Cory Aenus Desovou


cwp

Recommended Posts

Num frenesim danado das minhas corys reparei que a "godita", a mais antiga do aqua se prestava a desovar. Os machos em rodopio e uma bolsa de ovos bem visivel na barrigona. Fintou-me e em vez dos vidros desovou nas folhas o que me dificultou retira-los.

Infelizmente apanhou-me desprevenido e nem bomba de ar para a difusora nem azul de metileno. Coloquei-os numa maternidade com os flutuadores mais rebaixados de forma a que a coluna de agua na dita seja apenas de 3 ...4cm. E como no aqua de reserva o filtro é de cascata faço cair nela a agua.

Sei que não é assim mas ... garanto que da proxima cá a espero com tudo pronto.

Agora é ver se dali sai algo :)

Ja agora...nem os conto. São mais que a areia do aqua. E não pára de desovar.

Daqui a 3 dias veremos o resultado e direi algo.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE NÃO TENS AZUL METILENO USA POR EXEMPLO O ESXA 2000 OU OUTRO ANTI FUNGOS, QUANTO A PEDRA DIFUSORA SE PUDERES IR COMPRAR UMA E COLOCA-LA NEM QUE FOSSE DAQUI A MAIS UM BOCADO ERA O IDEAL.

JÁ AGORA A QUE TEMPERATURA TENS A AGUA? NÃO DEVE ESTAR ACIMA DOS 24º - 25º O IDEAL É 24º (ISTO DITO A MIM PELO LUIS DIAS, AQUANDO DAS MINHAS DUVIDAS.

VÊ ESTE LINK É O MEU PODE SER QUE AJUDE EM ALGUMA COISA.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138482

 

CUMPS

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obgdo putogiro.

Tenho a temp a 25..26º no comunitario e 25º no de reserva. Logo á noite ja resolvo o azul de metileno e a pedra difusora. A "rapariga" não para de colar ovos . A ver o que sairá dali.

E vou ver o topico sim.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º dia e a seguir passo a passo o que aqui li. Para já os ovos estão com uma tonalidade ligeiramente acizentada. Isso é bom correcto? Tenho mantido a agua entre 22º e 24º não ultrapassando esses valores.

Mesmo curioso a ver o que sairá dali , se sairá e se os conseguirei manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º dia e a seguir passo a passo o que aqui li. Para já os ovos estão com uma tonalidade ligeiramente acizentada. Isso é bom correcto? Tenho mantido a agua entre 22º e 24º não ultrapassando esses valores.

Mesmo curioso a ver o que sairá dali , se sairá e se os conseguirei manter.

 

 

Boas

Podes ir até aos 25º que não há problema.

atenção após os ovos eclodirem elas estão 3 dias sem comer, pois tem o saco vitelino, depois tem de as alimentar com enguias do vinagre ou microvermes.

Lê tambem o topico das sterbai

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80246

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º dia e....espanto...alevins!!!!!!!!!!!!

A seguir a uma TPA qual o meu espanto de ver umas coisitas MINUSCULAS!!!! por ali a nadar.

Espero não ter enviado nenhum ás urtigas com a TPA mas ainda la estão bastantes ovos. Fiei-me no 3º dia e afinal ...

Mas aquilo é mesmo microscopico!! Agora é que vem o trabalho looool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º dia e....espanto...alevins!!!!!!!!!!!!

A seguir a uma TPA qual o meu espanto de ver umas coisitas MINUSCULAS!!!! por ali a nadar.

Espero não ter enviado nenhum ás urtigas com a TPA mas ainda la estão bastantes ovos. Fiei-me no 3º dia e afinal ...

Mas aquilo é mesmo microscopico!! Agora é que vem o trabalho looool

 

 

 

parabens

agora estão 3 dias sem lhes dar comer e depois começas com o que ja te disse antes. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto li que acabei por cometer um erro. Não usei um recipiente mas sim um aqua de reserva que aqui tinha com 30x20. Uma coluna de agua de 5 cm e uma pedra difusora.

O problema claro está será fazer as TPA's sem sugar alevins , limpar o fundo com os restos de ovos sem sugar alevins tambem. É que bolas...vocês os experts esqueceram-se de frisar esse pormenor loool. Aquilo é minusculo!! Não tem 1mm sequer.

 

Outro ponto...não consegui adaptar nenhum termostato aquela coluna de agua e como o tempo está deveras agradavel ainda deixei estar assim. Li num forum algures que ja os criaram com temps de 15º. Claro que não quero nem chegarei a esse ponto mas a minha temp aqui andou nos 20º.

Hoje ja la coloquei um termostato de tapete, daquelas que mantêm constante a 24º mas sempre com receio que para uma quantidade de agua tão pequena que os valores subam exponencialmente.

 

Vou deixando os dados da evolução e como é a 1ª vez vou aprendendo com os erros mesmo seguindo o excelente post do Luis.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Limpar o fundo faço com uma pipeta, eles são minúsculos mas não são parvos e costumam fugir, com algum cuidado consegue-se limpar o maior.

 

Para fazer as tpa's uso um zingarelho que filtra a água e exerce uma sucção muito reduzida:

001-13.jpg

 

Tubo de ar (6mm), meia caixa de chupa-chupa surpresa, um pouco de tecido de cortinado e um elástico.

Não suga ninguém, nem a porcaria, mas faz tpa.

A reposição da água pode-se fazer pelo mesmo caminho.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então como tão a correr as coisas, já conseguiste contar quantas corys são.

olha que inicialmente são muito pequenas para comer artemia recem-eclodida.

dentro da pouca experiencia que tenho, no que puder ajudar, estou as ordens

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Limpar o fundo faço com uma pipeta, eles são minúsculos mas não são parvos e costumam fugir, com algum cuidado consegue-se limpar o maior.

 

Para fazer as tpa's uso um zingarelho que filtra a água e exerce uma sucção muito reduzida:

001-13.jpg

 

Tubo de ar (6mm), meia caixa de chupa-chupa surpresa, um pouco de tecido de cortinado e um elástico.

Não suga ninguém, nem a porcaria, mas faz tpa.

A reposição da água pode-se fazer pelo mesmo caminho.

 

Cumps,

João

 

Obrigado pela dica. As TPA's por acaso faço-as do mesmo modo. Apenas uma meia de senhora em vez do tecido de cortinado.

Tenho mesmo de arranjar uma pipeta. Das tais coisas que ja devem ter passado centenas cá por casa e nunca lhes ligamos nenhum.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jose Miguel Gomes e putogiro ,

 

Por alineas :

a) quantas são? nem tento conta-las :thumbdown2::busted_red:

b) fotos...vou tentar. Mas aquilo é tão pequeno que espero que as macros ainda funcionem.

c)artémias está visto que não. E enguias do vinagre estou a tentar arranjar mas receio que não tenha sorte. Preocupa-me mesmo esta situação.

 

Isto é muito bonito mas de facto aceitar uma coisa destas ou nos preparamos ou mais vale ficar quieto. Mas é a 1ª vez, aprendo com os meus erros mesmo que tenha um guia excepcional para seguir.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jose Miguel Gomes e putogiro ,

 

Por alineas :

a) quantas são? nem tento conta-las :thumbdown2::busted_red:

b) fotos...vou tentar. Mas aquilo é tão pequeno que espero que as macros ainda funcionem.

c)artémias está visto que não. E enguias do vinagre estou a tentar arranjar mas receio que não tenha sorte. Preocupa-me mesmo esta situação.

 

Isto é muito bonito mas de facto aceitar uma coisa destas ou nos preparamos ou mais vale ficar quieto. Mas é a 1ª vez, aprendo com os meus erros mesmo que tenha um guia excepcional para seguir.

 

Abraços

 

 

uma cultura de microvermes tambem desenrrasca, tenta falar com a membro mjm, ela costuma enviar por correio até 4ª, foi a ela que comprei as minhas culturas e é de confiança

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A minha primeira criação de C. aeneus foi há 3 anos, nessa altura não tinha nem microvermes nem enguia do vinagre. Dei-lhes artémia recém-eclodida e flocos esfarelados pré-molhados (para não incharem na barriga). Estiveram inicialmente num aquário de 40cm, com tpa diária de 50%. Safaram-se 116, não contei os ovos.

 

Por isso, não stresses, os aeneus são relativamente fáceis. Se quizeres alguma coisa manda MP.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpando-me do atraso em responder-vos e agradecer a ajuda aqui vai o ponto da situação :

 

a) não os contei...desisti aos 160 :eusathink:

b) como o timing para a enguia do vinagre era relativamente curto optei por comprar Sera micron. É pó e penso que resulta. Mas para a semana talvez comece com artemia tb.

c) o meu filtro de esponja DIY coitado...la me decidi por dar a volta ao porto todo e nada de filtros destes. Vale-me a searshop onde encontrei um que receberei em principio na proxima 2ª feira.

d) TPA's faço exactamente 3 por dia de sensivelmente 25 a 30%

e) a coluna de agua mantenho-a ainda nos 6cm e para a semana com o filtro a trab a 100% deverei aumentá-la mais um bocado talvez.

f) temp a 25º certos , luz indirecta quase nula e coloquei um bocado de musgo de java. Um pedacito apenas para tentar aproveitar infusorios que por la existam.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais