Escalar doente ( AJUDA!)


Neon Tetra

Recommended Posts

Boa noite.

 

Como o título diz tenho um escalar com este estranho sintoma. Comprei três escalares há 4 dias. Um deles, ao 2º-3º dia, aterrou no fundo do aquário com o nariz para baixo e nada de forma muito descoordenada. Os outros dois estão bem ( assim como os outros peixes do comunitário). Poderá ser um problema do sistema nervoso ou da bexiga natatória ? Poderei ainda salvá-lo ? Como fazer um tratamento num aqua de 300 L ?

 

Agradeço desde já as vossas dicas.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ...provavelmente assim sem fotos diria que isso é bexiga natatoria muito dificil curar..tenta separar o escalar doente para um aqua hospital com um palmo de agua e algum sal e ja agora onde compraste os escalares?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirei o escalar doente do fundo do aquário onde permanecia de nariz para baixo tipo "aviãozinho de papel". Não vejo lesões nas guelras ou nas barbatanas ( tem umas mínimas escoriações) e parece respirar a um ritmo regular. Coloquei numa maternidade de plástico na superfície do aquário onde passou a noite. Esta manhã encontrei-o a nadar direito e de uma forma bastante mais coordenada. Já lhe dei alguma coisa de comer mas ele ainda não bicou nada... e agora ?

 

P.S. : Oops ! Passado alguns minutos lá está ele de cabeça para baixo...afinal é melhor não me entusiasmar.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao Altum Peruensis e requerem uma aclimatacao mais cuidadosa, se tiveres um aqua de 60 cm, com agua igual a do principal, plantas altas e subires a temp. para 28, e aconselhavel.

E uma pena se tiveres alguma baixa nesses bichinhos, eles vieram e mantiveram-se cerca de 3 semanas impecaveis.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao Altum Peruensis e requerem uma aclimatacao mais cuidadosa, se tiveres um aqua de 60 cm, com agua igual a do principal, plantas altas e subires a temp. para 28, e aconselhavel.

E uma pena se tiveres alguma baixa nesses bichinhos, eles vieram e mantiveram-se cerca de 3 semanas impecaveis.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe ainda contina vivo, com dificuldades a nadar direito e até a acertar com a comida na boca mas lá vai comendo. Se o deixo à vontade no aqua não se consegue coordenar e esbarra com tudo. O pior é que os outros escalares o atacam. Por isso tenho que voltar a pô-lo na maternidade. É desesperante não saber o que lhe fazer . Iniciei tratamento com ESHA 2000 mas hoje já foi o 3º dia e não vejo melhorias ( espero que ao menos consiga evitar que apareçam sintomas noutros peixes). Amanhã faço nova TPA. A água está a 28º C.

 

O que devo fazer ? ;)

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente esse é um problema “comum” nos escalares, já passei pelo mesmo várias vezes ( felizmente que á muito não me acontece) e nunca consegui safar nenhum, espero que consigas ( só me faltou tratá-lo com “cobre”, comprei o produto mas nunca o usei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bicho não tem a barriga um pouco inchada?

 

Não me parece inchada. Até porque não parece comer...

Hoje até tem estado a nadar na posição normal e de forma aparentemente coordenda. Só está mais parado. As cores e a respiração são normais.

 

Vamos lá ver amanhã se o solto da maternidade. Não sei se ele for para o fundo do aquário não volta a acontecer o mesmo.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece inchada. Até porque não parece comer...

Hoje até tem estado a nadar na posição normal e de forma aparentemente coordenda. Só está mais parado. As cores e a respiração são normais.

 

Vamos lá ver amanhã se o solto da maternidade. Não sei se ele for para o fundo do aquário não volta a acontecer o mesmo.

 

Então novidades?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então novidades?

 

Sim. Soltei o bicho da maternidade e ele escondeu-se na vegetação no 1/3 superior da coluna de água. Muito parado e com algumas barbatanas em mau estado. Durante 2 dias não saiu de perto daquele local. A comida passava-lhe perto e não se mexia (acho que os outros rapidamente chegavam e devoravam tudo). Hoje resolveu passear-se pelo aqua e parece mais activo. A natação é coordenada e nada na posição normal. Já o vi a petiscar do granulado da sera, mas é muito lento em relação aos outros. Juntei umas vitaminas à ração..... Espero que se safe. Terá sido do ESHA 2000 ou foi coincidência ? Ainda tenho a água a 28º o que não está ser muito bom para as plantas. Também tive um surto de caracois, desde que a Tª aumentou. Vamos lá ver o que vem a seguir.

 

Vou tentar arranjar fotos amanhã.

 

Obrigado a todos pelo intreresse e conselhos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se for realmente bexiga natatória, que na minha opinião é, deixo-te aqui informação de um post que tenho nos favoritos, que te pode ser útil:

 

"DOENÇAS DA BEXIGA NATATÓRIA:

 

A bexiga natarória é um órgão que se enche de gás e ocupa até 7% do volume corporal do peixe. Sua função é a de manter a flutuação, já que o peso do peixe em água doce é de 107%. Também é órgão receptor de sons e pressão (alguns peixes emitem sons por esse órgão). As causas das doenças são: as deficiências alimentares, alterações bruscas da temperatura e a paralisia da bexiga natatória. Caso sofra uma dilatação exagerada, o efeito hidrostático se faz impossível e o peixe é incapaz de conservar seu equilíbrio na água. O peixe acometido apresenta-se de cabeça para baixo e para frente, não consegue manter-se nivelado e permanece na superfície ou no canto do aquário de barriga para cima, devido a dificuldade de descer ou subir. Atribui-se a dilatação da bexiga natatória a fatores nutricionais. A bexiga natatória pode sofrer também uma inflamação que causa uma doença específica dos ciprinídeos (Tanichthys, Raspora, Danio, Brachydanio, Barbus). Nessa doença desenvolve-se uma lesão inflamatória crônica necrosante. Acredita-se que seja de origem viral. Outra causa é a degeneração da bexiga natatória como consequência de doenças infecciosas (Ictiofonose). É uma doença de bom prognóstico juízo médico acerca da duração, evolução e término de uma doença). Li na Tropical Fish de Nov de 1993 que peixes gordos e pequenos (Ex: GoldFish) são mais propensos às doenças da bexiga natatória.

TRATAMENTO: procure oferecer alimentos balanceados e variados e mantenha a temperatura em níveis tropicais. (leia sobre alimentação deficiente e falta de vitaminas no índice de drogas)"

 

Neste caso, se fosse comigo, eu tinha isolado o peixe num aquário à parte e não numa maternidade dentro do aquário principal. Além disso fazia pelo menos uma TPA de 50% por dia nesse aquário hospital e acrescentava uma colher de chá rasa de sal por cada 10 litros. Temperatura 28º. É difícil curar problemas relacionados com bexiga natatória, mas este procedimento parece-me o mais adequado. De todas as formas, boa sorte.

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme combinado aqui ficam as fotos:

 

Em primeiro lugar o doentinho:

 

escalardoente-1.jpg

 

Depois algumas dos outros dois, para comparação:

 

escalar3-1.jpg

 

escalar1-1.jpg

 

doisescalares-1.jpg

 

 

Acho que se vê bem a diferença.

 

Conseguem identificar algum sinal específico de alguma doença ?

 

E os outros dois já dará para ver o dimorfismo sexual ?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Olá, o meu escalar estava óptimo ontem à noite e hoje de manhã acordei com o bicho no fundo do aquário de barriga para o ar. Tirei-o para um aquário secundário mas não consigo manter as condições do aquário principal, portanto se calhar vou seguir o que aqui foi dito e vou pô-lo na maternidade dentro do aquário.

Neon Tetra, o teu escalar conseguiu safar-se? O que fizeste? Aconselhas-me algum tratamento?

O meu aquário é de 90L.

Por favor qualquer ajuda que consigam dispensar é extremamente agradecida, o escalar é o meu pride and joy do aquário e estou mesmo triste com a situação :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais