Alevins de escalar num cubo Vodafone?!


nf98977a

Recommended Posts

Boas, faço criação de escalares desde Junho. Normalmente, e seguindo o processo desde a desova dos casais que tenho num comunitário, faço o seguinte: retiro os ovos logo que vejo caudas a abanar para um aqua de 40l onde tenho um filtro de esponja e depois deixo a natureza seguir o seu curso, dando eu uma ajuda e trocando todos os dias 10% da água. A minha dúvida é a seguinte: neste momento tenho esse aqua que falei ocupado com cerca de 60/70 escalares com 4/5 semanas de vida, e como tenho dois casais de escalares que parece que não sabem fazer mais nada senão desovar; tenho duas posturas no comunitário de 240l. Essas posturas foram feitas no mesmo dia, estando neste momento os alevins com o saco vitelino quase consumido na sua totalidade. Á partida tinha decidido não "aproveitar" nenhuma destas posturas, mas a minha mulher anda a chatear-me a cabeça e quer que eu os "salve". Mas tenho um problema, não tenho mais aquas disponíveis nem filtros... Tenho cubos da Vodafone, bombas de ar e termostatos. Já alguém conseguiu ou acha que é possível levar a bom porto uma postura criada até a um mes de idade num cubo da Vodafone só com uma bomba de ar e um termostato?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até 1 Mês deves safar alguns, mas não 60... aquilo leva 10L.... (cheio até às bordas...)

 

PauloA bigsmile

PS: eu tenho o mesm o prob... no cubo já estão duas posturas... com 15 dias de diferença... e já mexem todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até 1 Mês deves safar alguns, mas não 60... aquilo leva 10L.... (cheio até às bordas...)

 

PauloA bigsmile

PS: eu tenho o mesm o prob... no cubo já estão duas posturas... com 15 dias de diferença... e já mexem todos...

 

 

Já agora, o que fazes aos escalares que consegues safar? Vende-los, com quantos meses, e preço? Desculpa se estou a ser indiscreto.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o que fazes aos escalares que consegues safar? Vende-los, com quantos meses, e preço? Desculpa se estou a ser indiscreto.

Cumps.

 

Um cubo vodafone a meu ver è demasiado pequeno para seja o que for.

No caso dos escalares as posturas chegam a 200/300 alevins, alimentam-se essencialmente de artémia recém eclodida e infusórios. Com essa litragem não acredito que a agua consiga estar sempre em condições. com um mês os escalares têm 2/3 cm a não ser que metas uns 10 por cubo ...não me parece opção.

Quanto mais agua deres a um escalar mais depressa ele cresce!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em cubos da Vodafone???

Tu por 20€ arranjas um aqua de 60 litros.

Trata é de vender os mais velhos

 

 

Pois, mas tive que os por no cubo porque estava com o aqua/maternidade lotado. Em princípio hoje ainda, vou por os escalares que tem um mês num aqua de 60l, e os que estão no cubo da Vodafone no aqua/maternidade de 50l. Morreram alguns, mas mesmo assim ainda tenho uns 300/350, são duas posturas.

Uma questão que não tem directamente a ver com o tópico; tenho dois casais e quero vender um, quanto na vossa opinião posso pedir por um casal de escalares saudável, que come de tudo (flocos, granulado, artemia, bloodworms, larva de mosquito,...) e que faz posturas de 3 em 3 semanas tomando muito bem conta da prole e tendo uma taxa de ovos eclodidos perto dos 100%. E já agora a quanto vendem os juvenis com 4/5 meses?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais