Renovação de aquário - Ajuda


aquangel

Recommended Posts

Boa noite. Espero que me possam ajudar novamente!

Decidi colocar os peixes cometas no lago da minha casa, juntamente com mais 3 peixes grandes que já vivem lá. Achei que eles iriam ter muito mais espaço para crescer no lago e assim os deixei, espero que tenha feito bem. :bs_quesexclaim:

Neste momento vou voltar a renovar o aquario de 60l e cria saber a vossa opinião. Cria ter peixes que reproduzissem facilmente mas que não reproduzissem muito, pois não sei o que fazer depois com a criação, porque só posso ter este aquario em casa. :P

Sabem me dizer que tipos de peixes posso colocar e quantos?

A lâmpada do meu aquario é azul e por isso não posso ter plantas naturais, acabam sempre por morrer. Embora a lâmpada aqueça o meu aquario, chega a 23ºC e não sei se preciso de ter termostato para ter peixes de agua quente?

Pesso mesmo a vossa ajuda :music_singguitar: os vossos conselhos são mesmo fundamentais para me ajudar neste momento. Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva, para peixes chamados de água quente tens sempre de ter um termostato, não só para te manter a temperatura alta mas também aquando da passagem do Verão para o Inverno não haver choque térmico.

Existem plantas de baixa manutenção que não necessitam de grandes cuidados em relação á iluminação mas se essa lâmpada é assim tão ruim porque não a trocas?

Em relação á fauna, se queres peixes que reproduzam facilmente mas não abundantemente podes optar pelos kribensis, acredita que vais gostar do comportamento deles na época de reprodução já caracteristico de alguns cíclideos. O problema é que eles ficam muito agressivos aquando da reprodução.

Se quiseres assim mais uma onda de peace podes meter umas corydoras e um cardumezito de qualquer coisa, fica sempre bem :P

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para peixes de agua "quente " sim é necessário manteres um termóstato para que a agua se mantenha a uma determinada temperatura, sobre a lampada que queres dizer azul? é que eu tenho lampadas da sylvania para plantas e são com um tom azulado, se possivel pores ai a especificação da lampada (W o nº de Côr ou os K), se gostares metes guppys eles reproduzem bem de resto lê e procura pois neste forum existe muita coisa que ajuda para inicio e não só :discuss_gathering:

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Espero que me possam ajudar novamente!

Decidi colocar os peixes cometas no lago da minha casa, juntamente com mais 3 peixes grandes que já vivem lá. Achei que eles iriam ter muito mais espaço para crescer no lago e assim os deixei, espero que tenha feito bem. :wink:

Neste momento vou voltar a renovar o aquario de 60l e cria saber a vossa opinião. Cria ter peixes que reproduzissem facilmente mas que não reproduzissem muito, pois não sei o que fazer depois com a criação, porque só posso ter este aquario em casa. :music_singguitar:

Sabem me dizer que tipos de peixes posso colocar e quantos?

A lâmpada do meu aquario é azul e por isso não posso ter plantas naturais, acabam sempre por morrer. Embora a lâmpada aqueça o meu aquario, chega a 23ºC e não sei se preciso de ter termostato para ter peixes de agua quente?

Pesso mesmo a vossa ajuda :baned: os vossos conselhos são mesmo fundamentais para me ajudar neste momento. Beijinhos

 

oi 60 litros sempre dá para teres algumas coisinhas giras. Se calhar a melhor opção era trocares mesmo de lampada, se a tua é do estilo tunning! lol. o termostato só necessitas dependendo do local onde moras e onde tens o teu aquario dentro de casa... (eu tenho 1 aquario sem termostato com red cherys e alguns guppys, mas a temperatura nunca baixou dos 21-22ºc no inverno) tu como moras em viana do castelo, concerteza necessitarás de 1 termostato de 75 a 100w era a minha recomendação. quanto às plantas, são sempre uma mais valia, pois ajudam a consumir nitratos. tens pouca luz?! arranja plantas pouco exigentes! musgo de java, egeria densa, cabomba, são do mais facil. viviparos são os mais faceis para iniciantes. não terás o aquario sobrepovoado a não ser que tenhas muitas plantas e esconderijos para os alevins se esconderem, pois os adultos comem os minusculos alevins se tiverem hipoteses!

os néons, são oviparos e é muito dificil teres criação. num comunitario é mesmo impossivel!

as corydoras são muito giras e vasculham o substrato. além de que têm uma repitação pouco merecida. não comem alevins nem camarões. os SAE é que sim, além das algas comem invertebrados e dão até 25cm de tamanho!!

e uns camarões incansaveis a procurar detritos? red cherys são muito resistentes e muito baratos!

espero ter ajudado...

cumps, roberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos por me terem respondido! :baned: Desculpem por só ter respondido hoje a noite, mas tenho andado a limpar o aquario e remover a areia, lavar o filtro, etc..etc..lool Também tive a pesquisar muito na net, embora eu continue a fazer algumas perguntas que são repetidas aqui no forum mas a informação é tanta que me perco um pouco :wink:

Sobre o termostato já está decidido, é mesmo necessário! Aqui no Minho é bastante frio no inverno, como eu estou a estudar no Porto só posso estar com o aquario nos fins de semana e não sei como estará sempre a temperatura. (também tenho um aquario pequeno para o meu betta, que me faz companhia durante a semana..)

Sobre a lâmpada é uma grande história, eu no inicio cria um aquario azul! 8) tenho areia branca e azul..Adoro quando tenho o meu quarto às escuras e a luz azul a iluminar o quarto!Mas o que eu não sabia é que a lâmpada que eu pedi na loja era ideal para peixes de agua salgada, corais e invertebrados!! :ohmy: ou seja, não dá para colocar plantas..A lâmpada que eu comprei chama-se Marine-Glo, 15W ( T-8 )..Não sei se foi culpa minha por não ter questionado, mas os vendedores também não se preocupam muito em ajudar os iniciantes. Talvez um dia eu compre outra lâmpada, mas neste momento é impossivel..

Adorei a sugestão dos peixes Kribensis! Gostei muito deles e acho que vou optar por eles..Estes não comem os filhotes pois não? ;) Não cria ter guppis, molinésias ou platis porque criam muito e comem os filhos :music_singguitar: gostava de ter peixes que podecem ter os seus filhos tranquilamente e viver no mesmo espaço. Os Kribensis precisam de plantas naturais? eu não tenho substrato, existem plantas que não precisam deste? Que peixes posso juntar com estes? Tenho que ter mais fêmeas que machos?

Desculpem as minhas perguntas, mas sou bastante curiosa, até porque é assim que eu aprendo biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> os meus pais estão constantemente a ralhar comigo porque quero ter peixes de agua quente, pois acham que é impossivel de mantê-los. Mas eu acho que vou fazer um aquario bonito e é para isso que tou a trabalhar!Ehehe.. Obrigada mais uma vez pela vossa ajuda! Beijinhos

Editado por aquangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, ainda bem que decidiste optar pelos kribensis, acredita que vais gostar. Ora bem, tu tens substrato, não é fértil, mas de certeza que todas as plantas morrem?

O ideal era arranjares um casal de kribensis já experiente porque eles quando formam um casal é para toda a vida. Para os teres basta teres esconderijos e sitios para eles depositarem os ovos como por exemplos côcos ou troncos.

Mas atenção que depois não podes ter muitos mais peixes porque eles tornam- se muito agressivos, talvez umas corydoras e não muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho substrato e acho que fazer um aquario plantado iria ser uma grande confusão para mim.

No inicio cheguei a comprar uma anubia mas quando vi que a lâmpada não dava para plantas eu não comprei mais plantas nem o substrato. (sei que foi um erro meu :music_singguitar: pois no inicio ia me apercebendo aos poucos como era o mundo da aquafilia e ia comprando o que precisava..)

Talvez um dia mais tarde na minha casa eu tenha um aquario grande e bem plantado :baned: mas agora é muito dificil..

Posso ter mais plantas artificiais e esconderijos, ainda não arranjei nenhum tronco..Tenho em casa alguns mas não sei como tratar deles :wink:

Mais uma pergunta, a agua da minha torneira esta com o ph a 6..tenho de arranjar anti-cloro?

