uma olhadela no ultimo layout do user João A Alves no aquario de 90cm

 

Uma pergunta, porque meteste logo a sump fora de hipotese?

 

Força aí

Cumps

 

Obrigado pelo apoio...

 

Quanto ao layout, já estive a ver o do João Alves, e acho que a última alteração que ele efectou ficou muito bom...

 

Vou tentar fazer algo do genero, pelo que também gostava de obter mais sugestões do pessoal. Não tenho muito jeito para questões de layout ... :(

 

Sobre a calha, pedia a vossa ajuda para indicarem-me marcas ou até mesmo alguem do forum que se dedique a montar este tipo calhas...

 

Relativo à SUMP, teve haver com o facto de achar que face ás dimensões do aquário tal não seria necessário. Tenho um bom escumador e com uma disciplina rigorosa nos TPA's julgo que não terei problemas.

 

Na altura que andei a pesquisar, tive acesso a uns setup's de aquários que também não tinham sump e que a médio prazo 'dispensaram' o escumador.

 

mais uma fez os sinceros agradecimentos ...

 

abraço

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a calha, pedia a vossa ajuda para indicarem-me marcas ou até mesmo alguem do forum que se dedique a montar este tipo calhas...

 

Relativo à SUMP, teve haver com o facto de achar que face ás dimensões do aquário tal não seria necessário. Tenho um bom escumador e com uma disciplina rigorosa nos TPA's julgo que não terei problemas.

 

Sobre a Calha, podes falar com o Rui Alves da www.aquaeden-shop.net para ver que alternativas ele te ofereçe em termos de iluminacao, tanto t5 como hqi's

 

Sump, para mim é, e será sempre necessario num aquario de reef, eu tambem comecei com a mesma ideia que mantens, e por isso ainda hoje não tenho aquario estabilizado e com crescimentos porque andei sempre em mudanças, acho que devias apostar nisso.

 

cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio...

 

Quanto ao layout, já estive a ver o do João Alves, e acho que a última alteração que ele efectou ficou muito bom...

 

Vou tentar fazer algo do genero, pelo que também gostava de obter mais sugestões do pessoal. Não tenho muito jeito para questões de layout ... :(

 

Sobre a calha, pedia a vossa ajuda para indicarem-me marcas ou até mesmo alguem do forum que se dedique a montar este tipo calhas...

 

Relativo à SUMP, teve haver com o facto de achar que face ás dimensões do aquário tal não seria necessário. Tenho um bom escumador e com uma disciplina rigorosa nos TPA's julgo que não terei problemas.

 

Na altura que andei a pesquisar, tive acesso a uns setup's de aquários que também não tinham sump e que a médio prazo 'dispensaram' o escumador.

 

mais uma fez os sinceros agradecimentos ...

 

abraço

Boas mais uma vez ,a sump alem de servir para aumentar a litragem do sistema serve tambem para pores o escumador aquecedores e restante material que iras adquirir que escusam de ficar no aquario principal a ocupar espaço,mas passa-se bem sem ela.

 

"Na altura que andei a pesquisar, tive acesso a uns setup's de aquários que também não tinham sump e que a médio prazo 'dispensaram' o escumador."

 

Pode haver malta que use esse sistema mas não é o mais aconcelhavel,o escumador é das peças mais importantes num aquario.

boa sorte para o layout

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

  • 29/11/2009 (após 1 mês da montagem)

 

Depois de ter adquirido a calha de iluminação (Aqua Medic Ocean Light 150+ Metal Halide & T5 Blue) e atendendo ao facto de que os valores da água já se encontram perto da "normalidade" (falta-me baixar mais os nitritos, eis que decidi adquirir os primeiros habitantes....como não poderia deixar de ser...lá tive que ir à Naturline e contar com espetacular colaboração do Pedro Conceição (thanks!)

 

1 Amphiprion ocellaris (vulgo peixe palhaço), 2 heremitas de patas azuis e 1 heremita de pata verde.

 

algumas fotos do aquário já com a iluminação...

Deixem o vosso feedback...sugestões, criticas...

 

 

p1010538.jpg

 

p1010540xo.jpg

 

 

750_700.png

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alberto,

 

Já conseguiste posicionar a calha como deve ser.

Parece-me bem. Parece-me é um bocado alta...

 

Atenção aos vivos que já estás a colocar tendo em conta os Nitritos...

Se estes não estão zerados, a tendência é para subirem com a introdução de mais vivos.

 

Em relação ao layout, acho que está demasido " plataformizado" e recto.

Não é fácil trabalhar pratos desse tamanho ( eu pelo menos acho) mas podias tentar criar mais irregularidade para colocação dos corais porque, da maneira como está, todos os corais que colocares na rocha vão ficar praticamente ao mesmo nível. O aquário em termos de medidas está bastante equilibrado e acho que podias jogar melhor com a rocha nesse sentido. As pedras que servem de pilar podiam estar desalinhadas de modo a criares um efeito tripé que te permite dar forma e tridimensionalidade ao layout ao unires os pilares uns aos outros com os pratos. Melhoras a circulação ao criares grutas naturais, aumentas a área para os corais, aumentas a área de suporte, dás irregularidade e naturalidade à disposição da rocha como um todo. Podes até colocar pedras muito mais pequenas para acentuar a forma e elevar certos pontos para colocação de corais.

 

Isto é a minha opinião, claro.

 

Venham de lá fotos desses novos Zoanthus. Vermelho com verde prometem.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

André, muito obrigado pelo teu feedback.

 

Quanto à calha, ela ficou a 33 cms da superficie da água. Julgo que seja o suficiente. Correcto?

 

Sobre os nitritos, estão sobre vigilância apertada :character0050: , sendo que ando a efectuar 2 TPA's por semana até os conseguir baixar para 0.

 

Quanto ao layout, iria aproveitar mais alguns conselhos que possas dar sobre o mesmo. O facto de estar plataformizado deve-se ao tamanho e peso dos pratos (tu próprio referiste).

 

Se bem entendi pela tua mensagem, estás a sugerir que desloque a rocha do meio para trás, de forma a ficar com uma base tipo tripé. Depois colocaria os pratos apoiados nesta rocha. Se assim for, não ficará com o mesmo 'aspecto'?

 

Obrigado e aceitam-se mais dicas do pessoal...

 

Abraço

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Alberto,

 

Em relação à calha, para já é suficiente uma vez que ainda está a decorrer o ciclo e não tens corais mais exigentes.

Mais tarde é uma questão de por tentativa e erro encontrares o " sweet spot" se colocares corais que gostem de mais luz.

 

É verdade, torna-se difícil trabalhar pratos pela distribuição do seu peso, ainda para mais pratos desse tamanho.

Ainda assim, mostro-te aquilo que te sugeri anteriormente pois acho que se torna mais fácil de perceber e talvez de realizar.

 

Perspectiva Superior

cc391e0d.jpg

 

 

Legenda:

 

Preto ( andar inferior) - três rochas pilar dispostas em formato tripé, com a rocha maior em primeiro plano, a segunda rocha maior em segundo plano e a terceira mais pequena em último plano. Só este formato já te permite obter tridimensionalidade no layout como um todo e oferece-te mais área de suporte para as restantes rochas. A ideia também é proporcionar uma altura crescente da frente para trás mas como não tenho noção das várias posições que essas três rochas podem oferecer, terás de ser tu a experimentar e ver qual a melhor posição que cada rocha oferece para esse fim.

 

Azul ( andar médio) - pratos a fazer a ligação entre os três pilares, criando cavernas com circulação onde os peixes podem nadar e esconder-se à vontade. São também os pratos que te vão oferecer um andar " médio" com grande área para colocação de corais e com efeito crescente, dado pela altura das rochas pilar.

 

Verde ( andar superior) - pequenos pratos ou rochas com formato aleatório, natural que formam o andar superior de menor área que a zona azul e que tem várias funções: realçar uma zona que se destaca do layout e que serve de ponto de partida para naturalmente se observar o restante layout ( ponto focal); colocação de corais que fortaleçam o ponto focal como é o caso de corais de cor quente; triangulização do layout para uma simulação mais natural de uma montanha, ilha, penhasco, etc; cria uma zona mais aberta em volta de toda a rocha para os peixes nadarem à vontade e oferece um visual igualmente mais desafogado, de muito espaço disponível que se traduz pela sensação de que o aquário é bem maior do que na realidade.

 

 

Observações gerais do layout: reparaste que as pedras pilar estão desencostadas dos vidros laterais e isso trás claras vantagens: circulação, manutenção, estética, etc. Promoveu-se também um formato triangular quando visto de frente o que te permite esconder o equipamento ( termostato, escumador, bomba) ao incorporares tudo isso como se de uma coluna seca tratasse dando um aspecto mais " clean", pouco ou nada atafulhado. Permite-te dar mais algum pormenor ao nível das rocha pilar com extensões de pequenas pedras acentuando os recortes da rocha na areia e há uma noção mais pronunciada desses 50cms de profundidade porque se trata de uma decoração mais tridimensional.

 

 

Mais uma vez, não é fácil tendo em conta o formato da rocha mas se conseguires sacar algo assim parecido, tenho a certeza absoluta que o aquário só teria a ganhar, ainda para mais quando o tens encaixado entre três paredes com apenas uma vista para ser desfrutado. Combinaria muito bem com essa moldura de branco que tens à volta do aquário. Limpo e moderno. :wink:

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

André,

 

Muito obrigado pelas tuas dicas...

 

Daqui a 1 semana, vou efectuar algumas das alterações que sugeres...vamos ver

 

 

Entretanto ficam a actualização do aquário com mais 2 novos inquilinos: Briareum sp. ("Green Star Polyps") e Sarcophyton ehrenbergi

 

 

a Zoanthus

 

p1010579.jpg

 

a Sarcophyton ehrenbergi (ainda um bocadinho timida...)

 

p1010586.jpg

 

e agora o aquario..onde se pode ver do lado esquerdo a Briareum sp. ("Green Star Polyps")

 

p1010585.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas...

 

Hoje adquiri na Naturline, um goby Valenciennea strigata.

 

Depois de uma hora de ambientação lá o coloquei no aqua e desde então tem sido um prazer vê-lo a 'trabalhar'.

 

Depois de 2 meses, já começam a surgir os primeiros 'flocos' de coralina.

 

Gostaria de obter comentários quanto ao layout das rochas, dado que pretendia esconder a bomba que está no meio do aquário.

 

Obrigado

 

Vamos às imagens...

 

Goby in 'action'

p1020024f.jpg

 

p1020027d.jpg

 

p1020029xi.jpg

A coralina a começar a surgir

p1020033k.jpg

 

E agora uma geral do aquário onde podem visualizar a posição da minha bomba polario 15ml

aceitam-se sugestões...

p1020030y.jpg

 

 

e agora os parametros do meu aqua.

750_700.png

obrigado e abraços

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

Aqui fica uma actualização do meu aqua. :discuss_gathering:

Peixes:

Entraram 5 chromis viridris e mais 2 occealaris

 

Corais:

Entrou uma anémona Entacmae quadricolor. Já existe simbiose entre a mesma e os occealaris. Nas fotos abaixo a anemona está fechada...

 

Aquário:

Aquiri um osmolator da Tunze, para reposição diária da água.

As próximas aquisições serão um conjunto de ventoinhas para arrefecimento da água (o tempo aproxima-se) e um TUNZE Nano Cleaner 3165 para filtrar a água, pois verifico a existência de muitas particulas na água.

 

Ando a tentar vender a bomba polario, pois acho-a muito grande para o aquário. :(

 

750_700.png

 

 

Aqui ficam as fotos...

 

Panorâmica do áquario

1-1.jpg

 

Os chromis e os occealaris...aqui podem se ver as particulas na água.

2-1.jpg

 

o goby

3-1.jpg

 

a Sarcophyton ehrenbergi

4-1.jpg

 

a Green Star Polyps

5-1.jpg

 

abraço

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas curioso_am,

 

realmente acho que essa polario é um pouco exagerada no teu aqua, como ele nao tem muito comprimento safas-te bem com uma tunze ou, no caso de poderes comprar uma vortech era um mimo :eusathink: quanto á agua, realmente está com muitas particulas, ainda continua assim? é agua colectada do mar? eu no meu so tenho usado agua do mar e por vezes ela traz um pouco de particulas mas depois acabam por assentar nunca xegam a ser tao densas como no teu caso que ate parece que tens a agua meio turva. Ainda nao conhecia o tunze cleaner, ainda bem que falaste nele pois isto nunca é demais conhecer novas coisas. Quanto ao assunto das ventoinhas vou postar la no teu topico que criaste nas tecnicas uma foto de como sao e estão as que mandei fazer.

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Sobre a bomba Polario, mais nada há a dizer. Efectivamente é uma excelente bomba mas é grande para o meu aquario.

 

Relativo às particulas da água, deve ter haver com o goby, dado que o peixe passa a vida a limpar o areão (é esta a sua função).

 

Espero que com o tunze cleaner consiga reduzir as particulas.

 

Obrigado pelas dicas das ventoinhas.

 

Abraço

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.