Reprodução Colisas (dúvidas)


Recommended Posts

Boas !

 

Eu juntei um casal de Colisas num aquario de 15 L. Tenho a água a 25 graus. Fiz um ninho e tudo akilo que se faz para supostamente eles se reproduzirem.

 

Entretanto deixei-os umas 5 horas no aquario, mas o macho ta mais interessado em dar porrada na femea inclusive ja deu cabo de uma boa parte da cauda. Eles sao mais ou menos do mesmo tamanho.

Entretanto separei o casal...

O que acham que devo fazer ???

 

Aqui ficam as fotos....

 

DSC08384.jpg

 

DSC08397.jpg

Editado por aquario60litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colisas são diferente dos betas, embora sejam semelhantes na forma de acasalar. Não é fácil conseguir fazer criação de colisas, há um post, sobre a reprodução de colisas mel, onde está explicado como é que finalmente consegui fazer a reprodução.

As colisas gostam de um aqua maior, com partes densamente plantadas, onde a femea se possa esconder, é que o macho após o acasalamento, mata a femea se ela não tiver onde se esconder, mesmo antes e durante o acasalamento, é a femea que vai ter com o macho, para acasalarem, este báscamente limita-se a ficar por baixo do ninho a tomar conta deste.

 

1º - o casal deve estar num aqua comunitário, com partes densamente plantadas e com riccia flutains (é melhor fazer uma argola com mangueira (10mm de diametro), para evitar a disperção da planta, com o movimento da água devido ao filtro (colisas não são peixe de água parada), com uma ventosa segura-se a argola no canto menos plantado do aqua.

 

2º - após o acasalamento, normalmente este repete-se várias vezes, com intervalos de +/- 5 a 10 minutos, a femea deve ser retirada do aqua, a não ser que se trate de um aqua grande, e com muito onde a femea se esconder, (sabe-se que o acasalamento acabou por se notar que a barriga da femea diminuiu)

 

3º - 2 dias após o acasalamento, mudar-se o ninho (é uma operação delicada, mas é possivel), eu utilizei um prato +/- do tamanho do ninho, é posto por baixo deste e depois coloca-se o ninho num aqua menor 15 l, (pode estar cheio para facilitar), de seguida junta-se o macho e retira-se alguma água.

 

4º - após a eclosão dos ovos, deve-se retirar o macho, atenção que os alevins são muito pequenos 2mm, e mal se veêm e começa-se a alimentar os alevins no dia seguinte ao nascimento.

 

Atensão que um macho e uma femea não é a mesma coisa que um casal, é preciso que se entendam.

Quando a femea estiver pronta, nota-se na barriga, que aumenta, parece que tem uma bola.

Quando o macho estiver pronto, (normalmente está sempre que pensa que a femea está), começa a fazer o ninho, com bolhas, por baixo da riccia, e a correr com todos os restantes peixes da àrea do ninho.

 

Sinceramente num aqua de 15l, apenas vais conseguir fazer o funeral à femea, na minha 1ª tentativa, estavam num aqua de 100l (uteis) mas sem grandes esconderijos para a femea, e no dia seguinte ela apareceu morta

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Eu juntei um casal de Colisas num aquario de 15 L. Tenho a água a 25 graus. Fiz um ninho e tudo akilo que se faz para supostamente eles se reproduzirem.

 

Entretanto deixei-os umas 5 horas no aquario, mas o macho ta mais interessado em dar porrada na femea inclusive ja deu cabo de uma boa parte da cauda. Eles sao mais ou menos do mesmo tamanho.

Entretanto separei o casal...

O que acham que devo fazer ???

 

Aqui ficam as fotos....

 

DSC08384.jpg

 

DSC08397.jpg

 

Dúvida: para quê o prato, no fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o que o putogiro está a dizer, poderá ser a melhor forma de as reproduzir, contra isso nada digo.,

 

no entanto eu já consegui reproduzir colisas nas mesmas condições dos betas, agua a uma altura de 12cm, algum musgo de java e o termostato lá dentro.

 

até meti a femea dentro dum recipiente, como se faz nos bettas. e deu certo.

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O prato era básicamente caso os ovos caissem o macho poder ve-los e apanha-los.

Tou a ver que o que andei a ler noutros blogues nao me ajudou em nada... Agora tenho a femea com a cauda ratada, mudei-a para o aquario de 15 litros. Acham que devo por sal no aquario ou comprar um anti bacteriano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O prato era básicamente caso os ovos caissem o macho poder ve-los e apanha-los.

Tou a ver que o que andei a ler noutros blogues nao me ajudou em nada... Agora tenho a femea com a cauda ratada, mudei-a para o aquario de 15 litros. Acham que devo por sal no aquario ou comprar um anti bacteriano.

 

Eu votava no antibacteriano, embora possa curar sem mais nada, depende do estado em que tenha ficado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.