Ajuda


aissikiu

Recommended Posts

Olá, tenho um problemazito...

 

Antes de mais, não sei se estou a colocar isto no local certo, mas também não sabia muito bem em que tópico colocar...

 

É o seguinte, entrei na faculdade e fico lá a semana toda, e só venho aos fins de semana... Deixei a minha mãe e a minha irmã a tratarem-me do aquário, o que deu asneira... Eu só lhes peço para darem comida aos meus peixes, mas esta semana quando cheguei a casa reparei numa coisa que nunca tinha acontecido. Aliás... Várias. Em termos das plantas (que foi nisso que reparei primeiro) vi que tenho o musgo todo arrancado (coisa que nunca aconteceu em 9 meses), bocados de plantas a boiar, e claro, o crescimento das plantas (que o meu aquário mais parece uma selva...) E depois reparei que me faltavam peixes e pela minha contagem faltam-me cherries também...

 

Alguém tem ideia do que é que eu posso fazer para controlar estas plantas, só estando eu em casa de semana a semana, e para manter o aquário saudávelzito? É que eu não posso levá-lo para a minha casa da faculdade, quer dizer, poder até posso, mas cada vez que tivesse férias tinha de o trazer de volta, e sempre são 60lts...

 

Enfim, aqui fica o setup e foto (foi a melhor que consegui arranjar tirando com o telemóvel, e de noite.... :\ )

 

Setup:

 

Nome: S/N

 

Data de Montagem: 26/12/2008

 

Aquário: 60x30x35 (60 litros úteis)

Aquecimento: 50W (já vinha com o aquário)

Filtro: Biobox I (já vinha com o aquário)

 

Temperatura: +/- 25ºC

pH:7

 

Substrato: Substrato fértil Floradepot e areão de rio

Iluminação: JBL Solar Natur 9000K LT15W (eu sei que é pouco mas ainda não tive oportunidade para mais / vinha com o aquário)

 

Fauna :

- 1 tuxedo platy

- 6 guppies

- 1 SAE

- 1 Corydora

- 2 x Plecos (mas são pequenos e tenho-os à uma carrada de anos e nunca cresceram mais de 10/12 cms)

- Red Cherries

 

Flora:

- Musgo "Christmas" em tronco (que neste momento está desfeitíssimo que os peixes andaram a jardinar.........)

- Anúbia anã

- Feto de Java

- Rotala wallichii

- Vallisneria

- Hygrophila polysperma

- Camboba

 

dsc00066is.jpg

 

Obrigada,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto às plantas, ou dás uma valente poda nas plantas de crescimento rápido quando vais a casa no FDS ou trocas essas por plantas de crescimento lento.

 

O que aconteceu ao musgo pode acontecer, se os peixes tiverem fome (até mesmo sem fome) 'bicam' o musgo pois este cria e alberga muito alimento, logo eles vão lá comer e acabam por soltar o musgo.

 

 

Sobre a falta de peixes não sei.... é difícil sem saber o que aconteceu né?

 

Red Cherrys pode ser mais normal, pois podem ter sido comidos, podem ter mudado de exoesqueleto e ficaram fragilizados e com algum stress dos peixes terem morrido, ou ainda de velhice....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais