Projecto Tropheus sp black Pemba "Orange"


FILIPEALMEIDA

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de passar 2 anos a manter tropheus Moori Red Moliro, aproveitei uma mudança de casa para refazer o aquário.. estava decidido a tentar um Malawi... Mas a febre dos Tropheus não me deixou parar... :roll:

 

Venho apresentar-vos o meu novo projecto.

 

Aquário : 120x50x60 - 360 ltrs brutos

 

Filtragem : 1 sump 60x40x40 (96 ltrs brutos) com bomba de 4.000 ltrs/h, cerâmicas, esponjas e lã filtrante

1 filtro externo SunSun 1.000 ltrs/h com cerâmicas, esponjas

 

Iluminação -calha 2x54W T5 com 1 lampada branca 6.400 K e uma lampada azul - 9h por dia ligada

- 1 mini-calha de 36 LED's brancos, ligada 3h por dia, após desligarem as T5

 

 

Parâmetros - ph - 8,2

- temperatura - 26 º

 

Hardscape - 28 Kg de aragonite de granularidade média

- Pedras roladas pretas, apanhadas na Ericeira (não sei quantos kg, mas que pesavam bué... lá isso pesavam)

- Algumas conchas para os conchiculas

 

Fauna - 6 Tropheus sp black Pemba "Orange"

- 4 Tropheus "Ikola" (ou Kiriza, não os distingo ;) )

- 1 Neolamprologus Similis

- 1 Lamprologus Multifasciatus

 

A máquina não é grande coisa... o fotógrafo muito menos... Mas vamos às fotos:

 

"Geral" do aquário:

 

101_4148.jpg

 

101_4151.jpg

 

Parte Esquerda:

 

101B4161.jpg

 

Seguem-se os peixes...

 

O Similis:

 

101B3890.jpg

 

E o "Mestre de obras" cá da casa... responsável pelas escavações... O Multifasciatus:

 

101B4202.jpg

 

Os Tropheus "Orange":

 

101B3872.jpg

 

101_4185.jpg

 

101_4020.jpg

 

Os Ikola (Ou Kiriza), ainda juvenis:

 

101_3960.jpg

 

 

Evolução do aquário

 

- Só tenho 6 "Orange" por azar... encomendei 15 de uma importação da Alemanha... chegaram apenas 6 vivos :smile2:

- Os conchiculas, já os tenho à quase 4 anos... continuam por aqui. Gosto deles e não tenho coragem de os dar a ninguém.

 

Os Ikola (Ou Kiriza) são para sair a curto prazo... Tal como os "Orange", são ambos sp black, podendo resultar cruzamento entre eles... Como pretendo manter os "Orange", estes vão ter de sair.

 

Pretendo comprar mais "Orange", até formar um grupo de 15 ou 20 elementos.

 

Nas partes direita e central do aquário, ainda hão-de entrar umas Valisnérias para dar um pouco de côr ao aquário e tapar o intake do filtro externo à direita.

 

 

Venham daí os vossos comentários.

Editado por FILIPEALMEIDA

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tens problemas com os bemba num aqua de 1,20m?

 

Adquiri há umas semanas uma colónia de bembas, e coloquei-os num aqua igual a esse, os 3 machos andam em lutas diárias, até que dois mantinham-se encostados aos filtros.

 

Entretanto mudei-os para a casa nova, com 1,60m de frente e embora não embirrem tanto entre os três, de vez em quando lá sai escaramuças.

 

E o engraçado, nesta mudança o macho dominante no aquário de 1,20m, foi destituído na passagem para o aqua maior.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tens problemas com os bemba num aqua de 1,20m?

 

Por enquanto não. Tenho um macho maiorzito que já vai impondo o seu reinado, mas no geral reina a paz no aquário! Mas estou atento, até porque vinha habituado aos Red Moliro que são mais pacíficos. Segundo tenho ouvido e lido, os Pemba têm fama de maior agressividade.

 

Também por isso, queria constituir um grupo um pouco maior, para tentar distribuir a agressividade dos machos maiores.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

onde, na Ericeira, é que vais apanhar essa calhauzada?!

 

Na Praia de Ribeira D'ilhas... É a única onde consegues apanhar destes calhaus pretos! E já vão sendo cada vez em menor número!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de novo... a bicharada está a ambientar-se bastante bem no aquário novo e os tropheus já vão começando nos tremeliques da sedução ;) Vou andar atento, para ver se consigo tirar umas fotos!

