Lago Natural


Recommended Posts

Tenho uma casa de ferias no Alentejo, e aquilo tem um pequeno lago natural, a agua é natural, e tem muita vegetação a volta.

 

O lago neste momento encontra-se cheio de uma coisa verde por cima, aqui aparece a primeira duvida, devo retirar manualmente, ou existe algum peixe que consiga limpá-lo?

 

Espero por daqui a uma semana conseguir colocar varias fotos para que seja mais facil para voces ajudarem-me e aconselharem-me mas ficam assim com umas ideias gerais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu lago tem algum sistema de circulação, arejamento ou oxigenação?

 

Então devias montar algum dos 3 ou os 3 porque se tens essas algas nesta altura do ano é porque a água está parada e com bastante sol.

 

Devias de por essa água a circular.

 

Se conseguires retirar "essa coisa verde" era boa ideia. E aumentar a vegetação aquática.

 

Mas coloca fotos para podermos admirar o teu lago.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a configuração do lago? ( profundidade, tem margens com declive,etc), tipo de revestimento areia, argila, pedra!? dimensões, forma, possui estruturas no meio? está perto de vegetação!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim-de-semana estive la no lago e aproveitei para tirar fotos e fazer umas mediçoes !!!

 

 

O lago não é bem rectangular, alias é mais parecido com um ovo, mas reduzi-o a um rectangulo para facilitar o calculo da area e do volume.

 

 

Mediçoes:

 

- comprimento – 6 metros

- largura – 4,8 metros

- profundidade – entre 2,5m e 3m (em grande parte do lago) mas utilizarei 2 metros para calcular o volume

 

Daqui deduz-se que :

 

- Area – 28.8 metros quadrados – é talvez um pouco inferior, talvez entre 24 e 26 metros quadrados

- Volume – 57.6 metros cubicos (cerca de 57 600 litros de agua) calculado por baixo, talvez esteja entre 60 e 65 metros cubicos.

 

 

 

Fotos

 

As fotos sao de diversos ângulos do lago

 

Aquela camada verde são as tais algas xD

 

 

 

015f.jpg

 

 

 

002qn.jpg

 

 

 

003wb.jpg

 

 

 

004ca.jpg

 

 

 

005sg.jpg

 

 

 

007eb.jpg

 

 

 

009mo.jpg

 

 

 

010ih.jpg

 

 

 

011u.jpg

 

 

 

012sx.jpg

 

 

 

013f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente pareces preocupado com o teu lago (a tua sombra demonstra-o).

 

A mim parece ser pequenas plantas flutuantes que quando chegam ao inverno acabam por morrer voltando na primavera, mas isso é sinal que a água é boa ou, não é má. Mas se forem realmente algas, então é um problema.

Faz o teste dos fosfatos e vê se estão altos.

 

O teu lago tem peixes? È que se os valores de fosfatos estiverem extremamente altos então os peixes não devem estar lá muito saudáveis.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente pareces preocupado com o teu lago (a tua sombra demonstra-o).

 

A mim parece ser pequenas plantas flutuantes que quando chegam ao inverno acabam por morrer voltando na primavera, mas isso é sinal que a água é boa ou, não é má. Mas se forem realmente algas, então é um problema.

Faz o teste dos fosfatos e vê se estão altos.

 

O teu lago tem peixes? È que se os valores de fosfatos estiverem extremamente altos então os peixes não devem estar lá muito saudáveis.

 

o lago nao tem peixes nenhuns.

 

as algas sao pequenas bolas verdes =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais