[TÓPICO DISCUSSÃO] Reproduçao de Tylomelanias


Carlos Couceiro

Recommended Posts

bem pessoal, este tópico surge depois de me ter acontecido algo com as minhas tylomelanias sp. "yellow" que pensei se singir a apenas um pequeno grupo de especies

 

 

até aqui pensei que as tylos mais comuns fossem no seu geral viviparos e que a sua reproduçao ocorria com a introduçao do penis do macho

 

 

segundo fotos que tirei, penso que da para especular sobre a diferença entre macho e femea

 

nas primeiras fotos, aparece um apendice que quero eu acreditar que se trata do penis do macho

 

macho??? (apendice visivel)

 

IMG_6260.jpg

IMG_6258.jpg

IMG_6256.jpg

IMG_6254.jpg

 

 

femea??? (não é visivel qualquer apendice)

 

IMG_6233.jpg

 

 

ate aqui tudo bem, mas depois do que aconteceu(mais abaixo) pôs-me a pensar, isto porque assisti ao nascimento, numa outra especie de tylomelanias sp., em que nascia uma cria completamente formada, o que corrobora a teoria do viviparismo, e a cria era expelida através de um canal presente do lado direito dos caracois

 

 

Lado direito (visivel o canal)

 

IMG_6179.jpg

IMG_6200.jpg

IMG_6205.jpg

 

 

 

Lado esquerdo (nao existe canal)

 

IMG_6263.jpg

IMG_6265.jpg

IMG_6266.jpg

 

 

 

ate aqui tudo bem, o macho utilizava o "apendice" para fecundar a femea directamente no seu corpo, formava-se uma cria que era mais tarde expelida através do canal

 

é aqui que as coisas se tornam esquesitas, pois este canal existe tanto no suposto macho como na suposta femea

 

vamos la saber então o que de tão estranho aconteceu, vejam as fotos

 

IMG_6082.jpg

IMG_6088.jpg

IMG_6094.jpg

 

 

 

pois, o que será aquilo?! segundo alguns sites seria uma bolsa de ovos, mas isto foi expelido pelo suposto macho precisamente pelo canal, infelizmente fui ao site onde tenho certeza absoluta que li que seriam ovos e essa informaçao foi retirada, possivelmente por se ter verificado nao ser verdade

 

vejam como esta "massa" é bastante "gelatinosa" e a facilidade com que se deforma

 

IMG_6112.jpg

IMG_6116.jpg

IMG_6118.jpg

IMG_6121.jpg

IMG_6128.jpg

IMG_6134.jpg

 

 

 

 

como os Caridina cf propinqua acharam aquilo delicioso e como eu ainda estava a dar voltas a cabeça a tentar descobrir o que era, coloquei numa maternidade

 

IMG_6217.jpg

IMG_6226.jpg

 

 

hoje(passados 3 dias) as bolsas estao a ficar transparentes e a desintegrar-se

 

 

conclusões e duvidas:

 

a conclusao a que chego é que as tylomelanias macho produzem esta bolsa de SEMEN que desce pelo canal, é deixado para tras e a femea recolhe para o seu interior tambem pelo canal, fecundando-se assim, e podendo ser viviparos ou ovoviviparos internos (???!!!)

mas se assim for, para que serve aquele apendice no macho?

será possivel terem duas formas de fecundaçao, interna e externa?

 

 

espero que contribuam com a vossa opiniao e espero que seja facil de entender o que escrevi, pois eu estou todo baralhado :thumbup3:

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.

vamos entao cruzar informaçoes ... amanha vou tentar tirar fotos das minhas e postar aqui.

quando ao processo de reproduçao , ja nao posso ajudar , pois nunca assisti a coisa nenhuma ... simplesmente , volta e meia la anda mais uma recem nascida.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.

vamos entao cruzar informaçoes ... amanha vou tentar tirar fotos das minhas e postar aqui.

quando ao processo de reproduçao , ja nao posso ajudar , pois nunca assisti a coisa nenhuma ... simplesmente , volta e meia la anda mais uma recem nascida.

 

 

pois, mas eu na especie que tive igual ás tuas assiti ao pequenote a ser expelido, por isso te pedi que tirasses as fotos para confirmar que saem pelo tal canal "multifunções"

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas tylomelanias sp. "yellow" ainda são pequenas... mas vou ver se as apanho a jeito e tirar umas fotos!

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

as minhas 2 iniciais tem agora perto de 5 cm. as que ja nasceram ca em casa as maiores tem perto de 4cm.

em nenhuma delas vi o tal " espigao " mas o dito canal esta presente em todasl.

 

nº1 adulta lado direito

PICT3245.jpg

 

lado esquerdo

PICT3250.jpg

 

nº2 adulta lado direito

PICT3255.jpg

 

cria 1 lado direito

PICT3257.jpg

 

cria 2 lado direito

PICT3260.jpg

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tambem curioso com estas questoes ...

carlos couceiro , quanto a essa teoria , nao me parece muito viavel. largar bolas de esperma por ai , nao me parece um meio eficaz de reproduçao ( e as tylos sao muito proliferas ) , porque mesmo em aquario , as probabilidades de a femea encontar essas bolas ... nao sao grandes, quanto mais no meio selvagem. para mim faria sentido se houvesse um contacto mais proximo entre os dois e o macho passar o esperma a femea.

 

por outro lado a tua hipotese poderia ser viavel, se a femea pudesse guardar esse esperma por muito tempo , e de facto encontar essas bolinhas de esperma ocasionalmente seria apenas o "encher o deposito".

se houvesse alguem que tivesse so uma tylo e esta desse a luz alguns caracois , ja dava para confirmar esta teoria ... ou nao, porque tambem poderia por a hipotese de serem hemafroditas completos capazes de se autofecundar.

 

mas tambem nao explica todas terem o dito canal. nao faz sentido o macho ter um canal igual ao da femea , ja que bolas de esperma e parir um caracol consideravelmente grande e com concha formada , nao sao propriamente parecidos.

serao hemafroditas incompletos ?

 

quando ao "penis" que viste nas tuas ... eu nao consigo ver nada parecido nas minhas.

e se de facto isso é um "penis" nao deveria ser por ai que saia o esperma ... ?

mas o que presenciaste foi pelo canal , certo ?

entao a utilidade do "penis" no macho é ... ??

 

alguns caracois terrestres sao hemafroditas e quando se cruzam , estando os 2 num ponto fertil , injectam o esperma no corpo do outro. este processo nao é passivo , pois ambos os caracois tentam passar o esperma ao outro, sendo que o primeiro a terminar a tarefa sera o pai e o outro a mae , digamos assim. ficando o acasalamento terminado. eles nao se fecundam mutuamente.

 

eu nunca presenciei nada parecido com as minhas tylos , mas tambem nada em contrario. simplesmente vao aparecendo as crias. no minimo com uma semana de intervalo.

 

tratando-se de um gastropode creio que isto so vai ser resolvido com um estudo intensivo sobre a especie. porque ha uma seria de hipoteses a considerar. ate podem ter mais de um processo de reproduçao conforme as condiçoes do ambiente , comida disponivel , parceiro disponivel.etc.

 

ainda consegui construir mais hipoteses , em vez de te ajudar a resolver a tua, desculpa. mais isto foi fluindo ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...