Doenças...


AM

Recommended Posts

Boas!

 

Aqui fica um "guia" rápido de alguns medicamentos que usei e que me ajudaram a curar alguns Discus.

 

Era interessante saber que outros medicamentos têm usado para tratar os vossos peixinhos ? Venham de lá essas dicas que o pessoal agradece.

 

 

 

Problemas Bacterianos :

 

Barbatanas, caudas roídas, feridas etc. De inicio sal(1 c.sopa para 40L) e aumento de temperatura. Se não resolver um antibiótico (bactopur direct, 1cp. para 50L)

 

 

Parasitas Internos:

 

Metrodinazole(Flagyl). 1cp. 40L .

 

 

Parasitas Externos:

 

Formalina(formol). 2ml/100L

Praziquantel(Tenil Vet, Droncit). 2cp. 50L

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AM !

 

Os medicamentos que referes são precisamente os mesmos que eu e, penso que, a maioria dos Aquariófilos que têm Discus, usam.

No entanto gostava de referir o Cobre, que foi o único medicamento com que consegui curar os meus Discus, quando estes tiveram Oodinium ( Doença parasitária que provoca escurecimento dos Discus, perda de apetite e é caracterizada pela formação de um veludo castanho ou amarelado, na pele dos peixes. Os mesmos tendem a coçar-se nos objectos ou plantas que decoram o aquário.).

É preciso ter cuidado com tratamentos com Cobre, pois este é bastante tóxico. Uma vez adicionado, este tende a fixar-se nas paredes do aquário para nunca mais sair. Isto pode fazer com que haja vestigios de cobre na água sem razão aparente. Há que ter cuidado e medir sempre o teor de cobre na água ( há testes próprios).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora partilho alguma informação que escrevi à uns tempos. Não fala de doenças mas de medicamentos, doses e como os arranjar. Se discordarem de alguma coisa apitem.

 

 

Sal de cozinha

 

Pode ser utilizado em tratamentos prolongados ou em banhos rápidos.

Para tratamentos prolongados, adicionar 1 a 2 colheres de sopa para 50 litros de água. A dose certa é 1 grama por 15 litros e pode durar entre 6 a 7 dias.

Para banhos rápidos que deverão durar entre 10 a 20 minutos, adicionar 10 gramas de sal por litro e controlar o comportamento do peixe durante o banho.

 

 

Metileno azul

 

Bem tolerado por muitos peixes, actua como um inibidor de bactérias e fungos. Pode ser utilizado na prevenção e em aquários de criação de forma a proteger os recém nascidos. Utilizar na quantidade de 100 ml por 100 litros de água.

 

 

Malaquite verde

 

Uma toxina muito forte, que deve ser utilizada com precaução e em pequenas doses. Utilizar na quantidade de 6 ml a 8 ml por 100 litros de água.

Evitar o contacto com roupas e pele. As nódoas são impossíveis de tirar e em contacto com a pele causa forte irritação.

 

 

Metronidazole

 

Quantidade de 250 mg por 50 litros de água. Repetir durante 3 dias com mudas de 20% a 30% de água todos os dias repondo o medicamento na quantidade retirada. Ao quarto dia filtrar com carvão e mudar 50% de água. Passados uns dias repetir o tratamento.

A dose do medicamento pode ser aumentada para o dobro sem grandes problemas.

O medicamento pode também ser administrado na comida.

Atenção que os parasitas não desaparecem todos. Este tratamento serve apenas para libertar o peixe da maior parte e enfraquecer os restantes para que o sistema imunitário possa combate-los. É possível que mais tarde os problemas voltem a surgir.

O medicamento para humanos que contém este composto activo é o flagyl e pode ser adquirido em qualquer farmácia.

 

 

Praziquantel

 

O medicamento para animais que contém este composto activo é o droncit ou paraquistel que pode ser adquirido em veterinários e farmácias. Deve ser utilizado na quantidade de 100 mg para 50 litros de água. O tratamento dura 2 ou 3 dias seguido de uma mudança de água e filtragem com carvão e deve ser repetido uma semana depois de forma a destruir todo o ciclo da doença.

 

 

Flubendazole

 

Quantidade de 100 mg por 50 litros de água. O tratamento dura 3 semanas e no principio de cada uma das 3 semanas deve ser mudada 30% a 40% de água adicionado aquando dessas mudas a quantidade descrita acima. É necessário ter a preocupação de manter a qualidade da água durante este tratamento devido à sua duração.

O medicamento para humanos que contém este composto activo é o fluvermal e pode ser adquirido em qualquer farmácia.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou falar se calhar da formalina mas não sei onde arranjar e não tenho muita informação sobre isso. Sei que a formalina em conjunto com a malaquite é muito eficiente no combate a parasitas de guelras por exemplo.

Quanto ao cobre sempre tive medo de experimentar pelos perigos que isso implica e pouco sei sobre esse produto.

Outro medicamento muito referido pelo untergasser é o neguvon. Ainda se arranja por aí mas é cada vez mais raro por ter sido proibido. Tenho a impressão que deve ser uma espécie de bomba contra doença mas nunca utilizei.

 

Mas em traços gerais acho que recoremos todos mais ou menos aos mesmos medicamentos.

 

Outra coisa que eu não conhecia e que o Amadeu falou ai num post foi as vitaminas Vigantol. Já experimentei mas aquilo deixa uma camada de gordura à superficie da água. Provavelmente abusei na dose!!!

Não sei até que ponto se poderá utilizar centrum apesar de ser muito mais caro???

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Em relação ao cobre nunca usei mas fiquei curioso. Onde se compra ? que doses usar ?

 

O formol foi a melhor solução que encontrei para eliminar parasitas das guelras nos Discus recém-nascidos. Os medicamentos comerciais levam muito tempo a agir e entretanto os peixes vão morrendo 2 ou 3 cada dia, além de que passado algum tempo os parasitas voltam. É também uma substância muito tóxica e deve ser usada com cuidado. Encontra-se nalgumas drogarias mais antigas.

 

O Vigantol tem de facto esse problema. Eu só uso na mistura que faço(1 frasco/1 coração) e nunca notei qualquer reacção negativa por parte dos peixes.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, onde vocês conseguem encontrar estes produtos? Eu já os tive, mas parece que é sempre que uma pessoa precisa deles é que não sabe deles ou não os consegue encontrar.

 

Por exemplo: bactopur direct. Isto só ha em lojas de aquariofilia correcto?! Não consigo encontrar. Ninguém tem...

 

Flagyl e formol ha numa vulgar farmácia, certo?

 

...e Tenil Vet e Droncit apenas em veterinários.

 

Está-me aqui a faltar alguma coisa?

 

Obrigado!

 

P.S.:É que tenho um discu com parasitas internos (suponho eu porque est+a magro apesar de se alimentar bem) e outros com problemas nas barbatanas que tão depresa aparecem como desaparecem... e não sei onde raio meti estes compostos... :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo: bactopur direct. Isto só ha em lojas de aquariofilia correcto?! Não consigo encontrar. Ninguém tem...

 

Dependendo de onde morares talvez te possa dar uma ajuda mas tenho visto com frequancia .Só há em lojas pois é um produto da sera próprio para aquários. O filtro deve trabalhar num balde durante o tratamento por causa dos bichinhos do filtro! :lol:

 

Flagyl e formol ha numa vulgar farmácia, certo?

 

Sim, mas o formol pelo que o Amadeu disse encontra-se em algumas drogarias. É possível no entanto encontrar num veterinario uma mistura de formalina, malaquite e metileno para tratamento.

 

...e Tenil Vet e Droncit apenas em veterinários.

Sim mas penso que tb é possivel encontrar alguns destes na farmácia. É uma questão de perguntares.

 

 

Se desconfias de parasitas ou algum problema bacteriano na minha opinião é melhor não medicar até ter a certeza. Podes estar a contribuir para uma intoxicação dos peixes e aumentar a resistencia de certas doenças. Acho que umas mudas de água, verificação de filtros e redução de factores stress é o melhor passo a dar neste momento.

Depois jogar com o factor temperatura e se preciso utilizar um pouco de sal que não faz mal nenhum.

Se o peixe estiver a comer e as fezes forem transparentes ou brancas aproveita e mete flagyl na comida durante 6 ou 7 dias. Para outro tipo de sintomas era preciso mais informação.

Muita água e limpa!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá hugorsf!

 

Bactopur Direct nas lojas que vendem produtos Sera(em Lisboa, Ruimar, entre outras...).

 

Flagyl, Tenil Vet, Droncit nas farmácias.

 

Formol em algumas drogarias.

 

Quantos aos parasitas convém estares com atenção ao peixe(côr das fezes, etc..) antes de começares a medicar. Para as barbatanas podes tentar o sal (1c/40L) .

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As feses parecem-me normais, o corpo dele é que está fininho como uma folha de papel... Se o olhar de frente parece-me uma linha...

 

E parece-me que tem o ventre inchado...

 

Devo tratar com Flagyl?

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Um tratamento para o ventre inchado, que pode ser causado por bloqueio do intestino, consiste na utilização de Sais Epson(sulfato de magnésio), que é um laxante à venda nas farmácias(1 c. sopa/40 L).

 

Mas é dificil de adivinhar pois também pode ser um problema bacteriano ou mesmo parasitas!

 

O melhor é começares por analisar a àgua, amónia / nitritos / nitratos / PH / temperatura etc.... Aumentar a frequência das mudanças de água também pode ajudar. Se não resultar podes tentar um tratamento num aquário hospital com flagyl para desparasitar !

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tratamento com Flagyl deve durar quantos dias?

 

E deve-se fazer mudanças de água, com que frequência?

 

Obrigado!

 

P.S.: E deve-se repor na água a quantidade de flagyl retirada em cada troca, correcto?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá hugorsf

 

O modo de medicar com flagyl já foi indicado pelo Nuno Loureiro neste tópico (ver Metronidazole). Em relação a dar o medicamento com a comida as doses são de 1 gr para 100 gr de comida durante 6 dias.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado!

 

Já o estou a tratar à 3 dias. (desde 6ª feira)

 

Ontem ele já começou a comer artémia (congelada) e hoje continua a comê-la. Tenho feito trocas de cerca de 30% de água por dia, repondo o Flagyl...

 

Hoje devo filtrar com carvão activado, certo?!.... E quando sei que o posso colocar de novo no aqua? É que ele continua magríssimo, embora se alimente... Mas isto já acontecia antes, quando estava no seu aquário... Como sei quando o devo colocar de volta no "seu" aquário?

 

Já agora outra pergunta... Como ele tem problemas também de barbatanas "roidas", posso usar o sal? Não tem problemas usar o sal com o Flagyl ao mesmo tempo?

 

Obrigado, mais uma vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O carvão deve ser usado no final do tratamento para retirar os restos de medicamento.

 

O sal (para aquários de água salgada, e não o de cozinha!), 1 c.sopa para 40L, pode ser usado sem problemas, e deve ser reposto quando se muda água.

 

Quanto a voltar ao aquário, deve ser o tempo necessário até não apresentar sinais de doença.Estando isolado come melhor e é mais fácil de diagnosticar e tratar qualquer problema.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

AM, em relação à questão do cobre aqui fica a explicação:

 

1-O cobre pode ser encontrado nas farmácias (nem todas, pois é pouco procurado) sob o nome de Sulfato de Cobre (que é de resto o seu nome correcto).

 

Misturar 1,500g de cobre por cada 100ml de água. Depois com um conta-gotas, deitar 1 gota por cada 2l de água durante 3 dias, sempre com um intervalo de 24 horas entre cada aplicação. Ao fim dos 3 dias fazer uma mudança de água de 30% no mínimo.

O teor de cobre na água deve ser sempre medido (teste à venda nas lojas da especialidade) de modo a nunca exceder o valor de 0,3mg/l, para não se tornar tóxico. Uma concentração inferior ao referido será fraco demais para curar os peixes. O melhor será um valor igual ou muito aproximado.

 

Nota: Não se esqueçam de utilizar somente em aquários estéreis (sem nada lá dentro, plantas, etc...)

O cobre também dá cabo dos filtros biológicos, mais uma coisa a ter em conta.

Para tirar o cobre da água e do aquário, colocar condicionador de água que faça ligação de metais pesados, no dia seguinte filtrar com carvão (deixar o carvão no filtro somente 24 horas).

O cobre nunca sairá na sua totalidade do aquário.

 

2-O cobre pode ser também encontrado em medicamentos compostos, para aquariófilia, em que o mesmo é o composto principal. Encontra-se em lojas da especialidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal,

o cobre não é perigoso para o hobbista também? Afinal ele é tóxico, e pelo que parece, uma vez usado, torna-se um resíduo permanente no aquário. Não há perigo de contaminar seres humanos ao longo do tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dado que o tema "Discus" é muito vasto e relativo - particularmente o das doenças - ca vai mais uma opiniao...

 

Antes de mais gostaria de referir que é raríssimo os discus terem oodinium, pois é uma doença tipica de agua salgada. É frequente, isso sim, a costia. A mesma tem muitas variantes e algumas delas muito complicadas de tratar, nomeadamente a denominada costia aguda... Uma vez que ja tive uma má experiencia a este nivel (pois "esqueci-me" de fazer quarentena), quero dizer que a forma como a consegui tratar foi com sulfato de cobre (10g em 5 litros de agua de luso e depois 8 gotas por cada 10l de agua do aquario nos 3 primeiros dias passando para metade nos restantes ate fazer 21 dias). Estes 21 dias devem-se ao facto de ser o tempo de incubaçao da costia e deve ser cumprido para irradicar totalmente a doença de forma a esta nao ganhar defesas!!! Ainda em relaçao ao cobre, atençao as rochas vulcanicas pois podem conter cobre. Este é letal essencialmente para peixes de fundo e alguns plecos.

 

O metronidazol deve ser dado na comida congelada (idealmente pois é ingerido pelo peixe) e deve ser ininterrupto, ou seja, nao dar mais nenhum tipo de comida. É na dose de uma pastilha por 100 gramas de comida. Mudanças de agua acentuadas e um aumento de temperatura sao por vezes suficientes, embora se possa administrar a comida com medicaçao como mera prevençao.

 

Pessoalmente aconselho a quem tem problemas com crescimenrto de discus (mesmo com mudanças de agua) a colocar praziquantel na comida na mesma dose do flagyl. Mesmo os peixes saudaveis com fezes negras expelem fezes brancas durante o tempo em que ingerem esta papa. Ataca trematodos e as tenias...

 

Acho que para ja é só. Espero ter contribuido para a saude de algum discu e consequente felicidade do seu dono:)

 

Um grande abraço

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais