Tropheus 330L, made in Azores


RicardoBC

Recommended Posts

Boas,

 

Vou de novo iniciar a montagem do meu aquário. Irei apostar alguma parte do projecto em DiY.

A 1ª fase passará pela montagem de um móvel simples em MDF.

A 2ª fase será a montagem do aquário de 120cm.

A 3ª fase, execução de uma calha de 2xT8, que julgo ser mais que suficiente.

Vamos ao Setup pretendido:

 

TÉCNICA:

Aquário: 120x55x50 - 330L brutos

Iluminação : 2xT8

Filtragem : Objectivo será ter entre 5x a 6x o volume do aquário em filtragem. Apostarei numa 1ª Fase num JBL CristalProfi 900 e numa fase mais adiantada a introdução de um 2º filtro igual, ficarei com perto de 1800l/h. Instalação de uma Koralia Nano (900l/h) à superficie. Em termos de matérias filtrantes também estou com dúvidas.

:) Areão: Estou na dúvida de qual será o indicado, neste ponto julgo que poderei receber algumas opções vossas. Em quantidades, aponto para uns 40kg, ficará com uma altura média de 5cm.

 

FAUNA

Colónia de 12 elementos de Tropheus ( Ikola, Kiriza, Brichardi Malagarasi ou Illangi), sendo os dois ultimos os meus favoritos mas também um investimento consideravelmente maior. Objectivo é começar com elementos Small (3-4cm).

2-3 Lamprologus Oscellatus Gold

5-6 Lamprologus Multifasciatus

2 Eretmodus cyanostictus

 

O maior problema está aqui. Como poderei fazer chegar cá os bichos. Estou à espera de umas respostas.

 

FLORA

Valisnérias Gigantes

Algumas Anubias

 

MANUTENÇÃO

Tpa's semanais de 20 a 25% do volume (65 a 80litros)

 

ALIMENTAÇÃO

Na altura em que tive os meus Tropheus só os alimentava com Dainichi, neste momento não sei o que poderei dar. Aguardo também as vossas opiniões.

 

Julgo que é tudo, alguém quer fazer criticas ou sugestões, estou sempre aberto.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo Carpinteiro

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei este site com uma explicação para colagens de vidros para montagem do meu aquário.

 

O que acham?

 

Construção de Aquário

 

Será este o melhor método? Colagem de todos os vidros sobre o vidro de fundo?

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário de 120x55x50, dá bem com vidro de 10mm.

 

Eu como suporte aconselho-te uma estrutura metálica, forrada com MDF. Um móve só em MDF possivelmente será fraco.

 

Como substrato arranja areia de filtro de piscina, tem um óptimo efeito.

 

Quanto à fauna, tropheus, excelente!!!!

 

Fala com o Pedro Silva Jorge, ele tem tropheus de criações dele para venda, nkondes, moliros e mais duas populações que não me recordo. De certeza que o investimento te fica mais suave :)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui está o1º esboço do que pretendo para o móvel.

Será feito em MDF Hidrofugo de 19mm ou contraplacado maritimo de 19mm, estou à espera de preços.

 

Frontal:

 

ru1jk4.jpg

 

ISO:

 

oubos4.jpg

 

Back:

 

6qb8ya.jpg

 

 

Que tal?

 

Cumprimentos,

 

Ricardo Carpinteiro

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá isso só em MDF, não aguenta o peso.

 

Até é capaz de aguentar, mas eu não teria muita confiança nesse móvel!

 

Eu fiz um em MDF de 23 mm, parecido com o móvel do esquema do Ricardo, mas o meu levou 2 travamentos ao alto a escorar o H lateral por fora, de forma a formar um T... Assim garanto que o móvel não oscila horizontalmente. Se fizeres um reforço desses, acho que aguenta bem!

 

Vou ver se consigo explicar o reforço com um desenho:

 

esquema.jpg

 

vista lateral esquerda, vista de topo e vista frontal... a Verde ranhoso estão as travessas que falo... colocadas ao alto, perpendicularmente às tábuas que formam o H... assim prevines que o móvel não oscile lateralmente.

 

perdoem o desenho mal feito, mas foi o que se arranjou em 3 minutos com o MS Paint!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Agradeço a resposta. Mas isto foi bem pensado.

Já tive 2 aquários da Aquatlantis e os moveis deles são muito similares, nunca tive problemas, as espessuras são menores do que as que estou a ponderar usar, a madeira é daquele aglomerado ranhoso e os aquários eram de maior litragem.

 

No entanto ajudas são sempre bem vindas.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo Carpinteiro

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAUNA

Colónia de 12 elementos de Tropheus ( Ikola, Kiriza, Brichardi Malagarasi ou Illangi), sendo os dois ultimos os meus favoritos mas também um investimento consideravelmente maior. Objectivo é começar com elementos Small (3-4cm).

 

ALIMENTAÇÃO

Na altura em que tive os meus Tropheus só os alimentava com Dainichi, neste momento não sei o que poderei dar. Aguardo também as vossas opiniões.

 

Julgo que é tudo, alguém quer fazer criticas ou sugestões, estou sempre aberto.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo Carpinteiro

 

Amigo Ricardo,

 

Agora é que vi uma das populações de tropheus que são hipótese são os brichardi ou os sp. black kiriza, dada serem dos tropheus mais agressivos e o teu aquário é curto, tem 1,20m de frente, deves pensar melhor, não vás depois ter violência doméstica :discuss_gathering:

Tenta antes tropheus do complexo sp. red ou os moori, mas pela minha experiência no complexo moori já tive desde população muito agressiva (os mpulungu) a bastantes pacíficos os kasanga.

 

Quanto à comida, eu tenho dado NLS e os tipos parecem gostar bastante.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais