The Big Dirty: Reconstrução e Evolução de um dos meus Aquas


gervas

Recommended Posts

Olá a todos, há alguns tempos que leio este fórum fantástico que descobri por mero acaso, e que me cativou quase que instantaneamente, enquanto pesquisava acerca de Camarões para prevenir de antemão o que levou á destruição da encarnação anterior do Big Dirty...

Venho aqui postar imagens da Re-montagem do nosso aquário de 220 litros após um acidente com algicidas que destruiu em grande parte a nossa flora e parte da nossa fauna no nosso aquário maior. Mas primeiro acho por bem dar um pequeno historial da minha introdução á Aquariofilia...

 

Há coisa de 20 anos que a minha família tem aquários, tendo sido o meu pai quem iniciou o bichinho cá em casa a meu pedido depois de uma visita nossa á casa de um colega seu que mantinha gupies e outros viviparos. Logo pedi como prenda de anos um aquário para ter peixes.

Na Altura havia apenas uma loja de peixes e produtos de aquáriofilia na nossa terra, e aquários feitos industrialmente eram raros e muito caros. Posto isto o meu cota, deitou mãos á obra e construiu um aquário feito por medida. Foi algo modesto na altura... Tinha 90X25X30cm, dividido a cerca de 1/3 por uma parede de vidro para que mantivéssemos uma zona de criação de alevins e outra de aquário comunitário. Na altura as placas de fundo eram algo obrigatório e os filtros externos que comprámos eram daqueles de plástico transparente da Anivite que eram fixados á parede exterior do aquário através de pedaços de um metal qualquer cujo nome não sei. O sistema apesar de muito rudimentar para os dias que correm, era bastante eficiente... Não possuía qualquer bomba, funcionava através da acção das bolhas de ar provenientes de uma das várias bombas de ar que possuíamos a trabalhar 24/7. O material de Filtro é algo que possivelmente hoje é ridiculo.. apenas usava fibra de vidro.

Por essa razão o ciclo do azoto demorou as tais 2 a 3 semanas que a teórica diz... Pareceu me a mim, um mero gaiato de 4 anos uma eternidade, ainda hoje quando me lembro me parece=)

Utilizámos pedras da praia, que apanhávamos sem qualquer cuidado! afinal pedras são pedras não é verdade? Pedras calcarias, conchas, não interessava, eram pedras para o fundo.. Como devem imaginar o pH estava sempre nos pincaros! A dureza era algo largamente desconhecido tanto para nós como para a maioria dos nossos vizinhos que mantinham peixes.

Para dizer a verdade só começámos a mobilizar a dureza há coisa de 9 anos para cá=P

 

Peixes? Era uma alegria, mollies, gupies, espadas, neons, platies, colisas, coridoras tudo o que fosse bonito ia parar ao tanque e depois com a reprodução dos mesmos imaginem o povo que não ia naquele tanque! Tantos erros nós cometemos na altura. Quantas vezes não ficávamos espantados quando víamos, ora espadas, ora guppies, até mesmo mollies saltar do aquário? Era cómico para mim, um mero miúdo cujo conhecimento de peixes era alimentar os bichanos.

 

Os anos passaram, mudámos de casa, e o nosso aquário antigo partiu-se no transporte. Logo tratámos de comprar um de 70 litros, lá comprámos os filtros internos que começavam a aparecer, corrigimos muitos dos nossos problemas. Substrato decente, testes de pH, quantidade de peixes apropriada, etc.

 

Mas como muitas vezes digo, a aquáriofilia é um vicio como o das tatuagens... fazemos um e começamos logo a pensar noutro maior. Em 1999 comprámos um de 110 litros, e com ele aprendemos muito acerca do cultivo de plantas, algo que era o nosso calcanhar de Aquiles desde os primeiros dias.

 

Em 2003 comprámos o nosso Aquário que actualmente vemos como principal da casa, aquele que chamo o \\\"The Big Dirty\\\" em homenagem a uma serie das minhas series favoritas...

 

Tudo correu bem durante anos até que em inícios de 2009 tivémos uma praga de algas filamentosas, que não conseguimos controlar nem com algicidas. Em desespero de causa, usámos doses industriais do mesmo, e lá matámos as hediondas sacanas. Pena foi que atrás delas foram todas as plantas que tentávamos salvar=P

 

Os poucos peixes que possuíamos na altura foram mudámos para o aquário de 100 litros que funcionava na altura como aquário creche...

 

Fui de férias e quando voltei tratei de lentamente preparar o Big Dirty para outra tentativa....

 

Aqui irei postar algumas imagens da reconstrução e evolução do Big Dirty.

Bem sei de antemão que nao segui os procedimentos habituais de plantaçao antes de encher o aquário por completo mas devido a constrangimentos de entrega dos especimens iniciei o ciclo do azoto mais cedo para meter os habitantes sobreviventes mais rápidamente no seu aquário, e assim criar as duas maternidades de alevins num aquário com um volume decente para eles...

 

Seguidamente as imagens...

gallery_40692_1837_237526.jpg

 

Para preencher este menino utilizei como substrato para as plantas

gallery_40692_1837_156796.jpg

gallery_40692_1837_18057.jpg

 

Como areão utilizei um areão vulcânico que comprámos em 2003 quando comprámos o aquário. Não é muito escuro, no entanto, é bastante fácil de limpar, e as algas dificilmente se têm agarrado a ele, mesmo durante o Grande Apocalipse Algicida de 2009...

gallery_40692_1837_60258.jpg

 

Irei utilizar uns troncos que já temos há alguns anos, que eram bastante bons para dar aquele tom de chá á água inicialmeente. Pena entretanto este se ter perdido.

gallery_40692_1837_82479.jpg

 

Após uma lavagem cuidadosa dos componentes laváveis (não foi lavado o substrato para plantas para que este não perdesse a sua acção). Iniciei a reconstrução propriamente dita do Big Dirty.

gallery_40692_1837_238322.jpg

gallery_40692_1837_114471.jpg

gallery_40692_1837_50923.jpg

 

Após a colocação dos troncos, cuja a foto aparentemente perdi=P, iniciei o enchimento do aquário. Novamente volto a sublinhar que não segui o método aconselhado de plantar antes de encher, mas o ciclo do azoto leva tempo, e não tinha nem tempo nem paciencia para que as plantas encomendadas chegassem.

gallery_40692_1837_143477.jpg

gallery_40692_1837_61614.jpg

 

Como é patente não tenciono emular os aquários holandeses ao estilo de Amano. Pretendo criar um aquário densamente plantado, com ênfase em fauna vivípara, com um casal de gouramis dourados que tenho há alguns meses e uns ramirezis. Não irá ser o tipico aquário holandês, mas pretendo que seja densamente plantado, bonito, em suma, bem cuidado como o meu antigo jardim subaquático antes do Holocausto Algicida.

 

Então no final da primeira semana, as primeiras plantas foram colocadas no aquário...

gallery_40692_1837_289669.jpg

Já agora bem sei que a calha nas fotos até agora não é a que tenho actualmente, essa e a calha do meu antigo aquário de 100 litros.

 

Passada outra semana introduzi os primeiros peixes....

gallery_40692_1837_115941.jpg

gallery_40692_1837_3367.jpg

gallery_40692_1837_131820.jpg

Com o cuidado de introduzir apenas os mais resistentes...

 

Mais uns dias passaram mais plantas saidas da quarentena e para dentro do aquário

gallery_40692_1837_58894.jpg

Continuando..

 

 

Há coisa de 5 dias introduzi o meu casal de ramirezis juvenis neste aquário e fiz umas pequenas alterações, introduzi a metade do vaso que eles tanto adoram, introduzi mais umas plantas que entretanto adquiri....

gallery_40692_1837_199087.jpg

 

Hoje trouxe os últimos habitantes que já tinha anteriormente, no big dirty reformado... o meu casalinho de Gouramis Dourados=) E com eles tenho novamente um aquário com amplo espaço para criar os meus alevins, de espada e com sorte arranjar uns caudas de lira bonitos...

Continua.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

The Big Dirty uma novela em constante evolução....

 

Actualmente estou a deixar o Big Dirty estabilizar, as plantas deitar raizes, e crescer novamente.... Ainda não arranjei tempo de ir buscar Cubas ao meu fornecedor, mas as cuba serão a ultima planta que comprarei para o Big Dirty. Amanhã planeio fazer uma ronda pelas lojas cá da zona para ver que arranjo para tapar uns buracos no plano médio e de fundo... Não sei exactamente o que quero ainda, mas quando o vir, saberei logo o que é, prefiro seguir a inspiração do momento do que olhar para fotos no catalogo da Tropica...

 

Visto ainda não ter dito os Parâmetros actuais da água acho por bem dizê-los agora...

 

pH- 6.4

gH- 9

kH- 5

 

NH3-0.002

NO2- <0,1

NO3-< 7ppm

 

Fe- ainda não fiz o teste desde a ultima TPA.

 

TPA's tenho tado a fazer com água da torneira+Agua de compra- "Água da Serra de Penacova" do Dia (custa 30 centimos o garrafão de 5 litros e tem as características pretendidas para o meu aquario. a proporçao da mistura é de 1:5 (1 garrafao de água da rede para cada 5 garrafoes de compra), desta forma tenho mantido o ph estavel e a dureza mais macia... o gH actual é 9, mas pretendo baixar ainda mais para a imediação dos 5-6...

 

Actualmente estou a fazer CO2 por sistema DIY de fermento/calda de açúcar como se vê num vídeo do youtube.

 

Como material filtrante estou a usar:

Fibra de vidro

Esponjas próprias do filtro Hydor

Sera Biopur

Sera Super Carbon

Sera Super Peat (que iniciou hoje para baixar a dureza)

Sera Biopur Forte

 

Flora:

- Cabomba caroliniana (várias estacas)

- Didiplis diandra (várias estacas)

- Anubias nana (um pé)

- Echinodorus quadricostatus (2 pés)

- Cryptocoryne walkeri var. lutea (1 pé)

- Cryptocoryne wendtii (1 pé)

- Bacopa caroliniana (várias estacas)

- Alternanhtera reineckii (5 estacas)

- Aponogeton crispus (3 pés)

- Vesicularia dubyana (2 grupos)

 

Planeio comprar Cuba ou eleucharis para o fundo- primeiro plano, e estou indeciso acerca se deva comprar uma Nymphaea sp. 'rubra', ou mais aponogetons para o fundo do aquário. Para o médio plano estou indeciso entre uma variedade maiorzita de amazonense ou uma outra planta qualquer.

 

A fauna actual:

- Poecilia reticulata 5 exemplares (4 femeas, 1 macho- Black Fanthom) (possuo mais gupies mas por serem outra variedade estão no aquario de 70 litros...)

- Xiphophorus maculata 2 exemplares (casal, femea Sunset Mickey Mouse Platy; macho Crimson Mickey Mouse Platy)

- Xiphophorus helleri 4 exemplares ( Macho variedade Wild Green Swordtail; 2 femeas Cauda de Lira, 1 femea laranja sarampintada sem raça especifica)

- Paracheirodon innesi 7 exemplares

- Trichogaster trichopterus 2 exemplares ( ambos variedade Dourada) (dizem que costumam ser mauzinhos para peixes mais pequenos, mas até agora tudo ok, já os tenho há uns meses...)

- Pangio kuhlii 2 exemplares

- Mikrogeophagus ramirezi 2 exemplares (casal)

- 1 Ancistrus qualquer cuja espécie ainda ainda não consegui descobrir..

 

Devo admitir que ainda não fiz as contas aos peixes que tenho actualmente, mas tenho quase a certeza que ainda tenho espaço para muitos mais, no entanto por agora vou esperar pelos alevins, e pelo desenvolvimento destes antes de comprar mais. Tenho um amigo que fez uma criação de danios zebra o mês passado e já me prometeu uns tantos... Espero ter espaço para eles=P

 

 

Por fim vou parar com as paredes de texto e vou deixar mais umas imagens para deixar o post mais interessante á vista.

Deixo as que gostei mais de entre as que tirei hoje ao meu aquário.

gallery_40692_1837_303732.jpg

gallery_40692_1837_31476.jpg

gallery_40692_1837_171378.jpg

gallery_40692_1837_154902.jpg

 

Por fim peço desculpa pela falta de qualidade de várias de fotos, mas máquinas fotográficas de fome é no que dá=)

Irei continuar a postar a evoluçao do Big Dirty á medida que o tempo vai passando.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo update...

Ligeiras alteraçoes ao layout original, removido o vaso, visto os ramirezis preferirem os troncos, novas plantas, e a experimentaçao com um sistema de CO2 por pastilhas....

 

gallery_40692_1837_333580.jpg

 

Algumas das plantas cresceram bastante desde a ultima vez que tirei fotos.

Adicionada Hemianthus micranthemoides no canto esquerdo(ainda nao visivel na foto)

Diplidis diandra que a inicio quase morreu, está a rebentar em muitos sitios e começou a crescer.

as Crypts estão a mandar as primeiras guias, a Alternathera está a crescer ainda lentamente.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto do Aquário ontem a dia 3/11/09

 

gallery_40692_1837_86358.jpg

 

Está ali um pé de cabomba mesmo a dizer corta-me mas vou esperar mais uns dias....

A Limnophila começou a esticar-se finalmente e decidi mudar a minha Anubias barterii para este tanque.

Começo a ponderar a introdução de camarões para breve... Vou só dar mais tempo para o tapete de Hemianthus e o musgo crescer para os invertebrados terem mais esconderijos.

 

Também vou deixar fotos das minhas plantas favoritas...

anubiasnana.jpg

A minha Anubias nana que se está a ramificar...

 

gallery_40692_1837_410242.jpg

A Anubias barteri que está a deitar flor =))))

 

gallery_40692_1837_159370.jpg

A Limnophila está a ficar com as folhas avermelhadas=)

 

gallery_40692_1837_319759.jpg

A Cryptocoryne wendtii "Tropica" está a mandar uma guia e aqui está a primeira filha dessa guia=)))

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje decidi dar uma grande poda na minha Hygrophila polysperma que já estava a pedir havia uns dias... Utilizei as podas para povoar o meu tanque de invertebrados/creche com esta planta. Adicionei algumas plantas desde a ultima foto. A cabomba também levou uma grande estocada... Estou a pensar deitar os trancos mais velhos e com algas para fazer esterco na próxima poda da cabomba, pois tenho já várias estacas novas a crescer e cabombas adventícias a crescer(ainda não visíveis nas fotos)

 

gallery_40692_1837_134343.jpg

 

gallery_40692_1837_480868.jpg

 

gallery_40692_1837_452068.jpg

 

A lista actual da flora é agora:

Echinodorus parvifolius x2 pés

Cabomba Caroliniana x8 estacas

Heteranthera zosterifolia x 8 estacas

Hygrophila polysperma x14 estacas - eram inicialmente 3 estacas...Mas isto cresce muito!!! De 3 em 3 dias tenho que a podar! Em breve terei que começar a oferecer estacas.

Alternanthera reynickii x 6 estacas

Cryptocoryne wendtii x1 tufo com vários pés com runner activa

Cryptocryne wendtii var. Tropica x1 tufo com vários pés e runner activa

Anubias barterii var. nana x1 rizoma

Anubias barterii var barterii x1 rizoma pronto a ser dividido já

Aponogeton crispus x 3 pés ainda juvenis com tubérculo ainda em formação

Bacopa monerii x 9 estacas + 5 estacas que estou a criar em regime emerso

Crinum natans x 1 tuberculo

Hemianthus micanthricoides x 4 tufos

Vesicularia dubyana x 2 tufos ainda pequenos

Plantas pequenas ainda não identificadas por serem juvenis, não sei se são echinodorus das com folha encaracolada se Aponogeton Crispus, ou Cryptocoryne crispatula, gentilmente oferecidas.

 

As plantas a verde foram adicionadas desde o último update. Sinto que falta ainda qualquer coisa para fechar as plantas que quero, ainda não sei o que me falta ao certo. Penso que talvez seja um feto de java ou qualquer planta para pôr em cima dos troncos a fazer sombra ás anubias.... Talvez, tenho que ver se a planta me dá o feeling quando a vir á venda...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse pH não está muito famoso devias subilo para os 7.0 ou 7.2

 

De resto está perfeito. ;)

 

Compreendo que digas para subir visto ter os viviparos deveria ter um pH algo mais alto na zona que referiste, mas de minha experiencia os guppies e platies toleram facilmente pH's mais baixos. De tal forma que já vão alguns anos que mantenho estas minhas especies nestes pH, e eles não só toleram como proliferam, para além disso como deves ter visto mantenho corys, neons, ramirezis e gouramis que preferem pH's mais baixos, entre estas espécies mais sensiveis e os robustos viviparos, opta-se sempre por um pH mais baixo, afinal de contas o vivíparos não se importam....

 

Ainda há uma semana tive dois partos por parte de uma das guppies - 45 alevins que consegui aproveitar(estão já no meu tanque de creche/invertebrados, com sorte sairam muitos gupies machos Black Phantom...), e a espada cauda de lira também pariu, dos quais apenas consegui salvar 5 alevins(ela comeu todos os outros assim que estes começavam a nadar acima da grelha da maternidade=S), que estão juntos com os alevins de guppy.

Para a semana tenho um parto provável da minha platy sunset mickey mouse que irá ser metida na maternidade amanhâ ou depois para evitar surpresas desagradáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem fui visitar a AVISAN, e lá finalmente encontrei o Feto de Java da variedade que pretendia adquirir havia já algum tempo=)

 

gallery_40692_1837_426653.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Inicialmente tinha 38W x 2 + 15W.

Há umas semanas atrás fui ao AKI comprei uma calha daquelas do tecto de 120cm, que alterei para passar a usar 4x36W + 2x25W e assim aproximar-me mais do racio 1W/litro. A calha em sim fica um bocado fora do aquário de ambos os lados, mas eu não me chateio, desta forma não tenho quaisquer cantos escuros, e as plantas nos cantos podem crescer na vertical até á superfície.

 

O tanque evolui bastante desde essa foto. Por exemplo a HZ tomou conta de práticamente 1/4 do aquário, a Hemianthus micanthricoides teve que ser mudada para a zona posterior direita onde estava uma das minhas amazonenense ozelote, pois a hemianthus começou a ganhar tiques invasivos.... A hygrophila que também se encontrava nesse canto doei-a a um amigo( mesmo assim continuo a ter um problema com o outro macisso que teima em se espalhar e roubar a luz ás plantas na sua vizinhança. Tenho que lhe dar uma daquelas podas tamanho litro, mas não tenho nem tempo nem vagar para olhar para o tanque principal com uma tesoura na mão....

 

Trouxe uma das minhas ozelotes para o plano médio do tanque, entre a crypt tropica e o tronco, está a desenvolver-se velozmente. A cabomba, começo a perder o gosto por esta especie e planeio subsitui-la por rotala para contrastar com a hygrophila e com a HZ.

 

As Aponogetons começaram a florir, e as aponogetons juvenis(cuja especie desconheço ainda) começam a dar um ar da sua graça.

 

A ver se tiro uma foto actualizada do geral, quando voltar para a minha casa e se a minha máquina fotográfica da fome quiser colaborar=P

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gallery_40692_1837_142683.jpg

gallery_40692_1837_1073.jpg

 

Hoje fiz nova poda ás Hygrophilas e ás Cabombas.

Como devem ver tenho uma gupy a parir hoje ou amanhã....

 

Deixo também outras fotos que tenho tirado e de que gosto.

 

gallery_40692_1837_434339.jpg

gallery_40692_1837_682385.jpg

Uma das minhas echinodorus Ozelot.... Uma das minhas plantas favoritas. Tenho é o raio da Cryptocorine "tropica" a derreter, e ainda não consegui perceber porquê....

 

gallery_40692_1837_522866.jpg

Uma série de aponogetons juvenis que me foram oferecidas há uns tempos. Começaram a espevitar a sério há coisa de uma semana.

 

gallery_40692_1837_1853378.jpg

gallery_40692_1837_100108.jpg

 

A Cuba que um colega me arranjou, só me arranjou este bocadinho, mas aparentemente está a começar a espalhar-se para os lados=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 5 dias houve uma evolução enorme não sei exactamente porquê, até pelo facto de não ter alterado nada nos últimos tempos a não ser a oferta do Santo Graal das plantas que os meus pais me fizeram ontem depois da sua visita a Lisboa.....

 

gallery_40692_1837_35441.jpg

 

O Graal, que aparenta estar nas suas sete quintas.... Lá pearling tem feito ele....

 

gallery_40692_1837_71126.jpg

 

 

E deixo duas fotos de que gostei bastante das que tirei hoje=)

 

gallery_40692_1837_1307948.jpg

 

gallery_40692_1837_513912.jpg

 

 

gallery_40692_1837_471896.jpg

Esta foi tirada hoje dia 26/12/2009, uma semana depois da ultima TPA, este pé de cabomba começou a fazer pearling constante ontem á tarde, hoje está um pouco mais perto da superficie e a quantidade de pearling aumentou substancialmente. Lindo a meu ver.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nova poda, novas fotos=) (e desta vez reduzi o tamanho das fotos novas para o pessoal não ter tanto tempo a carregar as fotos)

 

 

gallery_40692_1837_208187.jpg

 

A hemianthus micranthemoides que parecia estar a morrer, entretanto lembrou-se de crescer e fazer um tufo meio denso, e começou já a mandar guias horizontais.

 

gallery_40692_1837_298195.jpg

 

E por fim uma do meu canto favorito do tanque, com a HZ e a cabomba(que por acaso levou uma poda tamanho litro esta semana.....

gallery_40692_1837_155832.jpg

 

Edit: Tinha-me esquecido de adicionar uma foto dos (ainda) poucos pés de rotala que tenho... Simplesmente adoro esta foto.

 

gallery_40692_1837_215361.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Novo Update....

 

gallery_40692_1837_99849.jpg

 

Este é o aspecto com que o tanque está agora mesmo depois de uma poda grandita, que já estava muito precisado.

 

Tive que fazer algumas alterações ao layout pois as aponogeton juvenis estavam a ficar grandes demais para estarem na frente por isso tive que as mudar para um canto do tanque. Mudei a Echinodorus desse canto para uma reentrancia no tronco direito.

Também tive que mudar a flauta e o intake do filtro de lugar pois estava a ficar com zonas mortas em termos circulatorios no tanque devido ao crescimento de algumas plantas, alterei as posições de ambos, e não só melhorou a circulação da água, como a difusão do CO2 melhorou substancialmente, pois comecei a observar pearling em plantas que anteriormente não estavam a fazer pealring=) Para isso fiz foi algo que não é normalmente aconselhado, por a saida do CO2 na zona da flauta, mas como a corrente não é forte, não penso estar a perder grande coisa em termos de difusão.

 

Entretanto também decidi mudar as cabombas para tapar um buraco no fundo do tanque, e usei uma parte da heteranthera para o seu lugar, uma vez que elas aparentam gostar tanto de lugar das cabombas. eheh.

 

Entretanto um amigo arranjou-me dois bocados de Liliaeopsis brasiliensis que pus no antigo local das aponogetons, no espaço de uma semana deitou guias sobre o substrato e j+a vejo algumas plantas novas a crescer.

 

 

Entretanto as Hemianthus micranthemoides que estavam muito cheias de não prestas, deu-lhe para se esticar....

 

Isto é como ela estava da ultima vez depois da poda...

gallery_40692_1837_298195.jpg

 

Isto é o que estava hoje....

gallery_40692_1837_653686.jpg

Está um autentico matagal, e a expandir-se para os locais das suas vizinhas com runners horizontais. Hoje decidi não as cortar a ver se elas fazem um tufo mais denso antes de passar ao corte novamente.

 

Agora é só deixar crescer, e esperar que me arranjem um bocadinho de ludwigia para um buraco que quero preenchido. E livrar-me dos gupies juvenis que tive que pôr neste tanque para que cresçam a pontos de ser vendidos XD Mal posso esperar que a Lilaeopsis faça um tapete na frente do tanque...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento apenas tenho 1 casal reprodutor de Tuxedo Lyretail, o resto dos espadas que tinha dei a um familiar que se iniciou na aquariofilia.

 

Mas posso deixar-te aqui uma imagem da primeira filha que consegui salvar deles:

 

gallery_40692_1837_65032.jpg

 

Tenho uma ninhada nos tanques de criação agora, cerca de 20 caudas de lira semelhantes a essa femea e mais 24 irmãos(ãs) que apenas são portadores do gene, não sei ainda quantos machos e quantas fêmeas. Mas mesmo esses não irei vender os liras ainda. Mas quem sabe se da próxima ninhada não venderei a pessoal cá do fórum =P

 

Aproveito também para deixar um gif da evolução:

bigdirtyevolution.gif

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem era dos lira a qe me tava a referir, mas sem duvida sao lindos *-*

 

Tive uns parecidos com esses (nao eram lira) e perdi a estirpe ... Agora nao consigo arranjar ... Tinha tipo os laranjas e aqeles "amarelados"/"acastanhados"/"esbranquiçados" ...

Editado por André19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seis dias passaram desde a ultima poda e as marotas estão novamente prontas para mais uma poda com P grande....

bigdirty26012010.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seis dias passaram desde a ultima poda e as marotas estão novamente prontas para mais uma poda com P grande....

bigdirty26012010.jpg

 

Boas Gervas,

 

Isto é que é levar a palavra "plantado" ao extremo :character0050:

 

Só plantas, apesar de ser chato para nós vermos os peixes ele devem estar 5*, sítios para se esconderem não falta biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Muito bom gostei,

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.