O meu Aquario - Red Sea Max 130D


goncaloproenca

Recommended Posts

Boas ,

 

Aqui fica o tópico do meu aquario, um Red Sea Max 130D, alguem que me corrija, penso ser o unico ou dos muito poucos em Portugal.

 

Isto porque depois de muito ler entre os dois modelos ( a Red Sea faz o 130 e o 130D ) , procurei em vão o modelo "D" em Portugal e ninguem tem - telefonei para o importador de Portugal e disseram-me que o modelo D não é comercializado cá. Isto posto, mandei-o vir de espanha a um preço muito bom.

 

Em termos de modificações fiz algumas :

 

Instalei um Chiller 1/10hp, instalei a inTank media rack, substitui o skimmer original dele por um Tunze 9002 e instalei um sistema de reposição da Aquamedic - niveaumat.

 

Tudo isto foi feito logo de inicio, que leva a que parametros como a temperatura sejam estaveis desde o dia 0 ;)

 

Depois, comprei a rocha ( 21kgs ) viva a um lojista bem conhecido da nossa praça, que tinha a rocha BEM maturada, nos tanques deles de corais à muito muito tempo.

 

E para ajudar à festa, comprei la um saco de aragonite que foi metido no refugio deles durante uma semanita e levantado ao fim desse tempo, que levou a que eu tivesse 20kgs de aragonite viva.

 

Assim, o meu ciclo demorou 5 dias... eu bem que metia camarões mortos e em 24 horas deixava de ter amonia e nitritos e tinha só um pouco de nitratos.

 

Tenho o aquario à cerca de um mes e esta neste momento com os seguintes parametros :

 

Amonia : 0

Nitritos : 0

Nitratos : 10-15ppm

Calcio : 500pm

Salinidade : 1.025

 

Faço trocas semanais ( bom fiz 5 ! lol ) de 15-20litros com Red Sea Pro Coral Salt e pronto !

 

O Aquario tem 130 litros e para grande pena minha nao tem sump - tem uma "area tecnica" por tras integrada.

 

Aqui ficam umas pequenas fotos dele :

 

 

3998505435_fbb710bb91_o.jpg

Lobophyton comprado a um membro aqui do forum !

 

 

 

3999268712_d862cbb88d_o.jpg

Sinularia tambem comprada aqui no forum e uns Rhodactis

 

 

 

3999268978_a008f3eefe_o.jpg

close up Sinularia

 

 

 

3999268566_81e0115f18_o.jpg

close up Rhodactis

 

 

 

3999268152_f33e7eb04f_o.jpg

um dos tufos de xenia tambem comprada aqui no forum !

 

 

 

3999268472_bb02149a3f_o.jpg

actinodiscus.... ou actinodiscu :alberteinstein: comprado aqui no forum !!!!

 

 

 

3999268380_425c519fcb_o.jpg

minha colonia de Clavularia com os meus Zoanthus laranjas de fundo

 

 

 

3999268292_018c1f4726_o.jpg

Sarcophyton comprado aqui no forum - é minimo e fantastico !

 

 

 

 

 

3998504779_eacb8aaf3f_o.jpg

Blastomussa Wellsi

 

 

3998504651_1789b55bd6_o.jpg

Cespitularia - não ha camera que consiga captar este coral decentemente, tem uns reflexos metalicos azuis lindissimos

 

 

3998505359_fd38834a87_o.jpg

Lysmata Ambonensis - o glutão que come os restos de comida dos palhaços

 

 

 

 

 

E aqui fica a foto geral, está de boa saude e recomenda-se muito bem o aquario, pese embora que só tenha pouco mais de um mês de vida !

 

3999269054_af48e47420_o.jpg

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo teu aqua...

 

podes colocar uma foto de todo o aquario...

 

sendo o tunze 9002 um skimmer interno, não dá para perceber onde é que ele está localizado.

 

podes postar o setup

 

pretendo arrancar com um aqua de 200 lts, sendo que por razões de espaço não vou poder utilizar uma sump, pelo que ando a avaliar alternativas.

 

 

obrigado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Passado mês e meio esta pequena maravilha desapareceu?

 

Demorou 5 dias a ciclar e agora como está?

 

Estamos à espera de novidades...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Bom dia a todos !

 

Aqui fic aum pequeno update ao meu aqua.

 

Já lá vai algum tempo que postei e o aquario já teve altos e baixos, como é lógico.

 

Basicamente teve um GRANDE baixo que foi o facto que eu tive quase mes e meio fora e depois fui directamente de férias.

 

Aquarios não gostam de quase dois meses de ausencia total e bom... foi um pequeno desastre.

 

Depois tirei quase 3 dias de férias para recuperar o aquario e hoje encontra-se ( já lá vai uns meses isto ) perfeitamente estabilizado e fantastico.

 

4741189337_b2df6f02e6_b.jpg

 

Foi este o estado que o aquario chegou depois de quase 3 meses sem cuidados.

 

É mau 3 meses sem cuidado, mas algumas coisas espantaram-me : com tanta alga havia muita vida, o meu Percula que sobreviveu a isto tudo aprendeu a procurar nas algas coepods e amiphods e está hoje um MacGyver do catano.

 

os corais estavam +/-, so tive de corais uma perda :as ricordea. tudo o resto se aguentou.

 

4741189517_6512883e24.jpg

 

4741825316_dbdaf52bdd.jpg

 

4741825460_f96d3bb310.jpg

Cespitularia // Blue Xenia - esta tive muito medo de não a conseguir recuperar ; é dos poucos corais raros que tenho e estava neste aspecto.

 

4741189775_d3a5a73a18.jpg

 

Posto isto, tive 2 dias seguidos a fazer mudas de agua, a coisa ficou assim :

 

4741826048_0da1c57f83_b.jpg

 

Felizmete as coisas estabilizaram e tem-se notado uma boa evolução do aqua :

 

4743078427_b8e9506be6_b.jpg

 

_DSC0893.jpg

 

_DSC1118.jpg

 

 

 

 

 

Hoje, ou melhor, ontem foi tirada uma foto do aquario :

 

_DSC1192.jpg

 

Nota-se bastante bem crescimento de todos os corais : Sarcophyton está 10 x maior, xenias têm-se propagado bastante bem, a cespitularia recuprou e está com novos fragszitos, a auxifugia os polipos cresceram imenso e tenho 3 cabeças novas, lobophyton tem recuperado, blastomussa esta enorme...esta tudo bem e recomenda-se !

 

alguns close ups dos corais :

 

_DSC1235.jpg

 

_DSC1286.jpg

 

_DSC1293.jpg

 

_DSC1206.jpg

 

( euphylia foi comprada ontem aqui a um membro do forum, está lindissima ! )

 

Espero que gostem e daqui a uns tempos posto mais fotos !

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo,

o aquário teve um recuperação impressionante ;)

Agora parece muito bem e evoluiu a olhos vistos.

Podes agora tentar aventuras com SPS e LPS mais exigentes que ainda tens muito espaço e bases onde os colocar.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo,

 

Podes crêr que se trata de uma grande recuperação.

 

Felizmente tiveste apenas uma baixa.

 

Noto uma que deixaste praticamente de ter algas. Adicionaste algum produto ou foi através de mudas de água?

 

Abraço

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas goncaloproenca, nao percebo nada ou praticamente nada de reef mas que este teu aquario esta um espectaculo lá isso está.

É claro que umas boas fotos tambem ajudam mas está mesmo muito bonito.

Parabens.

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podias colocar o setup do aqua, (circulação, iluminação, etc).

 

Adicionas alguma coisa,(suplementos, Kalk), ou é só TPA e sal semanalmente.

 

Estás de Parabéns pelo trabalho desenvolvido desde o inicio, mas principalmente por o teres conseguido "salvar" de todas aquelas algas.

 

Está um Espectáculo!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo,

o aquário teve um recuperação impressionante :(

Agora parece muito bem e evoluiu a olhos vistos.

Podes agora tentar aventuras com SPS e LPS mais exigentes que ainda tens muito espaço e bases onde os colocar.

 

Cumprimentos.

 

Eeheheh ! Obrigado !

 

Está estavel e tem tido muitas TPAS regularmente, segredo de qualquer bom aqua !

 

SPS comprei umas quantas frags aqui no forum, vamos ver !

 

LPS mais exigentes... pois lá terá de ser !! ehehhehe

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo,

 

Podes crêr que se trata de uma grande recuperação.

 

Felizmente tiveste apenas uma baixa.

 

Noto uma que deixaste praticamente de ter algas. Adicionaste algum produto ou foi através de mudas de água?

 

Abraço

Alberto Magalhães

 

Boa tarde Alberto !

 

As baixas foram basicamente o Percula, uma Anthia e uns quantos caracois.

 

Nada mau se tivermos em consideraçao o q para ali passou :(

 

Quanto às algas, fui equilibrando a equipa de limpeza e muita agua mudada. Dou comida 2 x por semana, lavo sempre bem os cubos de comida congelada.. tento minimizar ao maximo o input de nutrientes do aquario !

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas goncaloproenca, nao percebo nada ou praticamente nada de reef mas que este teu aquario esta um espectaculo lá isso está.

É claro que umas boas fotos tambem ajudam mas está mesmo muito bonito.

Parabens.

 

Niguem percebe quando começa :( depois é só ler e aprendar. Já la os tenho à uns anos, mas é só ouvir quem sabe e ir com calma. E ler. Muito !

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podias colocar o setup do aqua, (circulação, iluminação, etc).

 

Adicionas alguma coisa,(suplementos, Kalk), ou é só TPA e sal semanalmente.

 

Estás de Parabéns pelo trabalho desenvolvido desde o inicio, mas principalmente por o teres conseguido "salvar" de todas aquelas algas.

 

Está um Espectáculo!!! :(

 

Ola Carla,

 

OBrigado pelos elogios.

 

Uma coisa do aqua ser relativamente pequeno ( o meu anterior, que tive de desmontar tinha 950 lts... ) é que a manutenção é facil e isso inclui as mudanças

 

TPA com sal ( Red Sea Coral Pro ) é feita quase todas as semanas : tento faze-lo mas volta e meia ha uma semana que não acontece. Enfim !

 

Suplementos uso A+B, mas vou pondo e sinceramente não vejo muito os valores : uma vez por semana.

 

As TPA's é que faço regularmente e quando vejo que ha um coral murcho ou assim, faço 2.

 

O que é facil, já que o aquario é um RSM130 e leva .. bom.. 130 litros.. e faço um balde de sal ( o balde, sem o sal lol ) de muda, que são 22 litros... é quase 20%, o que é optimo.

 

Quanto a equipamentos :

 

-troquei o escumador de origem por um Tunze 9002 - o de origem é manifestamente barulhento e nao muito potente

- tenho um sistem de reposiçao automatico de agua, para nao haver grandes swings na salinidade

- iluminaç\ao de origem : 2 x 55w de PC's T5

- pus uma tunze lateral para aumentar a circulação dentro do aquario

 

e é tudo !

 

o truque é mesmo TPA's regulares com bom sal e agua de osmose.

 

Volta e meia até faço uma durante a semana !

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo

 

Em primeiro lugar muitos parabéns pelo teu aquário pois está fantástico!!!

 

Estou a equacionar avançar para um Sera biotop 130. Ou seja estou no km 0!!!

 

Podes explicar melhor o que é o A+B.... sou iniciado ;)

 

Suplementos uso A+B, mas vou pondo e sinceramente não vejo muito os valores : uma vez por semana.

 

Podes-me dizer o modelo do sistema de reposição?

- tenho um sistem de reposiçao automatico de agua, para nao haver grandes swings na salinidade

 

Mais uma vez parabéns!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo

 

Em primeiro lugar muitos parabéns pelo teu aquário pois está fantástico!!!

 

Estou a equacionar avançar para um Sera biotop 130. Ou seja estou no km 0!!!

 

Podes explicar melhor o que é o A+B.... sou iniciado :crazyeyes:

 

 

 

Podes-me dizer o modelo do sistema de reposição?

 

 

Mais uma vez parabéns!!

 

Olá Nelson,

 

respondendo às tuas perguntas, começo com uma... pergunta ! LOL

 

Já compraste o SERA ? Se não, aconselho-te vivamente a repensar : embora seja um aquario muito na linha do RSM, vejo muitas criticas de fraca circulação e uma que até eu faço e é bastante recorrente é em relação à iluminação : é muito fraca.

 

Comparação directa com o meu, o meu vem de origem com 2 x 55w e com um suplemento de 4 leds actinicos. Da cerca de 140w de luz, para 130litros de agua. O SERA vem com 2 x 24w de luz, 48w de luz, é menos de metade... é muito limitativo em termos de opções do que podes meter... só moles e alguns LPS selecionados ( isto em termos de corais ) ..

 

Eu com o meu até uma anemona tenho e está de perfeita saude, mas vou agora instalar duas calhas de leds para aumentar e ver melhor resultados.

 

Enfim, passado às tuas perguntas :

 

A+B : são dois suplementos , um de calcio e outro de alcalinidade, para manter estes dois valores em cima. Mas para evitar que tudo se precepite ( saia da solução , neste caso a nossa agua do aquario ) , muitas marcas fazem-nos em garrafas separadas : e chama-lhes A e B, devendo uma pessoa mete-los no aquario com um espaço de alguns minutos.

 

Reposição de agua : em agua salgada, a agua evapora mas o sal não. ao repores a gua, tens de meter a agua doce ( visto q o sal nunca saiu de la ! ) .. ha uns sistemas, q começam nso 40-50 euros e que são uma boia de nivel, que quando o nivel da agua baixa por causa da evaporação, ele tem uma bombinha e que esta num balde com agua doce, que repoe. assim mantens sempre a salinidade constante. maioria da malta que tem algua salgada tem isto, para manter a salinidade estavel.

 

ATO = ingles para reposição automatica = Auto Top Off

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo

 

Obrigado pela tua resposta. :P

 

Relativamente à compra do SERA, tal ainda não se concretizou… Ainda estou na fase de análise, e tal… Ando a ler, ler…. A amadurecer a ideia. Julgo que dentro de um mês +-.

 

Quanto às tuas observações do SERA:

 

Já compraste o SERA ? Se não, aconselho-te vivamente a repensar : embora seja um aquario muito na linha do RSM, vejo muitas criticas de fraca circulação e uma que até eu faço e é bastante recorrente é em relação à iluminação : é muito fraca.

 

Comparação directa com o meu, o meu vem de origem com 2 x 55w e com um suplemento de 4 leds actinicos. Da cerca de 140w de luz, para 130litros de agua. O SERA vem com 2 x 24w de luz, 48w de luz, é menos de metade... é muito limitativo em termos de opções do que podes meter... só moles e alguns LPS selecionados ( isto em termos de corais ) ..

De facto o que tenho lido é por ai. Ou seja fraca circulação e escumador de baixa capacidade para a litragem.

Quanto à iluminação… é um facto.

 

No entanto, deixa-me esclarecer o seguinte.. estou no km 0.. Ou seja tenho um aqua de água doce, e queria evoluir para um de água salgada. Como em tudo os € também contam.

 

Não queria, PARA JÁ, ir para peixes XPTO, nem corais "especiais de corrida". ;)

 

Queria um ou dois peixes palhaço, corais moles, de várias cores etc… Os tradicionais, para me ambientar e depois logo se vê. Não penso em comprar aquários maiores… porque em termos de espaço seria complicado. Portanto 130L é excelente..

Então, no caso de avançar para o SERA já tinha pensado comprar duas coisas:

Bomba de circulação de 2000 a 3000l/h (20 -35€)

Escumador extra, em princípio o V²Skim Compact 200(85-95€)

 

Ou seja, gasto mais, 120€. Como o aquário arranja-se por 300 a 340€, espero gastar….+-450€. Para começar.. claro ;) porque depois vem o resto…

 

Quanto à iluminação… A solução de futuro, porque para arrancar julgo que não será necessário, avançarei para aqui:

 

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquabeam-1000.asp

 

Com controlador rondará 400€!!!

 

Ou seja,para inicio, nunca menos de 450€. Mais tarde, com iluminação XPTO ficaria por +-850€.

 

O Red Sea, segundo vi, custa à cabeça 1000€… Portanto…. Para quem está no km 0….

 

Ou seja, para mim, gastar mais do que 800€, com aquário, areia, rochas, frags, osmose, etc, etc e não saber como vai correr, e como me vou adaptar..... Será um erro.

 

Tanta conversa para dizer: Por isso estou mais inclinado para o SERA porque é mais barato. ;) :D

 

A+B : são dois suplementos , um de calcio e outro de alcalinidade, para manter estes dois valores em cima. Mas para evitar que tudo se precepite ( saia da solução , neste caso a nossa agua do aquario ) , muitas marcas fazem-nos em garrafas separadas : e chama-lhes A e B, devendo uma pessoa mete-los no aquario com um espaço de alguns minutos.

E qual é a marca que usas?

 

E só se coloca quando fazes TPA. Certo.

 

É que já li tanta coisa que já estou baralhado... e assustado!!! à quem fale em reactores de kalc, osmoseorreguladores, etc, etc…. E o que eu queria era uma “coisa” relativamente simples…

 

Desculpa lá este palei todo. Mas como reparei que o teu aqua está fantástico, com uma recuperação excelente, e pelos teus comentários do género “isto não é transcendente” decidi chatear-te…. :D :D :D :D

 

Obrigado mais uma vez.

 

Nelson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo

 

Obrigado pela tua resposta. :)

 

Relativamente à compra do SERA, tal ainda não se concretizou… Ainda estou na fase de análise, e tal… Ando a ler, ler…. A amadurecer a ideia. Julgo que dentro

de um mês +-.

 

 

Olá Nelson,

 

Sem problemas ! Le e amadurece... a pior coisa que se pode fazer neste hobby é comprar uma solução "que desenrasque".. depois vais andar a matutar que tempos e depois vais comprar o que querias... e gastar duas vezes..

 

 

Quanto às tuas observações do SERA:

....

 

No entanto, deixa-me esclarecer o seguinte.. estou no km 0.. Ou seja tenho um aqua de água doce, e queria evoluir para um de água salgada. Como em tudo os € também contam.

 

Não queria, PARA JÁ, ir para peixes XPTO, nem corais "especiais de corrida". ;)

 

Euros tambem contam, como é logico !

 

Sinceramente , só acho que vais ficar frustado muito rapidamente, porque só vais poder manter alguns corais moles com essa iluminação... e selecionados. umas xenias, uns sarcos, uma sinularis e pouco mais.

 

 

 

Queria um ou dois peixes palhaço, corais moles, de várias cores etc… Os tradicionais, para me ambientar e depois logo se vê. Não penso em comprar aquários maiores… porque em termos de espaço seria complicado. Portanto 130L é excelente..

Então, no caso de avançar para o SERA já tinha pensado comprar duas coisas:

Bomba de circulação de 2000 a 3000l/h (20 -35€)

Escumador extra, em princípio o V²Skim Compact 200(85-95€)

 

Ou seja, gasto mais, 120€. Como o aquário arranja-se por 300 a 340€, espero gastar….+-450€. Para começar.. claro :rolleyes: porque depois vem o resto…

 

Quanto à iluminação… A solução de futuro, porque para arrancar julgo que não será necessário, avançarei para aqui:

 

Com controlador rondará 400€!!!

 

Ou seja,para inicio, nunca menos de 450€. Mais tarde, com iluminação XPTO ficaria por +-850€.

 

O Red Sea, segundo vi, custa à cabeça 1000€… Portanto…. Para quem está no km 0….

 

Um RSM130D custa perto de 900€ - foi quanto eu paguei pelo meu, mandei-o vir de espanha e foi entregue em casa e com seguro contra partir...

 

Agora, procura por aqui - ha muita loja a vender RSM130 ( sem ser o D ) normal a preços muito atractivos - eu lembro-me da templo ter um à venda por 550.00 euros e já com areia e sal da Red Sea... Portanto é uma questão de ligar para as lojas e ver o que existe.

 

Mais vale esperar um pouco mais e gastar um pouco mais e ter uma coisa muito melhor para começar.

 

Se fores ao reefsanctuary.com, tens uma seccção só para os Red Sea Max e tens pessoas que com RSM130 completamente "stock", sem mudanças, desde acroporas, anemonas.. enfim...

E qual é a marca que usas?

 

E só se coloca quando fazes TPA. Certo.

 

Red Sea Coral PRO salt. Gosto e a bicharada tambem.

 

É que já li tanta coisa que já estou baralhado... e assustado!!! à quem fale em reactores de kalc, osmoseorreguladores, etc, etc…. E o que eu queria era uma “coisa” relativamente simples…

 

osmoregulador eu não consigo manter um aquario sem ele.. é um must para mim, para manter um aquario com a salinidade e é uma coisa barata ( 100-120 euros ) .. um optimo investimento na estabilização do aquario.

 

reactor de kalk, não precisas - não é essencial num aquario com 130l e pode perfeitamente ser substituido por complementos A+B ou buffer, "manualmente".

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo

 

Mais uma vez, obrigado pela tua atenção. :)

 

…. templo ter um à venda por 550.00 euros e já com areia e sal da Red Sea... ….

 

Bem... assim já estamos a falar de outra coisa. Vou ligar para lá…

 

Red Sea Coral PRO salt. Gosto e a bicharada tambem.

….

reactor de kalk, não precisas - não é essencial num aquario com 130l e pode perfeitamente ser substituido por complementos A+B ou buffer, "manualmente".

 

Quanto ao Sal já tinha lido mais a cima. O que me referia era aos complementos A+B. Qual é a marca que usas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo

 

Mais uma vez, obrigado pela tua atenção. :thumbup3:

Bem... assim já estamos a falar de outra coisa. Vou ligar para lá…

 

 

Tas com azar que por acaso já não têem... Ainda à pouco passei por lá e já foi vendido à algum tempo.

 

Mas tenta outras lojas, com um pouco de negócio vais conseguir algo perto destes preços...

 

Quanto ao Sal já tinha lido mais a cima. O que me referia era aos complementos A+B. Qual é a marca que usas?

 

Sincerametne nem sei...

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.