Algas Filamentosas


Joao_T

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Boa tarde a todos, desde ja quero dar os parabens por este magnifico forum onde tenho passado estas ultimas semanas a adquirir conhecimentos a partir dos vossos posts.

Vou me estrear num aqua de salgados e vou adquirir a uma outra pessoa um reef ja completo (de vivos apenas tem uma donzela e 5 eremitas de patas verdes) uma vez que sou da Nazaré mas vivendo em Lisboa posso ir buscar agua no fim de semana ao mar da costa oeste, mas a minha duvida é a seguinte, o aqua que vou adquirir nao esta nas melhores condições a nivel de manutenção da agua isto porque toda a rocha viva esta coberta de algas filamentosas, o que o proprietario do aqua me disse foi para, antes de colocar a rocha, escová-la bem e tirar todas aquelas algas e de seguida colocar no aqua, o que eu pergunto é, desta maneira consigo eliminar essas algas e partir para um aqua de qualidade ou escovando nao irá eliminá-las e voltaram a crescer, pergunto isto porque eu tenho facilidade em arranjar rocha viva pois faço mergulho e poderia apanhar rocha na costa da Nazaré, entao vale a pena escovar a rocha ja existente ou nao?

 

Obrigado a todos.

Editado por johnyman
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Alguem pode dar alguma dica? adquirir RV nova ou limpar a que ja está no aqua?

 

Boas!

Qual a capacidade do aquarios?

Há peixes que se alimentam de algas filamentosas, zebrassomas principalmente, salarias também, podes decidir conforme a capacidade do teu aquário.

A rocha supostamente ainda está em condições e não aconselho a utilizar rocha da nossa costa num aquario tropical, são zonas diferentes, sem saberes podes estar a criar incompatibilidades.

Um bom escumador é também imprescindivel, aconselho um que seja para aquarios com o dobro da capacidade do teu.

Espero ter ajudado em algo.

 

Abraço.

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Boas!

Qual a capacidade do aquarios?

Há peixes que se alimentam de algas filamentosas, zebrassomas principalmente, salarias também, podes decidir conforme a capacidade do teu aquário.

A rocha supostamente ainda está em condições e não aconselho a utilizar rocha da nossa costa num aquario tropical, são zonas diferentes, sem saberes podes estar a criar incompatibilidades.

Um bom escumador é também imprescindivel, aconselho um que seja para aquarios com o dobro da capacidade do teu.

Espero ter ajudado em algo.

 

Abraço.

 

 

Obrigado seed, isso é uma boa noticia pois quero pôr um zebrassomas no aqua, a capacidade é de 200L e tem um escumador mochila Prizm Deluxe, da Red Sea (para aquarios de 400L)

 

Também ja tive a estudar mais no forum e reparei que nao convém utilizar areia das nossas praias e o aquario tinha areia dessa, talvez daí o crescimento também dessas algas pois tb estavam na areia.

Editado por johnyman
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Se fores procurar por essa InterNet fora, nomeadamente nos EUA, ate vais encontrar aquarios sem qualquer areia.

A utilizacao da areia de coral serve, tambem, para ajudar a manter um Ph mais estavel a volta de 8,1 ou 8,2 (efeito de "buffer" - tamponador).

Depois ha o efeito estetico, para quem gosta. Com HQI faz um efeito muito interessante, se estiver limpa.

E ha ainda o efeito de extrema utilidade por exemplo para quem quer manter peixes que se alimentam no areao (ter areao fino) ou animais como o camarao Alpheu (areao de granulometria media) que faz interessantes escavacoes e tocas no areao.

Areia da nossa costa esta compeltamente fora de questao pois penso ser rica em silciatos (teras que confirmar porque nao estou muito certo do que acabo de escrever) que sao prejudiciais para o recife. Alem de nao ser util pode ainda ser prejudicial.

 

Quanto a rocha viva, ja vi aquarios com rocha vulcanica por ser muito porosa mas tambem rocha normalmente adquirida nas lojas ou a outros Membros. Penso que nos Acores conseguem arranjar rocha calcaria interessante mas nao recomendo a sua extracao pois imagino que o Instituto da Conservacao da Natureza e Biodiversidade nao o va tolerar e bem para evitar a destruicao dos biotipos de la.

Ja estive nas prais da Nazare, quer na principal quer na que fica do outro lado do Sitio e nao reparei na rocha mas penso que naos era diferente de toda a outra existente na costa portuguesa e nao me parece que seja a indicada.

 

Tenho um escuamdor igual a esse num aquario de 100x40x50cm que ja estava bem estabelizado quando o escumador foi colocado e tem se aguentado com 4 peixes, e bastantes corais. Mas nao me aprece que seja um escumador muito eficiente. Claro que depende da carga organica e do rigor com que sejam efectuadas as trocas parciais de agua.

 

Entranto propriamente na questao das algas filamentosas pode resultar de o aquario ainda estar no periodo de ciclo inicial ou da falta de cuidado.

Efectivamente deves escovar bem as rochas antes de as voltares a introduzir no aquario mas elas vao voltar. Evita muita carga organica (por exemplo muitos peixes ou excesso de comida), se puderes aumenta a eficiencia de escumacao (equipamento mais potente), tentar ser rigoroso nas mudas de agua e podes ainda tentar aumentar a oxigenacao com um ozonizador e respectivo controlador (aumenta o potencial redox).

Depois deves recorer a hervivoros como sejam peixes (por exemplos os ja referidos Zebrassomas mas atencao ao tamanho que podem adquirir e por isso procura um compativel com o tamanho do aquario), buzios e/ou ermitas. Conheco um Percula 90 que estava com problemas de excesso de peixes, deficiente escumacao e por isso com muitas algas onde, em Junho, foram introduzidos mais de quarenta ermitas, maioritariamente de patas azuis, de onde resultou que desapareceram todas as algas incluindo Caulerpa e Chaetomorpha e nunca mais se conseguiu ver uma ponta de verde tendo inclusivamente morrido o Salaria ali existente que foi definhando ate morrer. O aquario continua com um escumador de pedra difusora, completamente desaconselhado para a capacidade do aquario e para a carga organica que produz.Tem varios corais moles e duros com apenas uma lampada HQI de 150W.

 

Cumprimentos

Rolim

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Se fores procurar por essa InterNet fora, nomeadamente nos EUA, ate vais encontrar aquarios sem qualquer areia.

A utilizacao da areia de coral serve, tambem, para ajudar a manter um Ph mais estavel a volta de 8,1 ou 8,2 (efeito de "buffer" - tamponador).

Depois ha o efeito estetico, para quem gosta. Com HQI faz um efeito muito interessante, se estiver limpa.

E ha ainda o efeito de extrema utilidade por exemplo para quem quer manter peixes que se alimentam no areao (ter areao fino) ou animais como o camarao Alpheu (areao de granulometria media) que faz interessantes escavacoes e tocas no areao.

Areia da nossa costa esta compeltamente fora de questao pois penso ser rica em silciatos (teras que confirmar porque nao estou muito certo do que acabo de escrever) que sao prejudiciais para o recife. Alem de nao ser util pode ainda ser prejudicial.

 

Quanto a rocha viva, ja vi aquarios com rocha vulcanica por ser muito porosa mas tambem rocha normalmente adquirida nas lojas ou a outros Membros. Penso que nos Acores conseguem arranjar rocha calcaria interessante mas nao recomendo a sua extracao pois imagino que o Instituto da Conservacao da Natureza e Biodiversidade nao o va tolerar e bem para evitar a destruicao dos biotipos de la.

Ja estive nas prais da Nazare, quer na principal quer na que fica do outro lado do Sitio e nao reparei na rocha mas penso que naos era diferente de toda a outra existente na costa portuguesa e nao me parece que seja a indicada.

 

Tenho um escuamdor igual a esse num aquario de 100x40x50cm que ja estava bem estabelizado quando o escumador foi colocado e tem se aguentado com 4 peixes, e bastantes corais. Mas nao me aprece que seja um escumador muito eficiente. Claro que depende da carga organica e do rigor com que sejam efectuadas as trocas parciais de agua.

 

Entranto propriamente na questao das algas filamentosas pode resultar de o aquario ainda estar no periodo de ciclo inicial ou da falta de cuidado.

Efectivamente deves escovar bem as rochas antes de as voltares a introduzir no aquario mas elas vao voltar. Evita muita carga organica (por exemplo muitos peixes ou excesso de comida), se puderes aumenta a eficiencia de escumacao (equipamento mais potente), tentar ser rigoroso nas mudas de agua e podes ainda tentar aumentar a oxigenacao com um ozonizador e respectivo controlador (aumenta o potencial redox).

Depois deves recorer a hervivoros como sejam peixes (por exemplos os ja referidos Zebrassomas mas atencao ao tamanho que podem adquirir e por isso procura um compativel com o tamanho do aquario), buzios e/ou ermitas. Conheco um Percula 90 que estava com problemas de excesso de peixes, deficiente escumacao e por isso com muitas algas onde, em Junho, foram introduzidos mais de quarenta ermitas, maioritariamente de patas azuis, de onde resultou que desapareceram todas as algas incluindo Caulerpa e Chaetomorpha e nunca mais se conseguiu ver uma ponta de verde tendo inclusivamente morrido o Salaria ali existente que foi definhando ate morrer. O aquario continua com um escumador de pedra difusora, completamente desaconselhado para a capacidade do aquario e para a carga organica que produz.Tem varios corais moles e duros com apenas uma lampada HQI de 150W.

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

Obrigado rolim pelas dicas, vou ser bastante rigoroso em termos de tpa´s e colocar alguns herbivoros de modo a devorarem as algas, sabado ja vou montar o aqua depois dou noticias.

 

Aconselharam me a utilizar a agua que ja está no aqua em vez de a trocar toda por nova vinda do mar da nazaré, se calhar so meto cerca de 20L de agua nova, o que acham?

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Boas 'johnyman'

Nao sei e seguramente nao sou a melhor pessoa para te ajudar.

Enquanto aguardamos por melhores opinioes, vou dizer-te o que penso mas espera por outras opinioes.

Infelizmente nao sei ao certo o que acontece com as mares. No Brasil, Jamaica e Mar Vermelho (Egipto) nao consegui ter grande visao desse factor mas nas Maldivas fiquei num quarto sobre a agua e dos estudos que fui fazendo desenvolvi a ideia de que com as mares as massas de agua mudam e muito...

Nao sei se nao sera uma renovacao total ou quase e isto acontece 2 vezes ao dia.

Mas, por favor, os entendidos nestas materias que se cheguem a frente e comentem.

Ja li algures na InterNet uma discussao sobre se as mudas de agua deviams er totais ou parciais mas perdi o endereco dessa discussao.

Nao sei se uma muda total ou quase por dia ou mesmo duas vezes ao dia nao seria possivel mas comporta custos muito elevados.

Ja me senti obrigado a uma situacao de muda total e nao estou arrependido. Faz alguns anos, depois de usar um "Anti-Red" recomendado por uma loja e de uma amrca muito conhecida, vi morrerem duas anemonas, a que se seguiu um "stenopus hispidus" e foi quando nos decidimos por retirar peixes, corais, rocha e tudo o mais do aquario (para dentro de baldes), lavar a areia e comecar tudo de novo o que foi feito numa noite. Ate uma praga de Aptasia se perdeu. Mas salvaram-se os peixes e corais.

Se ainda nao tens peixes nem corais (penso que a Donzela e os 5 ermitas se aguentam bem) e vai haver uma mudanca de local do aquario, penso que nao perdias nada em mudar, desta vez, a totalidade da agua ou quase mas espera por outras opinioes.

Introduz areia indicada para aquarios de recife, agua nova de osmose com sal (misturada ou nao com agua natural ou ate mesmo so agua natural) e antes de introduzires a rocha escova-a muito bem para retirar todas essas algas.

Mas se tiveres dificuldade em arranjar tanta agua de uma vez so, podes aproveitar alguma da actual mas procura que nao fique muito tempo parada enquanto mudas o aquario.

Tenho uma Amiga em Torres Vedras que viveu algumtempo nos EUA e que me contou que uma vez ao mudar de casa (entre Estados) fez uma grande viagem com um aquario de agua doce e ja nao me lembro se de tempos a tempos paravam em estacoes de servico para por algumas bombas a circular ou se tinham baterias mas sei que o aquario nao fez a viagem toda com a agua parada por causa da qualidade da agua.

Mesmo naos endo visivel ao olho humano ha muita vida na agua do aquario que morrendo vai entrar em decomposicao e reduzir drasticamente a qualidade da agua com o terrivel inconveniente em agua salgada a acidificar e de certos quimicos serem muito nocivos em aguas alcalinas. Por um lado a acidifcacao ate podera reduzir o efeito desses quimicos mas fica tudo desiquilibrado na agua.

 

Nesta fase, no teu lugar eu mudaria a quase totalidade da agua mas penso que tambem nao perdes nada em mudar apenas parte. O importante sera criar rotinas de manutencao dando muita importancia as mudas parciais de agua. Contrariando o que tenho escrito neste topico, sera melhor pouca quantidade de cada vez mas muitas vezes. Penso que sera melhor do que deixar passar 2 ou 3 meses e depois mudar 50% do volume de agua para compensar. O mesmos era com os produtos adicionados. Melhor pecar por defeito do que exceso e nunca, mas nunca mesmo, deixar passar varias semanas sem adicionar nada e depois espetar-lhe com dose exagerada para compensar. Ha uma que se adiciona regularmente como o Iodo que em excesso sera muito toxico.

Mas quanto a adicao de quimicos, muito haveria que discutir e vamos deixar para outra altura.

Depois de instalares o aquario com a agua, rocha escovada, Donzela e ermitas da-lhe uns dias para estabilizar e se estiver em ordem, sem perdas, pensa em adicionar alguma Cualerpa ou Chaetomorfa (normalmente uso maternidades de agua doce de fixar ao vidro do aquario para funcionarem como refugio isolando as macro-algas) e tenta ver se alguem tera Xenias para deitar fora que te possa disponibilizar e um Sarcophyton tambem seria util mas esse, em principio, so comprando a um Membro ou loja.

Deixaria passar mais alguns dias e so depois disso, se o problema continuar, eu pensaria em adicionar ao sistema um peixe herbivoro. De qualquer modo tens de ter presente que estas a remediar o problema porque o importante sera mesmo combater a situacao na origem. O seja o motivo que leva a "explosao" de algas filamentosas.

Deveras ver a qualidade da luz (lampadas com excesso de tempo ou de pessima qualidade para Recife), o excesso de carga organica (penso que nao sera o caso porque normalmente resulta de excesso de alimentacao), deficiente escumacao (ver se o escumador esta bem afinado e sera o indicado para o sistema), controlar o Ph (usar tamponador - buffer - se for necessario) e Potencial Redox (ozonizador so em ultimo caso pelos riscos que envolve) e principalmente as mudas de agua que devem ser mais frequentes (com agua de boa qualidade - osmose e ver se o aparelho esta bom podendo a agua ser analisada com uma caneta TDS) ate a situacao se corrigir.

 

Por ultimo, penso que podes esquecer muito do que escrevi a "apostar" com toda a forca nas mudas de agua ate resolveres o problema. Mas vai verificando a qualidade da agua de reposicao, das mudas e se o escumador esta a trabalhar convenientemente e se sera o indicado par a carga organica.

 

Cumprimentos

Rolim

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Boas Rolim

 

Mais uma vez obrigado pelos teus conselhos e pontos de vista que tanto tenho apreciado tanto neste post como noutros que tenho lido.

 

Ja tenho o aqua a funcionar em casa e o que fiz foi apenas uma muda de 20L de agua salgada que trouxe da Nazare (uma duvida: trouxe mais 40L de agua natural em 2 jarricans de 20L, quanto tempo pode ficar fechada nos jarricans para uso das TPA´s?)

Fiz alguns testes da agua 1 dia depois:

 

Ph: 8.2

Densidade:1022

Ca: 460

NO2:0

Kh:7

 

Nada de alarmante a nao ser o Ca, talvez seja pelo facto de estar a adiciona Kalk todas as noites com um sistema caseiro um pouco inconveniente, que é uma garrafa de litro e meio com um furinho de modo a que faça o pinga pinga.

Amanha vou para o 3º dia e ja vou fazer um TPA com cerca de 10L de agua la da Nazaré. A nivel de materia organica devo ter quase nenhuma uma vez que pelo NO2 nao deu nada e o escumador quase nem espuma faz, também com a quantidade de vivos que tenho é normal certo? (atenção adicionei também 5 camaroes da nossa costa e nao é que sao apaixonados pela artemia congelada!!! é um circo autentico vê-los a ir À superficie da agua buscar alimento com as patas todas abertas ::D:

As algas ainda tem algumas mas vou ver se com estes TPA´s e com uma fotossíntese inferior a 8h elas desaparecem de vez.

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Boas JohnyMan

Muito obrigado pela consideracao mas atencao que como ja escrevi noutros topicos o importante sera a Qualidade de informacao e nao a quantidade. Tenho alguns anos (sete) de experiencia e alguns erros mas mesmo assim nao me tenho como uma pessoa muito habilitada para falar e impor regras.

 

Qual a temperatura a que foi medida a salinidade? Foi com densimetro ou refractometro? Estes ultimos penso que fazem a correccao em funcao da temperatura.

Penso que o ideal sera 1025 a 25ºC. A salinidade varia em funcao da temperatura.

 

O Calcio a 460 tambem nao esta mau. E como esta a Magnesio?

Penso que Ca e Mg sao parametros muito importantes a ter debaixo de olho e devidamente controlados mas mais quando comecares a ter corais que os vao consumir e muito. E um depende do outro.

 

Quanto ao KalkWasser, nesta fase inicial parece-me bem e depois, com o tempo, poderas pensar se adianta adquirir ou fazer um reactor.

 

Enquanto nao ha corais, a reducao da iluminacao para 8 horas tambem me parece uma boa decisao.

 

Quanto a agua nao sei que te diga. Talvez seja possivel mante-la por alguns dias. Uma vez tive essa discussao com um lojista quanto a utilizacao de agua natural e claro que era contra. Segundo ele vamos ao mar, com temperaturas de 15 a 18ºC buscar agua com microrganismos habituados a viver a essa temperatura e depois de algum tempo de viagem (com agua sem circulacao e oxigenacao pelo que muitos organismos morrem) chegamos a caso e espetamos com tudo, morto e vivo, dentro do aquario e o que ainda esta vivo morre do choque de temperatura ao entrar em agua a 25ºC. E toda essa morte ira afectar a qualidade da agua. Diziam, faz alguns anos, que as viagens nao deviam ser superiores a 50minutos e se possivel com a agua a ser oxigenada.

Bom, peno que se os microrganismos morrerem do choque de temperatura talvez seja mais facil de serem capturados pelos corais e a circulacao ira mante-los por algum tempo em movimento, mesmo que mortos. Estamos a falar de pessoas que vendem sal e aparelhos de osmose e ganham o seu dia a dia disso. Nao deixam de ter alguma razao mas temos que ter algum cuidado com o ponto de vista.

De Coimbra a praia vai uma distancia de 40Km e cerca de uma hora de caminho. Nao tenho pratica em ir buscar agua a praia.

Mas ja falei com varios Membros, principalmente da zona de Lisboa e arredores, que vao buscar e que a guardam por varios dias e nao se queixam. E sempre que fazem uma muda com essa agua dizem que se nota os corais a expandirem-se para capturarem alimento. Penso que nao havera problema mas vamos esperar pela opiniao de outros Membros que utilizem agua natural.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

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Qual a temperatura a que foi medida a salinidade? Foi com densimetro ou refractometro? Estes ultimos penso que fazem a correccao em funcao da temperatura.

Penso que o ideal sera 1025 a 25ºC. A salinidade varia em funcao da temperatura.

 

Usei um densimetro e peço desculpa nao é 1022 a densidade mas sim 1027 com uma temperatura de 26º , amanha depois do TPA volto a verificar.

 

 

Quanto a agua nao sei que te diga. Talvez seja possivel mante-la por alguns dias. Uma vez tive essa discussao com um lojista quanto a utilizacao de agua natural e claro que era contra. Segundo ele vamos ao mar, com temperaturas de 15 a 18ºC buscar agua com microrganismos habituados a viver a essa temperatura e depois de algum tempo de viagem (com agua sem circulacao e oxigenacao pelo que muitos organismos morrem) chegamos a caso e espetamos com tudo, morto e vivo, dentro do aquario e o que ainda esta vivo morre do choque de temperatura ao entrar em agua a 25ºC. E toda essa morte ira afectar a qualidade da agua. Diziam, faz alguns anos, que as viagens nao deviam ser superiores a 50minutos e se possivel com a agua a ser oxigenada.

 

 

Tenho os jarricans com 3 dias, vou experimentar usar 10L, nada como nos proprios testarmos certo? depois dou noticias.

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