The Big Dirty: Reconstrução e Evolução de um dos meus Aquas


gervas

Recommended Posts

Fotos esta semana não tirei antes de podar a hygrophila e a HZ.

 

Lá para sábado vou fazer umas alterações uma vez que a HZ se está a tornar algo problemática para o canteiro de Rotala, e também porque estas plantas me estão a consumir os nutrientes demasiado rápidamente (eles bem dizem nos livros que a HZ é uma louca a comer nutrientes, mas estes pés que eu aqui tenho andam a abusar um bocado)

Terei que reduzir a quantidade de HZ no tanque, o que me vai dar um jeitão visto que ando há umas semanas para meter algo mais avermelhado entre as HZ e a Hygrophila, ou Ludwigias que pretendo comprar este sabado ou uns pés de althernanthera que têm andado para aqui a rebolar noutros tanques.

 

Fotos:

 

Big Dirty agora mesmo:

 

gallery_40692_1837_445913.jpg

 

O Tanque esta semana só levou uma poda para entrar na linha, mas no geral está a precisar de uma limpeza mais a fundo, uma boa aspiração da matéria morta no fundo etc. Não tive grande tempo esta semana, talvez no sábado.

O aquário está neste momento transitóriamente sobrepovoado. Pois esta semana tive que transferir bastantes juvenis de gupies, espadas e platies dos meus tanques creche para este de modo a conseguir que estes cresçam mais rápidamente e assim ganharem um tamanho decente para venda aqui ás lojas da zona. Fui forçado a introduzir perto de 20 gupies machos, 12 femeas, 16 platies, e 7 espadas. Tudo pó descarte. Tenho que montar o de 100 litros só para criar a criançada......

Flora actual:

Rotala rotundifolia

Heteranthera zosterifolia

Hygrophila polysperma

Bacopa monierii

Cabomba Aquática

Hemianthus micranthemoides

Microsorum pteropus

Lilaeopsis brasiliensis

Cryptocoryne willisii

Cryptocoryne wendtii var tropica

Echinodorus ozelot green

Echinodorus bleheri (juvenis ainda)

Anubias barteri nana

Anubias barteri var barteri

Aponogeton longiplumulosus

Aponogeton madagascariensis

Alguns pés de aponogetons juvenis ainda não identificadas.

Crinum natans

Vesicularia dubyana (moss wall ainda em crescimento)

 

Aproveito e deixo já fotos dos meus dois outros tanques que mantenho em funcionamento actualmente.

 

gallery_40692_1837_1265380.jpg

 

Este é o meu tanque de 60 litros funcionais. Para onde vão todos os alevins antes de serem triados. Esta foto já tem uns meses, mas dá para ter uma ideia.... Tem actualmente aproximadamente 50 juvenis. Há coisa de um mês que comecei a deixar de aproveitar ninhadas.

 

Flora deste menino:

Vesicularia Dubyana, HZ, Higrophyla polysperma, Feto de Java, Echinodorus ozelot, HM, alguma HC, Cryptocoryne wendtii var tropica, C. willisii (maioria dos exemplares são juvenis e estão maioritáriamente para crescimento e limpeza de nutrientes em excesso)

 

 

Este é o meu "nano" de 20 litros:

 

gallery_40692_1837_208896.jpg

 

Este foi montado há coisa de 3 semanas, para eu guardar as femeas destinadas a reprodução selectiva, e separação dos espadas cauda de lira dos platies (não quero misturas nas minhas femeas desta variedade)

 

Flora:

Hemianthus micranthemoides, alguns pedaços de cuba(á experiencia a ver se pega neste areão e aquário), Rotalas (apenas pedaços pequenos demais para plantar no big Dirty, Aqui crescem até terem tamanho para o Big Dirty), um pézito de Eleocharis que veio perdido agarrado a um vaso de cuba.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

semttulocq.jpg

 

Dia de limpeza, e poda de algumas das especies! Hoje tive pena de cortar a HZ por isso deixei-la ficar por mais uns dias......

 

 

anubia.jpg

 

Deixo também fotos de uma nova florescência da barteri que passado poucos meses se lembrou de florir novamente=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para deixar uma foto da planta que mais gosto actualmente no meu tanque:

dsc01937f.jpg

 

Chegou esta semana=) Ainda está em adaptação, mas parece começar a crescer=) Finalmente cortei metade da HZ, que ocupava á vontade 1/3 do plano posterior do aquário. Vamos lá ver se o consumo de nutrientes se reduz um pouco.

Agora se eu conseguisse arranjar Hottonia palustris para substituir a hygrophila, era um gajo feliz....

 

E sim estou ciente que tenho as hygrophilas com sinais de falta de potássio. Felizmente tem sido a única planta a acusar esta carência, mas já estou a tratar disso. Vou iniciar um suplemento de potássio o quanto antes, estou só a espera que chegue. Parece que afinal de contas a Fase 1 e 2 não me chegam=P

 

Se eu resolvo os problemas de carencias até penso que é mentira, primeiro o raio do azoto e agora o potássio. Vamos lá ver...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado=) O truque é simples, Luz q.b. Fundo com alguma nutrição mesmo que não seja a melhor, Fertilização liquida sempre a horas, CO2 q.b. ,e um sistema de filtração com apenas 2 a 3x a litragem do tanque de forma a não agitar demasiado a água para as plantas.=)

 

Direi que crescem demasiado depressa eheheheh. Entretanto fiz algumas alterações de forma a remover plantas de crescimento mais rápido do tanque e substitui por algumas algo menos rápidas, e mudei algumas das plantas de lugar para melhorar a mobilidade e visibilidade dos peixes(e também para eu não andar quase constantemente de volta do meu aquário a cortar algumas das espécies). Agora é deixar crescer lol.

 

Estou sem máquina fotográfica por isso não há fotos hoje=(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente não faço lol

Agora fora de brincadeira, vou fazendo com um aspiradores ranhosos da anivite, daqueles com entrada fina, mas faço apenas aspiração das zona acessíveis, normalmente da frente, o resto deixo ficar para os camarões e corydoras revolverem e partir em pedaços pequenos que se infiltra no fundo. A inicio tinha medo dos NO3 e fosfatos e aquelas coisas boas todas, mas o tempo mostrou-me para temer a carência e não o excesso, porque o tanque está quase sempre com tendencia á carencia(daí dosear a Linha expert da Elos rigorosamente). As plantas simplesmente absorvem tudo o que a água tenha em termos de nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está explicado, sempre tive essa dúvida, tenho um aqua plantado mas não consigo fazer aspirações bem feitas pois tem muitas plantas, tiro o que posso e o que não posso fica para as corys!!

Bom trabalho, está muito bom o teu aqua!! :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana fiz uma poda muito severa sobre as minhas plantas, e aproveitei este momento para fazer umas alterações, tirar algumas plantas, e expandir os canteiros de outras. Vão achar o Big Dirty um bocado mais despido do que é natural para ele. Eu próprio me arrependi de ter cortado tanto lol, mas o que está feito, feito está. A minha ozelot está ali no canto direito provisóriamente. Irá sair do Big Dirty para ir gracear o aquário de 100litros cá de casa que irá ser reactivado em breve. Algumas das outras plantas retiradas e podadas irão em parte para o futuro tanque de 100litros, cujo progresso irei postar com alguma brevidade dentro de dias.

 

Aproveito também para deixar fotos dos outros 2 tanques que temos actualmente montados, a Creche de alevins viviparos, e o tanque dos camarões/inseminação de femeas de viviparos para reprodução selectivas.

 

gallery_40692_1837_384030.jpg

 

Eu sei parece muito despido, mas deêm-lhe tempo....

 

gallery_40692_1837_10395.jpg

 

Este é o pequeno que postei aqui há uns tempos valentes, fiz umas alterações como devem ver...também levou uma leve poda esta semana para entrar na linha....

 

gallery_40692_1837_1572.jpg

 

E aqui está o nano que postei aqui há uns tempos também. Era para ter somente Hemianthus micranthemoides, mas fui metendo nele plantas pequenas para crescer, e a coisa tem ficado assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passaram 9 dias desde o ultimo update e aproveito para deixar imagens...

 

O Big Dirty está a recuperar lindamente da ultima poda=) As Rotalas é que parecem não ter gostado da mudança de sitio, pois a maioria das estacas ou pararam o crescimento ou reduziram em parte a velocidade do mesmo. Outras estacas, iniciaram um crescimento explosivo. As estacas de Hemianthus micranthemoides que plantei a partir da ultima poda de forma a duplicar o tamanho do canteiro original estão a crescer loucamente, e em breve será difícil dizer onde acabava o canteiro antigo=)))

 

gallery_40692_1837_85455.jpg

 

As Alternantheras estão a iniciar crescimento embora este seja ainda lento....

 

Esta semana tive um ataque de BBA's nos meus tufos de Lilaeopsis e estou a começar a perder a calma porque os ottos e os camarões não a estão a comer.

 

No entanto nem tudo é mau. Um dos meus tanques creche está a ficar ainda mais denso que o Big Dirty, terei que podar isto eventualmente, mas está-me a dar uma dor de alma só de pensar que terei que o fazer. eheh

 

gallery_40692_1837_614098.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigdirty170310.jpg

 

Alguém é capaz de dizer Poda? ahahahah

 

Até me está a doer o coração de logo ter que ir tesourar eheheh Pena é as rotalas estarem a ter um comportamento estranho. Lançam plantas adventícias, que iniciam crescimento saudável, mas o cone vegetativo principal simplesmente pára de crescer e fica com as folhas novas todas engelhadas. Mas deficiência de nutrientes duvido que seja, pois faço fertilização de macros, micros, CO2, e nenhuma outra planta mostra sinais aparentes de carências actualmente excepto possivelmente as rotalas.

 

Alguém já teve problemas semelhantes com as rotala rotundifolia? Tenho pés noutros aquários que exibem sintomas semelhantes, apesar de a fertilização nos outros ser rigorosa a tempo e horas. Sinceramente não estou a perceber mesmo o que está a acontecer com elas.

 

Estes pés que tenho actualmente provêm de umas estacas quase mortas que me foram dadas, a ver se eu conseguia salvar as plantas, elas no meu aquário rebentaram novamente, formando muitas e muitas novas plantas, mas agora isto está a acontecer ao fim de algum tempo de crescimento aparentemente saudável. Será que estou a fazer algo errado?

 

Fora isso o resto do aquário está com um comportamento fantástico, algas nem vê-las a não ser os ocasionais green spot nas folhas mais velhas das anubias, e mesmo isso é raro. O ataque de BBA's nas lilaeopsis parece estar a ser debelado pela equipa de limpeza, e em breve comprarei uma bomba submersa para criar corrente rente ao fundo a ver se elimino aquela zona morta...

 

As plantas estão com um crescimento algo desconcertante embora não inédito, em apenas 3 dias cresceram uma loucura, vejam a foto de há 3 dias atrás e comparem com hoje. A lilaeopsis é que está a demorar algum tempo a espalhar para a direita, mandou bastantes estolhos para a esquerda do aquário, mas para a direita nem por isso. Com o tempo provavelmente irá ao sitio.

 

PS: Peço perdão pela fraca qualidade da maquina fotográfica, mas é o que a carteira permitiu na altura.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Após dois dias longe do meu tanque, acordei hoje e foi ver o meu pedaço do céu, e qual não foi o meu espanto de reparar que as minhas Heteranthera zosterifolia estão a florir em aquário...

 

Vou tirar fotos e já posto=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Então e isto aquário como está?

Fotos, fotos...

 

Este aquário foi desmontado o fim de semana passado, para dar espaço a algo diferente... A peixeirada foi mudada para os outros dois aquarios, e agora estou a ferver troncos, e colar calhaus.... Ainda me falta ir lavar o areão novo, e ir martelar o antigo areão vulcanico claro para moer um bocado o areao e ficar com uma granulometria mais fina... Até isto estar de volta vai demorar umas semanas. Vou mudar o look da coisa... Adorei esta montagem, mas o tempo dela já passou, vou fazer algo dentro do mesmo género, mas fundamentalmente diferente... Será á mesma denso Q.B. mas com um layout algo diferente, e não muito visto por cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.