 

Beijinhos!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A anúbia se a tiveres enterrado é provável que tenha morrido, elas absorvem os nutrientes da água, e não do substrato. Não é preciso fazeres um plantado mas algumas plantas ficavam bem e sobreviveriam certamente.

Podes comprar akadama, é barata e tem muitos nutrientes e ia conseguir-te manter algumas plantitas.

Em relação aos troncos se comprares em lojas eles já vêm tratados e é só preciso po-los num recipiente com água quente para esterizá-los. Se os apanhares da Natureza tens de deixá-los em tratamento uns tempos.

O ph não tem nada a ver com o anti-cloro.

Vais ter de comprar anti-cloro para quando fizeres tpa's.

O ph ideal para os kribensis é de 7.0 portanto tenta arranjar maneira de o subir, talvez com umas conchas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de comprar um anti-cloro. Para evitares que entre cloro, enches o garrafão 24 horas antes de o meteres na água e deixas aberto, de forma que o cloro evapore...Vai causando alguma agitação no garrafão, de forma a que o cloro venha ao de cima e saia.

 

Quanto à lâmpada, não sou especialista, mas nem sei se é só por ser para vida marinha, mas para ter plantas, convém teres pelo menos 0,5w por cada litro (até um máximo de 1w). Ou seja, precisarias de ter 30watts de mínimo e 60 de máximo. O tempo em que ficam ligadas também é importante.

 

Comprar plantas artificiais sai-te tão ou mais caras que naturais. Para além de que são horrorosas...Mas isso são gostos...

 

Pensa se queres mesmo ter peixes de reprodução, se não sabes o que fazer...É que ficares com dezenas de peixes num aquário de 60 litros é suicídio...

 

Qual é que é o pH do aquário mesmo? Antes de comprares peixes, tens que ver qual o pH, de forma a meteres só peixes adequados para esse pH. Se quiseres subir, metes conchas. Se quiseres descer, metes tronco. Mas tem atenção: primeiro fazes esses testes e experiências antes de meteres os peixes, porque eles são sensíveis a variações de pH. Segundo, faz muitos testes, porque essas coisas podem facilmente alterar drasticamente os valores. No outro dia meti conchas no filtro e em dois dias o pH subiu de 7 para 8,4. Como podes calcular, o resultado foi catastrófico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é sempre melhor ter o anti-cloro á mão...ás vezes pode-lhe dar mais jeito fazer uma tpa nesse dia e não precisa de esperar.

Aquangel, durante o ciclo do azoto metes conchas e vês a que ph fica, se ficar o que desejas então, ok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dica, se vais para os kribensis.

 

Por exemplo, num dos cantos do aquário colocas uma camada de 1 cm de altura de terra de vaso ou até um pouquito mais, depois cobres com areia vulcania, ou outro areao poroso para criar uma boa colónia de bactérias que ajudará na manutenção dos niveis de amónia.

 

Mas faz uma camada alta, para que a terra não se misture com a água.

 

E pronto, nesse canto colocas umas cabombas e vais ver que elas se dão que optimamente!

 

Mais uma coisa, eu com uma iluniação fraquissima, mantive elodeas e só tinha areao de rio!

 

Tal como musgo de java.

 

Acredita que elas não são muito dificeis de cuidar.

 

E temos formas bem fáceis de as cuidar!

 

Quanto á lampada, compras uma lampada por 2 ou 3 euros que dê para a tua calha, que tenha 6500 kelvins, e vais ver que chega bem apra manteres umas elodeas.

 

Depois arranjas uns tronquitos ou umas pedras para enrolares com musgo de java e atares umas anubias e vais ver que num instante tens um aquário lindo para os teus kribensis!

 

Mas segue a dica da terra, é barata e resulta!

 

Até podes por exemplo, colocar a terra a volta do local onde vais colocar a gruta para os kribs, ou o côco, e cobrir a terra tal como já expliquei e depois plantar umas cabombas ai mesmo, á volta da tal gruta.

 

Os kribs, e tu, vão adorar ;)

 

QUalquer coisa manda mensagem pessoal, eu ajudote

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terra como? daquela turfa barata das floristas? isso não te vai sujar a água toda? Querem ver que ando a gastar dinheiro em substrato xpto para nada lol? Info please=)))))

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terra como? daquela turfa barata das floristas? isso não te vai sujar a água toda? Querem ver que ando a gastar dinheiro em substrato xpto para nada lol? Info please=)))))

 

LOL.

 

Eu já expliquei isso no meu tópico, que foi um menbro aqui do fórum que me ensinou.

 

Se lá fossem já sabiam ;)

 

Não é como um substrato de dezenas de euros, mas posso dizer que todas as plantas se estão a dar bem, e as valisnerias numa semana já mandaram uns 3 runners!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) QUERO=) vou já ler! como se dá isto com Moss Walls, amazonenses, e aponogentons?

 

Podes dar o link? vi o thread do teu sig, mas nao vi la nada...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento tenho o link na minha Assinatura.

 

Só faço referencia numa linha no inicio do tópico a explicar como o fiz.

 

A razão para a areia vulcanica é ser colonizada pelas bactérias que vão ajudar a eliminar nutrientes que iriam para a coluna de agua.

 

E uma dica que me foi dada, não encher no dia da montagem.

 

Deixar uns dias, de preferencia uma semana, o substrato alagado, de forma a criar as primeiras batérias que separarão a terra do resto da coluna de agua.

 

Asssim evita-se surtos de algas!

 

Não se deve fazer logo tudo no mesmo dia.

 

o que eu fiz foi colocar uma camada de terra normal de vaso, depois areia para ajudar a seprar da agua, depois areia vulcanica, depois mais areia, e no fim mais areia vulcanica.

 

Assim as plantas conseguem respirar ir até aos nutrientes e tenho uma boa zona para as bacterias colonizarem!

 

E isto tudo baratissimo porque terra é ao preço da chuva.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece me bem=)

Mas diz me uma coisa, quantos centímetros tens de areao e tudo o mais no fundo? para ai uns 10 cm? Com tanta camada, plantar plantas depois da montagem do aquário deve ser um pesadelo=P Mas parece-me bem seja como for=) como tenho um aquário para renovar esta semana sou menino para experimentar. Assim poupo uns cobres...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tenho plantas tipo essas echinodorus e aponogettons, acho que são mesmo echinodorus, e estão óptimas! e a dar muitas folhas!

 

Epah está tudo vivo, acho que só mesmo a pogostemon helferi não está muito bem, mas isto porque é muio muito pequena e a raiz nem passa a primeira camada de ssubstrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê o meu post anterior=)

Também gosto bastante do solo vulcânico que experimentei por acaso. Na altura que o comprei fiquei muito triste de a loja não ter nenhum solo mais escuro, mas passadas semanas gostei muito dele.

 

Como fazes quando queres plantar novas plantas, para nao levantar a turfa de vaso na coluna de agua? enterras as novas estacas com pouca profundidade é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AChas? tenho quase 7 centimetros, nalguns sitios são sete noutros ligeiramente menos!

 

Pesadelo? nem por isso, ainda ontem retirei todas as plantas de folha larga e Rotala rotundifolia e replantei tudo facilmente!

 

Meu amigo, é como outro substrato fertil qualquer!

 

Rotala rotundifolia Limnophila sessiliflora ,Anubias nana, Hemianthus micranthemoides, Echinoduros ozelot green são algumas das plantas que tenho e que estão a dar mostras de crescimento!

 

ASério, a areia ajuda e muito porque é densa e não deixa vir nada para cima! Pelo menos em grandes quantidades, ou melhor, que seja visível, e replantar e plantar tem sido simples.

 

Mas claro sem a areia seria mais complicado e o melhor seria não mexer muito depois de plantado tudo.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim meter-me com turfa sem areia é pedir para arranjar problemas=)

Estava a visualizar camadas mais grossas então... Para aí 2 cm de turfa das flores deve chegar então, 1 cm de areia e o restante de areao vulcânico. Basicamente como tenho feito com os substratos XPTO.

Que tipo de terra aconselhas? daquela das floristas, ou mesmo daquela turfa as flores já curtida e com uso como temos nas plantas de vaso?

 

Que areia usaste? eu tenho usado Areia de sílica branca(daquelas que o povo compra na loja de produtos para pisicina), achas que serve para isto?

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim meter-me com turfa sem areia é pedir para arranjar problemas=)

Estava a visualizar camadas mais grossas então... Para aí 2 cm de turfa das flores deve chegar então, 1 cm de areia e o restante de areao vulcânico. Basicamente como tenho feito com os substratos XPTO.

Que tipo de terra aconselhas? daquela das floristas, ou mesmo daquela turfa as flores já curtida e com uso como temos nas plantas de vaso?

 

Que areia usaste? eu tenho usado Areia de sílica branca(daquelas que o povo compra na loja de produtos para pisicina), achas que serve para isto?

Eu utilizei areia de rio. com um milimetro alguns grãos um pouco maiores .

 

não metas é camadas muito grossas de areia! Uma coisa leve!

 

Quem me aconselhou nem areia colocou, só a terra normal, nem ele nem eu a lavámos, foi tirar do saco e meter no aquário, ele meteu uma camada generosa de areia vulcanica e depois o substrato que pretendia ter por cima da areia vulcanina!

 

Só isso chega, eu é que como tinha areia aproveitei e meti um pouco de areia após a terra depois areia vulcanica, mais areia normal, e mais areia vulcanica.

 

TU agora vês á tua maneira.

 

MAs atenção deixa , depois de tudo estar montado, uns tempos só com a água suficiente para alagar a tua montagem

 

Se puderes usa agua de uma tpa, que já trará algumas bactérias, e alaga aquilo que tu montaste com essa água.

 

depois no dia que fores montar o aquário propriamente dito tiras o máximo dessa agua, eu tirei uns 3 cms de altura de agua que era o que estava acima da linha do areao.

 

Assim tirei logo algum bomm de algas que lá tivesse ou algum exagero de nutrientes .

 

Depois é plantar, encher normalmente, e depois é deixar ir crescendo.

 

Para teres uma noção as plantas estão todas a dar mostras de vida excepto a que eu já disse, e para um aquario de 180 litros só tenho 60 wats de iluminação, por isso não pode ser tão mau!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, obrigada a todos por terem respondido! Ficaram aqui grandes ideias que eu vou experimentar..O ph da agua da minha torneira é de 6 e para ter os peixes kribensis é preciso ter o ph a 7 por isso vou colocar uma concha para subir como voces aconselharam. A ideia da terra parece-me ser boa para poupar € mas tenho medo que a agua se misture com a terra :unsure: e ficar uma grande confusão..Tive uma anubia, não estava enterrada mas começou a morrer e eu tirei-a. Tenho um pouco de receio na questão das plantas, mas um dia vou arriscar! :blush:

Vou arranjar hoje o anti-cloro. Tenho de deixar a água a filtrar durante quanto tempo até puder colocar peixes?

Cria juntar os kribensis com outros peixes, talvez um cardume como o neon (que não reproduz em aquarios) iria ficar bonito..Que me aconcelham?Sei que os bettas são territoriais e tenho um para comprovar isso, mas posso juntar estes peixes com outros?

 

Beijinhos :multi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A terra msiturar?

 

Mistura tanto como outro substrato fértil qualquer....

 

Eu também tinha esse medo, até que experimentei e agora está tudo bem...

 

Mas claro cada um faz o que quiser, só te dei uma ideia.

 

O betta podes colocar, mas tudo depende que peixes vais ter no aquário, parametros de agua e acima de tudo ele deve ser o ultimo a ser colocado para não se tornar demasiado agressivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, só vou colocar o betta no fim..

Tenho de deixar a concha dentro do aquario sempre ou quando a agua já estiver com o ph 7 eu tiro-a?

Pode-se pôr pedras vulcanicas num aquario?

Editado por aquangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pode-se colcoar pedras vulcânicas.

 

A concha convem lá ficar.

 

Mas vê lá se queres mesmo baixar o ph.

 

A que ph está a agua dentro do aquário?

 

Só depois de tudo montado e ao fim de um dia ou dois é que eu se fosse a ti media o ph e depois via o que ia fazer.

 

Até porque esse ph é óptimo para os amazónicos.

 

 

Quem me dera que a minha água acidificasse xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.