Nudibrânquios


Hugo Duarte

Recommended Posts

Boas,

 

Nos últimos dias reparei que começaram a aparecer zonas brancas nas minhas montiporas, sempre na zona exterior.

Já vi que os corais por baixo estão com alguns bichos que me parecem ser nudibranquios. Qual o melhor método de eliminar a bicharada?

Podia tentar retirar os corais e lavá-los com água da TPA mas acontece que os tenho colados na RV. Também já li algures que há quem coloque os corais debaixo de água doce. Não me parece ser o melhor!

 

Alguma dica?

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos últimos dias reparei que começaram a aparecer zonas brancas nas minhas montiporas, sempre na zona exterior.

Já vi que os corais por baixo estão com alguns bichos que me parecem ser nudibranquios. Qual o melhor método de eliminar a bicharada?

Podia tentar retirar os corais e lavá-los com água da TPA mas acontece que os tenho colados na RV. Também já li algures que há quem coloque os corais debaixo de água doce. Não me parece ser o melhor!

 

Alguma dica?

 

Abraço

Hugo

 

 

 

Ola Hugo

 

Vou te ser muito sincero e frontal, saiu-te a sorte grande, mas pela negativa.

Acabaste de apanhar uma das piores pragas de solucionar.

Em minha opinião, acho que deverias pegar nessas tuas montiporas e deita-las fora e passo a explicar esta minha radical decisão.

- Os nudis sao uma praga, que se reproduz facilmente e so se consegue eliminar( o que eu nao acredito) se conseguirmos retirar alem de todos os nudis, os ovos la existentes.

Só que esses ovos e nudis por vezes estao em sitios que nao sao nada visiveis a olho nu, assim nao se conseguem retirar e reproduzem se de uma forma acelerada.

Poderás tentar banhos com iodo e retirares essa parga com uma pipeta, mas digo-te por experiencia propria é uma batalha perdida,e para isso terás de descolar os corais.

Outro mito, é a introdução de um yellow coris(crysus), mas axo ke nao passa disso mesmo, um mito, pois na altura introduzi 2 crysus e a capacidade de eles comerem os nudis era inferior a de propagação dessa praga.

Esta é so a minha opinião baseada numa infeliz experiência que tive, mas cabe te a ti esta decisão de acabares de imediato ou adiares a resolução desta praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

 

Vou te ser muito sincero e frontal, saiu-te a sorte grande, mas pela negativa.

Acabaste de apanhar uma das piores pragas de solucionar.

Em minha opinião, acho que deverias pegar nessas tuas montiporas e deita-las fora e passo a explicar esta minha radical decisão.

- Os nudis sao uma praga, que se reproduz facilmente e so se consegue eliminar( o que eu nao acredito) se conseguirmos retirar alem de todos os nudis, os ovos la existentes.

Só que esses ovos e nudis por vezes estao em sitios que nao sao nada visiveis a olho nu, assim nao se conseguem retirar e reproduzem se de uma forma acelerada.

Poderás tentar banhos com iodo e retirares essa parga com uma pipeta, mas digo-te por experiencia propria é uma batalha perdida,e para isso terás de descolar os corais.

Outro mito, é a introdução de um yellow coris(crysus), mas axo ke nao passa disso mesmo, um mito, pois na altura introduzi 2 crysus e a capacidade de eles comerem os nudis era inferior a de propagação dessa praga.

Esta é so a minha opinião baseada numa infeliz experiência que tive, mas cabe te a ti esta decisão de acabares de imediato ou adiares a resolução desta praga.

 

Pois, já me tinha apercebido que o problema não era nada fácil de resolver.

E os nudibranquios atacam também as digitata e esta montipora ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já me tinha apercebido que o problema não era nada fácil de resolver.

E os nudibranquios atacam também as digitata e esta montipora ?

 

Abraço

 

Olá Hugo

 

Os Nudis so atacam montiporas, independentemente da especie, com os outros corais podes estar descansdo.

Se esses malditos estiverem so numa eu, eu preferia perder essa e salvar as outras, mas é só a minha opiniao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hugo,

 

Tive a mesma surpresa ao me deparar com "petalas" brancas que se moviam nas bordas de uma montipora vermelha, nos 1ºs dias notei que diminuia devagar o tecido da monti, mas então já estava do tamanho de uma moeda de 10 centimos! Bom com raiva dos minusculos seres e tirando partido da pouca altura do aqua 45cm, esmagueios!!! diariamente até não sobrar nenhum!!! com o dedo, a molhar braços e consequente o chão, mas teve de ser!

 

Tenho outra monti verde mas não a atacaram, o perimetro da perda de tecido da monti vermelha, chegou a algo equivalente entre uma moeda de 10 e 20 centimos, mas passados alguns meses já esta por recuperar-se, não horizontalmente mas por cima do tecido morto.

 

Espero que te ajude. Boa sorte.

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Fiz a experiência (muito arriscada) de passar 1 das Montipora por água doce durante algum tempo. O que é certo é que o coral ressentiu-se mas recuperou muito bem. Os nudis é que lá ficaram na mesma...

 

Entretanto comprei um H. Marginatus e os corais têm crescido sem sinal nenhum de nudibrânquios. Não sei se tive sorte mas até agora está resolvido. O Marginatus não é bonito mas cumpre a função ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':eusathink:' />

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz a experiência (muito arriscada) de passar 1 das Montipora por água doce durante algum tempo. O que é certo é que o coral ressentiu-se mas recuperou muito bem. Os nudis é que lá ficaram na mesma...

 

Entretanto comprei um H. Marginatus e os corais têm crescido sem sinal nenhum de nudibrânquios. Não sei se tive sorte mas até agora está resolvido. O Marginatus não é bonito mas cumpre a função ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':eusathink:' />

 

Abraço

 

 

viva , não estou a ver qual é o Marginatus, penso que estes dois peixes são úteis para ter num sistema com corais:

 

Six Line Wrasse

(mais sobre ele)

 

e a espécie Yellow Wrasse

(mais sobre esta espécie)

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais