Artigo muito interessante


Recommended Posts

Foi um artigo já publicado em vários foruns e que achei muito interessante. Fiz um copy paste de um post do peixe fauna:

 

 

" Ciclo do Fósforo no Aquário

 

O elemento fósforo é fator limitante quanto a produtividade nas águas e participante ativo no desenvolvimento dos organismos aquáticos.

No sistema aquático, o fósforo é encontrado sob a forma de fosfato, sendo o ortofosfato o mais comum e o mais utilizado pelos vegetais. Na água, tais compostos são encontrados em pequenas quantidades, mas mesmo assim é muito importante no metabolismo respiratório e fotossintéco das plantas.

Bem menos conhecido que o CICLO DO NITROGÊNIO, porém não menos importante, o CICLO DO FOSFATO não necessita de bactérias para ocorrer. A sua circulação passa de um organismo a outro, de um ser vivo a outro, podendo ser através da cadeia alimentar, na forma orgânica e eventualmente retornar a forma inorgânica e ser reciclado. Por ex.: sua incorporação é iniciada na ingestão pelo plâncton, na forma livre,podendo ser incorporada a outros organismos através da ingestão dos diversos alimentos.

O fosfato no meio aquático tem como origem dos minerais fosfáticos,(apatitas) e os despejos domésticos e industriais. Por ser muito reativo, ou seja reage facilmente com diversos elementos, nunca é encontrado na natureza em seu estado puro e quando entra em contato com o ar, forma o fosfato- PO4.

A disponibilidade do fosfato inorgânico é muitíssimo maior no solo e me sistemas aquáticos que permitam a penetração da luz, ou seja águas com transparência maior. Nesse caso, o fósforo estará numa forma insolúvel e precipitado. As formas do fósforo precipitadas no substrato, correspondem a 94,1% do seu total em um sistema equilibrado: já nas formas solúveis na água, propriamente dita, ocupam apenas 0,0005%; as incorporadas ao plancton em cerca de 3,3995% e nos organimos bentônicos 1,8%. NO solo, as formas solúveis adsorvidas intersticialmente, ocupam 0,7%.

Em águas ricas em cálcio, (meio alcalino), forma-se o fosfato de cálcio, que se precipita no sedimento e em águas com ferro e alumínio, o fosfato é liberado quando em condições redutoras. Com o nível de oxigênio alto, águas ricas em ferro, fazem precipitar a forma a forma de fosfato ferroso insolúvel, juntamente com o hidróxido férrico, sendo portanto um fator considerável para a redução do elemento fósforo é a oxigenação das águas.

Para seu controle ou retirada do meio líquido, a prática da adição de removedores e fixadores é utilizada, porém nestes casos são fixados outros micronutrientes que irão permanecer no substrato e ai não disponíveis aos organismos aquáticos, em geral.. A maioria desses produtos são produzidos a base de carbonatos de cálcio ou compostos de alumínio(hidróxidos) este último favorecendo a diminuição da alcalinidade da água, com a precipitação dos carbonatos de cálcio e magnésio. O hidróxido de ferro é o mais aconselhado, visto que apresenta capacidade maior de de se unir rapidamente com o fósforo, competindo dessa maneira com os outros nutrientes, retirando-se da água por precipitação e sem grandes alterações em outras variáveis como, pH, alcalinidade, níveis de CO2, e na capacidade de tamponamento do meio.

Água clara, muito transparente e limpa, pode ser associada ao nível baixo de fósfato, possivelmente com expressividade de espécies de algas, porém em quantidade bem menor.Essa variedade de espécies, diminui a medida que aumenta o nível de fósfato na água.

Em sistemas aquáticos, considerados não poluidos, mas que recebam contínuas porções de fosfato, através dos mais diversos contribuintes, irão apresentar um maior crescimento de um grupo de organismos, as cinobactérias, consideradas com algas, por sintetizar clorofila e realizar fotossíntese, porém com outras caracteríticas organizacionais semelhante as bactérias.

Com a explosão de algas, a água torna-se turva, diminuindo a transparência, caracterizando o que se chama de eutroficação ou seja ocasionado por um aumento gradual e contínuo de nutrientes.Tal explosão significa diminuição de capacidade de penetração da luz, queda do processo fotossintético, declínio de oxigênio, queda das trocas gasosas, aumento da decomposição da matéria orgânica e possível morte de organismos, gerando situações anaeróbicas(sem oxigênio) e a ação das bactérias que não necessitem deste gás, liberando-se toxinas das algas e bactérias, e a presença de sulfetos, amônias e nitrito."

 

Espero que gostem

Pedro Pinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.