 

ficam mais duas:

 

101_4542.jpg

 

101B4581.jpg

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado, Nuno.

 

Por enquanto, continua a não haver grandes conflitos entre os machos! lá existem umas "bicadas" de vez em quando, mas nada de grave!

 

Agora estou com outro problema que me está a dar a volta á cabeça :) Nitritos um pouco altos!

 

tenho quase 100 ltrs de água na sump com cerâmicas, esponjas e lã. Para além da sump, ainda tenho um filtro externo de 1.000 ltrs/h a ajudar na filtragem... Mas a verdade é que de semana em semana, os nitritos continuam acima do desejável. passei-me e comprei 5 ltrs de "bioballs" para adicionar à sump e também aumentei o volume de água trocada nas TPA's.

 

vamos ver se resulta!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

update... comprei uma Reflex digital da Canon. Ainda não me entendo lá muito bem com isto, mas ainda a tenho à muito pouco tempo...

 

Aqui ficam mais das fotos dos bichos.

 

IMG_0119.jpg

 

IMG_0065.jpg

 

a bicharada está bem. Tive um stress com um dos tropheus que apareceu com íctio... mas já está melhor!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem essas fotos estao muito loucas. E o teu aqua esta fantastico. Parabens!

Amanha vou fazer um surf em ribeira de ilhas e tentar apanhar umas pedras dessas que são muito loucas!

Ja agora costumas fazer importações da alemanha? de que loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Pessoal,

 

Mais um update:

 

Os bichos estão bem. Tenho andado atento aos comportamentos e acho que tenho mais machos que fêmeas... aliás, fêmeas acho que são mesmo muito poucas ;)

 

bom... cá ficam mais duas fotos:

 

 

IMG_0230.jpg

 

O "senhor" cá da casa:

IMG_0253-1.jpg

 

Ainda ando "aos papéis" com a reflex... o fundo escuro do aquário também não ajuda!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva, pessoal,

 

Tenho andado muito caladinho, mas tenho novidades! comprei um aquário com 187x50x66. Os meus Pemba mudaram para a casa nova e agradeceram :|

 

Aqui fica o setup e primeiras fotos:

 

Setup

 

medidas: 187x50x66 (Aprox. 600 ltrs brutos)

Background DIY, 2 colunas secas

Móvel :Estrutura em ferro

 

Filtragem: Sump com cerâmicas, bioballs, esponjas e coral moído. Bomba Eheim 3500

1 filtro externo SunSun 1.000 ltrs/h com cerâmicas e esponjas

 

Fluxo: SunSun Wavemaker 15000

 

Iluminação: calha com 2xT5 80W Osram Daylight

 

Aquecimento: 1 Fluval 300W + 1 RENA 200W (mesmo assim a temperatura não passa dos 23,4º)

 

Hardscape: Algumas Pedras do nilo e seixo rolado

 

 

 

Seguem as primeiras fotos da peixada na nova casa:

 

"Gerais" do aquário:

 

 

 

IMG_0350.jpg

 

IMG_0356.jpg

 

IMG_0389.jpg

 

Parte central:

 

IMG_0363.jpg

 

Parte direita:

 

IMG_0364.jpg

 

Umas fotos dos "putos" todos contentes na casa nova:

 

IMG_0370.jpg

 

IMG_0372.jpg

 

IMG_0387.jpg

 

IMG_0401.jpg

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho andado calado, mas já a tratar de outro aquário para mais tropheus! já está ao ciclo :transport027:

 

Entretanto, novidades no aquário principal. Mudei as pedras e entraram umas valisnérias gigantea para dar côr. Os peixes respiram saúde e ambientaram-se muito bem ao novo aquário.

 

Ficam umas fotos actualizadas.

 

geral do aquário:

 

IMG_0408.jpg

 

pormenor:

 

IMG_0452.jpg

 

IMG_0423.jpg

 

IMG_0415.jpg

 

E os Pemba:

 

IMG_0440.jpg

 

IMG_0435.jpg

 

IMG_0433.jpg

 

IMG_0432.jpg

 

IMG_0431.jpg

 

IMG_0429.jpg

 

IMG_0426.jpg

 

O background ganhou algumas algas e ficou com um "look" mais natural:

 

IMG_0415.jpg

 

até ao próximo "update"...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho tido pouco tempo para colocar aqui fotos... Mas tenho duas grandes novidades :discuss_gathering:

 

Comprei mais 10 tropheus para juntar à minha colónia. Tenho agora 20 tropheus black pemba Orange. A princípio tive um pouco de receio da introdução dos novos peixes correr menos bem... Mas foram infundados. Após uns "empurrões" e umas pequenas guerrilhas entre os peixes mais fortes, adaptaram-se todos bem.

 

Devo dizer que 20 peixes dão uma vida brutal ao aquário. É fenomenal vê-los a nadar juntos.

 

A segunda novidade é que tenho duas meninas de boca cheia ;)

 

Bom, vamos às fotos:

 

duas gerais do aquário:

 

IMG_0573-1.jpg

 

IMG_0575-1.jpg

 

Um dos "senhores" cá da casa:

 

IMG_0532.jpg

 

mais umas fotos:

 

IMG_0538-1.jpg

 

IMG_0534.jpg

 

IMG_0559-1.jpg

 

IMG_0561-1.jpg

 

IMG_0589-1.jpg

 

E as "meninas" de boca cheia:

 

IMG_0595-1.jpg

 

IMG_0571.jpg

 

Vou dando novidades!

Editado por FILIPEALMEIDA

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já estas de parabens, pois tens ai um aquario 5 Estrelas, que mete "inveja" a muita gente :thumbup3:

 

Uma pergunta, é preciso ter muita experiencia neste belisso Hobby para fazer um aquario de ciclideos africanos?

 

Mais uma vez o aqua esta muito lindo

 

cumps

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já estas de parabens, pois tens ai um aquario 5 Estrelas, que mete "inveja" a muita gente :thumbup3:

 

Uma pergunta, é preciso ter muita experiencia neste belisso Hobby para fazer um aquario de ciclideos africanos?

 

Mais uma vez o aqua esta muito lindo

 

cumps

 

Filipe

 

Viva. Obrigado pelo teu feedback.

 

É preciso experiência, ninguém o discute. Mas para mim, mais importante que a experiência, é procurares reunir a maior informação possível sobre o tema. E planear as coisas com cuidado e tempo. Como é sabido, na aquariofilia a pressa é inimiga de perfeição. Eu quando não sei, pergunto, leio e troco opiniões sobre o tema. E temos o privilégio de ter aqui no forum muita gente que sabe MUITO de muitos temas :)

 

Nos tropheus, como na generalidade dos CA's, considero fundamental:

 

- Teres uma excelente filtragem (pormenor em que não podes facilitar);

- Entender o comportamentos da espécie, arranjando um aquário suficientemente grande e adaptado ao que precisam;

- manteres o PH o mais alto possível, dentro dos parametros que as espécies toleram;

- cumprires algumas regras na alimentação (no caso dos tropheus, são vegetarianos, portanto não convém dares com frequência comida rica em proteína).

 

Tenho muitos anos de aquariofilia (na maioria do tempo , aquários plantados) e só agora tive espaço e disponibilidade financeira para ter um aquário deste tamanho. O ponto fulcral da questão, para mim é o facto de, se não tens condições para manter determinada espécie (não tens espaço para ter um aquário suficientemente grande, etc), então mais vale escolher outra espécie que se adapte ao que lhes podes oferecer! Este é o erro mais comum e, em geral, nos CA's tem consequências nefastas!

 

Cumprindo estas regras, diria que os CA's, na generalidade, são fáceis de manter.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. Obrigado pelo teu feedback.

 

É preciso experiência, ninguém o discute. Mas para mim, mais importante que a experiência, é procurares reunir a maior informação possível sobre o tema. E planear as coisas com cuidado e tempo. Como é sabido, na aquariofilia a pressa é inimiga de perfeição. Eu quando não sei, pergunto, leio e troco opiniões sobre o tema. E temos o privilégio de ter aqui no forum muita gente que sabe MUITO de muitos temas :)

 

Nos tropheus, como na generalidade dos CA's, considero fundamental:

 

- Teres uma excelente filtragem (pormenor em que não podes facilitar);

- Entender o comportamentos da espécie, arranjando um aquário suficientemente grande e adaptado ao que precisam;

- manteres o PH o mais alto possível, dentro dos parametros que as espécies toleram;

- cumprires algumas regras na alimentação (no caso dos tropheus, são vegetarianos, portanto não convém dares com frequência comida rica em proteína).

 

Tenho muitos anos de aquariofilia (na maioria do tempo , aquários plantados) e só agora tive espaço e disponibilidade financeira para ter um aquário deste tamanho. O ponto fulcral da questão, para mim é o facto de, se não tens condições para manter determinada espécie (não tens espaço para ter um aquário suficientemente grande, etc), então mais vale escolher outra espécie que se adapte ao que lhes podes oferecer! Este é o erro mais comum e, em geral, nos CA's tem consequências nefastas!

 

Cumprindo estas regras, diria que os CA's, na generalidade, são fáceis de manter.

 

Obrigado pela breve resposta

 

Tenho andado a ler e a estudar sobre todo este hobby pois sou ainda muito "verdinho neste ramo" xD

 

É por isso que fiz esta pegunta, e obtive uma resposta muito completa! Obrigado

 

Cumprimentos e continuação de um excelente Aquario e dedicação

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho boas e más notícias.

 

infelizmente tive 2 mortes. Creio ser Bloat. Os peixes começaram a ficar muito quietos no fundo, práticamente quietos e deixaram de comer... visivelmente não aparentavam qualquer sinal de doença, apresentando, inclusivé, cores bem definidas e vivas. Estou a tratar com Flagyl quer na água, quer na comida. Vou no 4º dia de tratamento. Hoje fiz 1 TPA de 50%. amanhã vou recomeçar com o flagyl por mais 4 dias. Espero que não morra mais nenhum :thumbup3:

 

Hoje fiz o parto a uma das fêmeas de boca cheia. Creio ser sua 1ª incubação, por isso até fiquei surpreendido por não ter perdido os alevins. Apesar de ter visto vídeos e de me terem explicado como se faz, foi a primeira vez que o fiz... Fiquei um bocado nervoso em fazer o parto... não se revelou assim tão fácil como eu pensava... tirei 6 alevins. Ainda estão muito pequenos, apesar de já fazer quase 1 Mês desde que me apercebi da fêmea de papeira... A ver se sobrevivem.

 

Eis as fotos dos putos na bacia onde fiz o parto:

 

IMG_0614.jpg

 

IMG_0615.jpg

 

Vou dando notícias. Espero que sejam boas notícias.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Espero que tenhas sucesso com o tratamento. Devias no entanto ter feito 5 dias, parar um dia (e nesse fazer a TPA grande) e só no dia seguinte recomeçar. Pelo menos é como eu faço.

 

Eis as fotos dos putos na bacia onde fiz o parto:

 

IMG_0614.jpg

 

IMG_0615.jpg

 

Não estão nada pequenos e sobrevivem de certeza. Já tirei alevins com o saco vitelino e sobreviveram.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Diogo, pelo teu feedback e também pela ajuda que tens dado com as explicações dos tratamentos.

 

Vou recomeçar hoje com novo tratamento por mais 5 dias e ver se resulta.

 

Entretanto, tenho lá mais outra fêmea quase pronta para o parto!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva, amigos,

 

Acabei o traatmento com Flagyl. Infelizmente saldou-se por 4 perdas :P

 

Os restantes peixes parecem-me ok... estão vivaços e comem que nem ciclídeos :angel:

 

O meu único contentamento é o facto dos alevins que nasceram estarem a desenvolver-se bem. Entretanto, com a falta de tempo não consegui "agarrar" outras duas fêmeas que andavam de boca cheia... resultado... O aquário principal cheio de alevins.

 

fica prometido para breve um update fotográfico.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

infelizmente o tempo tem sido pouco para actualizar o tópico :smile2:

 

Os tropheus estão a prosperar. Estou muito satisfeito, pois parece que o aquário reuniu as condições para que se reproduzissem. Não paro de ter fêmeas de boca cheia :)

 

Como não as consigo apanhar a tempo, o aquário principal está cheio de alevins ;)

 

Aqui ficam umas fotos:

 

IMG_0631.jpg

 

IMG_0647.jpg

 

IMG_0646.jpg

 

IMG_0627.jpg

 

IMG_0626.jpg

 

IMG_0625.jpg

 

IMG_0617.jpg

 

E as "meninas" continuam a encher a boca...

 

IMG_0640.jpg

 

IMG_0654.jpg

 

O aquário não tem tido grande evolução, para além do crescimento das valisnérias...

 

IMG_0659.jpg

 

IMG_0660.jpg

 

IMG_0661.jpg

 

fiquem bem!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais