O meu aquário!!


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas

O aquário em questão e totalmente “home made” , movel e tudo. Foi montado originalmente há dois anos e meio.

No inicio deste ano tive um grande azar em gaseei os peixes todos. A mangueira soltou-se do difusor e despejei uma garrafa de Co2 de 2kg para dentro do aquário numa tarde. Um cardume de cardinais, 4 discus e tudo o que é peixe de fundo morreu restando apenas uma cory albina.

Na altura estava com um grande problema de Cianobacterias, pelo que aproveitei para fazer uma espécie de reset e só voltar a por peixes qd tivesse o aquário perfeitamente estável e domina-se a “arte” de fertilizar de acordo com as minhas disponibilidades de tempo. Resultado apenas comecei a povoar agora no fim de Setembro quando me pareceu tudo estável e as plantas bonitas e a crescer a bom ritmo.

Como não estou presente ao pé do aquario durante a semana a manutenção é exclusivamente feita ao fim de semana, apenas me alimentam os peixes diariamente e fertilizam à 4ª feira.

Actualmente já tem um cardume de nariz de bêbados (25-30), 6 escalares (ainda n os tinha nas fotos), 2 LDA25, e 7 cory albinas.

 

Setup:

Aquário (medidas brutas cm): 162Cx55Ax38L

Flitros – Eheim 2217 e Eheim 2213

Iluminação – Calha da Blau T5 – 4x80W – 2x80w (8h diárias) + 2x80w (3h diárias)

Co2 – Kit aquaristic de 2kg com válvula solenóide

Fertilização – Plant Nutrition + : 5ml ao sábado e 5ml à 4ª feira

Substrato – camada de laterita debaixo do areão

 

As fotos podiam estar melhor mas o fotógrafo n é grande coisa… opinem

 

Abraços Vasco

 

 

gallery_11684_1783_549313.jpg

gallery_11684_1783_608794.jpg

gallery_11684_1783_134411.jpg

gallery_11684_1783_230574.jpg

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o teu aquário esta muito fixe, as plantas estão com muito bom aspecto diria que mais umas podas para acentuar as moitas e fica no ponto :) , que espécies de peixes vais meter no aquário para alem das que já tens?

 

 

Abraço e vai actualizando

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

actualmente tem:

- Entre 25-30 nariz de bêbado (eu fui introduzindo gradualmente ate prefazer 30, mas penso segundo as minhas contagens que faltam 2.)

- 6 escalares juvenis (5cm medidos na vertical)

- 7 cory albinas

- 2 LDAs

 

Gostava ainda de adicionar um cardume de Iriatherina werneri ai 12-14 individuos. Mas poem-se duas questôes, 1º- é encontrar à venda, na zona de Lisboa ainda n as consegui encontrar. 2- com os escalares, por agora acho que n há problema pq são ainda muito pequenos, mas no futuro? será q vão virar paparoca? alguem tem as duas espécies a conviver em conjunto?

 

Para concluir gostava ainda de por Blixas do lado esquerdo do aquario à frente...mas mais uma vez são tramadas de encontrar À venda.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva...

O aquario ja tem alterações mas a foto ainda n as traduz. Apenas a postei aqui para partilhar o que um programa de "retoque" de imagem pode fazer. A foto que se segue é a mm que a ultima do conjunto anterior. Dei-me ao trabalho de arranjar o Corel paintshop pro e começar a brinca com a "coisa". Resultado faz maravilhas, embora eu n esteja ainda convencido com o resultado final.

A conclusão que se pode tirar daqui, e obviamente tem tirar mérito a ng, é que alguns aqua´rios que efectivamente são maravilhosos, o são ainda mais graças as "ajudas" da tecnologia. Por isso quem tem possibilidade de sacar um programinha deste faca-o que as fotos so ficam a ganhar.

 

 

gallery_11684_1783_474927.jpg

 

Em breve postarei novidades, da evolução ja com os novos habitantes.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do teu áqua!!!

 

Tem cores muito fortes e o layout está bem fixe...

 

Na consigo ver é a bicheza... tens que perder um cadinho de tempo e sacar umas macros valentes a esse cardume de bêbados e aos escalares...

 

Continua... Parabéns!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esta hora da noite aparecem por aqui uns aquários todos catitas, isto está animado, o teu aquário faz-me lembrar um jardim, ou a Estufa fria, tens umas belas plantas, cheias de cor e tens muita variedade.

 

O que mais me chamou a atenção foi o tronco, que tronco mais fixe, eu tenho uma raiz que faz um anel pequeno e fiz questão de o deixar virado para a frente, o teu tronco é o máximo, a natureza por vezes excede-se e temos de aproveitar as oportunidades... o do outro lado também está muito bem, vem só a aparecer um pouco e a cor da rocha vulcânica (ou seja lá o que for) é a pincelada final.

 

Continua... pelo menos a olhar para ele!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gosto muito do aquário, as plantas então parecem estar super saudáveis...

Só não gosto de uma coisa no aquário, as vallisnérias, elas não ficam muito bem ai, eu trocaria elas por uma planta que faça uma moita, tipo rotalas ou hemianthus micranthemoides, na minha opinião ficavam melhor.

De resto está muito bom... :character0050:

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

Obrigado por todos os comentários... são todas as opiniões, boas ou mas, que contribuem para melhorar!

Fábio em relação as valisnérias até tens, apenas as mantenho pq são muito "low-tech", fáceis de manter e cuidar. Como já tinha referido, este aquário apenas vê algum tipo de manutenção ou atenção ao fds por isso enquanto esta situação se mantiver ando a tentar manter a "coisa" o menos trabalhosa possível.

 

Uma Actualização, agora já devidamente povoado e a fauna fechada.

Algumas correcção a nível dos cardumes traduziram-se em:

-6 escalares juvenis

-25 nariz de bêbado

-20 Rasbora arlequim

-5 corydora albina

-4 corydora paleatus

-2 LDA25

-1 SAE

 

agora o mais importante:

 

gallery_11684_1783_599863.jpg

gallery_11684_1783_59658.jpg

gallery_11684_1783_597762.jpg

gallery_11684_1783_328651.jpg

gallery_11684_1783_1620539.jpg

gallery_11684_1783_2035177.jpg

gallery_11684_1783_42868.jpg

gallery_11684_1783_226194.jpg

 

 

 

Opinem...

 

Abraços Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.