Intrudoçao de CO2


Visitante

Recommended Posts

Oi,

 

Será que alguém me pode informar como posso introduzir CO2 num aquario de forma «caseira»?

Onde posso obter os produtos e quais os cuidados a ter quando introduzir o CO2?

É que gostava de ter 1 aquario muito bem plantado.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Podes encontrar, na secção Artigos deste site http://joaocb.planetaclix.pt, um documento (o terceiro a contar do fim) que ensina precisamente a fazer um sistema de introdução de CO2 caseiro.

 

Se tiveres dúvidas diz.

 

Um abraço,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá :wink:

 

Obrigado pela ajuda. Ainda nao tive tempo para experimentar a introduçao de co2,falta-me encontrar o fermipan, e tambem gostava de saber se, para além de baixar o ph, a introduçao de co2 tem mais alguma consequencia :D

 

 

Obrigado,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago!

 

Quando introduzido em excesso é perigoso para os peixes! Eu cheguei a comprar um teste de CO2 e nunca acusou valores preocupantes. De há uns tempos para cá não tenho tido o aquário assim com tantas plantas que se justifique a introdução de CO2 pelo que não tenho notado mais nenhum tipo de consequências...

 

Abraços,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas :D

 

 

O CO2 tem que ser injectado continuamente isto é sempre seguido. :D :oops:

 

Por exemplo injecto CO2 durante um mês :D (usando o sistema da Hagen ) depois devo continuar ou paro um mês? :grab: :D

 

Obrigado :D

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

 

Tiago encontra Fermipan no Continente juntos dos Fermentos para bolos!

Se kiseres tb podes ir a uma padaria e pedir fermento de padeiro.

 

 

Neves, se suspenderes a injecção de CO2 vais notar logo que as plantas se estão a resentir.Por isso se for possivel nunca suspendas! já agora que aparenho é esse?

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Neves,

 

Penso que nunca deves parar de injectar CO2, pois como o Nuno disse as plantas vão se ressentir e muito!!!

 

Nuno, penso que o aparelho é este:

http://www.hagen.com/usa/aquatic/addinfo/c.../co2system.html :D

 

Fiquem bem... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. :D

 

É exactamente esse sistema :oops: (mandei vir da loja de Setúbal :D ainda não chegou :D ). :grab: :D

 

Já agora as algas para alem do mau aspecto são prejudiciais ao aquário?

Devo remover as plantas atacadas e que não consigo limpar?

 

 

 

Abraços

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves e Jedi,

 

O sistema apresentado é quase igual ao que eu possuo - bem, as únicas diferenças acho que são mesmo o facto de o meu já trazer reagente (em vez do açucar) e a côr da caixa ser azul em vez de negra.

 

Em todo o caso, acho que estas diferenças não justificam uma diferença de 20 Euros, é que o meu custou mais de 40 Euros, axo que fui embarretado :D

 

O sistema produz alguns efeitos, não muito espectaculares é certo (a minha iluminação também não é a melhor) mas acho que é caro de mais: as recargas só dão para um mês (às vezes menos) e custam 8 euros :wink:

 

Como já disse ao Jedi, desde há uma semana que estou a usar o sistema da NUTRAFIN mas com a receita do fórum - uma chávena pequena de açucar, uma colher de sobremesa de Firmipan e outra de bicabornato de sódio, mais água.

 

O tempo ainda é pouco, parece haver alguns resultados melhores mas só mais para a frente poderei tirar uma conclusão - porém, o ritmo de saída das bolhas de gás é muito mais forte agora do que antes (3 segundos para 10 ou 15).

 

O mito de adicionar CO2 durante um mês e depois parar vem, de certo, de algum vendedor, eu pelo menos já ouvi essa teoria de um deles.

Na altura não perguntei mas não consegui ver lógica nenhuma naquilo, pensei que era mais uma "pancada" :wink:

 

A paragem de CO2 por 3 ou 4 dias dá logo uma quebra nas plantas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo ainda é pouco, parece haver alguns resultados melhores mas só mais para a frente poderei tirar uma conclusão - porém, o ritmo de saída das bolhas de gás é muito mais forte agora do que antes (3 segundos para 10 ou 15).(

 

Boas!

 

Utilizando a receita que tenho disponível no site, que penso ser a que têm estado a utilizar ou pelo menos muito semelhante, ao fim de umas 3 a 4 horas começam a sair as primeiras bolhinhas. Passado um dia, e com a pedra difusora colocada na saída da mangueira, o fluxo de bolhas passa a ser permanente!!! É uma corrente ininterrupta de bolhinhas muito pequenas a sair da pedra difusora!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

Sera que CO2 em excesso nao e prejudicial? O CO2 nao afecta o PH?

Nao o uso porque os meus aqs. nao teem plantas. Sao totalmente nus. Mas se nao estou enganado e se estiver peço desculpa. Tenho lido em diversos foruns que se torna necessario controlar a injecçao do CO2 para que nao seja prejudicial? Tenho a impressao que de noite normalmente se desliga a injecçao para as plantas descansar. Esta lançada a discussao pois fiquei na duvida. Ok Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião a introdução de CO2 só se justifica em aquários densamente plantados. Aquários com poucas plantas penso que não seja necessário, e mesmo nem se deve, introduzir CO2.

 

Em aquários "nus" então, nem pensar! Corre-se o risco de intoxicar os peixes! E o motivo para a sua introdução não existe, ou seja, não há plantas.

 

Se virem o aquário de 190 litros do Frode Roe, que se encontra na Galeria de Aquários (Plantados) da Aquariofilia em Português (link em baixo), reparem na observação do autor "Não há aplicação de CO2, por causa da pouca população vegetal"... se aquilo é pouca população vegetal vou ali é já volto :wink: Mas tal apenas vem confirmar o que disse em cima. Claro que há plantas que não passam sem a introdução de CO2, ou pelo menos crescem muito melhor. Mas sobre isso há pessoal muito mais bem informado do que eu que pode falar :wink:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Sera que CO2 em excesso nao e prejudicial? O CO2 nao afecta o PH?

 

Como o João já disse, se o aquário for plantado, não é nada prejudicial, as plantas até agradecem!!! :wink:

Em relação ao pH é facilmente controlado, com a altura a que colocas a pedra porosa da saida de CO2, isto é, se o pH descer muito podes subir a pedra porosa para que o tempo em que o CO2 está em contacto com a água seja menor, aumentando assim o pH. Eu por exemplo na minha zona a água é alcalina, cerca de pH=7.8, e como tenho um biotopo amazónico o CO2 até ajuda, pois assim consigo manter o pH em 6.8!!! :D

 

Tenho lido em diversos foruns que se torna necessario controlar a injecçao do CO2 para que nao seja prejudicial? Tenho a impressao que de noite normalmente se desliga a injecçao para as plantas descansar.

 

Existem várias maneiras de controlar o problema da noite. Para quem usa injeção de CO2 por botija é simples, basta fechar a válvula. Para quem usa CO2 DIY, pode-se ligar a mangueira que vem da garrafa com a mistura a um filtro interno e controlar este com o timer das luzes, fazendo que assim o filtro se ligue quando as luzes se acenderem e criando microbolhas que ajudam a dissolver o CO2 na água. Quando o filtro está desligado apenas saem bolhas grandes que nem têm tempo para se dissolver!!! Já tive oportunidade de ver o aquário do hugorsf e ele usa este ultimo sistema, com muito bons resultados, como se pode ver nas magnificas fotos do seu aquário do subforum de fotos e videos!!!

Eu uso uma madeira porosa sempre a libertar CO2 durante o dia e noite, e até agora nunca tive problemas, tenho variações de pH minimas!!! :wink:

 

Fica bem... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, esta conversa vem mesmo a propósito...

 

Como já disse, estou a usar o sistema Hagen mas com mistura DIY e agora o débito de CO2 é bem maior que antes.

 

O teste da Sera de CO2 marca excesso de gás mas como os peixes não se queixam e já antes marcava assim, não dei muita importância :oops:

 

Sucede que anteontem, antes da mudança de água, registei um PH de 6,5, o que não era hábito nos últimos meses, normalmente marcava 6,8 - 7,0.

 

Ontem, um dos néons apareceu "inchado" mas não parece hidropsia porque o peixe não está "escamado" - lembrei-me logo da conversa do táslixado neste fórum, acerca do CO2, da descida de PH e dos néons...

 

Hoje, em nova medição de PH, registei 6,2 8)

 

Levou logo com PH plus e acondicionador.

 

Felizmente, ontem, comprei o teste de KH e ao medir novo susto - marcou 3 :shock:

Três colheres de bicabornato de cálcio lá para dentro

 

Se isto não estabiliza vou ter de ponderar a utilização do CO2 caseiro ou então diluir mais em água a mistura (usar menos açucar ou menos fermento) - O que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi António,

 

Quando se usa CO2 caseiro com pedra porosa é facilmente controlado o pH com a altura da mesma, mas agora usando essa serpentina, torna-se mais complicado. Não existe possibilidade de manter por menos tempo o CO2 em contacto com a água, elevando a serpentina??? Talvez assim desse para controlar melhor!!! :shock: Ou então durante a noite retirares a mangueira da serpentina que vem da mistura, dá bastante trabalho, mas se calhar evita uma tão grande descida do pH!!!

E já agora que peixes é que tens??? O neons adoram pH 6.2-6.5, até as cores ficam mais realçadas!!!

Na minha opinião, tenta é não abusar nesses produtos para acondicionar a água, pelo menos eu nunca fui muito a favor do seu uso!!! 8) Pode provocar variações bruscas nos parametros da água e alguns peixes podem não resistir!!! :oops:

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui!

 

...Tenho a impressao que de noite normalmente se desliga a injecçao para as plantas descansar. Esta lançada a discussao pois fiquei na duvida. Ok Rui

 

De noite o CO2 injectado n tem utilidade nenhuma pois as plantas durante a noite n realizam fotossinte. N trasnforma CO2 em O2. Contudo nunca desliguei o meu sistema caseiro e nunca tive problenas mas em aquarios densamente povoados em que os peixes e também as plantas produzem CO2 por respiração pode ser perigoso.

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :wink:

 

Já chegou o systema de CO2. :shock:

A quantidade de CO2 varia de acordo com a altura a que se coloca a serpentina. :lol:

Confirmo o preço de 20 Euros. :oops:

A caixa é branca com uma barra azul onde está escrito NUTRAFIN tem: 8)

 

1 basic reagent

2 activadores

1 tubo plastico

1 deposito com tampa

1 serpentina

3 ventosas

È para 370 litros e dura de 3 a 4 semanas. 8)

 

Abraços

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

O meu systema de CO2 traz o reagente. :D

Parece que o António Castanheira tem um igual, qual é a medida do reagente. È o saco todo? :oops: :D

Usando a recita caseira qual são as mediadas para aquele deposito? :wink::lol:

 

Abraços :D

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá people,

 

Continuando na estratégia de combate à descida de PH, resolvi desligar o CO2 durante a noite (tirando o tubo da saída da garrafa - CUIDADO, se o tubo caído ficar no exterior, abaixo da superficie da água, o aquário vaza por sifonagem :lol: ) e deixar ligada a bomba de ar durante o dia.

 

Resultado ao fim da tarde, PH - 7,2 bang

 

O KH continua apenas em 4, continuo a adicionar NaHCO3.

 

Está decidido, nos próximos tempos vou desligar o CO2 durante a noite...

 

É evidente que podia subir a altura do tubo na serpentina mas ela está na posição indicada para o volume do aquário (ainda que para um débito menor), além disso, uma das razões para passar para o CO2 caseiro não era ter maior débito? Se subo o tubo fico outra vez com menos :?

 

Na mistura do Nutrafin, é para usar o reagente todo.

 

A mistura caseira que fiz foi uma chávena mto pequena de açucar, uma colher de sobremesa de fermento e outra de NaHCO3.

