Projecto Agua Salgada 1.50comp x 60Prof x 50 alt


Frederico

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Finalmente vou iniciar um projecto que ando a projectar a muito tempo e agora que comprei casa tenho o local ideal para colocar o meu pequeno espaço do oceano.

 

Claro que as duvidas são mais que muitas e por isso vou deixar aqui para todos e se possivel os mais experimentes que me ajudem na montagem deste pequeno grande aquário, então vou passar ao setup. Peço o favor que critiquem o máximo ( criticas construtivas é claro)

 

Aquario - 1,50 x 60 x 50 - 450 Litros - Aquario em principio vai ser feito na vidromoldura

 

Sump - 100 x 40 x 50 - 200 Litros

 

Aqui penso que não existe duvidas.

 

Movel - Estrutura de ferro galvanizado e forrado a madeira.

 

Primeira duvida onde é o melhor sitio para fazer uma estrutura destes em ferro galvanizado e se possivel o sitio mais em conta, existem bastantes por aqui por isso de certeza que me vão conseguir ajudar :thumbdown2:

 

Escumador - Nautilus - estava a pensar colocar um Deltec mas fui informado que este Nautilus tem a mesma eficácia ou até melhor, concordam? Sinceramente este que me apresentaram numa loja indicaram que era para aquarios superiores a 1000 litros e ficava em cerca de 288€.

 

Bomba de retorno - 3000 litros - marca EHEIM - Será que chega ou seria necessário mais devido a litragem do sistema?

 

Reactor de cálcio - Ainda não pesquisei em termos de produtos muita coisa por isso estou neste campo aberto a algumas sugestões que possam existir :shocked028:

 

Iluminação - Leds - Este é um campo de muita importancia e dado esse motivo tentei aconselhar-me ao máximo e juntando o gasto inicial num sistema de Leds mas na poupança significativa ao longo dos meses e já que faz um efeito mais ou menos parecido com uma HQI, mas como já referi com consumos bem inferiores, irei optar por este sistema. Não consigo precisar nem marca nem modelo porque não me lembro mas irei a loja novamente e informo.

 

Bomba de circulação - Vortech Mp40w Gen2 - Já ouvi falar aqui no forum que este bomba....é a bomba e por isso dado as suas prestações magnificas aliando ao facto de fazer uma excelente circulação dentro do sistema optei por ela. Espero que uma seja o sufeciente até porque o valor dela é......uma bomba :shocked028:

 

Tubagens - Irei em principio comprar na Leroy Merlin mas se alguem souber de algum sitio onde venda ou mais barato ou que tenha uma qualidade superior estarei atento.

 

Neste momento é tudo, o aquario vai ser encomendado em principio no final deste mês e por isso o inicio da aventura começa 3 semanas depois quando ira ser entregue.

 

Obrigado a todos por lerem o meu post e desde já agradeço toda a ajuda e sugestões que tiverem para me dar.

 

Muito Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Grande Frederico,

 

É bom ver-te nestas andanças e devo dizer-te que começas em grande.

 

Vou tentar ajudar:

 

Aquario + Sump: Impecável, apesar de, na minha opinião, achar que Sumps demasiado grandes trazem mais desvantagens do que vantagens mas tudo depende do modo como pretendes fazer a arrumação dentro do móvel, os equipamentos a adquirir, tipo de manutenção, etc. Uma vez que vais à Vidromoldura, sugiro um corta-bolhas com tampa e duas divisões: uma para o escumador, outra para a bomba de retorno. Apenas duas divisões trazem-te vantagens na altura da manutenção e na limpeza da Sump onde os detritos se acumulam mais na zona do escumador que por sua vez são filtrados/removidos do sistema por este. Atenção às medidas para o escumador; deixa espaço suficiente para um dia mais tarde quereres fazer um upgrade ao mesmo. Fala com o amigo Rui que ele já sabe o protocolo. :thumbup3:

 

Movel: Estrutura de ferro galvanizado e forrado a madeira.

 

Eu pensaria numa estrutura com perfis de alumínio. Vê aqui porquê. Esta também pode ser forrada a madeira.

 

Escumador: Nautilus

 

Será que o escumador é este?

 

É que isso nem bomba traz e quanto à possibilidade de ser melhor que um Deltec que esteja indicado também para litragens superiores a 1000L... bom, eu diria que é algo muito duvidoso ( tradução: a conversa do costume para vender).

 

Frederico, vai para um escumador que seja minimamente conhecido, que tenha feedback das pessoas, que sejam usados em sistemas decentes, etc. Não há nada melhor que comprar material com provas dadas nas mãos de outros praticantes do hobbie, ao invés de nos fiarmos em material desconhecido ou naquilo que as lojas publicam. O escumador é uma das peças mais importantes nos aquários de água salgada e quando é algo que é bem comprado, " dura uma vida" com satisfação garantida. É muito comum as pessoas comprarem escumadores duvidosos ou " impingidos" pelas lojas para mais tarde chegarem à conclusão que pelo mesmo dinheiro ou um pouco mais, tinham comprado um escumador realmente decente/bom. Gasta-se dinheiro duas vezes desnecessáriamente. Penso que não preciso de te explicar a importância de um bom escumador num sistema desses mas se precisar, apita.

 

Vou tentar facilitar em passos de eliminação, se fosse para mim:

 

- Escumadores bons ( na minha opinião, claro) tens, por ordem alfabética: ATB, Deltec, H&S e Royal-Exclusiv

 

- Para a litragem do teu aquário, queres qualquer coisa entre 1000L e 1500/2000L e para isso tens:

 

Royal-Exclusiv: Bubble King Mini 180 - a partir de 800€

ATB: Nano B e Small - 490€ e 700€ respectivamente

Deltec: AP701, AP851 e AP702 - a partir de 630€

H&S: 200-1260 e 200-2xF2001 - 640€

 

Os preços são arredondados e são para escumadores de 1000L até 2000L.

 

- Preço

 

- Dos que se inserem no orçamento que pretendes gastar, sugiro que elimines os que são de recirculação ou seja, os que são externos e que trazem apenas uma bomba para fazer recirculação da água dentro do escumador, precisando de outra bomba para bombar a água da Sump para dentro do escumador. Se vais fazer uma Sump dessas dimensões, provavelmente vais querer um escumador interno, para além de que escumadores internos só necessitam de uma bomba ( menos gastos eléctricos, menos barulho, menos manutenção, etc).

 

- Dimensões

 

- Tipo de bomba utilizada, relação ar/água

 

- Acabamentos

 

Acho que não me estou a esquecer de nada e, de um modo geral, acho que estes passos são, de um modo ordenado, os mais importantes a ter em conta na escolha de um escumador.

 

Bomba de retorno: - 3000 litros - marca EHEIM - Será que chega ou seria necessário mais devido a litragem do sistema?

 

Ou Eheim ou Sicce 3200/4000 ( igualmente boa, baixos consumos, boa relação preço/qualidade)

 

Reactor de cálcio: Ainda não pesquisei em termos de produtos muita coisa por isso estou neste campo aberto a algumas sugestões que possam existir :sign_welcome:.

 

Porque é que queres um reactor de cálcio no início? Resposta: não queres. bigsmile

 

O que tu queres, para já, é um reactor de Kalk que te injecta carbonatos e cálcio no aquário de modo a manteres níveis bons de kH e Ca. Só com a adição de corais duros ( sps maioritariamente) é que o reactor de kalk + TPAs ( magnésio) poderão não chegar e aí sim, é que vem o reactor de cálcio. O reactor de kalk pode ser ligado ao aparelho de reposição automática de água de osmose de modo a que, quando haja evaporação no sistema, o bombear da água de osmose é accionado e esta flui pelo reactor, passa através do kalk e sobe já com o kalk dissolvido para o aquário ou podes fazer adição de kalk apenas à noite com pinga-pinga, bombas peristálticas, etc. Pessoalmente e quando usei, preferi a primeira opção porque é automático, é constante ao longo do dia, se o reactor for bem feito não há grandes flutuações no kH, etc. Se fosse hoje, voltava a encostar o reactor e virava-me de novo para o Método de Balling ( segue os links).

 

Iluminação: - Leds

 

Atenção a isso... Os leds podem ser o futuro e de facto, estão cada vez mais na moda mas, para já e para corais mais exigentes ( novamente, SPS), continua a não ser suficiente para chegar à mesma qualidade das HQIs ou T5s. Não como iluminação única. O efeito que falas tem unicamente a ver com o sombreado que faz através da coluna de água porque em termos de PAR e Lumens, não é bem assim. Aqui entra a mesma filosofia que deves ter em relação ao escumador e com aquilo que pretendes manter no aquário, caso contrário, é mandar dinheiro fora.

 

Bomba de circulação - Vortech Mp40w Gen2

 

É, de facto, a bomba. Boa escolha. Podes ver um pequeno review que fiz aqui.

 

Tubagens: - Irei em principio comprar na Leroy Merlin mas se alguem souber de algum sitio onde venda ou mais barato ou que tenha uma qualidade superior estarei atento.

 

Duvido que no Leroy encontres alguma coisa de jeito.

Na Naturline também tens tubagem e passa-muros ou então na Gonçalves Ferreira, em Alcântara ( lá têm tudo).

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande André

 

Fiquei muito contente por teres comentado o meu topico sobre este projecto, até porque foi nos teus aquarios que me inspirei em algumas para não dizer em todas as coisas, espero que não leves a mal, mas realmente retirei de lá bastantes ideias para ir compor este meu projecto.

 

Desde já agradeço a tua ajuda e iria pedir, se não fosse estar a abusar, que me desses um help nesta grande montagem para não haver asneiras uma vez os teus conhecimentos, até porque é normal existirem duvidas e muitas vezes erros e quero que fique 5 estrelas.

 

Quanto a sump tens razão é grande mas é para colocar o escumador dentro dela, ou seja, interno. Falando em escumador fiquei agora pensativo no que me disseste até porque realmente não é um escumador falado por estas bandas, inicialmente tinha pensado num Deltec mas depois de visitar a dita loja fiquei confuso, desde já agradeço a forma como me ilucidas-te e deste logo os fantásticos exemplos de escumadores que têm mais que provas dadas.

 

O movel a minha questão que me preocupa neste momento porque sem ele não posso encomendar o aquario, realmente fiquei esclarecido mas e aqui e como eu jogo e muito pelo seguro e não quero deitar nada a perder, achas fiável uma estrutura em aluminio para o peso do aquario? Já agora podes dizer-me mais ou menos só para eu ter uma ideia em quanto é que fica uma estrutura destas e já agora a loja?

 

Bem já percebi que o reactor de cálcio não preciso, hehehe :P

 

Mas agora surgiu outra duvida será que não preciso agora mas mais tarde preciso? Então e depois vou ter dois reactores distintos a funcionar?

 

Neste campo como disse preciso mesmo de ajuda André, desculpa estar a ser um chato descomunal... :medieval_mace:

 

Outra coisa que verifiquei é que falaste em osmose, era uma coisa que eu queria tentar não ter no aquário uma vez o desperdicio de agua que sofremos com um sistema destes. Posso estar a dizer uma fantástica asneira mas pensei em adicionar ao aquario agua salgada que ficasse de reserva aquando das mudas de água. Que dizes disto?

 

Fiquei um pouco triste com o facto de não "aprovares" os leds, até porque já estava a pensar no quanto é que ia economizar mensalmente... Como disse jé verifiquei bastante este tema e existe leds de iluminação de interiores e leds de iluminação de alta intensidade, pelo menos foi assim que me explicaram e estes ultimos são os que são para ser utilizados em aquários. Gostava mesmo de experimentar os leds mas não quero ter uma iluminação deficiente porque isso é condenar este projecto que por muito no inicio que esteja (ainda só tenho o espaço na sala vazio para o aquario) não quero falhar.

 

Quanto ao review da bomba a Vortech eu já tinha lido quando vi o teu aquário e foi com base nesse teu review que decidi optar por ela.

 

Quanto as tubagens sendo assim vou optar por ir a Naturline, gosto da loja e até podiamos combinar para nos encontrarmos lá um dia destes ate porque neste pequeno tema das tubagens e da sump não quero correr nem 0,0005% de possibilidade de inundação entendes?

 

Bem queria agradecer a ti André pelo fantástico apoio e saber que demonstraste logo nesta tua recepção ao meu tópico e que vou se me deixares é claro recorrer a ti para me ajudares.

 

E quero também agradecer o apoio da minha querida e amada nokinhas ( a minha mulher) que me apoiou desde sempre nesta minha "pancada" por aquários e por ter sido ela a própria a escolher o sitio fantástico na nossa sala para colocar o aquario :music_singguitar:

 

André se quiseres trocar contactos e combinar alguma coisa manda MP

 

Grande abraço a todos

 

P.s: Se possivel vou tentar documentar todo este projecto aqui no forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico,

 

Em relação ao tirar ideias do meu tópico, é como se costuma dizer: “ serve-te à vontade”. banana rock

 

Gostava só de, mais uma vez, reforçar a ideia de perderes o tempo que for preciso a estudar o material que queres comprar porque montar um aquário de água salgada é francamente mais caro que montar um aquário plantado mesmo high-tech e como o dinheiro custa a ganhar, certifica-te que investes apenas uma vez em cada equipamento e pensa sempre a longo prazo. Falando por mim, o investimento que tenho feito em ambos os aquários tem sido bastante elevado e custoso mas dou valor ao que tenho e sinto que têm sido bons investimentos, mesmo se um dia mais tarde quiser montar um sistema um pouco maior. Por isso, leva a coisa com calma, toma gosto na concepção e montagem do sistema ( desde os esboços aos peixes e corais já dentro do aquário) e pede/lê sempre opiniões externas às lojas. As lojas têm que ter o seu lucro e são elas que nos proporcionam os vivos e material mas são muito poucas as que sabem realmente aconselhar o cliente de modo a que este faça investimentos seguros a longo prazo e, no fim, quem sai prejudicado é o cliente.

 

Dito isto, amanhã devo dar um salto à Natur por isso se quiseres, podemos combinar lá para um cafézinho e uma cavaqueira sobre o teu projecto.

 

Móvel: Sim, a estrutura de alumínio aguenta sem problemas o peso do aquário. As estruturas feitas em alumínio podem ser facilmente reforçadas ao teu gosto ou seja, onde quiseres colocar barras verticais ou horizontais para reforço vertical e horizontal, respectivamente, colocas sem problemas. Só tens de cortar as barras de perfil de alumínio à medida e colocares as respectivas uniões aparafusadas. A margem de manobra é infinita. Podes comprar tu os perfis de alumínio numa casa que existe em Algueirão/Mem-Martins ou podes pedir na Naturline para te fazerem a estrutura. Aliás, se reparares nos aquários de display ( tanto o salgado como o plantado) de 2 metros deles, têm ambas estruturas em perfil de alumínio a sustentá-los e estamos a falar de cerca de 1000L cada um. Não te sei precisar os preços de uma estrutura já feita mas o perfil de alumínio de 2cmx3cm em barras de 6m anda à volta de 18€ ( lembro-me vagamente que foi este o preço que paguei quando comprei perfil de alumínio para fazer os suportes para a minha calha de iluminação). Depois há que comprar as uniões, parafusos, terminações, etc que ficam num preço muito cómodo também.

 

Deixo um exemplo da montagem de um aquário japonês ( estes têm usado bastante os perfis de alumínio para construção de estruturas) com a estrutura em perfil de alumínio forrada a vidro baço em toda a volta e com ímans circulares a fazer a união vidro/estrutura:

 

ded9ca09.jpg

 

Limpo, minimalista e estéticamente agradável.

 

Reactores: Grosso modo, tens dois tipos de reactor: reactor de kalk e reactor de cálcio. O reactor de kalk trabalha com água de osmose + hidróxido de cálcio e injecta cálcio ( Ca) no aquário ao mesmo tempo que aumenta o pH da água de osmose e o reactor de cálcio injecta carbonatos ( kH), cálcio, magnésio ( Mg), Fosfatos ( PO4) e elementos traço através de mídias específicas.

 

O reactor de kalk pode ser usado ou com bombas peristálticas ( para um maior controle na dosagem de água com kalk no aquário) ou através de osmoreguladores que controlam e repoem a água evaporada com água de osmose através de bóias e controladores ( sempre que ha evaporação, a bóia dá sinal ao controlador para activar uma bomba de baixa voltagem para repor a quantidade de água evaporada; essa água passa pelo reactor de kalk antes de ir para o aquário).

 

O reactor de cálcio funciona com água do aquário através da colocação de mídias de cálcio e magnésio enriquecidas com elementos traço que são dissolvidas em pH ácido dentro do reactor através da injecção de CO2 pressurizado. Os reactores de cálcio necessitam de sondas de pH para se saber qual o pH dentro do reactor de modo a se poderem calibrar correctamente para a dissolução das mídias e electroválvula para desligar o reactor quando as luzes apagam, evitando a injecção de água ácida durante a noite.

 

Um reactor de kalk não implica o uso de um reactor de cálcio mas o contrário é aconselhado uma vez que a água do reactor de cálcio, para injectar Ca, Carbonatos e Mg, entre outros, dissolvidos, tem de ter um pH baixo e essa água com pH baixo irá para o aquário, contribuíndo para a instabilidade do pH no aquário ( tendência para baixar o pH do sistema). O reactor de kalk previne isso, contrabalançando essa água ácida com água alcalina. Um reactor de cálcio só deve ser instalado quando a demanda de Ca, kH e Mg é alta no aquário e isso acontece quando se colocam corais duros ( SPS) que precisam de incorporar esses nutrientes para formar o esqueleto calcáreo composto por carbonato de cálcio. É possível manter este tipo de corais apenas com um reactor de kalk mas se o consumo destes nutrientes for superior àquilo que o reactor conseguir fornecer, torna-se necessário adicionar um reactor de cálcio, ficando-se com ambos os reactores a funcionar. É por isso que não é aconselhado montar um reactor de cálcio enquanto este não se justificar ( principalmente no início de uma montagem), quer pelos baixos consumos que tens de nutrientes, quer pela injecção de PO4, quer pela água enriquecida em CO2 que vai para o sistema, resultando em instabilidade dos parâmetros e no aparecimento de algas em excesso.

 

Osmose: A água de osmose serve para repores a água que evapora sem alterares a densidade da água. A não ser que faças TPAs diárias ( e mesmo assim...), tens sempre evaporação de água no sistema mas o sal mantém-se no mesmo ( sistema). Para manteres a densidade da água constante, essa água evaporada deve ser reposta através de um osmoregulador com água de osmose. Se adicionas água salgada para repor a água evaporada, estás a aumentar ainda mais a densidade da água e, como todos os parâmetros, há níveis óptimos dos quais não convém fugir muito, quanto mais haver instabilidade nos mesmos. Usar uma osmose não significa necessáriamente desperdício. Posso-te dizer que tenho uma osmose de 190L há 3 anos e meio e desde o primeiro dia que aproveito quer a água pura, quer a água de esgoto. A água pura vai para os aquários e a água de esgoto enche um reservatório que uso para regar as plantas dos vasos, WCs, lavar a casa, etc. Posso-te até dizer que a conta da água baixou desde que tenho a osmose. Acho um crime a água que as pessoas gastam com as osmoses sem qualquer peso na consciência quando basta um simples reservatório para se aproveitar tudo o que sai da torneira.

 

Leds: Esta é uma questão que já levanta alguns debates mas a verdade é que, por muito que se fale, até hoje, ainda não vi um aquário com uma iluminação exclusiva de leds e que mantenha corais mais exigentes em termos de luz ( SPS) com boas cores e bons crescimentos. É certo que existem leds e leds mas, para além de ser uma tecnologia em expansão ( não tenho dúvidas que seja o futuro), os poucos sistemas de leds decentes que existem no mercado actualmente são caros e não oferecem as mesmas características em termos de PAR e Lumens que sistemas de iluminação compostos por HQIs, T5s ou mistos oferecem dentro da mesma gama. A não ser que estejas disposto a ser um dos pioneiros e fazeres um investimento considerável num sistema desses sem certeza de sucesso, sugiro que vás para um sistema misto de HQI + T5 ou um sistema exclusivo de T5s. Pelo menos com um desses tens a certeza que podes manter corais mais exigentes e o investimento não é tão puxado. Entre estes dois últimos, tens aqui alguns pontos entre HQIs e T5s que te poderão ajudar a decidir.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André

 

Sinceramente fiquei esclarecido em mais alguns ponto que precisava com este teu ultimo post, obrigado.

 

Como disseste vou mesmo voltar a olhar para a minha lista de material e verificar se o investimento que irei fazer é seguro e inclusivé se é bom para qualquer upgrade que queira fazer no futuro.

 

Em relação a osmose tens toda a razão não é necessário desperdicar água basta arranjar um recipiente para a manter e utilizar noutros fins.

 

Vou então virar-me para o reactor de kalk e esquecer (por enquanto) o de cálcio, na altura de comprar o de kalk depois vou mais uma vez dar a conhecer o que pretendo comprar e depois me dirás de tua justiça.

 

Quanto a iluminação gostava de ser um pioneiro nestas andanças dos leds mas como tu dizes tenho algum receio de gastar dinheiro num sistema que depois não vai ser rentavel para o projecto, por isso, se calhar a calha vai ter os tais leds mas conjugada com uma ou duas HQI, mas isto ainda é uma coisa para ser ainda mais estudada e aprofundada.

 

Neste momento fiquei super esclarecido sobre a estrutura em aluminio e deverá ser a minha escolha, por isso, tenho de equacionar a compra desse material e começar a tratar do movel.

 

Já sei que a Vidromoldura vai levar cerca de 3 semanas a entregar o aquário (ainda não encomendei) por isso vai dar tempo para tratar do suporte do mesmo.

 

Em relação a amanhã André em nos encontrarmos na Natur teria muito gosto mas vou ao IKEA para comprar algumas coisas lá para a casa, desculpa, mas desde já fica combinado lá um encontro.

 

Mais uma vez obrigado pelos teus esclarecimentos, nem imaginas o que já me ajudas-te só com os teus conselhos e desmistificar aqui algumas coisas no projecto.

 

No proximo post já mostro em que sitio da sala o aquario vai ficar, sitio esse ainda vazio é claro mas que espero que dentro em breve esteja lá a nascer muito polipo!!!!

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas , o André já disse tudo(e bem) mas só vou acrescentar mais um escumador á lista ,o tunze 9420 fica a volta de 600euros , tenho um e só tenho bem a dizer,apesar de não serem muito bem falados aqui no forum.

Boa sorte para o projecto :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas pessoal,

 

Bem estive tanto tempo sem dizer nada que todos devem estar a pensar que desisti deste projecto...NADA DISSO!!!!

 

Simplesmente as despesas de mobilar uma casa nova são mais que muitas e atrasou este projecto que até nome já tem mas a seu tempo vai ser divulgada.

 

Agora novidades...

 

Já se encontra encomendada a estrutura que vai sustentar o aquario na Donametal e quando tiver a confirmação de entrega irei encomendar o aquário na vidromoldura.

 

Esta é a novidade acreditem que este projecto vai começar a mexer e irei começar a documentar com fotos quando receber a estrutura.

 

Quero aproveitar também para desejar um excelente 2010 a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico,

 

Relativamente à estrutura galvanizada...acho que poderás estar a exagerar um pouco, o ferro/aço galvanizado é utilazo nas estruturas dos arranhas-céus e um aqua nunca irá exercer assim tanto peso ao que se possa justificar uma estrutura dessa envergadura já para não dizer que te poderá sair um bocadinho carote :confused4: , opta talvez pela estrutura em aluminio como já referiram.

 

Cumps (desculpa a observação :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe dizer onde fica mais exactamente a tal casa que existe em Algueirão/Mem-Martins que vende os perfis em alumínio se faz favor? Nem que seja o nome da casa.

Já agora, a loja que o André falou que vende os passa-muros, a Gonçalves Ferreira, em Alcântara, é a que fica na Rua dos Luisadas N.50 - 1º, LISBOA, LISBOA 1300?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Desdemona,

 

Em relação à estrutura vai ser mesmo de ferro galvanizado e vai ser feito numa empresa amiga o que até vai ter um preço muito muito muito bom (quase nada) :music_singguitar:

 

E como o seguro morreu de velho, não vou facilitar e vou ter uma estrutura que é resistente e para toda a vida e contra azares bigsmile

 

Não tens de pedir desculpas nenhumas e todas as observações construtivas são bem vindas, prova disso é este fantástico forum onde cada um com a sua experiência vai dando o seu contributo aumentando e ajudando este fantástico hobbie.

 

Quintino,

 

Quanto a loja Gonçalves Ferreira, não sei confirmar se é essa a morada, mas aconselhava-te a dares um salto a Naturline eles têm tudo o que precisas, em relação a loja para a estrutura vou dar-te um contacto e pede um orçamento, contacto vai por MP, é a empresa que está a fazer a minha estrutura e são 10 estrelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Bem venho aqui informar o pessoal que hoje chegou a casa a estrutura do aquario, feita por medida em ferro galvanizado.

 

Aqui ficam as fotos,

 

27022010025.jpg

 

27022010024.jpg

 

Este projecto está a demorar mais do que eu pensava mas a calma é o segredo da aquariofilia e por isso está a ser tudo feito com um passo de cada vez para não falhar nada, até porque o projecto é grande e envolve muito dinheiro.

 

Neste momento vão seguir dois passos simultâneos que é forrar a estrutura a madeira e encomendar o aquário.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Venho informar que foi hoje enviado mail para a Vidromoldura para iniciar o projecto do aquario com o pagamento de 50% do valor total do projecto.

 

O aquario ficou com as seguintes medidas finais,

 

1.50 x 60 x 60

 

Os furos vão ser de

 

1 de 50 mm

1 de 20 mm

 

Espero em breve ter fotos do aquario em minha casa e poder facultar a todos vós.

 

Estou ansioso por ter as coisas todas a funcionar, mas estou a fazer tudo com muita calma para ter tudo impec! :confused4:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

 

Pessoal,

 

Quero deixar aqui as fotos do aquário já em minha casa e com imenso esforço a mistura uma vez o enorme peso (115kg aproximadamente) ;)

 

Antes de passar ás fotos queria deixar publicamente o meu agradecimento a minha noiva que me apoia neste projecto e mesmo quando viu o monstro de aquario não se assustou e ao meu sogro que é mais um pai do que sogro, tem sido uma pessoa impecável em tudo e até neste projecto está a apoiar a 100% e sempre pronto para ajudar. O meu muito obrigado!!!

 

Agora vamos passar ao aquario propriamente dito, o mesmo foi feito na Vidromoldura e aqui deixo as fotos,

 

14052010011.jpg

 

14052010010.jpg

 

14052010009.jpg

 

14052010012.jpg

 

14052010016.jpg

 

14052010017.jpg

 

14052010013.jpg

 

14052010014.jpg

 

14052010018.jpg

 

A seguir vem o projecto do movel.

 

Espero em breve conseguir fazer todas as ligações com as tubagens para a sump.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico,

 

Vai no bom caminho...certo é que irei acompanhar a evolução deste aquário.

 

Já forraste o estrutura de aço? Como é que fizeste?

 

abraço e boa sorte,

Alberto Magalhães

Editado por curioso_am
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas curioso_am

 

Respondendo as tuas perguntas, ainda não forrei a estrutura de ferro uma vez que estou em medições e a estruturar o projecto. A unica coisa que posso adiantar já é que vai ser forrada toda a madeira.

 

Quando a base onde vai ficar a sump, estou a projectar uma base deslizante, onde vai estar assente a sump e a qual sai de lado da estrutura, isto quando for necessário fazer alguma intervenção mais morosa e que necessite de toda a area superior desimpedida.

 

Esta situação vai carecer de torneiras em ambos os tubos que vêm do aquario para as poder fecher e retirar os tubos para deslizar essa estrutura.

 

Mas como disse ainda não passam de ideias e que estão só agora a chegar ao papel. Quando começar a ser feito a forragem da estrutura irei por as devidas fotos aqui no forum.

 

Neste momento também estou a verificar preços de 3 coisas que necessito para já e sem as quais não posso iniciar o sistema e passo a citar,

 

- Escumador - Irei em principio optar pelo Deltec APF 600 -> 400 €

 

- Bomba de circulação - Sem sombra de duvidas Vortech MP40w -> 390 €

 

- Calha de iluminação - Irei em principio optar por uma calha com a seguinte iluminação - 1.50 2x150 HQI + 2x80 T5 -> 446 €

 

Depois destas aquisições irei comprar a areia (viva ou não tambem ainda estou a pensar nisso) e a rocha viva (pelo menos 50%)

 

Bem por agora é tudo.

 

Abraços

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite,

 

Pessoal

 

Aqui vai mais algumas novidades sobre este projecto, hoje foram adquiridos mais duas "peças" importantes neste puzzle,

 

Então aqui vai,

 

Calha de iluminação

 

Marca - Blau

Modelo - BLAU LUMINA 680

Descrição - 6x80w T5 (152 cm) 152,4*33,5*4,5 Perfil de aluminio extrusionado anodizado resistente a la corrosión Color aluminio natural Extra plano (4,5 cm de altura) y ligero Reflectores individuales de alta reflexión fabricados en Alemania por Alanod (30% más de luz) Refrigeración forzada por ventiladores (alarga la vida de las reactancias y de los tubos). Reactancias electrónicas (30% de ahorro energético) Protector de Policarbonato (Resistencia al calor y gran transparencia). 1 Enchufe y 1 interruptor por cada 2 tubos Cables de acero de serie para colgar, posibilidad de accesorio para apoyar sobre acuario (ref 7730000) Tubos no incluidos

(peço desculpa de não estar em Portugês, mas não encontrei o texto traduzido)

 

13062010024.jpg

 

13062010025.jpg

 

Como podem constatar ainda falta 2 lampadas, neste momento estão actinicas e brancas.

 

Bomba de retorno

 

Marca - EHEIM

Litragem - 3000 l/h

Descrição - Go to EHEIM marine pump 1103

 

High, controllable output from a compact unit – that's what these pumps represent. These new models complete the range of compact pumps. Suitable for use in or out of water.

 

1 - For use in water.

 

2 - Supplied adapters make it suitable also for outside water.

 

12692608148355227_plus_Diagramm1.jpg

 

TabelaEHEIM.jpg

 

Agora as fotos da Bomba

 

13062010032.jpg

 

13062010031.jpg

 

13062010029.jpg

 

13062010028.jpg

 

13062010027.jpg

 

13062010026.jpg

 

Hoje é tudo, de qualquer maneira posso adiantar que amanhã irei comprar a madeira que vai ser colocada entre a estrutura de ferro e o Roofmate e iremos colocar o aquario já em cima da estrutura, finalmente.

 

Começo a ficar ansioso por ver o aquario com agua, mas para isso acontecer, ainda falta mais 2 "peças",

 

Escumador

Vortech

 

Mas se tudo correr bem em principio até ao final do mês vou iniciar o ciclo do aquario :)

 

Conto dar novidades em breve e poder explicar com fotos como vai ficar o interior da estrutura onde vai ficar uma plataforma deslizante de onde vai sair a Sump, de lado da estrutura, sempre que seja necessário alguma manutenção. Isto vai servir para o melhor manuseamento de todos os materiais existentes no seu interior.

 

Grande abraço a todos

Editado por Frederico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, quero dar as felicidades por esse futuro aquario, e sem duvida q vou seguir este topico, lamento q n va dar dicas para ajudar, e uteis pois n percebo nada disto, ando neste momento a pesquisar pois um dia quero aventurar-me tb nos salgados, e as medidas do aquario q quereria começar sao = ao q tu tens logo mais uma razao para eu estar bem atento a este topico, mas apesar de n ajudar com respostas e possivel q ajude com perguntas :flick_tongue:

 

mas mais uma vez felicidades e boa sorte com esse futuro belo aquario!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Bem venho aqui hoje mostrar que nem tudo são boas noticias, como podem verificar comprei uma calha Blau 680 mas que verifiquei quando cheguei a casa que estava com problemas de fabrico e várias coisas não funcionavam.

 

Agora vem a parte boa e que mostra que hoje em dia ainda existe lojas que merecem a nossa confiança e que tambem são pessoas integras e que querem o melhor para o cliente, então a loja não só se disponibilizou logo a resolver o problema num curto espaço de tempo possivel como me deu a hipotese de efectuar o upgrade para a calha Blau 880 uma vez que não tinha mais calhas Blau 680 em loja, aceitei a troca e posso dizer que a loja em questão vai ser a minha fornecedora de tudo o que for necessário para o aquario desde material a vivos. Posso dizer que a situação foi resolvida em 2 dias! (Loja em questão Naturline, fantástico o atendimento e a atenção prestada).

 

Calha Blau 880

 

8x80w T5 (152 cm) 152,4*42,3*4,5 Perfil de aluminio extrusionado anodizado resistente a la corrosión Color aluminio natural Extra plano (4,5 cm de altura) y ligero Reflectores individuales de alta reflexión fabricados en Alemania por Alanod (30% más de luz) Refrigeración forzada por ventiladores (alarga la vida de las reactancias y de los tubos). Reactancias electrónicas (30% de ahorro energético) Protector de Policarbonato (Resistencia al calor y gran transparencia). 1 Enchufe y 1 interruptor por cada 2 tubos Cables de acero de serie para colgar, posibilidad de accesorio para apoyar sobre acuario (ref 7730000) Tubos no incluidos

 

 

18062010040.jpg

 

18062010041.jpg

 

Tem um botão de controlo da velocidade das ventoinhas podemos colocar as ventoinhas a 1 velocidade ou a 2 velocidades, ou mesmo, desligar toda a ventilação da calha.

 

Areão

 

18062010036.jpg

 

18062010037.jpg

 

6 sacos - 24 kg, penso que não vai chegar e devo de precisar do dobro para ter no minimo 5 cm de espessura. :)

 

Tubagens

 

18062010039.jpg

 

Mais uma vez uma fantástica paciencia da loja aqui referida em arranjar-me todos os tubos e passa muros e explicar-me todos os promenores da sua instalação. Aqui tambem quero deixar o meu obrigado ao conselho do André Silvestre.

 

Rocha Morta

 

18062010038.jpg

 

Ainda é muito pouco mas é um começo :)

 

redeyes

 

Obrigado pelos teus votos de sucesso, quanto as perguntas podes questionar tudo o que quiseres e tudo o que eu souber respondo com muito gosto.

 

Por hoje é tudo.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a gostar de acompanhar os desenvolvimentos. Feito com muita paciência e bem pensado, só pode dar bons resultados no futuro.

 

Gostei da calha... também estou a pensar em substituir a minha com HQI's por uma com 8 T5. ;)

 

Aqui tambem quero deixar o meu obrigado ao conselho do André Silvestre.

Um conselho... tem cuidado com esse gajo, ele não percebe nada de aquários. :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

Jorge,

 

Está a ser feito mesmo com muita paciência :character0050: mas confesso que já custa... ainda não ver agua dentro do aquario.

 

A calha que comprei é fantástica e aconselho Jorge, se tiveres a pensar tem coisas que são bastante positivas como a refrigeração, as tomadas, ou seja 1 para cada 2 lampadas como os interruptores assim programados.

 

Quanto ao André pelos aquarios que ele tem realmente não percebe nada disto :medieval_mace: hehehehe

 

Neste momento encontro-me a espera de chegada do escumador e da vortech.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito fixe o projecto.. eu tambem comecei agora mas com um nano de 90 litros lol, tambem concordo contigo o antendimento na naturline é xelente mesmo.. tambem comprei la tudo e vou continuar a comprar pois o atendimento e o tempo que eles didicam ao cliente é xelente. boa sorte com o aquario. e quero acompanhar bem o desenvolvimento desse reef.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico,

 

Estou a gostar de acompanhar.

O projecto está a andar com a calma e qualidade que se pretende em qualquer projecto de água salgada.

 

Tenho quase a certeza que nos encontrámos um dia destes na Naturline, quando foste buscar a calha nova. Estavas com a tua namorada/esposa e andavas numa correria para trás e para a frente a ver a calha, a rocha morta, etc, sempre com a atenção do Paulo. Estacionaste o carro de " rabo" para a garagem ao lado para acondicionares a calha pelo porta-bagagens.

 

Eu estava cá fora, a fumar um cigarro em frente à montra do plantado e a assistir a tal entusiasmo. :music_singguitar:

 

Por acaso surgiu-me a ideia de seres tu mas como sabia que já tinhas uma calha e agora estavas a adquirir outra, excluí essa hipótese. Afinal o " feeling" estava certo. :)

 

 

Continua o bom trabalho que em menos de nada serás recompensado.

Qualquer coisa, apita.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

André

 

Epah agora fiquei mesmo com pena de não nos termos conhecido pessoalmente, realmente era mesmo eu com a minha noiva :transport027:

 

Quanto a este dia realmente foi mesmo uma correria, carregar a areia, a calha, a rocha, as tubagens, etc...e depois para ajudar o MB não funcionava e a caixa multibanco da farmacia não dava dinheiro...enfim...quanto ao Paulo ele é 5 estrelas!!!

 

Temos de combinar a proxima vez para nos encontrarmos que achas?

 

Quanto ao andamento do projecto neste momento já podia estar bem mais avançado mas o material(escumador e vortech) nunca mais chega... :character0050: e cada vez fico mais ansioso por colocar a agua dentro do aquario e começar a ver alguma coisa.

 

Agora ando a estudar as lampadas que irei colocar na calha e são logo 8 mas vão dar um espectro de luz espectacular e a calha é espectacular super fina.

 

Já agora deixo aqui uma pergunta onde é que eu posso arranjar jerricans de +- 50 litros para a recolha de água?

 

Grande abraço e apita quando puderes/quiseres combinar algo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.