Qual o melhor filtro


VB75

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Decidi melhorar o aqua dos invertebrados (camarões) para lhes dar mais espaço, já que estavam em 3 cubos vodafone unidos, e mandei fazer em vidro

com 60x20x25 (30lt brutos), penso que depois de montado irá ficar com +- 25lt a minha duvida agora é qual será o melhor filtro para lá colocar se de cascata se interno e se nos invertebrados também se segue a regra da capacidade do filtro de 5 vezes a litragem do aquário, isto tudo pois no dos cubos tenho um de cascata de 60lt/h e estou a achar insuficiente pois noto que a agua na ponta oposta ao filtro fica meio estagnada e já sofri algumas baixas mesmo os valores dos testes estarem todos bem.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cascata será sempre melhor que interno (em questão de limpeza).

 

Mas melhor será mesmo externo, cuidado é com o excesso de corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cascata será sempre melhor que interno (em questão de limpeza).

 

Mas melhor será mesmo externo, cuidado é com o excesso de corrente.

 

Uma boa maneira de "cortar" o excesso de corrente é fazer uns buracos maiores na flauta :character0050:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito filtro externo é o ideial, ou em 2 hipotese filtro de cascata.

 

Mas em 30LT filtros externos que não façam mt agitação é complicado... talvez um filtro de cascata eheim liberty 2040 será o mais aconselhável, mas mesmo assim possivelmente tens de cortar um pouco o caudal!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho num aquatlantis 60x30x40 o Eheim 2042 (200) com 2 orandas granditas!

Só posso dizer que a agua está sempre 5*.

 

Penso que Liberty seja a boa escolha, só nao tenho experiencia com invert's... :)

 

O 2042 suga que se farta, tenho de o desligar para dar paparoca senao só ele come!!!

Nao sei se há aquelas "mangas" de esponja que fazem de pre-filtro para nao apanhar os camaroes.

Editado por fxbrito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aquário de 60x30x30 onde tenho inverts tinha um eheim liberty 2040 mas sempre tive a ideia que era insuficiente.

 

De caudal era bom mas de filtragem para mim era zero.

 

Assim que tive possibilidade troquei para um eheim 2211 e não tem nada a ver, muito mas muito melhor.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

eu até preferia um filtro externo mas pelo que estive a ver, por exemplo o eheim 2211 300lt/h, iria fazer demasiada corrente mas comparando com o eheim liberty 100 380lt/h, até não sei se não seria preferivel o 2211.

O que acham?

No caso do 2211 haverá alguma forma de "cortar" o caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

eu até preferia um filtro externo mas pelo que estive a ver, por exemplo o eheim 2211 300lt/h, iria fazer demasiada corrente mas comparando com o eheim liberty 100 380lt/h, até não sei se não seria preferivel o 2211.

O que acham?

No caso do 2211 haverá alguma forma de "cortar" o caudal.

 

Eu tenho ambos os filtros que referiste e tenho dúvidas que o eheim liberty faça 380lts/h.

 

Não te esqueças que nem só o caudal é importante a capacidade de filtragem também o é.

 

Quanto a diminuir o caudal é adicionar umas torneiras ao filtro, ou as da eheim ou um diy, não só regulam o caudal como ajudam, e bastante, na limpeza do filtro.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse que fazia 380lt/h porque foi o que li no site, embora saiba que é sempre inferior.

Mas qual acha preferivel tendo em conta que o aquário é de 30lt brutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tendo em conta que só tem 30L e só vai ter camarões o Eheim Liberty é suficiente.

 

A vantagem do 2211 é que se por acaso algum dia quiser aumentar a casa aos camarões por exemplo 60litros, já tinha filtro.

 

Digo isto por experiência própria que também tinha um aquário pequeno só para camarões e optei por comprar um eheim liberty porque seria suficiente e também devido ao dinheiro, e agora, quando mudei para o 60x30x30, tive que trocar para um 2211 por o outro não chegava.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais