Eheim Classic 2215


Recommended Posts

Pessoal tenho uma pequena duvida que é facilmente respondida pelos "batidos" em filtros externos. Comprei um eheim 2215 e com ele um Media Set para o mesmo: veio com 1l de ehfimech, 1 esponja azul, 3 l de subtrat pro e uma esponja branca, a minha dúvida é simples: coloco tudo no filtro de uma só vez?com a ordem descrita na caixa claro...ou racionalizo a caixa?estava tentado a meter tudo mas parece-me que o ultimo litro de subtrat pro e esponja branca já não cabem....

 

 

E já agora aconselham a utilização de carvão activado no inicio da montagem , dado o boom de nutrientes ou é desnecessário?

 

Obrigado e cumps

Editado por NeroBaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei um eheim 2215 plus (mangueiras + esponjas) , e quero substituir algumas esponjas azuis (das 6 que tenho tirar 5) por mech e substracto.

 

 

Contudo pelo o que tenho lido noutros sitios e sendo o nosso eheim 2215 de 4l, tipicamente é (por esta ordem do fundo do copo até a cima) 1 litro de mech + 1 esponja azul + 2l de substract pro + 1 esponja de algodão branco + 1 de carvão activo.

 

 

Isto é o que vi recomendado pela eheim, embora o numero de litros de substract pro tenho lido por foruns. Pelo o que sei quando mais substract pro tiveres maior é o filtro biologico mas vais sacrificar alguma parte do mecanico (por exemplo tirar a esponja azul ou a de algodão).

 

 

 

Se consegues colocar: 1 litro de mech + 1 esponja azul + 3l de substract pro + 1 esponja de algodão branco + 1 de carvão activo. Entao excelente e avisa-me !!!

 

Porque eu vou comprar substract pro de 2l e assim comprava 3l!!

 

 

Abraço

Editado por joao.sobral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, se o filtro é de 4 litros, não irá dar para colocar 1l de mech, mais 3de substract pro e ainda colocar as 3 esponjas que vao dar uns 0,6 litros.

se bem que é questionavel a colocação de esponja de carvão activado para uso quotidiano, deve ser usado em condições especiais como apõs tratamentos. já consideraram a colocação de uma saqueta de purigen?

Editado por otrebor76
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei um eheim 2215 plus (mangueiras + esponjas) , e quero substituir algumas esponjas azuis (das 6 que tenho tirar 5) por mech e substracto.

 

 

Contudo pelo o que tenho lido noutros sitios e sendo o nosso eheim 2215 de 4l, tipicamente é (por esta ordem do fundo do copo até a cima) 1 litro de mech + 1 esponja azul + 2l de substract pro + 1 esponja de algodão branco + 1 de carvão activo.

 

 

Isto é o que vi recomendado pela eheim, embora o numero de litros de substract pro tenho lido por foruns. Pelo o que sei quando mais substract pro tiveres maior é o filtro biologico mas vais sacrificar alguma parte do mecanico (por exemplo tirar a esponja azul ou a de algodão).

 

 

 

Se consegues colocar: 1 litro de mech + 1 esponja azul + 3l de substract pro + 1 esponja de algodão branco + 1 de carvão activo. Entao excelente e avisa-me !!!

 

Porque eu vou comprar substract pro de 2l e assim comprava 3l!!

 

 

Abraço

 

 

Obrigado pela dica!

 

Pois realmente torna-se complicado por 3 litros de pro, fica muito cheio e com pouco espaço para algodão e para carvão activo! Fica dado o conselho!eu vou por 1 litro de mech + 1 esponja azul + 2l substract pro + 1 esponja de algodão branco + 1 de carvão activo

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, se o filtro é de 4 litros, não irá dar para colocar 1l de mech, mais 3de substract pro e ainda colocar as 3 esponjas que vao dar uns 0,6 litros.

se bem que é questionavel a colocação de esponja de carvão activado para uso quotidiano. já conseideraram a colocação de uma saqueta de purigen?

 

 

estava a pensar usar carvão activado somente para usar até completar o ciclo do azoto...para evitar boom de nutrientes e de algas...que acha? quanto ao purigen não conheço :eusathink: , mas já vi que não vou por os 3 L mas sim 2!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Pelo o que tenho lido e como disse o otrebor76, o carvão activo é tipicamente usado para tirar produtos nocivos da água (tipo produtos que tenhas dado para tratamento e que deve ser gradualmente eliminados)

 

Não sei até que ponto ele te protege de algas, isto porque eu para esse efeito comprei uma lampada UV que coloco na saida de flow do filtro!

 

 

Contudo concordo em usares o carvao activo no inicio, porque se fores como eu, ao colocares substractos, raizes e pedras pode sempre haver alguma coisa nociva, mesmo que as limpes etc.

 

Depois disse usar quando realmente é necessário (talvez colocar uma nova de 2 em 2 meses) por questão de limpeza e segurança. As rodelas de carvão activo nem sao caras.

 

 

 

 

Cumps,

João Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso das filtragens... e dos materiais que colocamos lá dentro... depende da opção de cada um.

 

Se eu vos disser... que no meu filtro eheim 2028 tenho 7 litros de esponjas azuis... de diferentes espessuras... e que depois tenho a tradicional "lã branca" ... se calhar vocês acham estranho.

Se eu disser... que não tenho, nem utilizo qualquer tipo de ceramicas ou substratos... se calhar... ainda mais estranho acham...

 

-Porquê ???

Porque no eu caso(do meu aquário)... o que me interessa é ter uma excelente filtragem mecanica... e para isso quanto maior for a quantidade de esponjas e "algodão branco"... melhor.

O meu objectivo é manter uma água limpa e completamente isenta de particulas em suspensão.

 

-Entao.. e a filtragem biológica ????

Não preciso... é feita em exclusivo pela enorme quantidade de plantas que normalmente tenho no meu aquário.

 

-E as bactérias ?????

-Existem em toda a parte do aquário... até no meio das esponjas e do "algodão".

 

Resumindo... os materias filtrantes que se colocam dentro do filtro... dependem muito do tipo de filtragem que tu pretendes fazer.... e do tipo de aquário que vais montar.

 

Isto não tem que seguir um esquema... só porque a marca "xy" mostra uma figura toda bonita, cheia de substratos e ceramicas xpto...

 

Apenas a minha opinião... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canito,

 

Esse esclarecimento é para mim muito útil, o meu objectivo no aquário (que estou a momentar neste momento) é ter muitas plantas, o que se calhar reduz a necessidade de ter muitas materias filtrantes.

 

O eheim 2215 que comprei (plus) traz só esponjas azuis + algodaão + carvao. Assim talvez meta apenas 1l de mech biologico para garantir uma certa colónia de bacterias e deixo mais esponjas azuis.

 

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.