Projecto Agua Salgada 1.50comp x 60Prof x 50 alt


Frederico

Recommended Posts

Boas

 

Luis

 

Obrigado pelo conselho ainda não consegui nada...e estive a ver e comprar tambem não me parece viavel porque depois não irei dar uso a jerricans no total de 600 litros de agua...vai ser uma aventura encher este monstrinho...hehehehehe

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Provavelmente, será o meu primeiro post.

Apresento-me com brevidade, sou o Luis Dias e vivo em Mira. Sou muito curioso no que diz respeito aos salgados e não perco a esperença de um dia poder executar um projecto mega como o do Frederico!! Desde já, os meus parabens!!

 

Como sempre pensei nos vários "estragemas" que implicava um projecto assim, uma coisa que sempre me ocorreu para encher um salgado foi utilizar um gerador, uma bomba de água, e uns potes (por exemplo da vindima tapados com um plástico e um elástico). Assim, consegue-se água muito boa, podemos trabalhar longe das zonas criticas já que o comprimento das magueiras ajudas!

 

Espero que tenha ajudado a dica!!

 

Abraço e continuação de um bom projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico,

 

Estou a ver que estás a planear as coisas com calma e com bom equipamento.

Vou dar a minha opinião sobre o equipamento que estás a pensar colocar e que aqui colocaste.

 

No que toca ao escumador, ainda bem que não optaste pelo Nautilus. Esse escumador, na minha opinião, dá para um aquário de 150lts, 200 no máximo. Temos de ter atenção ao que as marcas anunciam pois nem sempre fazem a diferença entre um aquário com matéria orgânica baixa e alta, e devemos ter sempre em atenção os abusos que fazemos em alimentação e peixes a mais. Estou com o André...conversa para vender. Se optares pelo APF600, é bem melhor, mas ficas limitado para asneiras, mas é bem melhor que o Nautilus.

Tenho um sistema de 2 aquas ligados à mesma sump, que fica com a mesma litragem que tu, e tenho um DIY réplica de um BM250 e estou contente, podia ser uma opção, um BM250, mas vou experimentar uma nova marca já falada no nosso país, a Bubble Magus. Vou testar um 180 CS. Tive a oportunidade de ver um NAC7 a trabalhar e surpreendeu-me bastante, dado ser uma marca chinesa.

 

A bomba de circulação, se optares pela MP40w, é uma excelente escolha, dado que é a melhor no mercado, na minha opinião. Actualmente já não tens a MP40w mas sim a MP40w-ES, que tem um controlador novo com mais umas funções.

 

A bomba de retorno é uma boa escolha, eu próprio fico sempre a pensar entre 2 marcas, Eheim ou Aquabee.

Ultimamente tenho escolhido Aquabee pelos baixos consumos e fiabilidade, sendo os consumos a única vantagem que existe entre as duas, mas a Eheim é igualmente boa.

 

No que toca a iluminação, também acho que LEDs para já....não.

Ficando pela opção das T5, optava mais por uma ATI, mas é um pouco mais caro, mas a nível de qualidade, seja em que sentido for, é bem melhor, e não é muito mais cara que algumas marcas, como por exemplo a Blau.

Sobre a calha da Blau, têm melhorado alguns problemas e esperamos que continue. Actualmente só aponto 2 problemas:

- Ventilação barulhenta passado uns meses

- encaixes das lâmpadas ficam ressequidos ao fim de poucos meses o que complica a troca das lâmpadas ou mesmo danificar os mesmos quando formos fazer isso.

No que toca às lâmpadas, existem melhores ao mesmo preço ou mais baratas. Supostamente são feitas na mesma fábrica que as Korallen-Zucht, mas com qualidade um pouco inferiores, se bem que a Blau tem uma gama mais alta, mas a durabilidade é reduzida. Aqui opto pela mesma marca que o André, ATI.

 

A areia é bonita. Acho quye existe uma um pouco mais fina, que já vi debaixo de água, e é mesmo bonita, boa escolha.

 

Nas tubagens estou a ver algo de errado. Vais fazer durso? É que se vais fazer, falta aí umas coisas, um T entre os cotovelos de 90º

 

E para finalizar, podes comprar os Jarricans nos Plásticos Cirel, bons e baratos, eu uso os de 30lts que eles vendem.

Se precisares de ajuda, apita.

 

Abraço,

PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Depois de algum tempo sem dizer nada, aqui vai uma pequena evolução, o aquario está finalmente em cima da estrutura, foram SÓ preciso 5 pessoas para pegar no bicho e colocar no sitio. :bs_quesexclaim:

 

22082010050.jpg

 

Luis lm,

 

Bem vindo ao forum e espero que um dia consigas fazer um projecto destes, mas deixo-te um conselho, vai com muita calma e paciencia. Posso dizer-te que está a dar um prazer extremo ver que as coisas estão a resultar tal e qual como planeado.

 

Pedro Conceição,

 

Obrigado pelos teus comentários, realmente tenho planeado com bastante cautela e calma para tudo correr bem, quanto ao equipamento tenho comprado tudo o que me dá a longo prazo uma boa fiabilidade, claro que nada é vitalicio, mas tenho tentado comprar tudo o melhor possivel. :alberteinstein:

 

Quanto ao escumador, estou muito inclinado para o Bubble Magus NAC 66 C, tenho verificado o escumador e as suas caracteristicas e parece ter uma boa capacidade para o meu aquario é claro que não existe é feedback sobre ele, mas estou mesmo tentado a arriscar. Vi no Youtube uns a trabalhar e aquilo tira imensa porcaria e parece-me uma boa relação entre qualidade preço. Alem do NAC 7 já verificaste este a trabalhar?

 

Quanto a Vortech vou mesmo optar por a MP40 e c/ o novo modelo de controlador, a bomba é mesmo um espectaculo, acho que vale bem a pena o investimento. (espero não me arrepender destas palavras :music_singguitar: )

 

A calha já está comprada foi mesmo a BLAU quanto as lampadas tenho de adquirir 4 e possivelmente vou optar pelas ATI, mas aqui ainda tenho de escolher as cores e a intensidade das mesmas.

 

A areia é espectacular, mas acho que é pouca para o tamanho do aquario, tenho 24kg e acho que vou ter de ir comprar mais...

 

Os jerricans em principio irei lá comprar alguns, mas para encher o aquario vou precisar de bastantes e não me parece viavel comprar imensos jerricans e depois no futuro não irei precisar de todos. Se quiseres quando for apanhar agua podiamos combinar alguma coisa que achas?

 

Mais uma vez obrigado por todas as dicas e comentários e espero brevemente ter todo o sistema a funcionar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Frederico,

 

Realmente está muito interessante o teu projecto. Até ja me apetece montar outro.

Quanto ao escumador estou com o Pedro, a Bubble Magus seria uma boa escolha.

A pouco tempo adquiri um 180 CS e só tenho a dizer coisas boas. Para o 66C iria para o 180 CS para o teu sistema por 2 motivos.

Nao sei se ja viste o NAC 66C, mas é maior do que parece nas fotos, o que pode ser complicado em termos de espaço na sump e tendo as bombas apontadas para cima, nao me " piacce" muito.

E falando em bombas vem o segundo motivo. Com o 180 CS tens a Aquabee, bastante silenciosa e mais fiavel que a Atman do 66C ,que apesar de trabalhar bem, ainda assim tem tido alguns problemas de veios partidos e problemas de arranque apos algum tempo.

 

Se quiseres passar e ver o meu a funcionar estas a vontade.

 

Continuaçao de bom trabalho

 

Abraço


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,realmente pensei que este projecto não ia para a frente ,ainda bem que estava enganado :tongue: .

Em relação ao material, espero que tenhas mais sorte que eu com a calha da blau ,tenho uma (8x54w) há um ano e já tive de mudar os casquilhos das lampadas e o acrilico que protege as lampadas ao fim de 3 meses caiu no aquario (deve ter encolhido com o calor).como já foi referido ,terias ficado melhor servido com uma ATI bastante superior a nivel de reflectores e da propria construção da calha.

Em relação ao escumador se for o apf 600 cheira-me que daqui a uns tempos estejas a trocar por um mais potente (espero estar enganado )quando a carga organica aumentar.

agora é agua e rocha ai para dentro e dar inicio ao ciclo.

Boa sorte para o projecto cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

B744

 

O projecto está a ficar interessante mas espero dentro em breve mostrar muito mais, de qualquer maneira tem tudo de ser feito com calma uma vez os elevados custos e tambem para não existirem erros e se os mesmos acontecerem ser fácil resolver.

 

O escumador está definido e vai ser mesmo um Bubble Magus NAC 66 C, quanto ao tamanho não tenho problemas uma vez o tamanho da sump (200l com as medidas de 100x40x50) Penso que em questões de tamanho não irei ter problema. Em relação ao escumador que falas realmente é um optimo escumador mas só vai até uma litragem no limite de 900 litros, ou seja, o meu sistema vai ter cerca de 600 litros de água por isso ficaria curto e dado essa situação optei pelo NAC 66 C. Obrigado na mesma pelo conselho e todos são uteis.

 

lsdluis

 

Este projecto vai mesmo para a frente, quando o iniciei com a compra da estrutura de ferro disse para mim mesmo que era para ir até ao fim, não sou de desistir de nada, mas temos de reconhecer que não é uma coisa para se montar em 3 meses. Está a levar o seu tempo mas assim tambem dá o seu gozo que tem sido planeado tudo ao promenor.

 

Em relação a calha a mesma foi escolhida com base nas suas qualidades, claro que tambem tem alguns defeitos, esperemos que não sejam mais evidentes que as qualidades.

 

O escumador APF 600 seria para os primeiros tempos e não chegaria para a carga que vai ter o aquario por isso pensei melhor e optei por um com maior capacidade.

 

Quanto a rocha e água ainda falta um pouco, porque ainda falta 2 coisas...escumador Bubble Magus NAC 66 C e Vortech MP40 depois destas duas coisas avanço para a agua e para a rocha, acredita que é o que eu mais quero.

 

Obrigado pelas v/ visitas e comentários.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Excelente tópico, que me deixa de água na boca ( doce, apesar de me estar a iniciar num projecto salgado )..

 

Malta, tou a projectar um aqua salgada 210 l, com sump , de que escumador e bomba de retorno será o aconselhável para o meu caso? os € também não abundam mas logo se vÊ.

Editado por marco macae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Pessoal

 

Estive ausente todo este tempo derivado a um bom motivo...o meu casamento...Lua de mel...Punta Cana...Mergulho...corais...etc... :D

 

Na passada Terça Feira fui buscar a encomenda que tinha feito na Aquahobby antes de ir de lua de mel e aqui ficam as fotos do que me faltava para colocar a agua dentro do aquario,

 

IMG_0750.jpg

 

IMG_0749.jpg

 

IMG_0748.jpg

 

IMG_0747.jpg

 

IMG_0746.jpg

 

IMG_0745.jpg

 

IMG_0744.jpg

 

IMG_0743.jpg

 

IMG_0742.jpg

 

IMG_0741.jpg

 

IMG_0740.jpg

 

IMG_0739.jpg

 

IMG_0738.jpg

 

Posso tambem dizer que já tenho 25 jerricans de 20 litros para ir apanhar agua e se eventualmente alguma alma caridosa quiser vir ajudar com uma bomba era espectacular uma vez que são só 600 litros de água ;)

 

Já coloquei tambem a areia no aquario e algumas rochas mortas mas não tirei foto...de qualquer maneira fiquei com a sensação de ter pouca areia.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Chegou o dia FINALMENTE!!!!

 

No fim de semana passado foi o dia de ir recolher água salgada para o aquario, de acabar de montar as tubagens, de colocar todos os equipamentos prontos para se dar inicio a entrada de água.

 

Bem o dia começou assim,

 

20102010065.jpg

 

Colocar a mangueira para a recolha

20102010068.jpg

 

Para terem noção do local da recolha

20102010069.jpg

20102010071.jpg

 

A equipa maravilha (Esposa, Pai da Esposa, Eu e a maravilhosa ajuda Camião cisterna de 5000 mil litros com bomba)

20102010067.jpg

20102010070.jpg

 

Foram só 25 jerricans de 20 litros mais não sei quantos garrafões de 5 litros.

 

Depois de chegar a casa, foi tempo de verificar os ultimos detalhes da montagem e colocar a água e aqui fica o aquário cheio,

IMG_0758.jpg

IMG_0754.jpg

IMG_0751.jpg

IMG_0752.jpg

 

Aqui pode-se verificar alguns promenores da coluna seca

IMG_0779.jpg

IMG_0780.jpg

IMG_0782.jpg

 

Entrada de água proveniente da sump para o aquario principal

IMG_0753.jpg

 

Saida de água do aquario principal para a sump

IMG_0766.jpg

IMG_0776.jpg

IMG_0781.jpg

 

Escumador em funcionamento

IMG_0772.jpg

IMG_0771.jpg

IMG_0770.jpg

IMG_0769.jpg

IMG_0764.jpg

IMG_0763.jpg

IMG_0762.jpg

 

Bomba para bombear a agua da sump para o aquario principal

IMG_0765.jpg

 

Vortech em funcionamento

IMG_0756.jpg

IMG_0786.jpg

IMG_0785.jpg

IMG_0784.jpg

 

Aspecto geral da sump

IMG_0759.jpg

 

Os fios que que estão a ver a sair da sump só estão assim porque o móvel ainda não está terminado, quando estiver vai estar tudo muito mais arrumado.

 

Agora só falta ir buscar mais rocha viva e mais rocha morta.

 

Quando tiver mais novidades, voltarei aqui e mostro a evolução e a entrada de novidades neste sistema.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico, não aproveitaste para apanhar ermitas?

 

Atenção a essa bomba de retorno suspensa, garante que ela não caia, tenho uma igual e um dia caiu... bigsmile

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Em primeiro lugar quero esclarecer que a bomba de retorno encontra-se fixada na base da sump por 4 ventosas e que o seu barulho é quase 0.

 

Em segundo lugar quero informar que hoje fui buscar 9.3 Kg de rocha viva,

 

IMG_0789.jpg

 

IMG_0790.jpg

 

IMG_0791.jpg

 

O espectro de luz escolhido foi o seguinte,

 

IMG_0792.jpg

 

A disposição das rochas não é a final uma vez que estou ainda falta rocha e o layout final só vai ser "trabalhado" quando tiver todas as rochas.

 

A previsão de introdução de peixes será mais coisa menos coisa por volta de 1 mês.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Venho actualizar um bocadinho a evolução do aquario, com a entrada de alguns habitantes e outros que já cá estavam, mas já dá para perceber a evolução de alguns corais ( que tive a sorte de virem agarrados a rocha viva)

 

Entrada recente de vivos,

 

2 - Amphiprion ocellaris

2 - Eremitas

2 - Nassarios

2 - Turbo snail

 

André Obrigado pelo elogio mas isto ainda está muito no inicio mas estou cada vez mais interessado por este pequeno ecossistema e que me tem dado um gozo tremendo a sua contrução.

 

Vem aqui ficam as fotos,

 

IMG_0812.jpg

 

IMG_0805.jpg

 

IMG_0804.jpg

 

IMG_0803.jpg

 

IMG_0799.jpg

 

IMG_0796.jpg

 

IMG_0795.jpg

 

IMG_0794.jpg

 

Dentro em breve vai entrar mais alguns vivos e mais rocha viva.

 

Abraços

 

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico o aquario está no bom caminho ,parabens .Devias era de por a rocha toda que achares necessaria e só depois avançaer com os vivos .Tenta por rocha já maturada para os impactos nos parametros da agua serem mais pequenos.Encher bidons assim é uma maravilha ,eu quando vou buscar agua é tudo ao lombo :puppydogeyes: .

Boa sorte para o aquario e vai postando a evolução cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal

 

Depois de algum tempo sem actualizar a evolução do aquário aqui vai algumas novidades, mas antes queria deixar aqui um enorme agradecimento ao Luis e a sua loja Aquahobby que tem sido uma grande ajuda com a sua experiencia e simpatia em explicar tudo para o sucessso deste projecto. :discuss_gathering:

 

Informo ainda que todos os peixes existente no aquário foram adquiridos na Aquahobby bem como a rocha viva. Mais uma vez obrigado Luis. (qualquer dia tenho de ir ai reforçar a equipa de limpeza :transport027: )

 

Algumas algas estão a ser persistentes nomeadamente no vidro traseiro, de qualquer maneira estava a espera que fosse bem mais complicado esta fase.

 

A introdução de corais iniciou-se a cerca de 20 dias. Neste momento só vai entrar mais corais depois de adquirir a BMT Bubble Magus Doseadora para avançar com a

introdução de Ca e Mg.

 

Bem agora vamos passar as fotos que é o que todos querem,

 

IMG_0813.jpg

 

IMG_0815.jpg

 

IMG_0816.jpg

 

IMG_0819.jpg

 

IMG_0820.jpg

 

IMG_0821.jpg

 

IMG_0824.jpg

 

IMG_0825.jpg

 

IMG_0827.jpg

 

IMG_0830.jpg

 

IMG_0832.jpg

 

IMG_0834.jpg

 

IMG_0841.jpg

 

IMG_0842.jpg

 

IMG_0843.jpg

 

IMG_0847.jpg

 

IMG_0849.jpg

 

IMG_0855.jpg

 

IMG_0856.jpg

 

IMG_0858.jpg

 

IMG_0861.jpg

 

IMG_0862.jpg

 

IMG_0869.jpg

 

IMG_0871.jpg

 

IMG_0875.jpg

 

IMG_0876.jpg

 

IMG_0877.jpg

 

IMG_0878.jpg

 

IMG_0879.jpg

 

IMG_0880.jpg

 

IMG_0883.jpg

 

Desculpem pelas ultimas fotos da salaria não estar bem focado mas não parava um bocadinho…

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico, isso vai no bom caminho. Para já não punha mais peixes, deixava estabilizar mais o aqua e tratava de por ai uma excelente equipa de limpeza.

 

Quanto ao sarcophyton eu aconselho-te a pores no sitio mais isolado ou independente, isto porque ele não vai parar de crescer e vai ocupar o lugar para colar mais corais, digo isto porque já mudei o meu duas vezes de sitio. :P

 

Continuação de um bom aqua.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vodka7

 

Obrigado, realmente parece que está no bom caminho e estou bastante contente, como disse no post agora não vão entrar mais peixes pelo menos até final do ano e vai ser reforçada a equipe de limpeza que é bastante importante para a estabilização do aquário, uma das quais as algas.

 

Quanto ao coral a ideia é mesmo que ele fiquei grande naquela zona, o prato onde ele se encontra é enorme, mas depois se verificar a necessidade de o mudar, vou lembrar-me das tuas palavras :discuss_gathering:

 

Verissimo,

 

Neste momento o aquario não vai levar mais rocha, pelo menos para já, uma vez que não pretendo ter grandes quantidades de rocha dando a parecer que o aquario está cheio com uma parede de rocha. A ideia é ter duas ilhas onde vão ser colocados os corais...bem devagar para não existir ou tentar diminuir baixas.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquario desse tamanho não vais resistir a adicionar rocha quando te faltar o espaço para veres os corais crescerem...

Eu adicionava já, mantendo as duas ilhas mas um pouco com mais altura para maior aproveitamento da luz por parte de corais mais exigentes.

 

força

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.