Nano 60X30X30 (Ajuda no Setup)


mp76

Recommended Posts

Boas pessoal, precisava de uma ajudita no setup do meu nano, cá vai a minha ideia:

 

Nanoreef

Aquário: 60X30X30(LxPXA) 54 L brutos

Sump: Talvez a construcção de uma traseira, mas não sei como a construir e se é benefica.

Escumador: V²Skim 120 Nano (http://pet4you.net/index.php/peixes/agua-salgada/filtragem/escumadores/tmc-v2skim-120-nano.html)

Circulação: 2 X SunSun JVP-101 (3000 L/h) (Não sei se é demasiado?) ;)

Iluminação: Calha de 50 cms da Aquapor modificada com 2 X OSRAM DULUX S 11W COOL WHITE 900lm 4000K(http://www.osram.com.br/osram_br/Profissional/Iluminacao_Geral/Lampadas_Fluorescentes_Compactas/Produtos/Lampadas_de_pino_OSRAM_DULUX/OSRAM_DULUX_S/index.html) :P

Aquecimento: 100W Tetra

Substrato: Tropical Marine Sand 4 kg

Rocha viva: 8/10 Kg

 

A minha grande duvida está na iluminação, não sei o que colocar ao certo ;):eusathink:

 

Por isso pessoal, solicito uma ajudita. :mrgreen::mrgreen:

Editado por mp76
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação a iluminação, com 2 lâmpadas T5 de 24W já te safas, e 3 também seria de considerar... tipo duas ATI Special com uma ATI Blue Plus no meio, acho que daria uma luz excelente

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação a iluminação, com 2 lâmpadas T5 de 24W já te safas, e 3 também seria de considerar... tipo duas ATI Special com uma ATI Blue Plus no meio, acho que daria uma luz excelente

 

 

Boas Artur

obrigado pela dica, aliás foi o teu nano que me lançou nesta aventura :P

 

Diz-me uma coisita, sempre colocas-te a sump traseira? Pesquisei em todo o lado e não encontro nada, na altura li que estavas a pensar colocar uma na traseira do aqua, mas nunca vi a instalação.

 

Em relação á circulação que me dizes, serve ou é demais?

 

Abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a circulação é muita! O ideal de circulação para o teu aquário é de 1600l/h, podes ter duas bombas, uma que faça 1000 e outra 600, ou então uma que faça os 1600l/h

 

Na iluminação acho que as 3x24w T5 é o ideal.

 

Vai continuando a actualizar o tópico :)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a circulação é muita! O ideal de circulação para o teu aquário é de 1600l/h, podes ter duas bombas, uma que faça 1000 e outra 600, ou então uma que faça os 1600l/h

 

Na iluminação acho que as 3x24w T5 é o ideal.

 

Vai continuando a actualizar o tópico :)

 

cumprimentos

 

 

Obrigadão pela ajuda

Para já as duvidas eram mesmo estas (circulação e iluminação), vou começar a tratar das compras, o escumador e o substrato ja o comprei, vou agora tratar de arranjar a iluminação e a circulação.

 

Vou actualizando á medida que for montando o nano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, bom saber que o nano serviu de inspiração chainsaw

 

A sump traseira, ia instalar em Agosto, com os meus pais de férias, assim não notariam muito, e encomendei-a numa loja só que foi atrasando, é para a semana, etc., e entretanto cá estamos em Outubro... lol... como não ficou pronta naquela altura, também não insisti muito, pois tenho o aqua na cozinha e quando faço algum upgrade a minha mãe nota logo e não é muito fã de aquas... então agora talvez pró Natal... lol... de qualquer forma, na altura como vi a sump a demorar, instalei um Aquaclear 70 para substituir o 110 que tinha quebrado... dá para ter as macro-algas e um filtro "poly pad" branco para filtragem mecânica...

 

A circulação, posso dizer que já tive uma Sunsun 3000 do lado esquerdo e uma Tunze 6025 do lado direito e quando ambas ligadas o aquário parecia um vendaval... lol... quando me iniciei no nano, sempre me recomendaram duas 6025 apontadas uma para a outra mas agora acho que o pessoal nunca experimentou essas bombas em 50 litros... provavelmente em aquas de 100 e poucos litros sejam ideais... agora tenho apenas uma delas a funcionar e, em conjunto com uns 1200l/h do AC70, já fazem um total de 3700 l/h... sendo que o recomendado para este nano ronda os 1500l/h, tal como refere o dannyodc... Nota-se particularmente nas Euphillias e outros corais de pólipos longos... com as Tunze ligadas estes corais ficam mais retraídos e ondulam muito... e quando tive de desligar as bombas de noite por fazerem ruído de vibração para o quarto do meu irmão, no dia seguinte, antes de as voltar a ligar, notava as euphillias e esses corais mais sensíveis, completamente abertos e explendorosos, então estes actuais 3700l/h acho que são um pouco demais, se bem que tento minimizar apontando a bomba para a superfície... enquanto a Tunze não lança umas de uns 1000l/h tipo as Koralia nano... ;)

 

Boa sorte :(

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Artur

 

Quanto às bombas, uma Vortech MP10 nesse sistema... não?

Visto que tens o aqua cheio de corais, penso que não vás investir muito mais em vivos.

Na iluminação (leds) já vi que investiste... não sei se bem se mal...

Acho que agora é mesmo a hora de melhorar equipamentos.

 

Abraço e continuação do bons 50L exemplares

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

alguem sabe onde comprar lampadas t5?

Não as consigo encontrar, será que as posso substituir por outras de outro tipo?

 

já agora será viavel construir umas calhas em leds de 3w 10000k?

Editado por mp76
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às bombas, uma Vortech MP10 nesse sistema... não?

Visto que tens o aqua cheio de corais, penso que não vás investir muito mais em vivos.

Na iluminação (leds) já vi que investiste... não sei se bem se mal...

Acho que agora é mesmo a hora de melhorar equipamentos.

 

Boas Pedro, as Vortech MP10 ou uma Tunze 6055 seria interessante realmente, mas para o Miguel, que está a montar o nano, acho que seria um investimento um pouco elevado, até porque quando comecei, uma Tunze 6025 não era propriamente baratinha, então 3x esse valor, ainda menos... mas para quem puder, será realmente um investimento bom, os corais agradecem :P

 

 

alguem sabe onde comprar lampadas t5?

Não as consigo encontrar, será que as posso substituir por outras de outro tipo?

 

já agora será viavel construir umas calhas em leds de 3w 10000k?

 

Boas Miguel, em várias lojas arranja-se T5 se bem que poderão ter preços um pouco puxados... de qualquer forma, há lojas online tipo Seahorseshop, BubblesShop, Underwater, etc. que têm as T5 de 24W a aproximadamente 15 euros, assim por alto... enquanto que em algumas lojas, T5 da Juwel e outras marcas, vejo a 20 e 30 euros... ouch... :surrender:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, as Vortech MP10 ou uma Tunze 6055 seria interessante realmente, mas para o Miguel, que está a montar o nano, acho que seria um investimento um pouco elevado, até porque quando comecei, uma Tunze 6025 não era propriamente baratinha, então 3x esse valor, ainda menos... mas para quem puder, será realmente um investimento bom, os corais agradecem :D

 

 

 

 

Boas Miguel, em várias lojas arranja-se T5 se bem que poderão ter preços um pouco puxados... de qualquer forma, há lojas online tipo Seahorseshop, BubblesShop, Underwater, etc. que têm as T5 de 24W a aproximadamente 15 euros, assim por alto... enquanto que em algumas lojas, T5 da Juwel e outras marcas, vejo a 20 e 30 euros... ouch... :?

 

 

Obrigado mais uma vez Artur,

fui a uma loja de lampadas á procura delas mas disseram-me que ia ser dificil de encontrar, e depois tinha o problema do transformador para lá colocar, ora fiquei :D

Vou tentar procurar online, thanks pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas pessoal,

continuo a recolher o material para a elaboração do meu nano, falta pouco = Iluminação.

 

A minha duvida/questão é a seguinte, como o aqua é pequeno ao meter o material todo la dentro ainda mais pequeno vai ficar, então a ideia é construir uma sump traseira para colocar o equipamento, o que acham, devo ou não colocar uma sump? tem que ser traseira pois no local que está o aquario não posso meter nenhuma escondida por baixo.

 

Abraços ao pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

em relação á sump estava a pensar em fazer algo como isto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113908

 

a iluminação como está um pouco dificil encontrar as T5 para a minha calha, estou a pensar utilizar estas lampadas:

Uma destas:

http://aquaeden-shop.net/AguaSalgada/produ...tas&menu=34

E duas destas:

http://aquaeden-shop.net/AguaSalgada/produ...tas&menu=34

 

Que dizem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump podes fazer algo assim, mas pensa em menos divisórias de forma a teres bastante espaço aberto para o escumador e outros equipamentos.

Em relação à iluminação, se fizeres algo DIY, podes optar por essas lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump podes fazer algo assim, mas pensa em menos divisórias de forma a teres bastante espaço aberto para o escumador e outros equipamentos.

Em relação à iluminação, se fizeres algo DIY, podes optar por essas lâmpadas.

 

 

Boas Pedro

Obrigado pela dica, realmente a sump tem mesmo muitas divisórias vou avançar para uma com menos, a iluminação depois fiquei com uma duvida, em vez de estar a usar 2 de 24w será que posso utilizar uma só de 55w? A diferença é que as 2 de 24w consigo 13.000k, enquanto que com a de 55w só fico com 6.500k, isso é ou não relevante? É que gostaria de colocar uns corais para o ocealaris passear.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar uma de 55w se couber na calha, mas tens de arranjar uma de 10000k pelo menos, senão coloca as 2 de 24w.

 

Pois, vou antes para as 2 de 24w, é mais seguro, lol...

Vou começar a tratar das coisas para começar a montagem e as sessões de fotografia.

 

Obrigado pela dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM PODES IR A AQUAEDEN SHOP E ENCONTRAS LA UMA REGUA T5 60CM 2 24W A 45EUROS

 

Boas, ja as tinha visto, mas como tenho uma calha ca em casa quero aproveitar o excedente para a iluminação, de qualquer das formas obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal, numa busca que fiz na net apareceu-me isto:

http://www.aquariumledlighting.co.uk/brilliance%20lights.php

http://www.aquariumledlighting.co.uk/Brill...Info%20Page.htm

 

Alguem conhece este tipo de lampadas/led´s?

Pelos vistos tem uma especie de programador para as fases do dia/noite, o preço não parace muito mau, que dizem será uma boa compra para iluminar o meu nano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São lâmpadas que encaixam em suportes T5 mas cuja fonte de luz são leds de alta potencia...

São um pouco caras no entanto :thumbdown2:

 

Pois em relação ao preço são de facto um pouco carotas, mas em relação á qualidade parecem ser muito boas, e aliás pelo que eu vi tem uma especie de programador que faz a intensidade da luz variar conforme as fases do sol/lua.

 

Vou continuar a pesquisar pois só me falta limar esta aresta (iluminação) para começar a montar o nano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, como isto da iluminação me estava a dar cabo da cabeça fui ás compras na net e acabei de comprar isto:

1 X http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...as&menu=501

 

1 X http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...as&menu=501

 

Será que chega?

 

Comprei tambem a bomba de circulação uma Resun de 1800 l/h , esta http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....wave-maker.html

 

Agora estou á espera das lampadas para montar a calha e avançar com a montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 2*11W acho pouco eu tenho um aquário (60*30*30 doce) com uma calha 2*24W e acho pouco... Para recife é pouco quase de certeza.

Procura pelo aquario de recife do amigo arty. e Vais ver que ele mudou de iluminação, para mais forte.

Vi um aquario com as mesmas dimensões noutro fórum com 4*24W e parecia bem, se bem que o preço da calha upa upa. Mas lá tá se é para tentar poupar não vale a ena metermo-nos em recifes. Acredita que sei do que falo:P

Se tiveres hipótese poupa mais um pouco e compras algo com mais qualidade, vais ver que agora custa mas mais tarde fará sentido.

Quanto à bomba parece-me bem.

Passou-me pela mente comprá-la para um de 80L para juntar a outra que tenho fraca.

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 2*11W acho pouco eu tenho um aquário (60*30*30 doce) com uma calha 2*24W e acho pouco... Para recife é pouco quase de certeza.

Procura pelo aquario de recife do amigo arty. e Vais ver que ele mudou de iluminação, para mais forte.

Vi um aquario com as mesmas dimensões noutro fórum com 4*24W e parecia bem, se bem que o preço da calha upa upa. Mas lá tá se é para tentar poupar não vale a ena metermo-nos em recifes. Acredita que sei do que falo:P

Se tiveres hipótese poupa mais um pouco e compras algo com mais qualidade, vais ver que agora custa mas mais tarde fará sentido.

Quanto à bomba parece-me bem.

Passou-me pela mente comprá-la para um de 80L para juntar a outra que tenho fraca.

 

 

Boas

pois a iluminação está a dar-me cabo da tola, estou á espera das lampadas para ver o que dá em termos de iluminação, mas o mais certo é ter de acrescentar mais, embora as lampadas terem bastante fluxo de iluminação.

 

Eu até investia numa calha, mas tinha que me desfazer da que ca tenho, não é para poupar é mais para arranjar algo de util ao material em excesso, e se a isso conseguri colocar umas lampadas de baixo consumo electrico melhor, mas se a coisa não ficar como eu quero, leva logo guia de marcha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais