Montagem de nano


tiagoagfaria

Recommended Posts

Boa tarde, há já algum tempo que ando para fazer isto e parece que é agora que foi, montei ontem um aquário com as seguintes especificações:

 

Dimensões: 34x24x24 (Aprox 20L)

Filtragem: Filtro de Mochila Elite Hush 10 de 310L/h

Iluminação: Calha HDD-360C 1x24W PL 10000k

Controlo de Temperatura: Termoestato de 40W aquapor (nos 26ºC)

Substrato: Akdama normal

Hardscape: Rochas de basalto

Injecção de Co2: Vou tentar não utilizar

 

Fotos:

frontig.jpg

side.jpg

toph.jpg

 

E devem estar vocês agora a perguntar, e onde estão as plantas? Eu respondo, mesmo tendo andado por aí a ver os nanos da malta, a ler alguns tópicos na secção de plantas não consegui eleger aquelas que se melhor se adaptam para este aquário, sendo que dificilmente irei injectar CO2, não por não querer mas porque só estou perto do aquário de sexta a domingo e nos outros dias ele iria ficar sem 'assistência' caso optasse por CO2 caseiro é claro.

E como é o meu primeiro nano e o meu primeiro 'plantado' as vossas opiniões e sugestões seriam muito bem vindas!

 

Bem, e para que me consigam ajudar vou dizer-vos algumas das minhas possíveis escolhas e decisões. Na foto em baixo marcei 3 zonas onde gostaria de, possivelmente ver plantas com as características descritas:

1-Nesta zona gostava de um tipo de planta do género da eleocharis, que eu pudésse podar por forma a estar sempre rente ao nível da água mas nunca a tocar na superfície. Apenas não sei se será a planta ideal porque a rocha que está a frente é grande e se calhar uma planta com folhas mais largas seria melhor.

2-Aqui estava a pensar em meter uma blyxa, mas sem CO2 não sei se me safava. Gostava de algo que se parecesse com uma moita.

3-Aqui em princípio ou meto um tapete de musgo christmas ou Riccia.

 

Também seria porreiro uma planta para o meio do aquário e que não crescesse mais de 8-10cm mas quanto a esta ainda não tenho ideias.

 

frontnamed.jpg

 

Bem, espero que tenham tido paciência para lêr este tópico e que me consigam ajudar nesta indecisão de escolha de plantas.

 

Obrigado. :doofywave:

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gosto de musgo de java nao sei se gostas mas era capaz de ficar bem nessas rochas e talvez na no canto de tras do lado esquerdo umas plantas mais altas nao ficaria bem ?? um tapete tembem ^^

 

 

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para tapete podias optar por Hc cuba, sem co2 é que é complicado, podes optar por elocharis parvula que é de relativa fácil manutenção. As pedras estão muito bem posicionadas mesmo a pedir um tapete á maneira.

Então e fauna já escolheste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião o facto de estar ao pé do aquário só ao fim de semana não impede a injecção de co2. Nesse aquário seria uma pena não injectar co2 porque tem uma iluminação bastante adequada em termos de potência para possibilitar a manutenção de um belo plantado.

 

1)

-Hemianthus micranthemoides ou

-Lysimachia nummularia Aurea ou

-Rotala rotundifolia ou

-Cyperus helfery

 

2)

-Blyxa japonica ou

-Hemianthus micranthemoides ou

-Lysimachia nummularia Aurea ou

-Rotala rotundifolia ou

-Cyperus helfery

 

3)

-Cuba ou

-Glosso ou

-Hurticularia graminifolia

 

Agora, se o aquário fosse meu seria:

 

1)-Cyperus helfery

2)-Rotala rotundifolia

3)-Hurticularia graminifolia

 

e acrescentava uma pequana zona 4 entre a 1 e a 2, a contornar as costas da pedra central e meti cryptocoryne parva...mas isso é se fosse para mim.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos e antes de mais obrigado pelas vossas opiniões.

 

Nuno quanto ao musgo de Java sinceramente não gosto muito da forma como ele cresce nem do seu aspecto.

 

Ricardo o Co2 afinal acabei por utilizar, e quanto ás plantas falarei mais abaixo. A fauna ainda não sei o que escolher, certamente que irei meter um ou dois ottos mas o resto ainda não tenho grande ideia, gostaria de optar por algo fora do comum, mas que ao mesmo tempo não necessite de muitos cuidados pelos motivos já mencionados.

 

Celsoslec como já mencionei acima decidi comprar um kit Co2 2kg com regulador TMC e electrovalvula, assim posso ficar descansado quanto a isto. love you Pena que o difusor nano que mandei também vir na mesma encomenda que fiz na Naturpets se tenha partido no transporte, terei mais para a frente que comprar outro, para já, e como tinha outro maior encomendado será esse que ficará a uso.

 

Ainda no âmbito da injecção de Co2, tenho andado com algumas dúvidas, não sei quantas horas por dia deverei injecta-lo. Agora tenho a luz ligada 8h por dia e o Co2 7:30, desligo-o meia-hora antes de as luzes se apagarem para evitar níveis elevados de Co2 durante a noite, corrijam-me se estiver a proceder de forma errada.

 

Passando agora para a flora, na sexta, antes de seguir para Leiria, parei na Aquaplante e comprei Hemianthus micranthemoides e hemianthus callitrichoides 'cuba', já tendo em conta que iria meter Co2. Acabei por colocar Hemianthus micranthemoides na posição 2 e hemianthus callitrichoides 'cuba' na posição 3.

 

Depois de googlar a Cyperus helferi e a cryptocoryne parva achei-as bastante adequadas e vou tentar seguir o teu conselho ao adiciona-las nas posições que sugeris-te. :D O que noto é que realmente o aquário está a ficar com um tom muito idêntico e a rotala rotundifola realmente iria dar outro ar ao aquário.

 

Vou adicionar a Cyperus helferi e a cryptocoryne parva e deixar a micranthemoides e a cuba crescer.

 

Fertilização, é algo que estou a ponderar mas isto será mesmo difícil de fazer todos os dias..

 

De novo obrigado a todos, em especial ao Celsoslec, infelizmente esqueci-me do cabo do telemóvel em casa mas sexta já meto aqui fotos da progressão do aquário. :D

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xD vai pondo fotos ^^

 

pa acompanhar

 

heng loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos e antes de mais obrigado pelas vossas opiniões.

 

Nuno quanto ao musgo de Java sinceramente não gosto muito da forma como ele cresce nem do seu aspecto.

 

Ricardo o Co2 afinal acabei por utilizar, e quanto ás plantas falarei mais abaixo. A fauna ainda não sei o que escolher, certamente que irei meter um ou dois ottos mas o resto ainda não tenho grande ideia, gostaria de optar por algo fora do comum, mas que ao mesmo tempo não necessite de muitos cuidados pelos motivos já mencionados.

 

Celsoslec como já mencionei acima decidi comprar um kit Co2 2kg com regulador TMC e electrovalvula, assim posso ficar descansado quanto a isto. :D Pena que o difusor nano que mandei também vir na mesma encomenda que fiz na Naturpets se tenha partido no transporte, terei mais para a frente que comprar outro, para já, e como tinha outro maior encomendado será esse que ficará a uso.

 

Ainda no âmbito da injecção de Co2, tenho andado com algumas dúvidas, não sei quantas horas por dia deverei injecta-lo. Agora tenho a luz ligada 8h por dia e o Co2 7:30, desligo-o meia-hora antes de as luzes se apagarem para evitar níveis elevados de Co2 durante a noite, corrijam-me se estiver a proceder de forma errada.

 

Passando agora para a flora, na sexta, antes de seguir para Leiria, parei na Aquaplante e comprei Hemianthus micranthemoides e hemianthus callitrichoides 'cuba', já tendo em conta que iria meter Co2. Acabei por colocar Hemianthus micranthemoides na posição 2 e hemianthus callitrichoides 'cuba' na posição 3.

 

Depois de googlar a Cyperus helferi e a cryptocoryne parva achei-as bastante adequadas e vou tentar seguir o teu conselho ao adiciona-las nas posições que sugeris-te. cheers O que noto é que realmente o aquário está a ficar com um tom muito idêntico e a rotala rotundifola realmente iria dar outro ar ao aquário.

 

Vou adicionar a Cyperus helferi e a cryptocoryne parva e deixar a micranthemoides e a cuba crescer.

 

Fertilização, é algo que estou a ponderar mas isto será mesmo difícil de fazer todos os dias..

 

De novo obrigado a todos, em especial ao Celsoslec, infelizmente esqueci-me do cabo do telemóvel em casa mas sexta já meto aqui fotos da progressão do aquário. bigsmile

 

É sempre um prazer poder ajudar...

 

fico contente por ter dado boas ideias. Em relação ao co2 e à iluminação penso que pode diminuir ligeiramente para umas 6 horas e ir aumentando gradualmente para evitar o apacimento das indesejaveis algas, depois com o passar do tempo terá de regular esses parametros até chegar a um ponto de equilibrio.

 

As fertilizações nesse caso podem ser semanais...se encontrar um bom fertilizante de micros, adicione a dose semanal recomendada (não é o ideal mas já ajuda).

 

Em relação à fauna, não pediu opiniões nem conselhos mas pode optar por um aquário de invertebrados ou então um mini comunitário com os já referidos ottos, e talvez umas galaxy ou umas werneri, são peixes muito vistosos e são relativamente pequenos.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vão duas fotos, desculpem a qualidade mas teve que ser com o telemóvel (3.2MP apenas) e as cores não ficaram muito bem equilibradas, mas já dá para ter uma noção:

Geral:

gerali.jpg

 

Tapete:

tapeteo.jpg

 

Bem, já está montado há duas semanas sensivelmente e com Co2 6horas por dia. Já fiz uma TPA de 5L e de 2 em 2 dias é reposta a água que evapora a um ritmo incrível!

As plantas estão com bom aspecto, embora nas fotos não pareça, mas algumas folhas de ambas estão a apodrecer, é normal ou exige alguma mudança, talvez já seja seguro dar mais meia ou uma hora de Co2 e luz?

 

Ainda falta adicionar as outras duas espécies de plantas, talvez para a semana as meta se conseguir arranjar.

 

O liquido indicador de Co2 depois de 3-4 horas de injecção começa a ficar amarelado, é normal ou pode ser preocupante?

 

Que fertilizante de micros me aconselham, tendo em conta que apenas consigo fertilizar no fim-de-semana?

 

De novo um obrigado a todos. :P

 

celsoslec podes tratar-me por tu, até me sinto velho a tratares-me por você. :D

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fou fazer t uma pergunta ^^ no canto superior direio da foto para que serve aquilo em forma de trombone de vidro ??

 

 

 

desculpa a ignorancia x| :eusathink:

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fou fazer t uma pergunta ^^ no canto superior direio da foto para que serve aquilo em forma de trombone de vidro ??

 

 

 

desculpa a ignorancia x| :eusathink:

 

hang loose

 

 

Boas,

 

Aquilo é para medir os niveis de CO2 na coluna de água, se não estou em erro.

 

Tiago, o aqua está muito fixe. Já agora podes me dizer onde é que arranjaste esses basaltos?

 

Cumprimentos,

Rodrigo Afonso

Editado por Rodrigo_Afonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, aquilo é o difusor de co2.

O aqua está a andar bem pelos vistos.

Nem acho que necessite de mais plantas, se esperares que esse tapete cresça vai ficar muito bacano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto às questões, e como não são claras(a minha esquerda não é a direita), do lado direito, em baixo, está o difusor de Co2 como já foi dito e no lado esquerdo, em cima, está o liquido que mede os níveis de Co2. Sinceramente não sei interpretar muito bem as cores daquilo e tenho algum receio pelos peixes que mais semana menos semana irei adicionar. :P

 

Quanto a plantas ainda vou fazer algumas alterações e adicionar mais espécies para melhorar o aspecto geral e principalmente para dar mais cor ao aquário.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto às questões, e como não são claras(a minha esquerda não é a direita), do lado direito, em baixo, está o difusor de Co2 como já foi dito e no lado esquerdo, em cima, está o liquido que mede os níveis de Co2. Sinceramente não sei interpretar muito bem as cores daquilo e tenho algum receio pelos peixes que mais semana menos semana irei adicionar. :)

 

Quanto a plantas ainda vou fazer algumas alterações e adicionar mais espécies para melhorar o aspecto geral e principalmente para dar mais cor ao aquário.

 

 

Boas,

 

Interpretar as cores é fácil:

Verde-CO2 suficiente

Amarelo-Excesso de CO2

Azul-Pouco CO2

 

 

Cumprimentos,

Rodrigo Afonso

Editado por Rodrigo_Afonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, já la vai 1mes e 10 dias desde que o aquário foi montado, e aqui fica uma actualização:

08112009116m.jpg

 

As algas estão a aparecer em força, e mesmo tendo tentado retira-las com a pinça não consegui fazer grande coisa pois quando puxo o substrato e as plantas vêm atrás! :confused4:

08112009117b.jpg

 

Bem, tenho algumas dúvidas, ontem, quando cheguei a casa deparei-me com o aquário com bastantes algas tipo algodão e algumas com aspecto de cabelo, até aí tudo 'bem' mas notei também que muitas das folhas de ambas as plantas se encontram a desintegrar-se, e vim aqui ao forum e penso que tal se deve a falta de fertilização, se assim se confirmar como devo proceder, iniciar fertilização com que produtos? Eu sei que devia testar a água para apurar quais são os elementos em falta mas não esses testes todos.

 

Ontem, ingenuamente meti um SAE no aquário pois pensei que iria ajudar a consumir as algas, mas acontece que ele passado umas horas estava no chão, tinha saltado do aquário! O que poderá ter acontecido, será que o ciclo ainda não terminou passado quase um mês e meio ou é o Co2 a fazer das suas?

 

Não sei se será relevante mas a agua evaporada tem sido reposicionada com agua destilada, e também li por aí que o excesso de cobre que por vezes está presente na agua pode ser prejudicial. A minha ideia quando decidi utilizar agua destilada para reposição de agua era para não ir aumentando as concentrações de os demais elementos químicos. :thumbup3:

 

Nos testes que consegui realizar obtive estes valores:

pH - 5,8-6.0

Temp - 26

Amonia - 0.000275ppm

Kh - 0-1

Gh - 0-1

No2 - 0

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes preencher bem a parte de trás com plantas de folha larga , fazes uma decoração engraçada e á frente metes umas plantas rasteirinhas

 

 

não te esqueças que os peixes gostam de sitios onde se esconderem mas tambem de espaço para nadarem

 

tenta cordenar a tua decoração em função disso!!

 

depois eu digote algumas espécies de plantas que fiquem bem agora não as sei de cor ( estou na escola)

 

cump. jusi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jusi eu já sei as plantas que vou adicionar, mas só as meto quando resolver os problemas com as que já lá estão, agora é o que mais me preocupa.

 

No Domingo fertilizei com micros, sexta-feira já estou perto do aquário para ver se era disso, mas duvido.

 

Ajuda pessoal. :D

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente as algas não progrediram, no Sábado e hoje fiz 2xTPA de 10L e retirei com uma pinça uma série de algas e parece que o aquário está melhor.

 

Reduzi também o Co2, sinceramente não sei se estaria a injectar em demasia.

 

Reparei que as plantas deixaram de apodrecer quando adicionei micros e até notei algum crescimento.

 

Dicas aceitam-se. :character0050:

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.