Como tenho vindo a relatar, esta mistura tem-me dado problemas com o PH (talvez por o KH ser baixo) por isso recomendo metade das quantidades de açucar e fermento que indiquei acima e o dobro do NaHCO3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Quando acaba a produção de CO2 não acontece o mesmo :oops: , isto é, não há uma inversão no sentido da água? :cry::cry:

Pois é se inundo a sala a minha mulher mata-me. :lol:bang:?

 

Abraços :arrow:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

possuo um aquário de 120l aproximadamente(porque ele é arredondado e contém um filtro integrado interno), uso o sistema de CO2 da Nutrafin, e acho que é bastante caro, irei experimentar o sistema caseiro, juntamente com a serpentina para ver a diferença. :D

Tinha umas plantas vermelhas por baixo da Iluminação, mas acho que para o tamanho do aqua tinha muito pouca luz, ficando essas plantas e as anubias cobertas com algas pretas. :?

Nem tudo neste aqua é mau, pois já tenho 40 crias de gupis e 12 de Platis, e vejo que a femea de beta está cheia, estava a pensar colocar o macho numa incobadora, para lá fazer ninho! :arrow:

Já agora gostaria de perguntar a Jedi se posso colocar uma lâpada florescente "normal" :lol: junto das outras duas que possuo? bang

 

Possuo o seguinte aquário á dois meses:

 

Dimensões - 1.00x35+-x45

Ph - 7,8

Kh - 4 :oops:

nitritos - 0

temp. - 26º

Filtro - interno com cerâmica e Lã :cry:

Mudas àgua- 30% semanalmente

Iluminação - 1de 90cm Flora + 1 de 75cm Aquaglo

Fauna:

25 Gupis

4 Platys

2 Betas

1 Botia

1 Corridora albina

1 Limpa Vidros :D

+60crias

Flora:

3 Anubias Anas

5 Anubias Barteri

6 Vallisnérias

1 Aponogeton

2 Alternanthera reineckii (Careca e com algas) :cry:

Musgo de Java atirado para o chão do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Pelas medidas parece que tens uma lampada de 25W (AquaGlo) e uma de 36W (Flora). Claro que podes colocar mais um lâmpada, as plantas agradecem (0.5-1W/L em plantados), não te esqueças é quando fores a comprar pedir Daylight, pois há algumas lampadas brancas que não têm a temperatura de cor indicada, tenta à volta dos 6000K!!! :lol:

 

PS: Tenta reduzir o pH para 7.3, talvez seja melhor para os peixes e plantas!!! bang

 

Fica bem... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neves, onde é que colocaste a garrafa da mistura :P

 

Se a apoiaste no bordo do aquário não há problema porque o nível de água dentro da garrafa está sempre mais elevado ou igual em relação ao nível de água dentro do aquário.

 

Se a apoiaste mais abaixo, não sei não :morning:

 

Rui Pedro:

 

Gupyes junto com betas :?::wink::drinking::?

 

Estarei enganado ou vislumbra-se aqui uma chacina eminente :?:chainsaw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Castanheira,

 

qual é o "animal perigoso" :wink: os gupys ou os betas, é que eles estão juntos à dois meses e não vi nenhum coflito entre eles, só se o Ph for elevado para os betas, é que eu tinha duas fêmeas e uma delas apareceu morta pela manhã. :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D :D

 

Eu ainda não instalei o sistema de CO2 :( , pois estou a ver se controlo as algas com um produto da JBL anti-algas. :morning:chainsaw

A JBL aconselha a ter muita oxigenação na água como tal não vou estar a injectar CO2. :P:cry:

A minha pergunta é porque como a garrafa de 1.5 litros fica por baixo do aquário poderá haver um vazamento do mesmo. Da vossa experiência com o sistema como têm feito? :?::?::drinking:

Quanto aos Bettas não tenho problema com a relação do Macho com as fêmeas :? (raramente andam atras uns dos outros :wink: aquário com 150X50X75 :) ) e deles com os outros também não tem problemas.

Eu tenho 6 escalares e também não lhes ligam.

 

 

Abraços :wink:

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.