Guerras de peixes


ruimpr

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Este é o meu primeiro aquário e já ando com ele +/- 4 semanas.

Já tive umas baixas na 2a semana (2 nariz de bebado e 1 abelhinha).

Depois disso aguardei mais um pouco e comecei a colocar mais uns habitantes.

 

As pedras azuis foram uma infeliz ideia, mas agora não posso fazer nada :)

Confesso que já me habituei.

 

Aquário:

60 x 30 x 35

Termostado 100w

Lâmpada 15w

Filtro 100l (ou 200L não sei bem)

 

Medições:

No3 - 25

No2 - 0

ph - 7,5 (medido com gotas)

(segundo os testes rápidos 5 em 1, tudo normal)

 

- 1 Pedra furada (não sei o nome)

- Vários pedaços de mármore

 

3 plantas:

- Anúbia

- "parecem trevos" se souberem o nome agracedia :D

- "plata espigada" se souberem o nome agradecia ;)

 

Habitantes:

- Tive 2 abelhinhas (retirei ontem porque atacavam os camarões e morderam o guppy) vou devolver à loja por simpatia loolll

- Guppy fêmea + Guppy macho

- 3 Camarões vermelhos (assinalados na foto com um circulo)

- 2 Camarões verdes (assinalados na foto com um circulo)

 

Pretendo colocar:

6 neons ou cardinais (depende do que houver de mais bonito na loja e me recomendem)

2 guppy fêmea (parece que cada macho precisa de 2 a 3 femeas)

3 nariz de bêbado

 

1 para limpar o fundo (qual recomendam?)

1 para limpar o vidro (qual recomendam?)

 

Gosto de peixeis ligeiramente pequenos, até mesmo pelo espaço do aquário.

 

Comentem sff.

 

121102009016.jpg221102009009.jpg

321102009005.jpg421102009003.jpg

521102009019.jpg621102009017.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, bem.vindo

 

Depois, conforme já referiste, as pedras azuis não dão grande imagem ao fundo, mas gostos são gostos, e calculo que agora seja complicado retirar as pedras azuis.

 

Em relação a limpar o fundo, calculo que os pequenos camarões vão dar-te uma ajuda.

 

Eu tenho um otto, e gosto muito das cory, tenho uma panda (vão adquiri mais, pq gostam de andar em cardume), o otto a mesma coisa, talvez mais dois.

 

Os peixes têm sempre de ser considerados em relação aos parametros da água, tens um pH elevado como eu, por isso presta atenção às características/necessidades dos peixes.

 

As pedras brancas são mármore?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As pedras brancas são mármore sim.

Creio que altera o PH da água (para cima, penso eu...)

 

Mas de forma a compensar essa alteração, irei fazer TPa's com água engarrafada cujo ph anda na casa dos 6,3 - 6,5.

 

Vou pesquisar esses peixes e vou ver se me identifico com algum.

 

Relativamente aos camarões a ideia é ajudarem na limpeza, esperemos que trabalhem bem :)

 

Obrigado e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou dar a minha opinião acerca do teu aqua. Primeiro, os peixes morreram, porque não fizeste o ciclo do azoto. Pesquisa aqui no fórum e lê sobre isso.

Aquário:

60 x 30 x 35 (o aqua é pequeno, mas é bom para quem começa)

Termostado 100w

Lâmpada 15w (já sabes que não podes por plantas que exijam muito em termos de iluminação)

Filtro 100l (ou 200L não sei bem)

(convem saberes qual a capacidade do filtro, pois convem ter um filtro que faça pelo menos a capacidade do aqua em litros vezes três á hora)

Medições:

No3 - 25

No2 - 0

ph - 7,5 (medido com gotas)

(segundo os testes rápidos 5 em 1, tudo normal)

 

- 1 Pedra furada (não sei o nome)

- Vários pedaços de mármore ( Tenta arranjar outro tipo de pedra que não altere o ph para alcalino, já que a fauna que tens agora e a que queres ter convem ter um ph neutro ou mais para o ácido)

3 plantas:

- Anúbia (não enterres a anúbias senão elas apodrecem, prende-as a troncos ou rochas de maneira a não terem os rizomas enterrados)

- "parecem trevos" se souberem o nome agracedia :)

- "plata espigada" se souberem o nome agradecia :P

(espero que tenhas substrato fértil, senão vais ter dificuldade em manter essas plantas de boa saúde)

Habitantes:

- Tive 2 abelhinhas (retirei ontem porque atacavam os camarões e morderam o guppy) vou devolver à loja por simpatia loolll

- Guppy fêmea + Guppy macho

- 3 Camarões vermelhos (assinalados na foto com um circulo)

- 2 Camarões verdes (assinalados na foto com um circulo)

 

Pretendo colocar:

6 neons ou cardinais (depende do que houver de mais bonito na loja e me recomendem)

2 guppy fêmea (parece que cada macho precisa de 2 a 3 femeas)

3 nariz de bêbado

(os neons e os bebedos são peixes de cardume, tenta ter pelo menos seis. Mas como o teu aqua é pequeno eu optava por um deles)

1 para limpar o fundo (qual recomendam?) (recomendo as corydoras, mas tanbém convem te-as em cardume, quatro pelo menos)

1 para limpar o vidro (qual recomendam?) (aqui recomendo os ottocinclus, e o número de exemplares convem ser também de quatro para cima, estes não te esqueças que só deves por quando tiveres algas no aqua, senão tens que lhe dar comida própria para eles))

Espero ter ajudado.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já obrigado pelo contributo.

 

Realmente os primeiros peixes morreram devido ao ciclo de azoto não ter terminado.

Mas de qualquer modo, arrisquei com algumas recomendações do forum e do dono da loja (meu amigo, logo exclui-se o factor de só querer vender e siga para a frente...)

Tpa's e medições frequentes observando a evolução do ciclo...

 

Para ver como os peixes se adaptavam.

Curiosamente o guppy safou-se nesse processo :P

 

O Filtro penso que seja de 200L (era um kit já pronto para iniciados da aquapor).

 

Substrato tenho usado umas Bolas da JBL que coloco junto às raízes e um fertilizante liquido da JBL (rico em ferro...).

De momento têm estado muito vivas e até se têm desenvolvido.

A Anúbia só está presa nas rochas, basicamente está a flutuar ;)

 

Obrigado pela recomendação dos peixes pelo que vou ter em consideração nas comprinhas das próximas semanas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por baixo do areão não tenho substrato.

Digamos que aquando da montagem do aquário, coloquei o areão... rocha... água...

Só depois é que me desloquei à loja para comprar plantas (uma loja em benfica, perto do cemitério) e me explicaram que precisava de substrato, mas que essas bolas da JBL iam compensar...

 

Posso fazer mais alguma coisa nesta "altura do campeonato"?

 

Abraço,

Rui

 

Ora essa, estamos aqui para se ajudarmos mutuamente; é um dos objectivos do fórum.

Acerca do substrato, o que queria saber é; se tens terra fértil po baixo do areão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não tenho substrato (aqui no fórum todas as indicações foram para colocar desde o início, mas como o meu objectivo neste momento, não é ter grande plantado, ou pelo menos exigentes) nesse caso estou a utilizar as "bolas" da JBL, que basta colocar uma vez por ano(indicação do vendedor) e todos os dias uma gota de floreJBL, de 15 em 15 dias ainda adiciono um complexo tb da JBL.

 

Mas claro que tenho apenas anúbia, fetos de java.

 

Conforme já te recomendaram, atenção a lotação do aquário, por vezes ficamos limitados em relação ao tamanho do aquário.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Em relação ao tamanho do aquario percebo o que dizem.

Mas entre:

- gastar 50euros num kit aquario para 60 litros (60cm)

- gastar 130euros num kit aquario de 100litros (100cm)

 

A carteira pesou na decisão principalmente quando é a primeira vez que me aventuro nestas andanças.

 

 

Mas a dimensão dos peixes também está relaccionada pelo facto de achar feio alguns peixes quando atingem uns 10cm lool

Claro, a não ser que tenha um aquario de 300litros... Mas pronto :)

 

 

Estou a ponderar comprar fetos de java ou musgo.

 

Abraços

 

 

 

Eu também não tenho substrato (aqui no fórum todas as indicações foram para colocar desde o início, mas como o meu objectivo neste momento, não é ter grande plantado, ou pelo menos exigentes) nesse caso estou a utilizar as "bolas" da JBL, que basta colocar uma vez por ano(indicação do vendedor) e todos os dias uma gota de floreJBL, de 15 em 15 dias ainda adiciono um complexo tb da JBL.

 

Mas claro que tenho apenas anúbia, fetos de java.

 

Conforme já te recomendaram, atenção a lotação do aquário, por vezes ficamos limitados em relação ao tamanho do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Exacto têm aquele ar inofensivo mas são agressivas.

 

Infelizmente só me apercebi delas depois de as ver com os camarões...

 

 

De momento controlei a situação, devolvi na loja ;)

 

Obrigado

 

 

nao sei se ja foi aqui referido, mas as abelhinhas sao bastantes agressivas.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela Dica.

 

Realmente vou colocar um fundo no aquário.

Estou a pensar num fundo "azul forte"...

 

Brevemente espero finalizar.

 

Só tenho pena de não conseguir tirar as predinhas azuis, mas como principiante que sou "aprende-se com os erros".

 

Abraço

 

 

 

Para principiante está porreiro!

Só uma opnião, se tivesses um fundo mais escuro realçava mais as pedras brancas e o areão claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao vicio,

a unica coisa que pretendo assinalar é os dois camarões vermelhos e os dois camarões verdes,têm que tentar saber o nome da espécie de forma a saber se se cruzam.Dentro do meu aquário tive o mesmo problema,e acabei por criar outro aqua para os separar.

 

Podes sempre depois de saberes os nomes consultar esta tabela:

tabela de cruzamento

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.