Que peixe é esse?


Recommended Posts

Amigos aquariófilos,

 

Estou populando meu comunitário e vi na loja um aquário em que estava escrito "ciclídeos diversos". Lá estavam todos os ciclídeos "ponta de estoque" da loja e vi este simpático peixinho que logo me cativou... O cara da loja disse ser um ciclídeo africano, mas se limitou a isso... Já pesquisei dezenas de fotos de ciclídeos africanos e não vi nenhum parecido, mesmo sem saber nada, pelo comportamento amigável dele na loja, resolvi trazê-lo...

Tão logo foi instalado sentiu-se muito à vontade no aquário, não ataca as plantas, nem os demais companheiros, mas as vezes tenta fazer buracos no substrato pegando as pedras com a boca... É simpático, mas meio tímido, come flocos vegetais e básico, além de cichlid bits.

Veja as fotos:

 

http://img12.imageshack.us/img12/5564/pa090005.jpg

http://img180.imageshack.us/img180/2203/pa090021.jpg

 

Não tenho muito conhecimento de ciclídeos africanos e esse peixe lembra mais um papagaio. Seria o caso? Ou um outro híbrido qualquer?

Digam o que acham... Agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

isto realmente vai de mal a pior!!! Mas enfim.... Ponto 1: de africano não tem rigorosamente nada. Ponto 2: de papagaio (já híbrido por excelência) também não!!

 

Parece-me um cruzamento manhoso em que quase de certeza entrou um Archocentrus nigrofasciatus......

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

Não é que você parece ter desvendado metade do mistério?! E o sacana é tão bonitinho e simpático, não faz mal aos amigos e é um glutão por natureza! O nigro parece-me ser um peixe agressivo, pelo que pude ler na rede, mas este meu (que parece ser fêmea pela barriga laranja) é dócil e convive com bandeiras, kribensis, mixiricas e peixes limpadores... Ela de fato pega (tenta) pegar as pedras com a boca, mas a granulometria da parte de cima do meu substrato dificulta isso... rs

Não entendi você ter dito "isso vai de mal a pior"... O que vai de mal a pior?

Aguardo outras opiniões!

Editado por Maurício Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Maurício,

 

 

o meu comentário "isto vai de mal a pior" prende-se com o facto de todos os dias nos surpreendermos com as espécies híbridas que por ai aparecem..... Desta feita: um híbrido de "nigro"!!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Marco,

 

De fato, ela pode ser um híbrido de "nigro", interessante salientar que ela é dócil com os outros peixes e os nigros são tidos como agressivos... Ela desovou tem uns dias no aquário, depositou uns 50 ovos num dos meus troncos, mas sem macho que os fertilizasse acho que eles "secaram"... Ela defendia os ovos, mas sem maltratar nenhum peixe... Achei um macho de "nigro" bem novinho, uns 2 cm no máximo e comprei, quero ver se ele, por ser novinho, se adapta aos demais peixes... Ele é muito simpatico e se ambientou tão rápido quanto ela no aquário, leva umas "carreiras" dela (que é o triplo do tamanho dele) e dos Escalares. O pequeno "nigro" as vezes corre atrás dos Mexiricas, sem, no entanto, causar-lhes mal algum...

Vamos ver no que vai dar, pois a fauna está fechada com dois Escalares, dois Kribensis (casal), quatro Mexiricas e os dois "nigros". Que se mantenham em paz... rs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

É um mau exemplar ou um híbrido de nigrofasciatus pois tem pouquissimas riscas e pela foto parece uma femea

Link to comment
Partilhar nas redes sociais