Iniciante


Carlos22

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Estou prestes a iniciar-me no mundo dos salgados com um kit SERA marin Biotop Cube® 130 (sei que não é o ideal mas o negócio é apelativo e o t€mpo não abunda hoje em dia).

 

Setup:

 

* Aquário de água salgada de 130 litros (volume total, incl. filtro: 160 litros)

* Pronto a funcionar e biologicamente activo de imediato

* Vidro frontal convexo (vidro polido)

* Equipamento plug-in completo

* Filtro interior de 4 câmaras com

o filtragem mecânica através de 2 esponjas filtrantes

o escumador de proteínas PS 130

o SERA siporax®, 2 litros para a filtragem biológica com 540 m2 de área de filtragem

o Clarificador UV 5 W

* Aquecedor 100 W

* Bomba de circulação STP 1000

* Tampa para aquário inovadora com uma técnica variável para deslizar, levantar e fixar, assim como uma tampa separada para o alimento.

* Iluminação: 2 tubos flurorescentes T5 - PL 24, para uma luz azul actínica e uma luz do dia com coloração neutra

* 2 ventiladores para arrefecer

* Além disso, estão incluídos: Acondicionador SERA aquatan® 100 ml e o arrancador para filtro SERA ammovec de 100 ml

 

A adicionar uma bomba de circulação com um débito de 2500l/h e alteração de escumador.

 

Após várias pesquisas, e consciente da necessidade de manter o aqua estável e sem excesso de população, optei pelo seguinte:

 

Fauna:

 

2 Ocellaris clownfish

1 Kaudern's Cardinal

 

Invertebrados:

 

1 Lysmata debelius

1 Lysmata amboinensis

1 Calcinus sp.

 

Corais:

 

Euphyllia ancora

Catalaphyllia Jardinei

Lobophyllia hemprichii

Blastomussa wellsi

Briareum sp.

Sarcophyton sp.

Xenia elongata

 

Já tenho a possível disposição dos corais estudada mediante as respectivas necessidades. No fundo a minha dúvida é se estou a criar incompatibilidades no aquário, visto ainda ser "verde" nos salgados :music_singguitar:.

 

Aguardo sugestões/dicas

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Estou prestes a iniciar-me no mundo dos salgados com um kit SERA marin Biotop Cube® 130 (sei que não é o ideal mas o negócio é apelativo e o t€mpo não abunda hoje em dia).

 

Setup:

 

* Aquário de água salgada de 130 litros (volume total, incl. filtro: 160 litros)

* Pronto a funcionar e biologicamente activo de imediato

* Vidro frontal convexo (vidro polido)

* Equipamento plug-in completo

* Filtro interior de 4 câmaras com

o filtragem mecânica através de 2 esponjas filtrantes

o escumador de proteínas PS 130

o SERA siporax®, 2 litros para a filtragem biológica com 540 m2 de área de filtragem

o Clarificador UV 5 W

* Aquecedor 100 W

* Bomba de circulação STP 1000

* Tampa para aquário inovadora com uma técnica variável para deslizar, levantar e fixar, assim como uma tampa separada para o alimento.

* Iluminação: 2 tubos flurorescentes T5 - PL 24, para uma luz azul actínica e uma luz do dia com coloração neutra

* 2 ventiladores para arrefecer

* Além disso, estão incluídos: Acondicionador SERA aquatan® 100 ml e o arrancador para filtro SERA ammovec de 100 ml

 

A adicionar uma bomba de circulação com um débito de 2500l/h e alteração de escumador.

 

Após várias pesquisas, e consciente da necessidade de manter o aqua estável e sem excesso de população, optei pelo seguinte:

 

Fauna:

 

2 Ocellaris clownfish

1 Kaudern's Cardinal

 

Invertebrados:

 

1 Lysmata debelius

1 Lysmata amboinensis

1 Calcinus sp.

 

Corais:

 

Euphyllia ancora

Catalaphyllia Jardinei

Lobophyllia hemprichii

Blastomussa wellsi

Briareum sp.

Sarcophyton sp.

Xenia elongata

 

Já tenho a possível disposição dos corais estudada mediante as respectivas necessidades. No fundo a minha dúvida é se estou a criar incompatibilidades no aquário, visto ainda ser "verde" nos salgados ;).

 

Aguardo sugestões/dicas

 

Cumprimentos

 

 

Boas!

Em relação à selecção de vivos acho mto bom, peixes poderás meter mais um ou 2 pequenos. Os corais acho que tens muito bom gosto, embora os LPS que referes eu aconselhava te a esperar um pouco e ganhar experiencia, pois são um pouco exigentes e demasiado caros...

A nivel do aquario, a opção obviamente é tua, mas acho que devias repensar se estás a fazer a melhor compra. Aqui no forúm por exemplo poderás encontrar material em segunda mão e provavelmente gastarás sensivelmente o mesmo, e acho que a medio longo prazo vais ficar mais bem servido! Atenção, é só a minha opinião, eu comprei o meu menino de 500 litros em segunda mão, ficou me a cerca um quinto do preço e tou completamente satisfeito.

Espero ter ajudado!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta e pelo conselho seed!

 

Sim neste momento estou a equacionar mais algum tempo de poupança e partir para outro estilo de projecto ao nível do aquário e da litragem, penso que a longo prazo trará mais satisfação uma maior litragem, bem como mais possibilidades, principalmente porque o cubo da sera está muito limitado no que toca a alterações/melhorias :drool3:.

 

Estava com medo de ter feito uma má selecção dos vivos, mas assim estou mais descansado ;).

 

Muito obrigado e darei notícias assim que o projecto iniciar!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais